terça-feira, 23 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou. – (Jo 8,21-30)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 23 DE MARÇO de 2021 (terça-feira) 082 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

QUEM CONSERVA A CAPACIDADE DE VER A BELEZA NUNCA ENVELHECE.”

(Franz Kafka)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TERCEIRO SETOR

DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA

DIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

DIA MUNDIAL DA TARTARUGA

DIA do Terapeuta Natural

DIA do Naturopata

DIA do Naturólogo

DIA do Acupunturista

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ouro Verde - Viradouro (São Paulo) Apodi (Rio Grande do Norte) Florianópolis (Santa Catarina) Grão Mogol (Minas Gerais) Vila Valério (Espírito Santo)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRA (Eq. 13 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP)LUIZ CARLOS ”Lobão” SOARES (Garça/SP)Dr MARCOS EIDI TAKIUTI (Medico Garça /SP)AFONSO CESAR CAFFER (Garça /SP)JOSÉ RENATO LEITE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) DINIZART SIBINELLI (PDG/DLC 2 - Lions Clube de São Paulo Casa Verde /SP)CHRISTIAN Pereira (DLC 2 - Lions Clube de TATUÍ /SP)Leila Giane Pereira Azevedo (DLC 11-Lions Clube de SERRA /ES) BRUNA GARBIN (LEO Clube de Fernandópolis /SP) Fernanda Helen Pastor Voss (Garça / SP) JOSÉ MARIA LIMA (Palmas /TO) FATIMA SOUZA (Garça /SP) RONALDO MORAES  (Garça /SP)TEREZINHA COSTA  (Garça /SP)  ANA JÚLIA COELHO TEIXEIRA (Bauru /SP) PLINIO A. CABRINI (Bauru /SP) JANE KIRITA (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE BAURU NORTE ó1966ó55 ANOSó(Distrito LC 8)   

 

 Santo do Dia 

SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO

SANTA RAFKA (Rebeca) 

SÃO José Oriol

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Aquele que me enviou é verdadeiro – Jo 8,21-30

Jesus afirma e não deixa de afirmar sua identidade com Deus. Ele atribui a si mesmo o nome do Deus de Israel. Muitos creram nele.

 

- Espera no Senhor e sê corajoso! Fortifique-se teu coração; espera no Senhor!  (Sl 26,14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Jesus crucificado é o ponto de união entre o céu e a terra; é a demonstração do extremo amor de Deus pela humanidade. Alimentemos nossa fé contemplando o profundo significado da cruz.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA FÉ EM TEU FILHO JESUS, CUJA MORTE NOS RESGATA DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E NOS INTRODUZ NO REINO DA FRATERNIDADE.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos ó Deus, perseverar no vosso serviço para que, em nossos dias, cresça em número e santidade o povo que vos serve. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 23 de março de 2021 3ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Diante de seu adversários, Jesus segue afirmando que não é deste mundo e que faz sempre a vontade daquele que o enviou, o Pai celeste. 

 

1ª Leitura (Nm 21,4-9) – Aquele que for mordido e olhar para a serpente de bronze viverá.  Leitura do Livro dos Números:

 

Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom.

 

Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”.

 

6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”.     

 

Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 102(101)

Ouvi, Senhor, e escutai minha oração

e chegue até vós o meu clamor.

 

– 23 de março de 2021 3ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou. (Jo 8,21-30)

 

Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor.

 

- Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”

 

23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.

 

25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A verdade nos aproxima de Cristo”

“Jesus aos fariseus: ‘Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir’” 

(João 8,21)

Os fariseus religiosos estão sempre colocando obstáculos no caminho de Jesus, estão sempre se opondo, estão sempre querendo colocar Jesus em contradição. Esse não é o principal problema, é que eles fazem da religião argumento para as próprias ilusões da vida, eles transformam a religião em instrumento para coagir, para se aparecerem e se oporem à verdade.

 

Que religião enganosa eles vivem e, por isso, crescem na ignorância. Não é a ignorância de não conhecer, é a de não querer conhecer; não é a ignorância de não ter a verdade, é a de não querer se abrir para a verdade. A ignorância deles é de se acharem donos da verdade, é acharem que já sabem tudo e não precisam aprender. A ignorância dos fariseus é se acharem donos de Deus e da religião. A ignorância dos fariseus é se acharem mais sábios, mais conhecedores e mais religiosos que os outros. Por isso, a sentença para eles em vida é dura. “Vos morrereis no vosso pecado”.

 

“Peçamos a Deus a graça da profunda humildade porque só por ela nos aproximamos de Jesus”

 

Não há coisa pior do que morrermos no pecado; e Deus não quer que morramos no pecado. Saiba que o grande pecado não é aquilo que queremos na verdade apontar para o mundo, o pecado dos outros. O grande pecado é a nossa própria ignorância a respeito da verdade, o grande pecado é não acolhermos a verdade como tal. É desse pecado que Jesus está se referindo, a esse grupo religioso, que são os fariseus que praticam as obras religiosas de uma forma primaz. São os primeiros a jejuarem, a pagarem o dízimo, a ocuparem os lugares nas sinagogas, são os primeiros a fazerem e se acharem melhores que todos, mas, infelizmente, vivem na ignorância da fé, não acolhem a verdade de Jesus, transformam a religião em propriedade deles.

 

Que dureza! Jesus disse: “Vós morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Primeiro, peçamos a Deus a graça de abrirmos os nossos olhos porque nos achamos muito sábios e conhecedores da verdade. Peçamos a Deus a graça da profunda humildade porque só por ela nos aproximamos de Jesus e a verdade se aproxima de nós.

 

Peçamos a graça de ouvir a Jesus, de sermos guiados por Ele e sairmos dessa mania de querermos guiar e iluminar Jesus e dizer o que Ele tem de dizer por nós. É preciso ter a graça de saber ouvir, pois, quem não sabe ouvir morre na ignorância, morre no seu próprio pecado; e Deus não quer que morramos em nenhum dos nossos pecados.

 

Que Deus cure a nossa cegueira, o nosso orgulho, a nossa soberba; e que nos liberte das ilusões, inclusive, religiosas.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus continua seu diálogo tenso com os fariseus sobre o assunto da partida próxima. Num primeiro momento, Jesus denuncia os pecados dos seus opositores e anuncia a distância que existe entre os dois lados. Em seguida, faz sua auto revelação. Mas os fariseus pouco entendem do que o Mestre está falando. Esse ruído na comunicação é compreensível, pois eles são “daqui debaixo e deste mundo”, enquanto Jesus é “lá de cima e de outro mundo”. “Quem és tu?”, perguntam os adversários. A exemplo do Deus do êxodo, Jesus responde “Eu Sou”. Só a partir da cruz muitos reconhecerão quem ele é e acreditarão nele. Como o Deus do êxodo, Jesus é presença atuante que liberta o povo que a ele adere e o conduz para uma vida melhor, “o mundo lá de cima”. Por meio da cruz, Jesus realiza seu êxodo e o êxodo do povo.

O R A Ç Ã O

Ó Mestre e Senhor, não foi fácil explicar ao mundo a tua identificação com o Pai celeste. E dizias: “Quando vocês levantarem o Filho do Homem, irão saber então que Eu Sou”. Abre nossa mente para entendermos quem tu és e aumenta nossa fé para te acolher como o Filho de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 8,21-30 - "Eu sou quem sou"

 

Oração Inicial

Acolhamos o que o Evangelho quer nos dizer hoje por meio da Palavra do próprio Jesus: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’, e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou”. Esse é o apelo que o Senhor faz a cada um de nós:

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que dizem os judeus? Qual a pergunta fundamental deles? Qual a resposta de Jesus/ A que saída deste Ele se refere? Leia novamente o Evangelho com estas perguntas no coração.

 

“Jesus tem duas opções fundamentais: o Reino e o Pai. A escolha traz junto as consequências. O pecado é a recusa deliberada da salvação. Essa recusa, de alguma maneira, é feita em nome da verdade e das tradições. No Monte Horeb, Deus disse de si mesmo: “Eu sou aquele que é”. Jesus, por sua vez, garante: “Eu sou”. É a dureza do verbo ser. Para o evangelista, esta é a sublime e radical afirmação da divindade de Jesus, juntamente com os traços que sublimam sua plena humanidade. O Pai, que enviou seu Filho ao mundo, nunca o abandona. A última palavra não será da morte, mas do seu amor, que se revela na Ressurreição. A morte de Jesus não é o fim, mas o começo. Para chegarmos à Ressurreição, teremos que passar pelo calvário.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do evangelho encontrou sintonia com sua vida, suas expectativas? Jesus o (a) surpreende? Como você acolhe e interpreta a fatalidade que é a morte humana? O que essas palavras de Jesus dizem para sua fé?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Na oração de hoje apresente a Jesus as pessoas doentes, as que não creem, de sua família ou próximas de você.

“Senhor, nosso Deus, que nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do vosso amor. Por Cristo Senhor nosso.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Contemplando esse diálogo dos judeus com Jesus que atitude você se propõe viver com mais propósito?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.