quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? - (Mc 3,1-6)

 

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - 

B R A N C O  – 

MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 20 DE JANEIRO de 2021 (quarta-feira) 020º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO PERMITA QUE O COMPORTAMENTO DOS OUTROS TIRE A SUA PAZ!

(Dalai Lama)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO FARMACÊUTICO

DIA NACIONAL DO FUSCA

DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E REFUGIADO

DIA NACIONAL DA PARTEIRA TRADICIONAL

DIA DO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO

DIA DA OFICIALIZAÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

DIA DA CRIAÇÃO DA FAB E DO MINISTÉRIO DA AERONAÚTICA (1941)

DIA DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA DOS FILHOS DA NAÇÃO TUPI QUE HABITAVAM AS TERRAS DE PINDORAMA

DIA DE OXALÁ - DE OXÓSSI

DIA DO INCIDENTE DO ET DE VARGINHA-MG

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos Lindos (Tocantins) SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO (Rio de Janeiro) Braúna -Itaju - Motuca - Palmital - Parisi - Piraju - Sabino - Santa Cruz do Rio Pardo (São Paulo) Castro (Paraná) Alto Longá (Piauí) Brasília de MinasPapagaios - Coronel Fabriciano (Minas Gerais) Telha (Sergipe) Laguna - Lauro Muller (Santa Catarina) Igarapé Grande - Paulo Ramos (Maranhão) Poço das Trincheiras (Alagoas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: FABIO ROSSINI FERREIRA (Distribuidora de Bebidas DISAN – Presidente Prudente /SP)VALTER NININ (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP)MARIA (cidinha) APARECIDA AUGUSTO DA SILVA ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP)ELZA ROSA GONÇALVES BAPTISTA (Lions Clube de Tupã Curumin /SP)CELIA REGINA BALANCIERI SIQUEIRA (Lins /SP)JORGE SEBASTIÃO DOS SANTOS (Bauru /SP) LEDA EVELYN B G TOMAZELA (Marilia /SP)JOSÉ VIEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR (Garça /SP)JOão cArlos De olIvEira JUNIOR (Garça /SP)VANJA NASSRO AUNHÃO (Garça /SP)GILLIAN CRISTINA MORONI DOS SANTOS (Garça /SP)MARLENE SECO GELAMOS (Garça/SP)ROBERTA BRAGANTE MARTINS (Garça/SP)ZAMIR FERRAZ (Garça/SP)MARIA LUiza CAbrini Cassola (Garça /SP)ADEMIR (ZEQUINHA) LIMA (Limeira/SP)Daniele Chiyoda (TRT-Florianópolis /SC)JOSÉ Zocarato Filho (Ribeirão Preto /SP)PE. FERNANDO CANOMANUEL ABÁRZUZA, SM (Diocese de Marilia /SP

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VALERIA CRISTIANE FERREIRA LOPES E FLORISVALDO FRANCISCO GONÇALVES LOPES ó1996ó25 ANOSó(Equipe 01 ENS PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) NEIVA BENTO  BELINE E LUIZ CARLOS BELINEó1968ó53 ANOSó(Garça /SP)AGUIDA MARIA PEREIRA MELATO PORTELA e CILAS MENESES PORTELA (Marilia /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTO SEBASTIÃO

SÃO FABIANo

BEATO BASÍLIO MOREAU

SANTO EUTÍMIO

MARIA CRISTINA (BRANDO) DA IMACULADA CONCEIÇÃO

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Tempo comum significa valorização dos pequenos acontecimentos e das pessoas comuns do nosso dia-a-dia..

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Jesus curou um homem com a mão seca – Mc 3,1-6

O Evangelho nos diz:  Não pergunte se é permitido ou se é proibido. Faça o que for melhor, não para você, mas para o outro; faça o que liberta, o que traz alegria e paz.

 

- Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Jesus é o sumo sacerdote da Nova Aliança, o único mediador entre Deus e a humanidade. Por Cristo, que coloca no centro de seu ministério o cuidado com a vida, elevemos ao Pai nossos louvores.

– Oração 

 

PAI, SEJAM MINHAS MÃOS USADAS SOMENTE PARA A PRÁTICA DO BEM. LIVRA-ME DE MANTÊ-LAS FECHADAS A QUEM PRECISA DE MINHA AJUDA, E DE USÁ-LAS PARA FAZER O MAL.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 20 de janeiro de 2021 4ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jese, sacerdote eterno, recusa uma forma de religião que torna difícil a vida das pessoas e suas relações com Deus. 

 

1ª Leitura (Hb 7,1-3.15-17) – Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.

 

5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.

6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 110(109)

Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!

 

– 20 de janeiro de 2021 4ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?  - (Mc 3,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.

5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.

 

6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O bem pode ser feito todos os dias”

“E perguntou-lhes: ‘É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?’” 

 (Marcos 3,4)

Veja as atitudes dos homens religiosos da época de Jesus. Havia um homem com a mão ressecada que foi simplesmente ignorado, como é ignorada a pessoa na situação em que se vive, seja com doenças, enfermidades, com impurezas que muitas vezes são tratadas essas condições e elas são deixadas de lado.

 

Agora, se tratando de um dia de sábado, e o sábado é tudo para a observância religiosa desses homens, Jesus olha para esse homem de mão seca, pede não só para ele se levantar, mas também para ficar no meio, ou seja, que ele seja o centro das atenções.

 

Aquilo que é ignorado pelos homens é centralizado por Deus. Aquilo que os homens deixam de lado, Deus coloca à frente. Aquilo que para nós, muitas vezes, não tem importância, é o mais importante para Deus. A dor do outro, o sofrimento do outro, a rejeição que a pessoa vive e sofre, e não importa o dia da semana, o mês do ano, o que importa é que todo e qualquer sofrimento precisa ser acolhido, lembrado e cuidado.

 

“O bem precisa ser feito a todo e a qualquer momento”

 

Quando Jesus pergunta: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?”, o bem é permitido; e é até redundante dizer isto: o bem precisa ser feito a todo e a qualquer momento; não existe dia para fazer o bem!

 

É verdade que as pessoas deixam-se levar pelo sentimento que vem em certas épocas do ano, quando chega a época do Natal, as pessoas se lembram que os pobres existem; quando chega a época do dia das mães, as pessoas lembram das mães, lembram de mães esquecidas; quando chega uma campanha do dia do deficiente, o dia desse ou daquela outra situação, talvez, as pessoas se recordem.

 

E quando digo “as pessoas”, essas pessoas somos nós, tão atordoados com a nossa vida presente, com as nossas preocupações e ocupações, que deixamos de lado essas coisas, essas pessoas, essas situações porque parece que elas não são importantes. Para Deus elas sempre são importantes, para Deus essas pessoas devem sempre ocupar o centro e não importa a ocasião ou situação.

 

Você pode estar todo centrado naquilo que está fazendo, porque aquilo é muito importante para você e ignora, passa por cima, não se lembra ou não faz questão de ver quem sofre, quem padece, quem está doente, quem está enfermo.

 

O coração de Deus está sempre voltado para o pobre e sofredor. Que o nosso coração se converta no coração do Senhor.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um ambiente de desconfiança envolve a pessoa de Jesus. A sinagoga era o espaço onde se ensinava a Lei de Deus e se faziam orações. Jesus interrompe o costumeiro rito e coloca no centro o homem da mão paralisada, figurado povo oprimido. Dirige a todos uma pergunta, cuja resposta era óbvia, mas ninguém abriu a boca: “No sábado (atualmente, domingo), é permitido fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?”. Com poder e uma breve ordem, Jesus devolve a saúde completa ao inválido (povo). Os fariseus, porém, ávidos por pescar Jesus fazendo alguma coisa errada, retiram-se da sinagoga, não convertidos. Em vez de prestarem honra a Deus, consultam os herodianos para tramarem a morte do Filho de Deus. Tem razão Jesus ao lançar sobre eles “um olhar de indignação e tristeza”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Libertador, num sábado curas um homem com a mão paralisada, e ele exulta por poder voltar ao trabalho. No entanto, fariseus e herodianos, escravos da letra da Lei, não se alegram com essa libertação; ao contrário, tramam tua morte. Livra-nos, Senhor, de pessoas mal- intencionadas. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 3,1-6 - O bem da pessoa em primeiro lugar

 

Oração Inicial

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus da vida e quer a felicidade de seus filhos.

 

Rezamos: “Vinde, Espírito Santo! Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o Evangelho de hoje, sem perder de vista onde Jesus está. Quem está de olho no comportamento dele? O que Jesus diz e faz acontecer? Por que o olhar de Jesus se entristeceu? Se possível, faça a leitura em voz alta, refletindo sobre o sentido de cada frase. Repita as frases ou as palavras que mais lhe tocaram.

 

“Os que se aproximam de Jesus não constituem um grupo homogêneo. Alguns escutam a Palavra com encantamento, enquanto outros procuram encontrar motivos para condenar Jesus. O conflito, dessa vez, visa ao próprio Jesus, que teria profanado o sábado ao curar um doente. Jesus chama seus acusadores a fazerem um juízo crítico: discernir entre o bem e o mal, entre a lei e a vida. E o homem da mão seca foi convidado a ficar no meio.

 

Não é mais um excluído, passando a ser plenamente integrado à comunidade. Em seu silêncio constrangido, fariseus e herodianos acertam uma aliança de interesses, com o objetivo de eliminar a Jesus. Deus perdoa nossas fraquezas, mas não pode mudar nossa atitude, quando assumimos, livre e conscientemente, o erro, a mentira e as trevas.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Leia novamente o texto e deixe-se tocar diretamente pelo Evangelho. Neste momento, é importante estar atento(a) àquilo que está sendo meditado, pois o Senhor nos fala por meio de sua Palavra. O que o texto diz para mim? Percebi o que o Senhor falou por meio da cura em dia de sábado?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Com que critérios faço minhas escolhas quando está em jogo a lei e a vida?

Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.