quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Hoje, nasceu para vós um Salvador. - (Lc 2,1-14)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 24 DE DEZEMBRO de 2020 (quinta-feira) 359º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

Nada encoraja tanto ao pecador como o perdão.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DA CELEBRAÇÃO DA NOITE DE NATAL

DIA UNIVERSAL DO PERDÃO

DIA DO TSBTÉCNICO DA SAÚDE BUCAL

DIA DO ASBAUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

DIA DO ORFÃO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alfredo Marcondes - Cabrália Paulista - Rifaina (São Paulo) Nossa Senhora Aparecida (Sergipe) Nova Olinda (Paraíba) Piúma (Espírito Santo) São José da Tapera (Alagoas) Lajedo - Sanharó (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA LUIZA FURTADO DE OLIVEIRA (Eq. 04 Nossa Sra de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)JAQUELINE DE ALENCAR ALVES (filha do casal Nely e Dimas Jr – Arquiteta-Garça /SP)ELAINE EVARISTO SEMENSSATO (Equipe Nossa Sra. IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça/SP) FERNANDO MARINHEIRO DE OLIVEIRA (PDG Distrito LC5 – Lions Clube de São Bernardo Riacho Grande /SP)ODAIR FLORENTINO DE ANDRADE (Macatuba / SP) NATALIA BARBOSA INACIO (Medica–Marilia /SP) MARCOS LOPES MIRANDA (Médico–Garça /SP)ANAH CLARA DE LIMA (Garça /SP) NATALICIO VIEIRA DOS SANTOS (Garça /SP) THIAGO CARLOS DOS SANTOS (Diácono Diocese de Marília-Flórida Paulista /SP) EMILINHA DE JESUS RIBEIRO DE ALMEIDA (Garça /SP) DELFINA GRAVATIM (Garça /SP) ALEX BIMBATTI (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LAURINDA YOSHIE TADA KAWATA e TADAME KAWATAó1975ó45 ANOS(Lions Clube de Araçatuba /SP)

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTA TARSILIA

SANTA ERMINIA

SANTA ADÉLIA

SANTA PAULA IZABEL CERIOLI

SANTA ERM São CHARBEL MAKHLLOUF INIA

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 1,67-79

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

 

- Eis que já veio a plenitude dos tempos, em que Deus mandou à terra o seu Filho (Gl 4,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Exultemos de alegria no Senhor, pois nasceu o Salvador da humanidade, verdadeira paz e felicidade para todos os que o acolhem. Na fragilidade de uma criança, Deus vem a nós para nos elevar à sua dignidade. Esta noite santa nos convida a cantar seu amor, que se fez carne na pessoa de Jesus.

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME, COMO JOÃO BATISTA, A SERVIÇO DE TEU MESSIAS, JESUS CRISTO, TORNANDO-ME TEU PROFETA, ANUNCIADOR DA LIBERTAÇÃO A SER REALIZADA EM FAVOR DA HUMANIDADE. AMÉM.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças do que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de dezembro de 2020 quinta-feira - 4ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

Da descendência de Davi, Jesus é o salvador esperado desde os tempos passados. Graças à fé e à disponibilidade de Maria e José, o divino assume a natureza humana. 

 

1ª Leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16) – teu trono será firme para sempre.  Leitura do Segundo Livro de Samuel:

 

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: “Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!”


3Natã respondeu ao rei: “Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo”. 4Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre quanto o dos homens mais famosos da terra.


10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos.

 

E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 88

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 

 

– 24 de dezembro de 2020 quinta-feira - 4ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

dirigir nossos passos no caminho da paz - (Lc 1,67-79)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Ó sol da manhã, ó sol de justiça, da eterna luz esplendor: oh, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

 

72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

 

76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

Missa da Noite de Natal

 

1ª Leitura (Is 9,1-6) – Foi-nos dado um filho.  Livro do Livro do Profeta Isaías:

 

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.


2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã.


4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.

 

5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.

 

6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 95(96)

Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

 

 

2ª Leitura (Tt 2,11-14) – Manifestou-se a bondade de Deus para toda a humanidade.  Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

 

Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.


14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 24 de dezembro de 2020 quinta-feira - 4ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Hoje, nasceu para vós um Salvador. - (Lc 2,1-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria: / é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor (Lc 2,10s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.

 

3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

 

8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permitamos a Jesus habitar a nossa casa”

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi” 

 (Lucas 1,68)

Hoje, estamos no coração com esse hino de louvor e ação de graças que Zacarias, o pai de João Batista, entoa a Deus. Porque Deus seja bendito, o Deus de Israel, o Deus de nossos pais, porque o Senhor nos visitou e nos libertou.

 

Permita eu atualizar o verbo para o tempo em que nós estamos: bendito seja Deus, porque Ele nos visita e nos liberta. Permita isso acontecer na sua casa, na sua vida e na sua família. Que hoje seja uma noite de visita de Deus no meio de nós, uma visita que traga libertação, restauração e vida nova.

 

Sabemos que algumas visitas vêm e fazem uma diferença em nossa vida, elas nos levantam, entusiasmam-nos; agora, há visitas que são até muito importantes, mas não damos a elas a devida atenção, porque temos tantas preocupações, tantas outras ocupações, e não damos à visita a atenção que ela merece com tudo aquilo que ela nos traz.

 

“Jesus veio morar com Maria e José, mas Ele quer morar na casa, na família de cada um de nós”

 

Permita-me dizer que a visita de Deus a nós não é uma cortesia, mas é uma visita que nos traz a verdadeira alegria, é uma visita de redenção, de libertação; Ele veio para morar, para ficar entre nós, para permanecer no meio de nós.

 

Que essa noite não seja uma noite fria, mas não no sentido de temperatura nem de indiferença, porque muitos corações ainda são indiferentes para a presença do Senhor, muitos corações ainda estão inquietos com outras coisas da vida e não se voltam para Aquele que está nos visitando, vindo morar no meio de nós, permanecer no meio de nós.

 

Que, nesta noite, possamos reunir a nossa casa e a nossa família. Sei que nem todos podem estar juntos, mas aquilo que é o essencial, porque Jesus veio morar no meio de nós, no seio de uma família.

 

Jesus veio morar com Maria e José, mas Ele quer morar na casa nem na família de cada um de nós. Ele quer nascer, quer estar entre nós. Por favor, não ignoremos a presença do Senhor, não façamos da nossa noite de Natal uma noite onde se tenha tudo, mas não tenha a presença do Senhor. Que seja uma noite de louvor, de agradecimento, de júbilo, de reconciliação, mas de restauração, porque Jesus está no meio de nós.

 

Que possamos junto com Zacarias, com Maria e José dizer: “Bendito seja o Senhor Nosso Deus, porque Ele nos visita e nos liberta”.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Temos nesse evangelho informações importantes a respeito do nascimento de Jesus. É claro, porém, que não devemos tomar todos esses dados ao pé da letra. Eles nos revelam a intenção do autor, que registrou o pensamento de sua comunidade. Lucas inicia sua narrativa do nascimento de Jesus enquadrando o fato histórico num lugar e num tempo determinados. A seguir, o autor destaca o acontecimento e o seu anúncio. Os pastores foram os primeiros a receber a boa notícia e a proclamaram. Graças a eles, a boa-nova da encarnação de Jesus caminhou na história e chegou até nós. É importante que essa notícia não fique esquecida, mas haja homens e mulheres de boa vontade que continuem a mantê-la sempre atual. Um menino nasceu e foi acolhido numa manjedoura entre os animais. Celebramos o nascimento dessa criança frágil e pobre, nascida entre os pobres. Nesta noite santa, somos convidados a unir nosso coro à multidão celeste e cantar: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos que ele ama”.

O R A Ç Ã O

Ó Menino Jesus, comove-nos a situação de pobreza no teu nascimento. Recém-nascido, és colocado numa manjedoura, sem qualquer conforto. Ao teu lado, tens apenas o aconchego da tua mãe, Maria, e a proteção do teu pai adotivo, José. O céu, porém, explode em manifestações de júbilo. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 1,67-79 - O cântico de Zacarias



Oração Inicial

Em seu Cântico, Zacarias proclama o amor e a misericórdia de Deus, que “envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”. Em nossa leitura orante, peçamos: “Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador(a) da libertação a ser realizada em favor da humanidade. Amém.”

 

Rezemos: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar! Tua Palavra é Luz, fala ao coração! Vamos acolher Jesus, nossa salvação!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? O que diz o texto bíblico? O que motiva o Cântico de Zacarias? Quais elementos estão presentes no Cântico?

 

“O canto de Zacarias enfatiza a importância de João como precursor do Senhor enquanto profeta, subordinado à missão de Jesus. É ressaltada a misericórdia do Senhor que liberta e salva o seu povo e realiza o projeto redentor. Já no Antigo Testamento, o verbo “visitar” é utilizado para assinalar a intervenção de Deus na história do seu povo..

 

Ele liberta o povo e paga o resgate – o preço – neste novo Êxodo. O Povo de Deus deixa para trás a escravidão e entra para a terra da liberdade e da promessa. João Batista tem um pé no Antigo Testamento, ressaltando a ação salvadora de Deus no passado, e marca um tempo novo envolvido de luz e de paz. Ele sabe que o projeto não é seu, mas está a serviço do projeto divino.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim hoje? Em que sentido o texto fortalece a sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e os ensinamentos do Evangelho em sua vida? Como o testemunho de João Batista, visto nos evangelhos neste período do Advento, tem ajudado você a preparar-se para o Natal de Jesus?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? No silêncio e na prece, acolher o desejo das nações.

Depois, pode rezar com esta prece-canção: “A salvação de nosso Deus”, inspirada no Salmo 97. A salvação de nosso Deus já se aproxima,

de sua glória a nossa terra habitará,

verdade e amor na encruzilhada se encontram,

paz e justiça um grande abraço vão se dar.

 

Misericórdia o nosso Deus vai, vai nos mostrar.

A salvação de nosso Deus vai, vai, vai chegar.

 

De nossa terra brotará toda a verdade,

quando do Céu sua justiça se inclinar,

pois o Senhor irá nos dar seus benefícios,

e a terra então seu fruto nos dará.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Meditar a frase: “Ele fez surgir para nós um poderoso salvador ”. O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

 

Bênção

 

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!”

 

“Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.