domingo, 21 de novembro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=> “Jesus Cristo Rei do Universo” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista


Jesus Cristo Rei do Universo

 


Testemunha fiel

           A festa de Cristo Rei surgiu para responder às necessidades da Igreja que perdia seu espaço diante das novas ideologias comunistas e outras: “A Primeira Guerra Mundial, em meio ao crescimento do comunismo na Rússia, por ocasião dos 1600 anos do Concílio de Nicéia (325), o Papa Pio XI instituiu a festa em 1925 através da encíclica Quas Primas. Sua primeira celebração aconteceu em 1926”. A festa toma novo sentido ao ser colocada no final do ano litúrgico. Perdeu o caráter político e se abriu à visão do universo que busca Cristo e por Ele é atraído com sua força divina: “Dando-nos a conhecer o mistério de sua vontade, conforme decisão que lhe aprouve tomar para levar o tempo à sua plenitude: a de, em Cristo, recapitular todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra” (Efésios 1,9-10). Para realizar essa missão de recapitular todo o universo. Isto é: levar todas as coisas para sua cabeça, seu princípio. A missão de Jesus não foi fundar uma religião nova.  É a manifestação do Mistério de Deus para conduzi-lo a seu destino final que é o Criador. Os textos da liturgia, em Daniel e no Apocalipse, mostram essa figura magnífica do Filho do Homem. O Apocalipse O chama de testemunha fiel. Jesus não nega de ser rei, mas não desse mundo (Jo 18,36). “Ele é soberano dos reis da terra”. A Ele louvamos: “A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos pecados e que fez de nós um reino, sacerdotes a seu Deus e Pai, a Ele a glória e o poder, em eternidade amém” (Ap 1,5-6) .

Seu reino não dissolverá

           Na “guerra das religiões” esquecemos que o fundamental é a busca de Deus colocada no coração de cada um e sistematizada por grupos diferentes. A Igreja tem a missão de anunciar Jesus e sua Verdade. Podemos dizer que Deus e manifesta no coração humano onde Ele tem seu sacrário. Quando Jesus diz a Pilatos “Meu reino não é desse mundo...” está declarando sua verdade. E diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). A vontade de Deus faz seu caminho e vai a sua última realização que é recapitular tudo em Si. Nós corremos o risco de querer implantar uma vida cristã a nosso modelo e não ao modelo de Cristo. Essa foi a tentação dos séculos. O Evangelho, nem sempre é o guia da vida cristã. É muito fácil buscar vida cristã segundo nosso modelo. Isso não nos compromete. Jesus tem seu jeito: Ele é vida doada. É triste ver as comunidades em total inércia. Só buscam uma missinha para se verem livres. Os santos foram os que se comprometeram com Jesus e com sua missão. Esse Reino de Jesus implantado não se dissolverá por conta de nossas fragilidades. Ele irá em frente no mundo, colocando em todos os corações a semente da fraternidade. Onde há amor, doação ao irmão, aí há o Reino de Deus.

Testemunha da verdade

           Que é de Deus entende a missão de Jesus e a faz. Por isso responde a Pilatos: “Eu nasci e vim ao mundo para isso: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18,37). Pilatos perguntou: “O que é a verdade?” Mas não esperou a resposta. Ou reconheceu que Ele era a Verdade, pois disse aos judeus: “Não encontro Nele, crime nenhum” (Jo 18, 38). A vida cristã só é verdadeira se vive a Verdade de Jesus que é sua Pessoa e seu Evangelho. “Seus mandamentos não são pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é nossa vitória, a nossa fé” (1Jo 5,3-4). Pela fé, vivida na caridade (Gl 5,6). Assim somos testemunhas fiéis como Jesus.

Leituras: Daniel 7,13-14; Salmo 92; Apocalipse 1,5-8;João 18,33b-37.

 

 

 

Ficha nº 2124 - Homilia da Sol. de Cristo Rei (21.11.21)

 

1. A religião é manifestação do Mistério de Deus para conduzi-lo a seu destino, o Criador.

2. É muito fácil buscar vida cristã ao nosso modelo. Isso não nos compromete.

3. A vida cristã é verdadeira se vive a Verdade de Jesus que é sua Pessoa e seu Evangelho.

 

Rei do Jogo

 

           No mundo há poucos reis, e penso que muitos inúteis e caros. Temos os quatro do baralho que causam muito barulho. Jesus declarando-Se Rei o faz de um modo em que o jogo se torna uma verdade que permanece.

           No jogo da vida buscamos o que nos garanta. Então é hora de buscar o rei do jogo, aquele que dá as cartas da vida. Nele, por Ele e com Ele podemos realizar o jogo da Verdade da qual Pilatos foge. Deu uma de filósofos, mas não entrou no jogo de Jesus.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Tu o dizes: eu sou rei. – (Jo 18,33b-37)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 21 DE novembro de 2021 (domingo) 325 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“OS PROBLEMAS SÃO OPORTUNIDADES PARA SE MOSTRAR O QUE SABE."

(Duke Ellington)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA PESCA

DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

DIA MUNDIAL DAS SAUDAÇÕES

DIA NACIONAL DA HOMEOPATIA

DIA NACIONAL DO HOMEOPATA

DIA NACIONAL DO COMPROMISSO COM A CRIANÇA, O ADOLESCENTE E A EDUCAÇÃO

DIA MUNDIAL DAS MONJAS DE CLAUSURA

DIA DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

DIA EUROPEU DA FIBROSE QUÍSTICA

DIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO E SEUS FAMILIARES

DIA DA SAUDADE DO JORNALISTA FALECIDO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Nazaré Paulista (São Paulo)  Ariranha do Ivaí - Mangueirinha (Paraná) General Maynard - Pedra Mole (Sergipe) Cachoeirinha (Pernambuco) Ouro Branco - Tibau (Rio Grande do Norte) Boa Viagem (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JORGE LUIZ BARROS ARANHA (m/cunhado-70-Escritório Cruzeiro-Garça/SP) MARCELO OTÁVIO LEME DA SILVA (Eq. 02 ENS APARECIDA do Setor de Garça /SP) Benedito Aparecido Neto (BENE) (Eq. 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP) MARIA REGINA RAMOS (Macrocontábil Brandão-Garça/SP) MARCIO GLEYS SEIKE (INOVUS-Garça/SP) FERNANDA SIMIONATO MANCUSO (Garça /SP) DENISE UCHIDA OGAWA (Garça /SP) MARLENE APARECIDA SERAFIM (Garça /SP) TATIANE AZEVEDO (Garça /SP) VIRGINIA AQUEMI EBIHARA ROCHA (Ótica Meganê / Nova Ótica Garça/SP) JOSÉ SILVERIO DA SILVA (Oficina Zé 14-Garça /SP) pedro LUIZ krusicki (Garça /SP) GUSTAVO PIRES (Cotia /SP) RODRIGO BONFANTE (Engenheiro-Garça /SP) – -

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  CÉLIA ROCCIO GARCIA LOPES E EDMUNDO FRAGA LOPES ó ( Lions Clube de BAURU Bela Vista /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO TEMPLO

Celebrada no Oriente desde o século VI, está memória chegou ao Ocidente no século 14, esta memória realça a primeira doação que Maria de si mesma, tornando-se modelo de toda pessoa que se consagra ao Senhor. Diz Santo Agostinho: “Maria fez a vontade do Pai por isto mais valeu para ela ser discípula do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe do Cristo”. Com Nossa Senhora, exaltemos a Deus por suas maravilhas. 

NOSSA SENHORA da Apresentação

NOSSA SENHORA da Escada

NOSSA SENHORA dos Impossíveis

NOSSA SENHORA Porta do Céu

SÃO GELÁSIO I

Beata Maria de Jesus do Bom Pastor

Santa Clélia Merloni

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Tu és o rei dos judeus? – Jo 18,33b-37

 

 

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos (Ap 5,12; 1,6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Concluindo o ano litúrgico, celebramos a solenidade de Cristo, Rei do Universo. Enquanto os reinos deste mundo oprimem e excluem, o Reino eterno instaurado por Jesus tão somente liberta e inclui. Rezemos pelos cristãos leigos e leigas neste seu dia, a fim de que se esforcem para escutar e viver a verdade que provém da voz do nosso Rei.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE FIDELIDADE AO PAI, FAZE O REINO ACONTECER NA MINHA VIDA, COMO ACONTECEU COM JESUS, LEVANDO-ME A VIVER NA ABSOLUTA SUBMISSÃO AO QUERER DO PAI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

     21 de novembro de 2021 34º Domingo - Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Do Tempo Comum                                                                           

– Liturgia da Palavra 

Jesus Cristo é o Filho do Homem, o Alfa e o Ômega, o Rei do universo. Acolhamos os valores e a verdade do seu Reino, revelados pela Palavra de Deus. 

 

1ª Leitura (Dn 7,13-14) – Seu poder é um poder eterno.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

13“Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.” 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 92(93))

 

Deus é rei e se vestiu de majestade, / glória ao Senhor!

 

 

2ª Leitura (Ap 1,5-8) – Fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

5Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. 7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão, também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 8“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 21 de novembro de 2021 34º Domingo - Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tu o dizes: eu sou rei.  (Jo 18,33b-37)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

É bendito aquele que vem vindo, / que vem vindo em nome do Senhor, / e o Reino que vem seja bendito, / ao que vem e a seu Reino, o louvor! (Mc 11,9s) .

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 33Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34Jesus respondeu: “Estás dizendo isso por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim?” 35Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” 36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Submetamos nossa vida ao Reino de Jesus”

 

O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”

(João 18,36).

É com muita alegria que celebramos hoje a Solenidade de Cristo, Rei do Universo. Afirmar o reinado de Cristo é reconhecer que somos seus servos, seus servidores, seus seguidores, e que Cristo veio para reinar. Apenas não podemos confundir o reinado de Cristo com nenhum reinado deste mundo, seria uma comparação esdrúxula e sem nenhum sentido.

 

Todos os reis que se passaram ficaram apenas como vultos na história, inclusive, quem julgou Jesus, quem O condenou. O Reino de Jesus não é temporal, é eterno; o Reino de Jesus não é deste mundo, é para além deste mundo; o Reino de Jesus não é de uma cidade ou de um país, não é de um povo, mas de todos os povos, de todos os corações que Lhe obedecem, de todos aqueles que amam a verdade. “Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

 

“O Reino de Jesus não é temporal, é eterno; o Reino de Jesus não é deste mundo, é para além deste mundo”

 

Não dá para estar no Reino de Deus e vivermos cercados de mentiras, ilusões e caminhos falsos, Jesus é a verdade, e a verdade d’Ele muitas vezes dói, mas transforma e renova. A verdade de Jesus não é a minha verdade, é a verdade de Deus que, muitas vezes, confundimos com nossas convicções, nossas paixões, nossas ideologias, com nossos partidarismos. Aqui é a verdade única, a verdade que pertence a Ele, Jesus é a verdade.

 

É preciso uma submissão da vontade, é preciso submeter o coração. O Reino de Deus é daqueles que se abaixam e se rebaixam, é daqueles que se colocam sobre o domínio do Senhor. Que beleza sermos dirigidos e governados pelo Senhor!

 

No mundo onde tantas pessoas têm uma vida desgovernada, desordenada e desorientada; no mundo cercado de ilusões e paixões, como precisamos de governo em nossa vida. Precisamos deixar Jesus reinar, e Ele reina quando abrimos mão das mentiras e das ilusões que vamos acumulando ao longo da vida. Quantas ilusões e quantas fantasias criamos, quantas coisas enganosas comungamos! É preciso agora uma submissão ao Reino de Jesus.

 

Jesus reina na mente e no coração de todo aquele que se submete à vontade de Deus. Aclamemos Jesus, Rei do Universo; aclamamos tantos reis deste mundo. Tem rei para tudo quanto é coisa, mas nenhum deles pode governar nem dirigir a nossa vida, nenhum deles pode dar sentido à nossa vida, nenhum deles pode nos dar a eternidade. Toda honra e glória ao Senhor Jesus, a Ele o poder para sempre, porque somente Jesus é o nosso Rei.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em sua resposta a Pilatos, Jesus não diz que é “rei dos judeus”, afirma simplesmente que é rei, porque seu reinado ultrapassa nações e reinos terrenos. Jesus é rei-servidor de toda a humanidade: “O meu reino não é deste mundo”. Para pertencer ao Reino de Jesus, é necessário ser da verdade e ouvir sua voz. Verdade aqui significa o plano salvador de Deus, que se manifesta em favor dos seres humanos. A grande verdade que Jesus proclama é que “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único…” (Jo 3,16). E o que Jesus exige de seus seguidores é a prática do amor fraterno: “Eu dou a vocês um mandamento novo: Amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros” (Jo 13,34). Desse modo, o Reino de Jesus suplanta o egoísmo, a injustiça e a violência. Seu Reino é regido pela lei do amor.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Rei do Universo, teu Reino é alicerçado na prática da justiça, no constante exercício da fraternidade e na busca incessante da paz. És um Rei que não exploras nem oprimes. Ao contrário, és um Rei que sacrificas tua vida para que todos tenham vida, e a tenham em abundância. Amém..

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 18,33b-37 - O Reino da Verdade

Oração Inicial
Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Neste último domingo do ano litúrgico, Jesus nos lembra de que o seu Reino não é deste mundo. A Palavra de hoje nos traz um convite: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”

Que possamos, ao longo do dia, aprofundar a nossa fé na realeza de Cristo e nos dispor a colaborar para que o Reino de amor, justiça, paz e fraternidade que Jesus veio implantar se realize entre nós.

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, apresenta-nos uma cena do processo de Jesus diante de Pontius Pilatus, o governador romano da Judeia.

Observe como Jesus apresenta o seu Reino. Qual a pergunta que Pilatos faz a Jesus? Esta acusação tem fundamento? Jesus aceita-a?

 

“O último domingo do Ano Litúrgico proclama Jesus Cristo, rei do Universo. O próprio Jesus, diante de Pilatos, confirma sua realeza. Ele fundamenta sua realeza na verdade e no serviço, um reino de amor, justiça e paz. Esse Reino nos compromete como discípulos-missionários, encarregados de levar a Boa-Nova até os confins do mundo, a todos os povos e em todo tempo. Diante de um mundo de mentira e violência, esse Reino compromete os seus com o amor à vida, com a justiça e a defesa dos mais pobres e humildes. Ele é um rei diferente. Nasceu numa gruta, foi o pregador dos caminhos e foi sepultado num túmulo emprestado. Ressuscitando, no terceiro dia, tornou-se Senhor da História. E seu Reino jamais terá fim.”

 

2. Meditação (Caminho)

A proposta de Jesus provoca uma resposta livre do homem. Quem escuta a voz de Jesus adere ao seu projeto e se compromete a segui-lo, renuncia ao egoísmo e ao pecado e faz da sua vida um dom de amor a Deus e aos irmãos. Passa, então, a integrar a comunidade do “Reino de Deus”.

Você é promotor(a) da paz, da fraternidade e da justiça? Tem colaborado para que o amor reine na sua vida, na sua família, no seu trabalho? Promove a vida dos seus irmãos e irmãs? Utiliza-se do poder, da indiferença e do egoísmo para alcançar seus objetivos?

3.Oração (Vida)

O Senhor é rei num trono de luz.

O Senhor é rei, revestiu-se de majestade, revestiu-se e cingiu-se de poder.

Firmou o universo, que não vacilará. É firme o vosso trono desde sempre, Vós existis desde toda a eternidade.

Os vossos testemunhos são dignos de toda a fé, a santidade habita na vossa casa por todo o sempre.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O serviço, a doação, a solidariedade e a comunhão com nossos irmãos necessitados são frutos da ação salvífica de Deus acontecendo no coração humano. De que maneira esta passagem o(a) compromete? O que ela lhe pede?

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.