sábado, 19 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não vos preocupeis com o dia de amanhã. – (Mt 6,24-34)

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 19 DE JUNHO de 2021 (domingo) 170  dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.

(Cícero)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CINEMA NACIONAL

 DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE CÉLULAS FALCIFORMES

DIA NACIONAL DO PROERD

DIA DA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONFLITO

DIA DO LUTO

DIA DO MALABARISMO

DIA DO MIGRANTE

DIA DO SURFE

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ribeirão Preto (São Paulo) Bacurituba - Bequimão - Santana do Maranhão (Maranhão) Capela do Alto Alegre (Bahia) Cristina (Minas Gerais) Eusébio - Tururu (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CRISTIANE LOPES PERES (PRIMA-Garça/SP) DAGOBERTO CROS DA SILVA (PRIMO-São Paulo /SP) ANSELMO PEREIRA DE ARAÚJO JR (m/Tio-Brasília /DF)ANDRÉ PEREIRA DE ARAÚJO (primo-Brasília /DF) NELSON YUGI KIMURA (Garça /SP) MARCOS FALCÃO (Garça /SP) JOSÉ DANIEL DE CARVALHO “ZEZO” (Lions Clube de Dracena /SP) PRISCILA RODRIGUES MEDRADO  GUERING (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) SANDRA MARA AMARAL DE  LIMA (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) PDG FRANCISCO ROBERTO C. MOREIRA (Lions Clube de Campos Planície /RJ) WALMIR MELGES (Bauru /SP) RAFAEL FREITAS (Ponta Porã /MS) ARISTIDES TRAVENÇOLO (Garça /SP) ANDERLI REGINA SILVA DA ROCHA (Garça /SP) MARCELO LOPES MIRANDA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADELAIDE BRANDÃO AINHÃO E OSVALDO AINHÃOó1957ó64 ANOS (AMIGOS Bauru /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA JULIANA DE FACONIERI

■ SANTA EMA DE GURK

■ SANTOS GERVÁSIO e PROTÁSIO

■ SÃO ROMUALDO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça – Mt 6,24-34

Não devemos preocupar-nos antes do tempo e em excesso. Precisamos fazer a nossa parte e confiar na ação de Deus. Ação e oração andam juntas.

 

- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O evangelizador sabe que a força divina age na fraqueza humana, por isso se gloria das tribulações sofridas por amor a Cristo. Certos de que nada podemos em nossa fraqueza, peçamos o socorro da graça de Deus.

 

– Oração 

 

PAI, CENTRA TODA MINHA VIDA NA BUSCA DO TEU REINO E NA JUSTIÇA QUE DELE VEM, DE FORMA QUE NENHUMA OUTRA PREOCUPAÇÃO POSSA SER IMPORTANTE PARA MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 19 de junho de 2021  sábado da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Mestre nos convida a buscar, antes de tudo, “o Reino de Deus e sua justiça. Quem assimila o esp;irito do Reino não se faz escravo dos bens deste mundo. 

 

1ª Leitura (2Cor 12,1-10)  – Eu não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

1Irmãos, será que é preciso gloriar-me? Na verdade, não convém. No entanto, passarei a falar das visões e revelações do Senhor.

2Conheço um homem, unido a Cristo, que, há catorze anos, foi arrebatado ao terceiro céu. Se ele foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo, eu não o sei, só Deus sabe. 3Sei que esse homem – se com o corpo ou sem o corpo, não sei, Deus o sabe – 4foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis que nenhum homem consegue pronunciar.

5Quanto a esse homem eu me gloriarei, mas, quanto a mim mesmo, não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas. 6No entanto, se eu quisesse gloriar-me, não seria insensato, pois só diria a verdade. Mas evito gloriar-me, para que ninguém faça de mim uma ideia superior àquilo que vê em mim ou que ouve de mim. 7E para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais.

8A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. 9Mas ele disse-me: “Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta”. Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. 10Eis por que me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 34(33)

 

Provai e vede quão suave é o Senhor!

 

 

– 19 de junho de 2021  sábado da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Não vos preocupeis com o dia de amanhã.  (Mt 6,24-34)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, / para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8,9).  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?

31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Que somente Deus seja o Senhor da nossa vida”

 

“Ninguém pode servir a dois senhores: pois ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”

(Mateus 6,24).

Jesus está dizendo aos Seus discípulos de ontem e aos de hoje que não podemos ter dois senhores. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Mas isso não é para você ser fundamentalista ou extremista e dizer que não podemos ter dinheiro.

 

O dinheiro é a moeda que regula todas as transações econômicas e financeiras; e precisamos de dinheiro, porque estamos neste mundo. Agora, o que não podemos é ser dominados pela moeda. Não podemos servir a Deus e querer servir ao dinheiro.

 

O que Jesus está afirmando é que o dinheiro é um deus, assim como há muitos deuses neste mundo, e cada deus quer ser servido e adorado, porque deus (e aqui é deus com d minúsculo mesmo), é aquela força dominadora que mantém o coração refém.

 

“Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Que Ele seja sempre o Senhor da nossa vida”

 

Quando alguém se faz refém do dinheiro e o dinheiro domina seu coração, seus os sentimentos e afetos, a pessoa vive em função dele. Como dizem: trabalha dia e noite em função de tê-lo, de servi-lo, de apreciá-lo. A pessoa, às vezes, passa um tempo apreciando sua conta bancária, seus valores financeiros, o que tem; e vive amargurada, sofrida, com a alma penosa quando ele escapa, quando não o tem, quando está endividada.

 

O dinheiro é para nos servir e não para o servirmos. O dinheiro é para usarmos, para fazermos o bem, praticarmos o bem, o dinheiro é para glorificarmos a Deus e não o glorificarmos, não para ser exaltado. É claro que, na cultura onde o deus dinheiro manda, quem o tem é exaltado, glorificado, reconhecido.

 

Não precisa ser ingênuo para dizer que uma pessoa é bem tratada porque tem dinheiro, e o outro é maltratado porque não o tem. Basta ver os maltrapilhos que vivem à nossa volta, basta ver as pessoas pobres e desprezadas porque não têm dinheiro, e basta ver as bajulações que fazem em torno dos ricos, poderosos e assim por diante.

 

Basta ver como o dinheiro rouba os nossos verdadeiros valores e critérios da vida. Basta ver como as pessoas se vendem, vendem o seu caráter, vendem aquilo que são. Basta ver quanta corrupção! É uma verdadeira erupção dentro do coração humano quando se sente atraído pelo gosto, pelo sabor que o deus dinheiro exerce na vida humana.

 

O descompasso deste mundo, o grande pecado que podemos cometer na vida, tem uma enormidade de pecados. Você sabe que o primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas, o contrário de não amá-Lo se chama idolatria, voltar-se aos ídolos, e foi isso que Israel fez tantas vezes, e é disso que a Palavra de Deus tanto nos adverte: cuidado com a idolatria.

 

O dinheiro é o deus mais idolatrado dos tempos em que vivemos. A idolatria do mercado, da posse, do ter é que cria todos os desníveis, não só sociais, mais morais e psicológicos.

 

Quantos estão se suicidando porque perderam o que tinham, porque perderam o sentido da vida, porque colocaram todo o sentido da vida no ter. E quando o deus ter e possuir balança o coração, este se enfraquece.

 

Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Que Ele seja sempre o Senhor da nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus não ignora a necessidade de trabalhar para adquirir os bens indispensáveis à sobrevivência. O ser humano é responsável pela transformação da natureza, da sociedade e da própria história. O que Jesus quer estabelecer é uma hierarquia de valores de acordo com o Evangelho. O que ele condena é a exagerada inquietação com a segurança. Portanto, Jesus não nos ensina uma confiança passiva na providência divina, como se fôssemos receber tudo de mão beijada. Ele nos convida a buscar o autêntico reinado de Deus, caminho para o bem-estar tranquilo e simples: “Busquem primeiro o Reino de Deus e sua justiça”. Se houver a prática da justiça e da fraternidade, a ninguém faltará comida nem roupa, e todos terão acesso a uma vida digna: “Todas essas coisas fi carão garantidas para vocês”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, divino Pregador, orienta nossos desejos segundo tua recomendação: “Busquem primeiro o Reino de Deus e sua justiça”. Havendo justiça, haverá partilha dos bens, e ninguém passará necessidade. E o Pai celeste, que tem bom gosto e zela pela criação, cuidará de seus filhos e filhas. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 6,24-34 - "O Pai cuida... confie!"

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Deus se revela por meio de seu Filho Jesus Cristo. Aproxime-se da sua Palavra e faça a leitura, destacando as comparações, os sujeitos e os ensinamentos que surgem ao longo do texto. Procure identificar o tema central do Evangelho e reflita sobre a mensagem que Jesus comunica por meio dele.

 

“O servo devia submissão total à pessoa que o tinha adquirido. A imagem lembra a fidelidade e as exigências do Pai. A mamona – o dinheiro – se apresenta como rival de Deus e assume a condição de ídolo, querendo que seus súditos o adorem. Jesus aponta a ternura do Pai que se preocupa com cada um dos seus filhos e filhas. E indica as aves dos céus e os lírios do campo – que enfeitavam os caminhos da Galileia – como provas da Providência Divina. O termo “preocupação” deve ser entendido em seu verdadeiro sentido. Precisamos todos nos ocupar, isto é, fazer o que nos compete. Porém, não devemos preocupar-nos antes do tempo e em excesso. Precisamos fazer a nossa parte e confiar na ação de Deus. Ação e oração andam juntas.”

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de Jesus? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Deixo-me tocar pela Palavra e identifico o caminho que o Senhor me indica.

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Na oração, você se coloca na presença do Senhor e lhe diz tudo que há em seu coração. Esse é um encontro muito esperado por Deus, na pessoa de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo. Apresente ao Senhor o que você deseja sem medo, pois Deus o(a) ama com amor infinito.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Contemplando esta Palavra: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.” O que você deseja colocar em prática neste momento da sua vida?

 

Bênção

 

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).