quinta-feira, 9 de agosto de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. - (Mt 16,13-23)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 09 DE AGOSTO DE 2018 (quinta-feira) 221º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NO PASSADO COMETI O MAIOR PECADO QUE UM HOMEM PODE COMETER: NÃO FUI FELIZ.
(Jorge Luis Borges)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DA EQUOTERÁPIA
 DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA VIDA
 DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO DOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES
 DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS
 DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM A LUTA DAS MULHERES NA ÁFRICA DO SUL E NAMÍBIA  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Elisiário - Socorro (São Paulo) Estância Velha - Tapejara (Rio Grande do Sul) Ipupiara (Bahia) Pedra Branca (Ceará) Pio IX (Piauí)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DENISE RODRIGUES (Editora da Revista The Lion-Santos/SP)MILENA TOYOTA BASTOS BENTO (neta da Marcia/Nilson - Garça/SP)CAROLINA HELENA SARTORI GOTTARDI (Tabelionato de Notas e Protesto de Garça /SP)MANOEL FELICIO BOTINO GIGUEIRA (empresário Garça/SP)DENISE RODRIGUES (Editora da Revista Lion Brasil-Sudeste - Santos/ SC)JOÃO CASTRO (Florianópolis / SC)DANIELA PINHEIRO (Garça/SP)PE. MANOEL LEANDRO PEREIRA  (Diocese de Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 02 NOSSA SENHORA APARECIDAó1969ó49 ANOS (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA – Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ SANTA EDITH STEIN
Edith Stein (Alemanha, 1891-1942), de família judia e doutora em filosofia, entrou na Congregação das Carmelitas Descalças. Tomando o nome de Teresa Benedita da Cruz, procurou imitar santa Teresa de Ávila no amor a Jesus. Morreu no campo de concentração de Auschevitz.
SÃO FABIO
SÃO FERMO e SÃO RÚSTICO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2,6).
■ Deus renova sempre sua aliança e a imprime no coração de cada um que aceita sua proposta. Sobre a fé professada por Pedro, Jesus edifica a Igreja , na qual ingressamos no dia do nosso batismo. 
– Oração 
PAI, CONSOLIDA MINHA FÉ, A EXEMPLO DO APÓSTOLO PEDRO QUE, EM MEIO ÀS PROVAÇÕES, SOUBE DAR, COM O SEU MARTÍRIO, TESTEMUNHO CONSUMADO DE ADESÃO A JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
– Oração do dia 
 Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

– Leituras 
– 09 de agosto de 2018 – 5ª-feira da 18ª Semana         do Tempo Comum 
■ Deus perdoa a maldade de seu povo e se dá a conhecer a ele. Sua Palavra nos revela que o fundamento da Igreja é a rocha firme da doação, por amor, até o fim. 

1ª Leitura - (Jr 31,31-34) - Concluirei uma nova aliança e não mais lembrarei o seu pecado. – Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

31“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
33Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 50 (51)
Ó Senhor, criai em mim um co­ração que seja puro!

 – Evangelho do dia 
– 09 de agosto de 2018 – 5ª-feira da 18ª Semana         do Tempo Comum 
Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. - (Mt 16,13-23)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja. E as portas do inferno não irão derrotá-la! (Mt 16,18).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo São Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Isto não te acontecerá! (Mt 16,13-23)
Pedro, movido pelo Espírito Santo, acabara de reconhecer em Jesus o Filho de Deus. Seu ministério na Igreja acabara de lhe ser revelado. Deve ter-se alegrado com a hipótese da primazia entre seus pares. Mas não está disposto a aceitar o anúncio da Paixão e Morte do Senhor. Daí, sua falsa profecia: “Isto não te acontecerá!”

Ora, neste exato momento, Simão, a Pedra, torna-se pedra de escândalo, aquele calhau que faz tropeçar e cair. Por isso mesmo, ele merecerá do Senhor o nome do adversário: Satã. Até então, Pedro devia alimentar projetos que não coincidiam com os desígnios de Deus. No inconsciente coletivo de Israel, pulsava o antigo sonho de um Messias vencedor, que viria libertar o povo do tacão romano. Natural que Pedro não fosse capaz de ver o sofrimento e a cruz como um caminho de salvação. Natural que preferisse a glória, aplausos e poder...

Nós também não somos diferentes. Por certo, temos repetido em nosso íntimo: “Isto não ME acontecerá!” Ao nosso lado, o sofrimento campeia: desemprego, enfermidades, perseguições, divórcios, traições... Mas conosco será diferente, pensamos. “Eu não mereço uma cruz assim. Deus não vai fazer ISSO comigo!”

Ora, Deus sabe muito bem o que é bom para nós. Sabe do notável potencial de salvação embutido na Cruz. Por isso mesmo, não despreza a “pedagogia” da dor, capaz de reorientar a vida de quem deixou as coisas eternas nas últimas linhas de sua agenda. Assim, se for para nosso bem, para nossa salvação, a Cruz baterá à nossa porta.

E que bom se nos decidirmos a abraçá-la, tal como Jesus Cristo abraçou a sua!  Que bom se pudermos dizer a Deus a mesma oração que Jesus dirigiu ao Pai: “Se possível, afasta de mim este cálice; mas não se faça a minha vontade e, sim, a tua...”

Nesse dia, então, teremos alguma coisa para oferecer ao Senhor. Reconhecendo nossa vida como uma missa, nossa pessoa como um altar, apresentaremos a nós mesmos como vítima espiritual (cf. Rm 12,1), hóstia agradável ao Pai, em união com o Filho, Cordeiro imolado.
Como temos recebido as pequenas cruzes que Deus nos apresenta?
Orai sem cessar: “Meu sacrifício, Senhor, é um espírito contrito!” (Sl 50,19)

– Reflexão – A “primazia” do Papa 
AUTOR Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, Cristo pergunta sobre o que o ambiente fala dele. Entre os Apóstolos, Simão Pedro se avança e, inspirado por Deus, confessa a divindade de Jesus. O Senhor, expressando-se em primeira pessoa, lhe confere a "primazia" de sua Igreja: transfere-lhe de modo "particular" e "singular" a "potestade das chaves".

Jesus fundou uma "comunidade de fé". Sua missão é continuar a salvação, mediante os sacramentos e a prédica da Palavra de Deus. É razoável que Jesus Cristo outorgue à Igreja uma figura —o Papa— que, com sua missão, garanta estavelmente a pureza da fé, defendendo-a das modas de turno. Se já então se dava tal variedade de opiniões sobre Jesus Cristo, o que ocorreria agora, 21 séculos depois, se não existisse a figura do Papa — sucessor de Pedro—, assistido infalivelmente por Deus?

—Senhor, obrigado porque sempre nos mantem na fé por meio do serviço de teu Vicário, o Papa. Acompanha-o para que ele nunca se debilite!

– Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus consola a todos!
- Sinto que Deus age em mim enchendo minha alma de alegrias, de felicidade e Paz?
- Deixo que a Humildade tome conta do meu coração?
- Ou me deixo levar pelas coisas deste mundo?
- Permito que o Espírito Santo realize seu papel de me ajuda a superar tudo o que me afasta da Trindade Santa?

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Na escuta, na meditação e na contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Qual questionamento Jesus dirige aos discípulos? Quais afirmações a respeito de Jesus são feitas? Para Simão Pedro, quem é Jesus? Qual missão o Senhor confia a Pedro?
“As multidões acorrem a Jesus de todas as partes; Jesus, por sua vez, acolhe a todos, ensina, instrui e cura a todos. Causa admiração e resistência. No entanto, muitos não chegam a compreender e reconhecer sua identidade profunda e querem matá-lo. A razão da resistência e rejeição ao evangelho tem nome: incredulidade. A dupla pergunta posta por Jesus aos seus discípulos revela a consciência que Jesus tem dessa incompreensão que atinge, inclusive, os discípulos. A confissão de fé de Pedro ante a revelação de Deus – fé sobre a qual a Igreja está fundada – precisará passar pelo crivo da paixão, morte e ressurreição do Senhor para poder ser vivida, ou melhor, se tornar um modo de viver. O Messias que Jesus é não é exatamente o que Pedro pensa ter encontrado. Será necessário um longo caminho para que ele e todos os discípulos cheguem a uma conversão profunda, que atinja e ilumine a sua própria visão do Messias prometido por Deus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? Qual palavra mais chamou sua atenção? Em que sentido o texto fortalece a sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e os ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais atitudes Jesus o(a) convida a ter?
“Uma pergunta. Uma profissão de fé. Um compromisso. Com essas três provocações, podemos entender o Evangelho de hoje. Jesus pergunta se o povo e os discípulos sabem quem é ele. Pedro responde, revelado pelo Pai, que Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe dá um encargo grandioso, um compromisso: as chaves do Reino dos Céus. As chaves são símbolo de autoridade e governo sobre a casa. Quem as tem pode abrir a porta e permitir a entrada. Ou, trancando-a, impede o acesso. Grande responsabilidade de Pedro e seus legítimos sucessores! Através dessa mediação da instituição humana, a Igreja, o Senhor continua presente no mundo e atuando para a santificação de todos. E para você, quem é Jesus?” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.
“Ó Jesus Divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos. Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço o dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

 BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém