domingo, 25 de abril de 2021

Refletindo a Palavra - “Fortaleza do Pastor” - Padre Luiz Carlos

 

                                                     

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Fortaleza do Pastor”

 

Sou o bom Pastor

           A parábola do bom pastor revela não somente a ternura de Jesus, mas, sobretudo que essa ternura é revelação do Pai. Deus disse a Moisés seu nome: “Eu Sou o que Sou”. Jesus dizendo “Eu Sou”, revela sua condição Divina. E também revelação do Ser bondoso de Deus expresso por Jesus que veio dar a vida, não como um mercenário que foge (Jo 10,11-12). A relação de Jesus com suas ovelhas é através da bondade Divina que conhece com amor total suas ovelhas. Nesse relacionamento de aliança há conhecimento e bondade, pois é o bom Pastor. As alianças de Deus foram feitas no amor que se doa. As ovelhas também conhecem seu parceiro da aliança. É o que Paulo diz: “Sei em quem confiei” (2Tm 1,12). O relacionamento de amor reflete também o conhecimento matrimonial que há entre Deus e seu povo que gera sempre novos filhos. Quem entrou nesse relacionamento de aliança, como relacionamento de conhecimento e amor, se une com Jesus e seu Pai no Espírito Santo. Esse relacionamento se abre a outros que serão buscados pelo Pastor: “A vontade do meu Pai é que eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu” (Jo 6,39). É a razão universal da redenção e fundamento da missão, como lemos no discurso de Pedro aos chefes do povo: “É pelo nome de Jesus... que este homem está curado” (At 4,10). Os verdes campos estão abertos a todos. Ele é a pedra angular que a todos sustenta (Sl 117). O bom Pastor é o modelo de toda ação da Igreja: ter o relacionamento que retoma o amor de Jesus que conhece suas ovelhas. Não é para se fechar num pequeno rebanho, sem ousadia.

Somos filhos

           São João, em sua primeira epístola, em outra linguagem, reescreve a parábola do bom Pastor. O rebanho são os filhos de Deus. Ser ovelha de Jesus é uma maravilha... Ser filho é um presente de Deus: “Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!” (1Jo 3,1). De rebanho, passamos à Família de Deus. “Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai” (id 1). O mundo não nos conhece porque não participa do mútuo conhecimento entre o pastor e a ovelha, do Pai com os filhos. Jesus coloca na relação com as ovelhas, o conhecimento que tem do Pai: “Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai” (id 15). O conhecimento confere a Jesus a segurança de dar a vida pelas ovelhas: “Eu dou minha vida pelas ovelhas” (id). Sua entrega na morte está unida a sua vida com as ovelhas. Jesus é nosso defensor: Em 1Jo 2,1: “Mas, se alguém pecar, temos outro defensor junto do Pai, Jesus Cristo, o Justo”. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.

                                                              Pedra angular

           O bom Pastor se torna o fundamento para os que O seguem. Pedro, diante dos chefes, acusa-os fortemente a falta cometida por desprezarem Jesus e O terem condenado: “É pelo nome de Cristo... Aquele que vós crucificastes e que Deus  ressuscitou dos mortos, que esse homem está curado”. Foi em sua pessoa, em seu nome.  “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular” (118,7). “Em nenhum outro há salvação. Só por Ele somos salvos” (At 4,11-12). O que vemos nos apóstolos é a firmeza de fé na pessoa de Jesus. Com isso, superam toda a fragilidade que sentiam antes da Ressurreição. O tentador tem muitos modos de nos tirar dessa meta. Apoiamo-nos em tantas coisas espirituais, menos em Jesus. A pregação dos apóstolos insiste em fazer parte do Rebanho – Igreja, conhecer Jesus Cristo e segui-Lo. Assim está firmado nessa pedra angular,

Leituras: Atos 4,8-12; Salmo 117; 1 João 3,1-2; João 10,11-18

 

Ficha nº 2060 - Homilia do 4º Domingo da Páscoa (25.04.21)

 

1. O bom Pastor é o modelo de toda ação da Igreja.

2. O mundo não nos conhece porque não participa do conhecimento entre pastor e ovelha.

3. Apoiamo-nos em tantas coisas espirituais, menos em Jesus.

 

Cheiro de pastor

 

           Papa Francisco insiste que o pastor tenha o cheiro das ovelhas. Mas as ovelhas também têm que ter em sua memória o cheiro do Pastor. E por isso segue. Lemos na Palavra: seguirei no odor dos teus perfumes. Para quem ama, mau odor é perfume. O pastor conduz as ovelhas também pelo seu perfume pessoal. Perfume é sempre um caminho para entrar em um coração.  

           O perfume de uma coisa, uma situação, uma pessoa amada se impregna em nós e se torna uma memória agradável que atinge o coração. O perfume de Jesus tem cheiro de irmão. Por isso nós o encontramos nas pessoas.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sou o bom pastor . – (Jo 10,11-18)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 25 DE ABRIL de 2021 (domingo) 115 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

PREGUE O EVANGELHO EM TODO TEMPO. SE NECESSÁRIO, USE PALAVRAS.”

(Francisco de Assis)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CONTABILISTA

DIA DA ONU

DIA DO DNA

DIA MUNDIAL DA MALÁRIA

DIA MUNDIAL dos Pingüins

DIA MUNDIAL do Plone

DIA DO DESPACHANTE ADUANEIRO

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL

DIA Internacional do Cão-guia

DIA internacional de Conscientização sobre o Problema do Ruído

DIA InternaCIONAL das Secretárias

DIA da Liberdade

DIA da Oração Pelas Vocações

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Tejupá (São Paulo) Trajano de Morais (Rio de Janeiro) Feira Grande (Alagoas) Itacoatiara (Amazonas) Colniza (Mato Grosso) Brasilândia (Mato Grosso do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ CARLOS GOMES DE OLIVEIRA (FATEC São Paulo-Lions Clube de Garça/SP)DARCYNÉIA BATISTA DE OLIVEIRA (Macrocontábil Brandão Garça/SP) MARCELO WATSON MARIN (Lions Clube de Herculândia /SP) GUSTAVO DA SILVA ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP) GUILHERME BRAMBILLA (Marilia /SP) JORGE VITORINO (Três Lagoas /MS) ANGELA ROBERTA ARENA (Garça/SP) ANTÔNIA DE CASSIA PINAL (Pederneiras /SP)RODRIGO ADRIANO (Cassilândia /MS)SOLANGE GULARTE (Videira /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA REGINA FABRICIO ALVARES e EDUARCO MANZANO ALVARESó2009ó12 ANOS (EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO MArcos - o evangelista

Marcos viva em Jerusalém e era discípulo de Pedro, A tradição o aponta como o autor do segundo evangelho, fruto do apanhado da pregação do apóstolo sobre os ditos e os fatos de Jesus. Seu anuúncio tem como objetivo mostrar que Jesus é realmente o Filho de Deus, iniciando-se e terminando com essa profissão de fé.

SANTA Franca

SÃO Aniano de Alexandria

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eu sou o bom pastor – Jo 10,11-18

Jesus é o Bom Pastor porque dá a vida por suas ovelhas. Ele conhece as ovelhas e as ovelhas o conhecem. Cristo, o Bom pastor me abençoe e me cuide!

 

- A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia! (Sl 32,5s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Bom Pastor deu livremente a vida por nós e manifesta sua ternura a todos os que se deixam conduzir por ele. Reunidos para celebrar, buscamos nosso refúgio em Deus, que é bom e misericordioso e nos conduz por caminhos seguros. Rezemos pelas vocações presbiterais e religiosas e por todas as que se dispõem a estar a serviço do Reino.

 

– Oração 

 

NÓS VOS ADORAMOS, Ó JESUS, PASTOR ETERNO DA HUMANIDADE! NÓS VOS DAMOS GRAÇAS, PORQUE EM VÓS SE CUMPRIU A PROMESSA DE RECONDUZIR O REBANHO DISPERSO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 25 de abril de 2021 4ª DOMINGO DA PÁSCOA

– Liturgia da Palavra 

Em Cristo ressuscitado, bom pastor e pedra angular, encontramos a salvação. Por meio dele, Deus demonstrou o amor com que trata cada um de nós”. 

 

1ª Leitura (At 4,8-12) – não existe debaixo do céu outro nome.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos, 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré – aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos -, que este homem está curado diante de vós. 11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 118(117)

A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular.

 

 

2ª Leitura (1Jo 3,1-2) – seremos semelhantes a ele.  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 25 de abril de 2021 4ª DOMINGO DA PÁSCOA

– Evangelho do dia 

 

Eu sou o bom pastor . Pai me ama (Jo 10,11-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; / eu conheço minhas ovelhas / e elas me conhecem a mim (Jo 10,14).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isto que o Pai me ama, porque dou a minha vida para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”.  

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos ovelhas dóceis à voz do Bom Pastor”

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” 

(João 10,11)

Hoje, olhamos para Jesus, nosso Senhor e nosso Mestre, Ele é o Bom Pastor. Fico pensando naquela figura das ovelhas que vão atrás do seu pastor, e o pastor vai tocando, direcionando, cuidando e, de repente, tem uma ovelha que foge para cá, o pastor vai lá e a pega; tem uma outra ovelha que cai no meio do caminho, tropeça nas pedras das estradas, e o pastor cuida da ferida dela. Esse é o bom pastor.

 

O bom pastor dedica-se, dá-se, doa-se para salvar as suas ovelhas. O bom pastor é capaz de morrer para que as suas ovelhas vivam, porque ele dá a sua vida em favor delas. Mas há pastor que tem somente interesse nas suas ovelhas, ou seja, quer apenas ganhar em cima delas, quer apenas alimentar-se e lucrar nas suas ovelhas. Esse não é o Pastor Jesus. Jesus não é só Pastor, Ele é o Bom Pastor.

 

“Vamos render-nos ao coração do Bom Pastor que quer cuidar de nós”

 

A bondade do coração de Jesus reveste-se na doação e na gratuidade; a bondade do coração d’Ele reveste-se no cuidado para as suas ovelhas. É duro, mas é verdade, existe pastor mercenário, e o mercenário não é pastor, porque ele vê o lobo aproximar-se de suas ovelhas, e não as defende, não dá a vida por elas. Jesus, no entanto, como Bom Pastor, não permite que Suas ovelhas sejam roubadas, maltratadas, que elas percam a vida. Ele dá a sua vida para salvá-las.

 

Assim como Jesus é o Bom Pastor, precisamos ser boas ovelhas do redil d’Ele. E ser bom não é ter a bondade que pretendemos ter e não temos. Ser bom é ser obediente, é escutar, é deixar-se conduzir, é deixar Deus pastorear, formar-nos, educar-nos; é deixar que Ele cuide de nós e conduza-nos.

 

Assim como há pastores mercenários em todo lugar, há ovelhas rebeldes que fogem, que não se deixam conduzir e seguem somente os impulsos do seu coração, e não deixam Deus dar a direção.

 

Vamos nos render ao coração bondoso de Jesus, ao coração do Bom Pastor que quer cuidar de nós, curar as nossas feridas, curar o nosso coração, a nossa alma e todo o nosso ser. Vamos nos render ao Bom Pastor que quer nos dar a vida e deixar que a vida d’Ele esteja em nós.

 

Não sejamos ovelhas rebeldes, mas sejamos ovelhas dóceis à voz do Bom Pastor que nos conduz ao Seu redil e que cuida de nós a cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se declara o bom pastor. As ovelhas são todos os povos. Ora, o bom pastor é aquele que está junto do rebanho, zela por ele e arrisca a própria vida para defendê-lo. Então, Jesus está disposto a sacrificar a vida em favor dos seres humanos: “Exponho a minha vida pelas ovelhas”. Outro aspecto importante na relação pastor-ovelhas é que o bom pastor conhece as suas ovelhas e por elas é conhecido. Trata-se de um conhecimento que vai além do nível intelectual. É um conhecimento que cria comunhão de vida, relações de amizade: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14). Jesus é um pastor singular, pois não se limita a pastorear uma nação apenas, mas quer ser o pastor de todos os povos da terra. Seu profundo desejo é que haja “um só rebanho com um só pastor”. Então, ainda estamos longe desse ideal!

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, bom Pastor, somos gratos a ti porque nos tratas como ovelhas do teu rebanho e arriscas tua vida por nós. Somos gratos a ti principalmente porque entregas ao Pai tua vida para que tenhamos vida em abundância. Gratidão a ti para sempre, Senhor. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 10,11-18 - Quem é o bom pastor?

 

Oração Inicial

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Deixo-me seduzir pelo Evangelho de Jesus procurando entender quem são os mercenários no nosso contexto atual. Como reconheço a voz de meu Pastor?

 

“A primeira comunidade dos discípulos guardava no coração as palavras e comparações do Senhor. Poucas cenas enterneceram tanto as primeiras gerações cristãs. São comuns, nas catacumbas e nos pergaminhos, as ilustrações do pastor rodeado por suas ovelhas. Povo agrícola e pastoril, Israel tinha facilidade em entender esta imagem. Eles conheciam os mercenários, que levavam em conta apenas o seu interesse; conheciam os maus pastores que negligenciavam o cuidado das ovelhas. Conheciam também os lobos com pele de ovelhas. Jesus é um pastor diferente. Ele conhece cada ovelha e está disposto a dar a vida por ela. Por sua vez, as ovelhas conhecem e seguem a voz do pastor. Para elas, ele é a única segurança.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Como ouço a Palavra de Deus, capaz de penetrar o âmago da alma? Que cuidado eu tenho com a comunidade, o rebanho do Cristo Pastor? Como está meu discernimento para perceber a presença dos lobos e mercenários? Quem é meu abrigo e minha segurança?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor.”

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Este é um apelo do Evangelho: Ele nos conduz, alimenta e nos cura. Deixar-me conduzir por Cristo o Bom Pastor é uma sugestão prática para este dia,

 

Bênção

Cristo, o Bom pastor me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Em meu coração como chama ardente, e que seu amor aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.