quarta-feira, 13 de março de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas. - (Lc 11,29-32)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE  QUARESMA  
 GARÇA/SP, 13 DE MARÇO DE 2019 (quarta-feira) 072º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
APENAS OS QUE DIALOGAM PODEM CONSTRUIR PONTES E VÍNCULOS.
(Papa Francisco)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DIA DO CONSERVACIONISMO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sarapuí (São Paulo) Barão de Melgaço (Mato Grosso) Chorozinho - Guaiúba (Ceará)Elesbão Veloso (Piauí) Santo Amaro (Bahia) 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: WILSON CITRO (PDG –Lions Clube de Andradina Sul /SP)RONALDO VIEIRA SANTOS (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)CHRISTIANE ROCHA LUQUES (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) RENATO RODRIGUES (LB1-PDG-Lions Clube de Paraguaçu Paulista /SP)ALVARO MOREIRA DA COSTA (LC1-PDG – Lions Clube de Nova Friburgo/RJ)MATHEUS MITICITA (Marília /SP)PAULO HENRIQUE KOURY (Garça /SP) ANTONIO CARLOS MOREIRA DE CASTRO (Garça /SP)LUÍS FERNANDO QUINTAS SOARES (Garça /SP)JOSÉ PELEGRINA JUNIOR (Ford Zevel Jau/SPAFONSO MAURO PERES (Garça /SP)MAURO MARQUES DA COSTA (Marília /SP) DIEGO SOARES  (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DE: PE. JOSÉ VALDIR GRISANTE  ó1988ó31 ANOS (Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Inúbia Paulista /SP) ■-
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BIRIGUIó1966ó53 ANOSó (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ SANTO RODRIGO E SALOMÃO
SANTA EUFRÁSIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
- Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus, de toda angústia! (Sl 24,6.3.22)
■ Sempre disposto a perdoar-nos, o Senhor nos convida à conversão e nos dá em seu Filho o maior sinal de seu amor por nós. Celebrando o sexto aniversário da eleição do papa Francisco, peçamos a Deus um coração puro e humilde.
– Oração 
“PAI, TORNA-ME DÓCIL E SENSÍVEL PARA ACOLHER AS PALAVRAS DE JESUS, SEM EXIGIR SINAIS ESPETACULARES COMO PRÉ-REQUISITO PARA ADERIR A ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4ª-feira da 1ª Semana da Quaresma – 13 de março de 2019
A exemplo dos ninivitas, acolhamos a Palavra do Senhor e abramo-nos à conversão, conscientes de que o Senhor não despreza um coração arrependido. 

1ª Leitura (Jn 3,1-10) – Os ninivitas se afastavam do mau caminho.  Leitura da Profecia de Jonas:

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jo­nas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 33 (34)
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!


Evangelho do dia
– 4ª-feira da 1ª Semana da Quaresma – 13 de março de 2019
Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas. - (Lc 11,29-32)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Voltai ao Senhor, vosso Deus, / ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Naquele tempo, 
29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Nossas penitências precisam atingir nossa alma”
“Que as penitências que nos propusemos a viver nos ensinem a viver melhor”
Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas
(Lucas 11,29).
Jesus está sentenciando a geração da qual Ele veio, chamando-a de má e perversa. A geração da época de Jesus e também a geração de hoje vivem, muitas vezes, a perversidade. O que é ser perverso senão ter um coração que não escuta e, sobretudo, não obedece a Deus. 
Eu fico olhando para nós como filhos. Quando um filho vai se perdendo de seus pais? Quando não os escutam mais, quando o filho não dá mais voz ao que o pai diz e não obedece às ordens dele. Quando nos perdemos em Deus? Quando não escutamos Sua voz nem colocamos em prática Sua Palavra. A perversidade ou o mal vão entrando em nós.
Não podemos ser uma geração perversa, ainda que vivamos no meio de uma geração praticamente perversa. Precisamos ser filhos da graça, e a graça é essa: ouvir Deus e colocar em prática a Sua vontade.
Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Jesus é um sinal único e eterno de Deus para nós. É Ele quem nos chama à penitência e à conversão. É uma perversidade ouvirmos Jesus e não nos permitirmos converter àquilo que Ele nos chama a viver.
Os ninivitas estavam atolados no pecado, mas ouviram o Senhor e se penitenciaram de seus pecados. Decidimo-nos a praticar penitências, nesta Quaresma, mas ela precisa atingir nossa alma, gerar em nós repulsa ao pecado, desejo verdadeiro de conversão e atitudes de mudança de vida. Este é o significado da Quaresma para nós, é o sinal, a seta de que precisamos para direcionar nossa vida.
Ao ouvirmos a Palavra de Deus, no dia de hoje, paremos um instante, silenciemos a alma e o coração. Onde precisamos nos converter? Onde Deus quer mudar a nossa vida? Onde precisamos tomar atitudes que demonstrem que precisamos deixar esse mal na nossa vida?
Que as penitências que nos propusemos viver nos ensinem a viver melhor; e não há maneira melhor de viver do que nos convertermos àquilo que precisamos nos converter.
Muitas vezes, achamos que não precisamos, que estamos bem, que estamos legais, que não somos como os outros, que não fazemos o mal que os outros fazem, mas isso é pior, porque estamos vivendo numa cegueira. Conseguimos ver o mal dos outros, mas não conseguimos ver o mal no qual, muitas vezes, estamos inseridos como o egoísmo, o orgulho e a soberba da vida.
A Palavra de Deus, ao entrar em nós, penetrar em nós, convida-nos a nos convertermos a cada dia da nossa vida. 
Deus abençoe você!

– Reflexão - Jesus, o “verdadeiro Jonas”
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus se apresenta como "alguém mais que Jonas". Jesus Cristo assumiu a culpa de toda a humanidade; entrou com ela no Jordão. Iniciou sua vida pública tomando o lugar dos pecadores. Iniciou com a antecipação da cruz. É, por assim dizer, o verdadeiro Jonas que disse aos marinheiros: "Toma-me e lança-me ao mar" (Jon 1,12).

Se na ressurreição de Lázaro vemos a resposta de Jesus ante a petição de signos pelos seus contemporâneos, no entanto sua resposta central foi: "Três dias e três noites esteve Jonas no ventre do cetáceo, pois três dias e três noites estará o Filho do homem no seio da terra" (Mt 12,40).

—O sinal de Deus para os homens é o Filho do homem, o próprio Jesus. E é de maneira profunda no seu mistério pascoal, no mistério de morte e ressurreição. Ele mesmo é o "signo de Jonas". Acreditar Nele e segui-lo, é o grande signo de Deus.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Diante dos ensinamentos de Jesus, seus conterrâneos, sobretudo a classe dirigente, se mostram duros de coração e incrédulos.
Para desmascarar essa realidade, Jesus se serve da figura de Jonas, que havia conseguido a conversão de pessoas não pertencentes ao judaísmo.
Pela pregação de Jonas, aquele povo pagão passou a adorar e seguir o Deus único e verdadeiro.
Eis que Jesus realiza no meio do povo os sinais do mesmo Deus de Jonas, as obras que o Pai lhe confiou.
Mas essa geração permanece insensível à pregação de Jesus e agressiva à sua pessoa.
Fechados à compreensão da obra divina, os inimigos de Jesus se condenam.
Serão julgados pelo povo de Nínive, seu maior inimigo.
O grande sinal de Jesus é sua ressurreição.
Ele está passando sem cessar em nossa vida, convidando-nos à conversão.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,29-32 - Deus nos acompanha também na tribulação
Saudação
O apelo à conversão mais uma vez está presente na liturgia de hoje. É própria deste tempo litúrgico a insistência para abrirmos o coração para Deus e para os irmãos. Um caminho de conversão é exigente. Precisamos nos predispor, com vontade, mente e coração, para darmos passos. É certo que não caminhamos sozinhos. Deus nos concede a sua graça. 
Peçamos ao Senhor que possamos bem rezar a Palavra de Deus deste dia e acolher o seu projeto de amor em nossa vida: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Vamos fazer a leitura orante do Evangelho de hoje relacionando-o com o texto da primeira leitura. Leia pausadamente em sua Bíblia o texto de Jn 3,1-10. Qual é a mensagem de Jonas aos ninivitas? Em seguida, faça a leitura do Evangelho. Leia o texto com calma e procure compreendê-lo. A quem Jesus está se dirigindo? Qual sinal o povo estava buscando? Por que Jesus diz que nenhum sinal será dado a não ser o sinal de Jonas? Por que Jesus diz que o Filho do Homem será o sinal para esta geração? 
“A fé em Jesus não está subordinada a nenhum ato espetacular e grandioso; ela é dom recebido pelo testemunho daqueles que foram testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou. Exigir um sinal para crer é tentar Deus. É nesse sentido que os contemporâneos de Jesus o provocam. Há certos esquemas mentais que impedem de reconhecer a visita salvífica de Deus em Jesus, pois defendem o ‘é necessário ver para crer’. Como no relato das tentações, Jesus se recusa a satisfazer essa exigência tal qual solicitada. Jesus mesmo, toda a sua vida, é um sinal que remete ao mistério de Deus. A evocação do episódio de Jonas serve para apelar à penitência, necessária para acolher o Reino de Deus que se faz presente na pessoa de Jesus (cf. Mc 1,15). É pela penitência que se alcança a purificação do coração, necessária para reconhecer que tudo o que Jesus faz e ensina é sinal; a vida inteira de Jesus é um sinal. O coração livre de todo apego é condição para acolher o mistério de Deus tal qual ele se revela em Jesus Cristo” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz à sua vida? Como o apelo à conversão proclamado por Jonas e recordado por Jesus foi acolhido em seu coração? Você precisa de sinais para crer? Diante do apelo à conversão, qual é a sua resposta? 
“O sinal de Jonas, a que Jesus se refere, diz respeito à sua morte. Jonas foi tragado por uma baleia e ela o devolveu à praia, vivo. Jesus será morto, irá ao ventre da terra e voltará ressuscitado. Mas, para um coração endurecido, será que bastam milagres e sinais? Quando nos fechamos, seja qual for a situação, não conseguimos enxergar e perceber a beleza e a verdade do outro. Nínive se arrependeu a partir da pregação de Jonas, mas os contemporâneos de Jesus não ouviram sua pregação nem acreditaram em seus inúmeros milagres, sinais e prodígios. Acreditaram em Jonas, mas não acreditaram no próprio Filho de Deus. Acredita-se em tanta coisa, hoje, e será que se acredita, mesmo, em Jesus?” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Um coração penitente é um coração simples, humilde, confiante no Senhor. Qual oração brotou em seu coração? Conclua rezando o salmo da liturgia de hoje, Sl 51(50): “Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me de meu pecado […]”.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Em seu coração, existe o verdadeiro desejo de mudança? Que outro apelo a Palavra de Deus lhe faz hoje? O que você deseja colocar em prática na sua vida?
BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.