domingo, 23 de setembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■– O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos! - (Mc 9,30-37)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 23 DE SETEMBRO DE 2018 (domingo) 266º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
CREIA EM SI, MAS NÃO DUVIDE SEMPRE DOS OUTROS.
(Machado de Assis)

 Datas Comemorativas 
DIA DO SOLDADOR
DIA DO SORVETE
DIA INTERNACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES, MENINAS E MENINOS
DIA INTERNACIONAL DA ÉTICA NA MÍDIA
DIA NACIONAL DOS AGENTES DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO
DIA NACIONAL  DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL TÉCNICO
DIA DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)
DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Serra Negra (São Paulo) Ferros - Mendes Pimentel - Três Corações (Minas Gerais) Siqueira Campos (Paraná) Juara - Várzea Grande (Mato Grosso) Romelândia - São Bento do Sul - Timbé do Sul (Santa Catarina)Óbidos (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CARLOS “BETOROBERTO DE ARAUJO (meu primo–TELCAR Brasília/DF ) APARECIDA DEUSA M. ASAOKA (EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) Fabio Cesar Raniel (Mini Shopping Garça/SP) EUNICE MARANGUELI MARIA ALVES  (Lions Clube de Lucélia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALESSANDRA ZAGATTE M. MAZETTO e RONY C. MAZETTOó2006ó11 ANOS (EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) WENICE ALVES MOREIRA MUNHOZ DE LIMA e MARCO ANTONIO MUNHOZ DE LIMAó1988ó29 ANOS (Garça /SP) MAIRA OLIVEIRA DOS SANTOS e VALNEI JOSÉ DOS SANTOSó2005ó13 ANOS (Lions Clube de Valparaíso/SP)SONIA M. CAPPELIN AMARAL e ROBERTO DA SILVA AMARAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

 Santo do Dia 
São pio de pietrelcina
Francisco Forgione (Itália, 1887-1968), o padre Pio, foi herdeiro espiritual de Francisco de Assis e o primeiro sacerdotes a ter impressos no corpo os estigmas da crucifixão. Emprenhou-se pela evangelização e pelo cuidado dos enfermos do corpo e da alma, a quem trouxe cura espiritual e renovação espiritual.
santa tecla
SÃO lino
emilia tavernier gamelin

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Na Eucaristia, celebramos o mistério pascal de Jesus e encontramos o sustento para segui-lo no caminho do serviço fraterno em meio às provações da vida. Discípulos-missionários, queremos semear os frutos da justiça e da paz, sem ambicionar honrarias. Peçamos a Deus que nossa prática religiosa nunca se confunda com a busca de prestígio e poder, mas seja sinal de nosso compromisso com seu Reino.
Oração
PAI, TIRA DO MEU CORAÇÃO OS IDEAIS MUNDANOS DE GLÓRIA, E COLOCA-ME NO VERDADEIRO CAMINHO PARA SER GLORIFICADO POR TI, FAZENDO-ME SERVIDOR DE TODOS.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
23/09/2018 Domingo da 25º Semana do Tempo Comum
Mediante sua Palavra, Deus garante o sustento e o socorro dos justos, encoraja-nos a abandonar as tendências egoístas e nos convida a acolher o Cristo, servindo-o sobretudo no pobre e no pequeno.

1ª Leitura (Sb 2,12.17-20) – Vamos condená-lo à morte vergonhosa. Leitura do livro da Sabedoria:

 Os ímpios dizem: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.
17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos.
19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 53 (54)
É o Senhor quem sustenta minha vida.

2ª Leitura (Tg 3,16-4,3) – O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. Leitura da carta de são Tiago:

Caríssimos: 3,16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más.
17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento.
18O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz.
4,1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?
2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo da 25º Semana do Tempo Comum - 24/09/2017
O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos! - (Mc 9,30-37)
Pistas para a reflexão: O Mestre continua ensinando a seus discípulos.  Na passagem evangélica de hoje, revela que seu messianismo não tem nada que ver com sucesso e grandeza, mas sim com sofrimento, porque ele, o servo sofredor, assume a causa do pobre. Mostra ainda que a ambição destrói a comunidade e que a verdadeira grandeza, no reino de Deus, é o serviço prestado com amor.


Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.
33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”
34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”
36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Para Deus ninguém é insignificante ou sem importância
Precisamos acolher todas as pessoas, porque para Deus ninguém é insignificante ou sem importância!

“Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior” (Marcos 9,34).

A pergunta vem do coração de Jesus, e Ele se dirige a Seus discípulos e pergunta a eles: “O que discutem pelo caminho?”. Aquilo que nós conversamos é aquilo com o que nos preocupamos. Colocamos sempre as nossas preocupações, as nossas inquietações ou imposições nas nossas discussões e nas nossas conversas.

Não é a toa que, muitas vezes, gastamos nossas energias para discutir assuntos e situações com as pessoas. Não há problema em discutir e conversar, o problema das conversas é quando elas querem impor uma maioridade. E “maioridade” quer dizer sermos os maiores, os certos, termos uma ideia única que deve prevalecer sobre as demais. Isso é falta de humildade. E quando não somos humildes, não sabemos acolher o que vem do outro, só as nossas ideias são certas, o que pensamos está correto, o que vale é o que falamos, não sabemos ouvir o outro.

Na época de Jesus, a criança não era ouvida, não tinha voz nem vez, o que uma criança falava e nada eram a mesma coisa. Jesus vem, pega uma criança, a coloca no meio e diz que o Reino dos Céus é de quem se parece com ela. Não é porque as crianças são pequenas no tamanho, mas porque elas são pequenas na pureza e na insignificância.

Deus é aquele que dá importância ao insignificante e ao sem importância. Não podemos querer ser os donos da razão, saber mais, poder mais, estar sempre à frente dos outros; precisamos, em primeiro lugar, saber ouvir.

A grande sabedoria da vida consiste em saber escutar o outro, não necessariamente concordar com ele, mas um grande gesto de amor é saber ouvir o que o coração do outro tem a dizer. Podemos dispor o que achamos, pensamos e sentimos, mas jamais impor o que queremos como se fosse a única certeza da vida.

Os cristãos precisam saber, cada vez mais, acolher, em nome de Jesus, as crianças; mas precisam acolher as outras pessoas também, porque elas podem parecer insignificantes, entretanto, para Deus ninguém é insignificante ou sem importância.

Jesus é aquele que faz o sem importância nenhuma tornar-se a causa mais importante; é aquele que faz com que causas que achamos as mais importantes do mundo tornem-se sem nenhuma importância.

Queremos dar ouvidos à Palavra de Deus para ressignificar a nossa vida a partir da minoridade, da humildade e não do sentimento de grandeza e superioridade de nos sentirmos melhores e mais importantes que o próximo.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Jesus, o “Servo de Deus”, anuncia sua paixão
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, chegamos ao segundo dos três pré-anúncios da paixão que distinguem a subida de Jesus até Jerusalém. A este ensino do Senhor, sempre!, segue a resistência dos discípulos. Jesus os (nos) corrige: a ascensão a Deus se produz precisamente no descenso do serviço humilde, no descenso do amor.

Deus mesmo, em Jesus Cristo, manifesta-se nesse descenso: não fez alarde de sua condição divina, senão que, despojando-se de seu rango, tomou a condição de escravo, até se submeter à “morte de cruz” (cf. Flp 2,6-9). Os anúncios da paixão acham sua culminação na explicação que segue ao último deles: "Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).

—Jesus é o “servo" de Deus que padece e morre, tal como o profeta Isaías tinha previsto nos seus cantos. “Servir” é a verdadeira forma de reinar e, nos deixa pressentir algo de como Deus é “Senhor”.

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Mc 9,30-37 – Quem é o mais importante?
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Senhor Jesus,

sois o Mestre e a Verdade:

iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão. (Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mc 9, 30-37, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus e os discípulos saíram daquele lugar e continuaram atravessando a Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde ele estava porque estava ensinando os discípulos. Ele lhes dizia:
- O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará.
Eles não entendiam o que Jesus dizia, mas tinham medo de perguntar.
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum. Quando já estavam em casa, Jesus perguntou aos doze discípulos:
- O que é que vocês estavam discutindo no caminho?
Mas eles ficaram calados porque no caminho tinham discutido sobre qual deles era o mais importante.
Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse:
- Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.
Aí segurou uma criança e a pôs no meio deles. E, abraçando-a, disse aos discípulos:
- Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará também me recebendo. E quem me receber não recebe somente a mim, mas também aquele que me enviou.
Refletindo
Os discípulos e seguidores de Jesus Cristo encontram alguns desafios nas relações.
O primeiro é a competição. Está na afirmação de Jesus: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos”. E a resposta é dada por Jesus através de uma parábola viva: segura uma criança e a põe no meio de todos. Abraça-a e diz aos discípulos que ao acolher uma criança estarão acolhendo a Ele. Parece coisa sem muita importância, sem expressão, mas quem receber a criança receberá o Cristo e, por conseqüência, recebe o Pai. Não é um gesto sem importância! Duas atitudes de suma importância para o discípulo de Jesus: colocar-se no último lugar e fazer-se servidor.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? O que mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto.
Meditando
Atualizo a Palavra na minha vida, recordando os bispos da América Latina e Caribe que disseram: Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138). 
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre,

disseste que a vida eterna consiste

em conhecer a ti e ao Pai.

Derrama sobre nós, a abundância

do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria,
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra,
meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Por isso, vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus,
toda pretensão de ser o maior e o melhor, de ser servido,   mas procurando servir e ajudar.
Escolho uma frase ou palavra para memorizar e repeti-la durante o dia.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Setembro - Mês da Bíblia
Tema: "Para que nele nossos povos tenham vida"