sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

■ 😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar. – (Mc 7,31-37)

 

   


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 10 DE FEVEREIRO de 2023 (sexta-feira) 041º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODOS ESTAMOS MATRICULADOS NA ESCOLA DA VIDA, ONDE O MESTRE É O TEMPO.

(Cora Coralina)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO

DIA DO AGENTE DE ATIVIDADES PENITENCIÁRIAS

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

DIA DO FEIJÃO

DIA DAS LEGUMINOSAS

DIA DO CREAM CHEESE BROWNIE

DIA DA FUNDAÇÃO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ

DIA DA FUNDAÇÃO ESTÁDIO BENEDITO TEIXEIRA (TEIXEIRÃO) EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

DIA DA FUNDAÇÃO CONFEDERAÇÃO AFRICANA DE FUTEBOL (CAF) NO SUDÃO

DIA DA FUNDAÇÃO AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA (AEB) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL-RS (UCS)

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Maria (Distrito Federal) Bannach (Paraná) Cachoeirinha - Esperantina - Itapiratins - Maurilândia do Tocantins - Novo Jardim - São Miguel do Tocantins - Taipas do Tocantins (Tocantins) Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Mangabeiras (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Rosana Alvarenga (Garça /SP)  LEONARDO HISSASHI MORI (Dentista-Lions Clube de Irapuru /SP)JOSÉ  SILVÉRIO  DE LIMA (Contador-Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)  LUCIA DO CARMO DE ALMEIDA NASCIMENTO (Lions Clube de Penápolis /SP) ADÉLIA DO SOUZA FERNANDES (IPDG-DL11-Lions Clube de Cachoeiro de Itapemirim Frade e Freira /SP)Lucino Adrian Gonzalez (Club de Leones Salto del Guairá-Paraguai) GABRIELA C. DAUN DO NASCIMENTO (Garça /SP)PAULO FRANCISCO SCUTARI (Jornalista Garça /SP)MARCIA ROZANI POLACHINI RODELA (Garça /SP) DIOGO MINAKAWA (Garça /SP) MAURICIO DE ALMEIDA (Garça /SP)GISELA MARIA SCARTEZINI (São Paulo/SP) VERA IMAFUKU MeniS (Garça /SP) MARLENE APARECIDA CODOGNO MARTINS (Duartina /SP)-

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. EDSON DE OLIVEIRA LIMAó2001ó22 ANOS ó (Pároco das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida de Quintana e Nossa Senhora Aparecida de Paulópolis /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ESCOLÁSTICA

A exemplo de Jesus, Escolástica (Itália, 480-547), soube por a caridade acima das regras e instituições humanas. Conhecida como mulher de grande contemplação, fundou o mosteiro das Beneditinas. Tinha como irmão, são Bento, uma relação muito santa e amigável.  

SANTA Austreberta

SANTA Clara de Rímini

SANTO AMÂNCIO

SÃO CARALAMPO DE MAGNÉSIA

SÃO DAUTO

SÃO GUILHERME DE GROSSETO  

SÃO JACINTO

SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RÍO

SÃO PORFÍRIO DE MAGNÉSIA

SÃO PROTÁDIO

SÃO SILVANO DE TERRACINA

SÃO TROIANO

SÃO ZÓTICO

BEATO ALOÍSIO STEPINAC

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

É urgente voltar-se para Jesus, pois somente ele pode curar a surdez causada pelo materialismo e a mudez de tantos que vivem indiferentes diante das injustiças.:  - Tem feito bem todas as coisas – Mc 7,31-37

 

 

Exultemos de alegria, pois o Senhor do universo amou esta virgem santa e gloriosa.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Escolástica nasceu na Itália em 480 e lá faleceu em 547. Irmã gêmea de São Bento, consagrou-se a Deus desde a infância. Dócil à ação do Espírito Santo, de alma pura e vida contemplativa, fundou a Ordem das Beneditinas. Celebrando sua memória, amemos a Deus com total pureza de coração.

 

– Oração 

 

“PAI, LIVRA-ME DO ISOLAMENTO A QUE O PECADO QUER ME REDUZIR. SÓ ASSIM IREI RECUPERAR A PLENA CAPACIDADE DE ESTAR EM COMUNICAÇÃO PROFUNDA CONTIGO E COM O MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Celebrando a festa de santa Escolástica, nós vos pedimos, ó Deus, a graça de imitá-la, servindo-vos com caridade perfeita e alegrando-nos com sinais do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de fevereiro de 2023 sexta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum Santa Escolástica, virgem, Memória

Escolhendo a desobediência, o ser humano se fecha ao Criador. Por sua vez, Jesus cura um homem que fala com dificuldade: abre-lhe os ouvidos e solta-lhe a língua, para que ele escute e faça ressoar para os outros a Palavra de Deus. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 3,1-8) – ós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal Leitura do livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: ‘Não comereis de nenhuma das árvores do jardim’?” 2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário morrereis'”. 4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 8Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 32(31)

 

Feliz aquele cuja falta é perdoada!

 

 

 

– 10 de fevereiro de 2023 sexta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum Santa Escolástica, virgem, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.  (Mc 7,31-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A Abri-nos, ó Senhor, o coração / para ouvirmos a Palavra de Jesus! (At 16,14)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

ESCUTE COM ATENÇÃO A PALAVRA DE DEUS

 

 

“Trouxeram, então, um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá!’, que quer dizer: ‘Abre-te!’ Imediatamente, seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade” (Marcos 7,32-35)..

 

Jesus recebe um homem surdo e que falava com dificuldade; essas duas deficiências estão estreitamente vinculadas. Quem não escuta humanamente também tem dificuldade para entender e, tendo dificuldade para entender, terá dificuldade para se expressar e para falar.

 

Para expressarmos uma vida de santidade, é fundamental termos os nossos ouvidos abertos à escuta da Palavra de Deus. E Jesus veio, justamente, para eliminar toda a falta de compreensão da Palavra de Deus, todo o mal escutar, todo o mal interpretar da Palavra de Deus.

 

À medida que escutamos a Palavra de Deus, sem ruídos e interferências, poderemos expressar uma vida de santidade

 

Uma vez que Ele é a Palavra encarnada, Cristo se torna a perfeita comunicação de Deus Pai, sem ruídos e interferências. É Jesus quem nos faz escutar a vontade do Pai com perfeição.

 

O pecado nos faz compreender mal a vontade de Deus, nos faz escutar com dificuldade aquilo que Ele deseja de nós. Por isso, precisamos permitir que o Senhor nos toque, assim, tocados pela graça do Senhor e libertos do pecado, também possamos escutar com clareza o que Deus deseja de nós, qual é a Sua vontade; escutar com clareza e sem ruídos a Palavra de Deus.

 

E à medida que nós escutarmos a Palavra de Deus, sem ruídos e sem interferências, poderemos assim expressar e comunicar uma vida de santidade. Por isso, meu irmão e minha irmã, deixe que o Senhor te toque e te liberte do pecado, desse modo, uma vez liberto do pecado e da dificuldade de escutar a Sua Palavra, que consigamos expressar uma vida de santidade, comunicando com a nossa própria vida uma vida de santidade.

 

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus cura um surdo que não fala normalmente. Na tradição profética, a surdez e a cegueira são figuras da resistência à mensagem de Deus. Com ritual carregado de simbologia, Jesus prepara o enfermo para a cura: toca-lhe os ouvidos com os dedos e a língua com a saliva, ergue os olhos para o céu, suspira profundamente e ordena ao doente que se abra à cura. Pode-se interpretar o episódio em chave batismal: o pagão torna-se, no batismo, uma nova criatura, mediante a intervenção de Jesus que lhe abre os ouvidos e lhe solta a língua para que escute, viva e faça ressoar para os outros a Palavra de Deus. Pela palavra criadora (referência a Gênesis 1), Jesus faz resplandecer a glória de Deus: os que testemunharam o fato “estavam muito maravilhados, e diziam: ‘ele fez bem todas as coisas'”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 7,31-37 - "Efatá" - Abra-se! Liberte-se!

 

Oração Inicial

 

Na oração nos dispomos a dialogar com Deus, sobretudo escutá-lo.

No relato de hoje temos uma multidão que reconhece que Jesus “tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção.

 

“A sensibilidade de Jesus é extraordinária! Ele está sempre pronto para aliviar os sofrimentos daqueles que lhe suplicam a cura. No entanto, não se limita a restabelecer a situação física; cuidadosamente toca o coração daqueles que são curados, alcançando-lhes um novo sentido à vida. Jesus cura o corpo e a alma, transforma histórias de vida, inspira um novo jeito de ouvir e de falar. O bem que ele realiza causa maravilha e comoção na população cansada e sofrida. Em nossos dias, é urgente voltar-se para Jesus, pois somente ele pode curar a surdez causada pelo materialismo e a mudez de tantos que vivem indiferentes diante das injustiças. Quem segue Jesus compreende a linguagem da vida eterna.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

A meditação é um caminho para escutar a voz do Senhor. Silencie seu coração neste momento e escute o que Deus, Pai bom e misericordioso, tem a lhe dizer. Permita que a Palavra se misture com a sua vida e abra o seu coração para acolher o que o Senhor lhe diz.

 

3.Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé

“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado(a) na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade.

 

Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto.

 

Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.