quinta-feira, 14 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos - (Jo 15,9-17)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – 
– P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 14 DE MAIO de 2020 (quinta-feira) 134º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
OS BRAÇOS DE UMA MÃE SÃO FEITOS DE TERNURA E OS FILHOS DORMEM PROFUNDAMENTE NELES.
(Victor Hugo)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO SEGURADOR
DIA CONTINENTAL DO SEGURO
DIA da Mãe Natureza
DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Acreúna - Araguapaz - Arenópolis - Cachoeira Dourada - Campinaçu - Doverlândia - Minaçu - Santa Isabel (Goiás) Lábrea - Pauini  (Amazonas) Passos (Minas Gerais) Jardim (Mato Grosso do Sul) Augustinópolis - Colméia - Fátima - Rio Sono (Tocantins) Ventania (Paraná) Manoel Urbano (Acre) Abreu e Lima - Camaragibe - Itapissuma - Ouricuri (Pernambuco)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCELO LUIS MENIN (Eletro Tintas Garça/SP)  SIMONE VAQUEIRO DA SILVA (Garça/SP)  WILLIANS LOPES (Lins /SP)  Dr.ANDRÉ GUSTAVO PELLIZZARI (Jaú /SP)MARIA ROZA LEON PALHARI (Lions Clube de Tupã /SP)  MARIA ROSILENE MESTRE MEDEIROS (Lions Clube de Cuiabá Boa Esperança /MT) ELY RODRIGUES (DG-Lions Clube de Colíder /MT) MARIAZINHA FURLANETO (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCIANA CERTO MANCHINI e Dr. REINALDO MANCHINI ó1993ó27 ANOS (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA  DO: LIONS CLUBE DE MARILIA TERCEIRO MILÊNIOó2001ó19 ANOS ó (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO MATIAS
Matias (Palestina, séc. ) testemunhou o ministério de Jesus e a sua ressurreição. Por guardar e viver o mandamento do amor pregado pelo Mestre, tornou-se membro do colégio apostólico, restabelecendo o número dos doze após a deserção e morte de Judas.
SÃO MIGUEL GARICOITS


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
-Não fostes vós que me escolhestes. Fui eu que vos escolhi e vos enviei para produzirdes fruto, e o vosso fruto permaneça, aleluia! (Jo 15,16)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Matias restabeleceu o número dos doze apóstolos, após a deserção e morte de Judas. Sua eleição ocorreu em clima de oração e invocação do Espírito Santo. Nesse mesmo clima queremos celebrar, dispostos a nos deixarmos guiar pela influência divina em nossas decisões. 
– Oração 
SENHOR JESUS, AGRADECIDO(A) POR TER SIDO ESCOLHIDO(A) E ENVIADO(A) POR TI, PROMETO ENTREGAR-ME TOTALMENTE À MISSÃO QUE ME CONFIASTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que associastes são Matias ao colégio apostólico, concedei, por sua intercessão, que, fruindo da alegria do vosso amor, mereçamos ser contados entre os eleitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 14 de maio de 2020  5ª-feira da 5ª Semana da Páscoa  São Matias, Apóstolo . Festa –
– Liturgia da Palavra 
Dentre os que haviam acompanhado Jesus, aa sorte caiu em Matias, que logo se associou ao grupo de apóstolos para permanecer no amor do Senhor. 

1ª Leitura (At 1,15-17.20-26) – A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”. 26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos
.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 113(112)
O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.


– 14 de maio de 2020  5ª-feira da 5ª Semana da Páscoa  São Matias, Apóstolo . Festa 
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos - (Jo 15,9-17)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu vos designei para que vades e deis frutos, / e o vosso fruto permaneça (Jo 15,16)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me es­colhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“O nosso apostolado consiste em permanecermos em Jesus”
Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor
(João 15,9)
Temos a graça de celebrar o apóstolo São Matias. Sabemos que ele é o intercessor de Judas, no grupo dos apóstolos, da escola apostólica. Matias foi chamado e escolhido para fazer parte do grupo mais próximo e íntimo do Senhor, para realizar o apostolado.

O apostolado não é aquele que primeiro vai, mas é aquele que primeiro vem para o Senhor. Assim como Jesus quis Matias para ser Seu apóstolo, como Judas foi e não correspondeu à graça, precisamos também ser apóstolos de Jesus, mas antes de ir para o mundo, precisamos vir para Jesus, permanecer n’Ele e aprender a ser Seu apóstolo.

Como vamos permanecer em Jesus e sermos apóstolos d’Ele? Colocaremos em prática, porque aquilo que Ele ordenou a Matias está também nos ordenando, está ordenando a todos os Seus apóstolos e seguidores.

A primeira coisa é guardar os Seus mandamentos. Não podemos ser apóstolos do Senhor, se não guardarmos a Sua Palavra, porque é a Palavra d’Ele que iremos ensinar, mas vamos primeiro vivê-la.

O apóstolo de Jesus vive e guarda os mandamentos d’Ele, porque é assim que o Pai, Jesus, a Trindade permanece em nós. O primeiro e essencial mandamento é amar a Deus, mas o ordenamento na vida é esse: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. 

“Precisamos também ser apóstolos de Jesus, mas antes de ir para o mundo, precisamos permanecer n’Ele”

Não dá para sermos apóstolos de Jesus se não nos amarmos. Podemos ser conhecedores da Lei de Deus, podemos ser bons pregadores, podemos instruir a tantos, mas não é isso que nos faz permanecer em Jesus, é quando amamos uns aos outros. E não há outro mandamento ou outra exigência tão importante do que essa: amarmos uns aos outros.

“Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos”. Jesus deu a vida pelos Seus amigos e nós, que O seguimos e somos Seus apóstolos, também precisamos aprender a dar a nossa vida uns pelos outros.

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça.” O nosso apostolado precisa ser um apostolado frutífero.

Olhamos para uma árvore: se plantamos uma árvore em nossa casa, esperamos que ela dê frutos. Quando era menino, plantei uma bananeira na minha casa. Que beleza quando vi darem as primeiras bananas! Lembro-me como se fosse hoje, até chorei de emoção. Depois de regar e cuidar daquela bananeira, vê-la dar frutos.

Não podemos esperar outra coisa da nossa vida em Deus a não ser que produzamos frutos. É o fruto do amor, da alegria, da paz, é o fruto de levar a Palavra de Deus aos corações, mas só produziremos frutos verdadeiros se permanecermos em Jesus.

Por isso, o nosso apostolado consiste, acima de tudo, em permanecer no coração de Jesus.

Deus abençoe você!


 Reflexão - A alegria do apóstolo
 Direitos reservados Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— a Igreja recorda o dia em que os Apóstolos escolheram o discípulo de Jesus que devia substituir Judas Iscariotes. No Evangelho deste dia, o Senhor fala aos Apóstolos acerca da alegria que devem ter.

O cristão, tal como Matias, viverá feliz, com uma alegria serena, se assumir os diversos acontecimentos da vida à luz da graça da filiação divina. De outro modo, acabaria por se deixar levar por falsos desgostos, por invejas néscias ou por preconceitos de qualquer tipo. A alegria e a paz são sempre fruto da abundância de entrega apostólica e da luta por alcançar a santidade. É o resultado lógico e sobrenatural do amor a Deus e do espírito de serviço ao próximo.

—Meu Deus, concedei-me o sentido de humor para que saboreie a felicidade na vida e consiga transmiti-la aos outros..

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Para o lugar de Judas Iscariotes, os Onze escolheram Matias, por este ter seguido Jesus durante seu ministério público, a começar de João Batista até o dia da Ascensão (cf. At 1,15-20). Desse modo, Matias tornou-se testemunha qualificada da ressurreição de Jesus. Se há um tema sobre o qual Jesus não se cansa de insistir, é o amor: “Permaneçam no meu amor”. O amor de Jesus é concreto, real, feito de obediência à vontade do Pai. Jesus é e sente-se infinitamente amado pelo Pai e, por sua vez, ama intensamente seus discípulos, a ponto de entregar-lhes a própria vida. Esse é o modelo de amor: dar a vida pela pessoa amada. Mas o amor de Jesus pede nossa resposta. De que maneira podemos expressar o nosso amor a Jesus? Mediante nosso amor a Deus e aos irmãos.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, estabeleceste com teus discípulos profunda relação de amizade, ensinando a eles, e a nós, que “ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos”. São Matias atingiu tal nível de amizade, que por ti sacrificou a própria vida. Dá-nos fortaleza para seguir esse caminho. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós e nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.

Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?Como você entende o amor do Pai por Jesus? O que Jesus quer dizer quando afirma: “Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”? Quando somos considerados amigos de Jesus?

“A alegria não é considerada uma virtude, mesmo assim aparece seguidamente na Bíblia. Ela figura mais vezes do que a palavra “paz”. A alegria carrega sobre si a ambiguidade. Existem diferentes tipos de alegria, muitas vezes incompletas e perecíveis. E, por isso, Jesus fala da alegria completa. Essa alegria pode estar ao lado do sofrimento e da fragilidade. São Francisco é o santo da alegria, embora sua vida tenha sido marcada pelas dificuldades. Ele via Deus como horizonte de sua vida. O Papa Francisco insiste na contagiante alegria que vem do Evangelho. A Sexta-Feira Santa é apenas um dia, e a manhã pascal é alegria definitiva. O Pai ama Jesus e Jesus nos ama da mesma maneira. Esta a razão última da alegria.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora)..
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que significa amar a ponto de dar a vida? Como eu compreendo o convite de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”? Em que fonte bebo a alegria de viver?

Oração (Vida)
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. Repetir esse mantra durante o dia: “Confio em Jesus alegria de minha vida”.

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!