terça-feira, 16 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. – (Mt 19,16-22)


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 16  DE AGOSTO de 2022 (terça-feira) 228º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

BONS PAIS CORRIGEM ERROS, PAIS BRILHANTES ENSINAM A PENSAR.

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO FILÓSOFO

 DIA DE ELVIS PRESLEY

 DIA DO DEBIAN

 DIA DO CANARICULTOR E DA CANARICULTURA

 DIA DO ALMOXARIFE

 DIA DO ESTOQUISTA

 DIA DO ROCKABILLY

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Gertrudes - São Bento do Sapucaí - São Roque - Taquarituba - Taquaritinga (São Paulo) Cairu (Bahia) TERESINA (Piauí) Petrolândia (Santa Catarina) Jaguari (Rio Grande do Sul) Aracoiaba (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA DOS SANTOS BIATO (Lions Clube de Garça/SP)MILENA APARECIDA DE CAMARGO BORSATO (Lions Clube de Tupã /SP) SANDRA SUELI MARSON DOS SANTOS (Lions Clube Tupi Paulista /SP)GISELE DOS SANTOS SOSSOLOTE (Garça / SP)FABIO MARTINS SILVA GOUVEA (Stock Car-Garça / SP)VERA LUCIA GONCALVES (Garça /SP)LEANDRO MARINO (Garça/SP)SONIA RAYMUNDI  (Garça/SP)Antonio A. Scarcella (Garça /SP)Emir Castilho (Delta Contábil-Marilia /SP) Flávio Igino (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSANGELA BRITO Chicarelli  e Marcelo Conessa Chicarelli ó2003ó19 ANOS (sobrinhos - GARÇA /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ESTEVÃO I DA HUNGRIA

Estevão (Hungria, 970-1038), “rei apostólico da Hungria”, exerceu seu cargo com sabedoria e emprenho. Consagrou o reino a Maria, “a grande senhora”, fazendo justiça aos pobres, a quem também evangelizava.

■ SANTO ARMAGILO

■ SANTO ARSÁCIO

■ SANTA ROSA FAN HUI

SÃO DIOMEDES DE TARSO

SÃO FRAMBALDO

SÃO JOÃO FRANCISCO RÉGIS

■ SÃO ROQUE DA LOMBARDIA DE MONTPELLIER

SÃO SIMPLICIANO

SÃO ROQUE

SÃO TEODORO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Rico que dificilmente entra no Reino de Deus é aquele que tem tudo o que deseja, por isso acredita não precisar de ninguém, nem de Deus:- Quem, pois, poderá salvar-se? – Mt 19,23-30

 

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem se gloria das riquezas e do sucesso não passa de um ser orgulhoso e mortal. Aprendamos a assumir nossa condição humana com humildade e total confiança no Senhor, despojando-nos do que impede o serviço ao seu Reino.

 

– Oração 

 

“PAI, DESAPEGA MEU CORAÇÃO DAS COISAS DESTE MUNDO, LIVRANDO-ME DA ILUSÃO DE BUSCAR SEGURANÇA NOS BENS ACUMULADOS. E REFORÇA MINHA FÉ NA PROVIDÊNCIA!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de junho de 2022 terça-feira da 20ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Um coração livre de soberba e desapegado das riquezas é indispensável para os que desejam abraçar a causa do Reino de Deus.

 

 

1ª Leitura (Ez 28,1-10) – Tu és um homem e não um deus; mas pensaste ter a mente igual à de um deus.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: ‘Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares’. Tu, porém, és um homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus. 3Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4Com talento e habilidade, adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5Com grande tino comercial, aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor. 8Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9Porventura ousarás dizer: ‘Sou um deus!’ na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus, nas mãos dos que te apunhalam? 10Morrerás da morte dos incircuncisos pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei – oráculo do Senhor Deus”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dt 32,26-28

 

Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

 

 

– 16 de junho de 2022 terça-feira da 20ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.  (Mt 19,16-22)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, / para nós se tornou pobre, / a fim de enriquecer-nos / mediante sua pobreza (2Cor 8,9).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. 24E digo ainda, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. 27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

16/08/22 20ª TERÇA-FEIRA TC - C

 

Mateus 19,23-26: “Jesus disse aos discípulos: - Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: - Então, quem pode ser salvo? Jesus olhou para eles e disse: - Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.

 

Jesus, suas palavras deviam ter soado muito estranhas aos discípulos, cujas crenças ensinavam que os ricos eram pessoas abençoadas por Deus.

Suas palavras foram de uma radicalidade extrema, porque o senhor via o sofrimento de grande parte do seu povo, empobrecido e oprimido pelos ricos exibicionistas e indiferentes à pobreza e às dores de tantos conterrâneos.

Na parábola do pobre Lázaro o senhor dá uma sentença trágica para essa classe social.

Senhor, em nossos dias, católicos enriquecidos à custa de corrupção e de injustiças, agradecem a Deus e a Nossa Senhora a sua riqueza, e há denominações cristãs que criaram a ‘teologia da prosperidade’, reduzindo o mistério da salvação a supostos milagres que os fizeram enriquecer.

Já não somos tão ingênuos e constatamos que boa parte dos enriquecidos é gente gananciosa e inescrupulosa, para quem o seu lucro é um direito mais sagrado do que a sobrevivência de milhões de seres humanos.

O deus da ganância conduz a política, a economia, grande parte das empresas, como um vírus diabólico tão violento, que, em seu nome são provocadas guerras, fomes, destruição do meio ambiente, e todo tipo de crimes.

Lucros escandalosos são exibidos diante de milhares de famílias e de pessoas sem o direito a um prato de comida diário.

No entanto, o senhor não condenou previamente todos os ricos, porque o que era impossível para os homens, era possível para Deus. Zaqueu, Mateus, e tantos outros tomaram o caminho da conversão, se tornaram seus discípulos e entraram no Reino dos Céus.

Senhor, proteja-nos de toda ganância e da ambição desmedida, conceda-nos o suficiente para vivermos com dignidade cada dia, e para partilharmos com quem necessita mais do que nós.

Que os nossos bens sejam para fazer o bem, e nunca para acumular sempre mais.

 

Maria de Nazaré, foi em sua casa que Jesus rezava dizendo: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje...” Ali, ele nunca passou fome e, na sua missão, nunca deixou ninguém passar fome perto dele. Alimente os nossos corações com as palavras e o exemplo do seu Filho, para que busquemos com maior empenho a riqueza espiritual do que as riquezas materiais. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Deixar tudo e seguir Jesus não significa somente um seguimento geográfico, mas um seguimento radical, no qual mentalidade, palavras e atitudes estão em consonância com o Mestre. O discípulo de Jesus sabe que a maior riqueza a se almejar é a profundidade interior. Os bens materiais são importantes. Podemos possuí-los. Eles, porém, jamais deveriam nos possuir. O rico pode correr o perigo de se deixar dominar pelas posses.  Santa Teresinha de Jesus costumava dizer da importância de ocupar o último lugar, porque ninguém briga por causa dele. O discípulo, sabendo que seu lugar é o dos últimos, não gastará energia e tempo com mania de grandeza.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,23-30 - Por causa de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Hoje, como discípulo(a) de Jesus peço que Ele me dê o sentido de sua Palavra. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.

Oro: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”

 

Agora eu imagino Jesus com os discípulos. Escolho um lugar, no meio desta cena, de onde quero escutar o Mestre.

Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e meus ouvidos.

 

1. Leitura (Verdade)

Rico que dificilmente entra no Reino de Deus é aquele que tem tudo o que deseja ou imagina ter, por isso acredita não precisar de ninguém, nem de Deus.

Ao meditar este Evangelho procuro entender se a dificuldade está em ter bens conseguidos com justiça ou na inversão dos valores colocando a segurança nos bens terrenos.

 

“ O caso do jovem rico, ficou claro que seguir Jesus, acolher e viver sua mensagem implica uma boa dose de renúncia dos bens deste mundo. Para nós seguidores de Jesus, vale o cuidado para não deixar que os bens, as riquezas, nos imobilizem ou nos afastem de Deus. Para alguns, o Senhor também convida a viver em completo despojamento, também como um sinal para os outros Os primeiros discípulos de Jesus deixaram tudo para segui-lo. O jovem rico não foi um bom exemplo. Aprendemos de Jesus a dispor dos bens materiais, sem permitir que eles nos dominem, nos tenham. Viver com dignidade, mas não viver para acumular. O apego aos bens pode fechar nosso coração para Deus e para os irmãos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Pedro pergunta qual a recompensa dos que seguem a Cristo. Jesus não promete nenhum bem terreno, nem fama, nem prosperidade. Diz apenas que receberão cem vezes mais…e a vida eterna. Eu sou um cristão, uma cristã envolvida com a proposta de Jesus. Onde busco a sabedoria da vida e onde deposito minha esperança? O que move minha vida: fama, dinheiro ou o serviço solidário?

Qual meu maior apego? Como me libertar dele?

 

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Rezo como missionário(a) pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O apego aos bens pode fechar nosso coração para Deus e para os irmãos. Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém