terça-feira, 12 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A minha paz vos dou. - (Jo 14,27-31a)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 12 DE MAIO de 2020 (terça-feira) 132º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: - https://kdfrases.com/.  
TODA VEZ QUE VOCÊ SORRI PARA ALGUÉM, É UMA AÇÃO DE AMOR, UM PRESENTE A ESSA PESSOA, UMA COISA LINDA.
(Madre Teresa)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DO ENFERMEIRO
DIA INTERNACIONAL DOS ENFERMEIROS
DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
DIA DO ENGENHEIRO MILITAR
DIA PANAMERICANO DA ESTATÍSTICA
DIA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA DO VENTRE
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇAS NEUROLÓGICAS CRÔNICAS E IMUNOLÓGICAS
DIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS E RELIGIOSAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiaporã (São Paulo) Guaraciaba do Norte - Miraíma (Ceará) Aguia Branca -Alto Rio Novo - Governador Lindenberg (Espírito Santo) André da Rocha - Cerro Branco - Jóia - Morro Redondo - Paim Filho - Palmares do Sul - Santa Maria do Herval - Três Palmeiras (Rio Grande do Sul) Eunápolis - Macajuba (Bahia) Cantagalo - Turvo (Paraná) Costa Rica - São Gabriel do Oeste - Selvíria - Taquarussu (Mato Grosso do Sul) Medicilândia (Pará) Água Preta - Buíque - Quipapá (Pernambuco) Cambuquira (Minas Gerais) Estreito (Maranhão) Maracajá (Santa Catarina) Urucará (Amazonas)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO MIGUEL ”97” CHAVES (Garça /SP) PDG CARLOS EDUARDO FIGUEIREDO (Lions Clube de PENÁPOLIS/SP) DENIS ROBERTH SANTOS (Lions Clube de BASTOS Solidariedade /SP) NEIDE BORGES BARBOSA (Lions Clube de DRACENA /SP) PAULO ROBERTO QUARTIM BARBOSA (Roche-Barueri/SP) MIGUEL RODRIGUES DE SOUZA (Garça/SP) PE. WAGNER ANTONIO MONTOZ (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu /SP) KIKO SGANZELA DOS SANTOS (Bauru /SP) EDUARDO GARCIA DE FREITAS (Garça /SP)Neif Ghadban de FREITAS (Garça/SP) MIRELLE PEREZ NAGAO (Garça/SP) FERNANDO EGEA CARBALLAL (Professor-Marilia/SP) ALESSANDRO MARÇAL (Garça /SP) RAFAEL PAZZINI DA SILVA (Garça /SP) ANGELA LACERDA (Garça /SP) TEREZINHA MANCHINI DE SOUZA (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ERMELINDA POLICINANI DA SILVA e PALMIRO APARECIDO DA SILVAó1974ó46 ANOS (Garça/SP) MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA e JOÃO BATISTA NETO DE OLIVEIRAó1973ó47 ANOS (EQ 01 ENS do Perpétuo Socorro Setor de Garça/SP)

 SANTO DO DIA 
JOANA DE PORTUGAL
NEREU, AQUILES E PANCRÁCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Louvai o nosso Deus, todos vós que o temeis, pequenos e grandes; pois manifestou-se a salvação, a vitória e o poder do seu Cristo, aleluia! (Ap 19,5; 12,10)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Grande marco histórico para o cristianismo de todos os tempos: por meio dos discípulos-missionários, Deus abriu as portas para os pagãos. Alegremo-nos com os prodígios do Senhor e lhe manifestemos nosso amor.
– Oração 
PAI, CONFIRMA EM MIM O DOM DA PAZ RECEBIDA DE TEU FILHO JESUS, DE FORMA QUE, REVESTIDO DESTA FORTALEZA, EU POSSA CAMINHAR, SEM MEDO, AO TEU ENCONTRO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que, pela ressurreição do Cristo, nos renovais para a vida eterna, daí ao vosso povo constância na fé e na esperança, para que jamais duvide das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

12 de maio de 2020 3ª-feira da 5ª Semana da Páscoa
Liturgia da Palavra
■ Não bastassem as ofensas por palavras, as adversidades do Reino atingem os evangelizadores com pesadas agressões físicas. A graça de Deus e a paz vindas de Cristo, porém, não os deixam perturbados nem intimidadados.

1ª Leitura (At 14,19-28) Reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Bar¬nabé.
21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.
24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.
27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 145(144)
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

12 de maio de 2020 3ª-feira da 5ª Semana da Páscoa
A minha paz vos dou. - (Jo 14,27-31a)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, / para entrar em sua glória, aleluia (Lc 24,46.26).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Mergulhemos o nosso coração na paz que vem de Deus”
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração
(João 14,27)
Não há anseio maior para a nossa humanidade do que ter paz. Não nos iludamos, achando que paz seja simplesmente a ausência de conflitos, porque a paz é a resposta amorosa que damos para os conflitos da vida e da existência.

Paz é não transformar conflitos em razão de vida, de ser e existir, porque é o que estamos deixando acontecer. Na vida, vamos ter, de fato, conflitos e inquietações, mas não podemos permanecer neles, temos que dar respostas de paz aos conflitos e às inquietações que vêm de fora.

Como vamos dar a reposta de paz se não a temos? É Jesus quem nos dá a paz, Ele é o Príncipe da paz, e Ele mesmo nos afirma: “Deixo-vos a paz, é a minha paz que vos dou”. Olhemos para o coração manso e humilde de Jesus, e n’Ele encontremos descanso, repouso e paz.

Não conheço ser humano que foi mais perturbado pelo mundo do que Jesus. Não preciso descrever, aqui, tudo o que fizeram com Ele para perturbá-Lo, todas as adversidades que jogaram contra Ele. Simplesmente, tentaram desumanizar inteiramente Jesus. Como O acusaram, blasfemaram, bateram n’Ele, jogaram ódio e rancor sobre Jesus! Ele, contudo, deu uma reposta: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”. 

“Olhemos para o coração manso e humilde de Jesus, e n’Ele encontremos descanso, repouso e paz”

O coração que tem paz ama, perdoa, não entra nas brigas, nos conflitos simplesmente desastrosos que as pessoas criam para perturbar e tirar a paz dos outros. O coração que tem paz mergulha na serenidade, na sobriedade da alma e do Espírito. A paz é a resposta para o mundo que nos inquieta, por isso Jesus disse: “Não se intimide o vosso coração, não perturbe o vosso coração”.   

Jesus sabe o quanto ficamos perturbados, o quanto é difícil lidarmos com as contrariedades! E se não sabemos lidar com elas, geram ansiedade dentro de nós.

O coração ansioso, a alma ansiosa vive inquietações profundas que perturbam, tiram a paz, o sono e a tranquilidade, gerando dentro de nós impaciências e respostas agressivas para os outros.

Quando nos encontramos num estado de agressividade conosco e com os outros, é porque a paz está longe de nós. Quando nos inquietamos com pouca coisa ou transformamos pouca coisa em muita coisa, é porque a paz de Deus não está em nós.

Não perturbe, não mergulhe o seu coração nas inquietações do mundo, mas mergulhe o seu coração na paz que vem de Deus.

Deus abençoe você!


 Reflexão - A paz de Cristo
 Direitos reservados Rev. D. Norbert ESTARRIOL i Seseras
(Lleida, Espanha)
Hoje— Jesus nos fala indiretamente da cruz: deixara-nos a paz, mas ao preço de sua dolorosa saída deste mundo. Hoje lemos suas palavras ditas antes do sacrifício da Cruz e escritas depois de sua Ressurreição. Na Cruz, com sua morte venceu à morte e ao medo. Não nos dá a paz como a dá o mundo, e sim o faz passando pela dor e a humilhação: assim demonstrou seu amor misericordioso ao ser humano.

Na vida dos homens é inevitável o sofrimento, a partir do dia em que o pecado entrou no mundo. Mas Deus, em seu infinito amor, nos deu o remédio para ter paz no meio da dor: Ele aceitou “ir-se” deste mundo com uma “saída” sofrida e cheia de serenidade.

—Jesus, sofres com serenidade porque agradas ao Pai celestial com um ato de custosa obediência, mediante o qual te ofereces voluntariamente por nossa salvação.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus se despede de seus discípulos. Conhece os passos da paixão e morte que em breve vai enfrentar. Alguma angústia de certo lhe invade o coração. Afinal, está para chegar o “chefe deste mundo”, isto é, a sociedade injusta que, por meio de seus representantes políticos e religiosos, vai prender e matar Jesus. Sua morte, porém, não será vitória do inimigo, mas cumprimento do projeto do Pai, prova de amor e obediência a ele. O momento não se presta para longas conversas. Ainda assim, Jesus reserva para seus discípulos o dom da paz: “Eu lhes dou a minha paz”. Sua paz é portadora de serenidade e afasta todo temor. Os discípulos não precisam se perturbar com o afastamento  de Jesus, pois sua partida coincide com um novo modo seu de estar presente, pois enviará o Espírito Santo.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, de coração aberto acolhemos o dom da tua paz, aquela paz que afasta o medo e garante a serenidade interior. Ó bondoso Mestre, fonte da verdadeira paz, dá que sejamos construtores de paz em todos os ambientes da sociedade e da convivência humana. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,27-31a - A minha paz vos dou.
Ao Senhor entregamos este novo dia e pedimos que Ele nos conceda a sua paz.
Que, ao acolhermos e vivermos a sua palavra, renovemos a esperança e nos tornemos promotores da paz nos espaços em que vamos partilhar a vida.
Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade.
Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Faça uma leitura atenta do Evangelho Jo 14, 27-31 e destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. Recorde outros textos em que Jesus aparece aos discípulos e lhes deseja a paz. Por que Jesus saúda os discípulos com o dom da paz e não com outras palavras?
“Muitos, aparentemente, têm tudo na vida: riqueza, honras, saúde, mas continuam pobres e inseguros porque lhes falta a paz. Outros, com um mínimo de bens materiais, são felizes porque são envolvidos pela paz do Senhor. Nesta hora de despedida, sempre dolorosa, Jesus deixa aos seus a plenitude da paz. Paz não é ausência de guerra, nem uma trégua momentânea. É a plenitude da graça e das bênçãos do Senhor. É o shalom bíblico. Precisamos todos desta paz diante das dificuldades criadas pelo “chefe deste mundo”. A ausência de Jesus, naturalmente, abala a comunidade. A paz é a grande herança e o modo de caminhar dos discípulos. Não se trata da ausência de dificuldades, mas da possibilidade de superá-las.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que significa a paz? O que significa viver em paz? Quais são as realidades que eu vivo e que necessitam da paz de Jesus? Como eu colaboro para que a paz seja uma realidade cristã? Para quem desejo a paz?
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Faça a sua oração e apresente ao Senhor a prece que nasceu em seu coração ao meditar a Palavra. Peça a paz para você, sua família, seus colegas de trabalho, para as pessoas com quem você partilha a vida, para sua cidade, para o mundo, para os que sofrem neste momento de pandemia, para os enlutados por causa desta doença….
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Com a Palavra de Deus na mente e no coração, deseje a paz para pessoas concretas. Verbalize ou escreva alguns nomes de pessoas que ao encontrar com elas você lhe deseja a paz, ainda que em silêncio.

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!