sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar. – (Mc 7,31-37)<<<---


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 09 DE FEVEREIRO de 2024 (sexta-feira) 40º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O TEMPO NÃO SÓ CURA, MAS TAMBÉM RECONCILIA.

(Victor Hugo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO SURF

DIA DO FREVO PERNAMBUCANO

DIA DA INTERNET SEGURA

DIA DO COPERNÍCIO

DIA DA LEI DE FALÊNCIA NOVA

DIA DA LEI DE IMPRENSA

DIA DO PAÇO DO FREVO EM RECIFE-PE

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Granjeiro  (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA (minha Irmã – São Paulo /SP)roberto PEREIRA (primo-São Paulo /SP)ALEXANDRE ALFREDO MORAES (PM -Garça /SP)JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO (Bauru /SP)JOSÉ Apolinar Alvarez Contramaestre (Club de Leones Santa Ana MonarcaTachira E1- San Cristobal-Tachira Venezuela)MARIA ISABEL BELLINE PARMIGIANI (Garça /SP) FLORISVALDO DE LuCa (Garça /SP)RAPHAEL CASTRO (Garça /SP) LAUREN KAWATA SUEMI (Ribeirão Preto /SP)EDUARDO OLIVEIRA (Garça /SP)  Frei nivaldo pasqualim (Custódia Franciscana Olimpia/SP) Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia São José Operário de Tupã /SP) MARCELO LEONEL TOLEDO (Cassilandia /MS) ARIANE LIMA (Marilia /SP) ALEXANDRE Lorenzetti (Garça /SP) Fabiana PAula Agostine  (Garça /SP)JOÃO VItoR PoNcianO (Bauru /SP)-

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: TEREZA PEREZ PRADO E LUIZ CARLOS PRADOó1974ó50 ANOS ó(casal PDG-DLC5-Lions Clube de Suzano/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: : LIONS CLUBE DE BRODOWSKIó1977ó47 ANOS(Distrito LC 6)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA Apolônia

Santo Altão

SANTO ANSBERTO

SÃO DONATO DE LEMELLEFA

 SÃO MIGUEL FEBRES CORDERO MUNHOZ

SÃO RAINALDO

SÃO MARÃO

SÃO PRIMO

SÃO SABINO DE CANOSA

SÃO TELO

VÁRIOS SANTOS MÁRTIRES DE ALEXANDRIA

Eugênia Smet

BEATA ANNA CATARINA EMMERICH

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus faz os surdos ouvirem e os mudos falarem Mc 7,31-37 - "Efatá" - Abre-te! Liberta-te!

Tudo o que Jesus fazia era benfeito. Fez os surdos ouvirem e os mudos falarem. Os evangelistas contam que Jesus fazia curas milagrosas.

 

Antífona

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor (Sl 94,6s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Exortação

 

Deus se empenha para manter a unidade do povo; este, porém, a começar por seus dirigentes, afasta-se dos projetos do Senhor, então a ruína é inevitável. Esta liturgia nos anime a aplicar todo esforço para, mediante a escuta atenta uns dos outros, criar e sustentar a unidade na família, na Igreja e na sociedade.

 

– Oração 

 

“PAI, LIVRA-ME DO ISOLAMENTO A QUE O PECADO QUER ME REDUZIR. SÓ ASSIM IREI RECUPERAR A PLENA CAPACIDADE DE ESTAR EM COMUNICAÇÃO PROFUNDA CONTIGO E COM O MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Velai, Senhor, nós vos pedimos com incansável amor sobre vossa família; e, porque só em vós coloca sua esperança, defendei-a sempre com a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 09 de fevereiro de 2024 sexta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

A exemplo de Jesus, que “tem feito bem todas as coisas”, também nós somos impulsionados a cumprir fielmente nossos compromissos batismais, como povo de Deus que caminha unido rumo ao Reino definitivo.

 

 

1ª Leitura (1Rs 11,29-32, 12,19) Israel rebelou-se contra a casa de Davi.   Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos. 32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 81(80)

 

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

1. Em teu meio não exista um deus estranho, / nem adores a um deus desconhecido! / Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, / que da terra do Egito te arranquei. – R.

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

2. Mas meu povo não ouviu a minha voz, / Israel não quis saber de obedecer-me. / Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, / abandonei-os ao seu duro coração. – R.

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

3. Quem me dera que meu povo me escutasse! / Que Israel andasse sempre em meus caminhos! / Seus inimigos, sem demora, humilharia / e voltaria minha mão contra o opressor. – R.

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

 

 

– 09 de fevereiro de 2024 sexta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum   

 – Evangelho do dia 

 

Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.  (Mc 7,31-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Abri-nos, ó Senhor, o coração / para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

09/02/24 - 5ª SEXTA-FEIRA TC – B

 

Marcos 7,32-35: “Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá!’, que quer dizer: ‘Abre-te!’ Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.”

 

Jesus, nosso irmão e salvador, as curas que o senhor realizava sempre traziam uma mensagem de fé e de esperança, porque testemunhavam a validade da sua pregação e a presença do Reino de Deus em nosso mundo.

O senhor é a Palavra divina encarnada no meio de nós, que veio nos ensinar a ‘ouvir’ e a ‘falar’, a partir do coração, ou seja, a partir do amor e da compaixão.

Ao curar aquele surdo e desatar a sua voz, em terras pagãs, mais uma vez o senhor ensinava que o Reino de Deus tinha chegado para todos os povos, sem distinção alguma.

O senhor usou gestos simbólicos de tocar nos ouvidos e usar saliva para tocar na língua, ensinando-nos que toda cura começa com gestos, que expressam proximidade e acolhimento das pessoas, que vivem isoladas da sociedade ou da Igreja.

Senhor, nós, muitas vezes, somos surdos e mudos, pela dificuldade de ouvir, entender e partilhar a sua Palavra.

Toque em nossos ouvidos e em nossa língua, e, principalmente, abra os nossos corações para acolher e meditar a sua Palavra.

Solte a nossa língua para que comuniquemos o seu Evangelho a tantos ‘surdos’ dos nossos dias, que não conhecem a beleza da sua mensagem.

E que acreditemos e busquemos aqueles seus gestos de tocar para curar e perdoar, que hoje o senhor nos atualiza nos sinais sacramentais da nossa Igreja.   

 

Maria santíssima, Mãe Aparecida, a senhora é para nós um sinal maravilhoso da compaixão do seu Filho. Sua pequena imagem nos comunica a compaixão redentora de Jesus. É por isso que a incomodamos sempre, para que interceda por nós, pedindo que Ele afaste de nós todo mal e toda doença, principalmente aquela que nos isola da sua Palavra e da sua graça. Que possamos, juntos com a senhora, cantar o Magnificat de ação de graças por tudo o que Deus tem feito por nós. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na linguagem dos profetas, surdez e cegueira simbolizam incompreensão e resistência à mensagem de Deus. Neste episódio, a surdez pode significar o obstáculo que impede os discípulos de compreender os ensinamentos de Jesus. O falar com dificuldade (tartamudear) é impedimento ou limitação para anunciar a Palavra de Deus. Os discípulos de Jesus, na verdade, continuam mantendo a mentalidade de que os judeus eram superiores aos demais povos. Não aceitam que todos são iguais no Reino de Deus. Além disso, a cena vem carregada de simbolismo batismal. Com efeito, a pessoa batizada se torna nova criatura: Jesus lhe abre os ouvidos e solta-lhe a língua, para que ela escute, pratique e faça os outros conhecerem a Palavra de Deus. Que importância atribuímos ao conhecimento e à leitura da Bíblia Sagrada?

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 7,31-37 - "Efatá" - Abre-te! Liberta-te!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

No Evangelho de Marcos encontramos Jesus sempre em ação ou em oração. Ele permanece em sintonia com o Pai e com o povo: “Fazendo bem todas as cosias”.

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta. Deixe que a palavra ressoe, faça ressonância em seu coração…

 

Sensível, libertador e cheio de acolhimento. Quem é esse homem que faz tudo bem-feito? Repare na delicadeza de Jesus: tomou o homem à parte, tocou-lhe os sentidos sensoriais e olhou para o céu. Poupou o homem de expor suas limitações. Agiu a partir da concretude humana. Suspirou, isto é, orou. Jesus concentra-se para sintonizar o humano com o divino. Só então proclama: “Abre-te!”.

 

E o povo, admirado, divulga o ocorrido, apesar da recomendação insistente de que permanecessem em silêncio. O amor, o compromisso e a inteligência, voltados para o bem, fazem milagres – como hoje, por exemplo, a comunicação em Libras. Onde o amor ao irmão constrói uma ação solidária, o poder de Deus se manifesta.

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?

Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer?

Que luz me dão as palavras de Jesus?

É preciso boa vontade e abertura do coração para acolher o poder de Deus e reconhecer os sinais de sua presença.

3.Oração (Vida)

Neste momento de oração, você é convidado/a a se dirigir ao Senhor com tudo que você é, com suas limitações e deficiência.

Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença.

Reze também pelas realidades que o/a cercam.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo.

 

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP