quinta-feira, 5 de outubro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. - (Lc 10,1-12)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 O U T U B R O  MÊS  DAS MISSÕES 
 GARÇA/SP, 06 DE OUTUBRO DE 2017 (sexta-feira) 278º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"HABITUAI-VOS A OBEDECER PARA APRENDER A MANDAR."

                                                                                                                                                                       (Rui Barbosa)

 Datas Comemorativas  
DIA MUNDIAL DO SORRISO
DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA
DIA DO TECNÓLOGO
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA CRIANÇA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Coronel Freitas - Quilombo (Santa Catarina) Monte Carmelo (Minas Gerais) Goiana (Pernambuco) Taperoá (Paraíba) Contendas do Sincorá (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: AMANDA MAXIMO BOTASSO ACHILES (Fisioterapeuta-Garça/SP) Letícia Pelizzario Cananea (Fisioterapeuta prima–Brasília /DF) NELSON ROSILDO DE CARVALHO (Relojoaria Rubi-Garça /SP) ROBSON AUDI DE CARVALHO (Relojoaria Rubi Garça /SP)FABIO BARALDI DONATO (Adiplam-Garça /SP) DINA barbosa de melo braga (Lions Clube de Andradina Sul /SP)

 Santo do Dia 
SÃO BRUNO
Bruno (Alemanha, 1035-1101), depois de ocupar os cargos de mestre de teologia e chanceler eclesiástico em Reims, passou uma vida eremítica de austera penitência e de orção intensa no mosteiro que, por sua obra, se tornou o berço da Ordem Cartuxa.

Senhor, tudo o que fizestes conosco com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29s.43.42).
Quando não nos obstinamos no pecado, mas reconhecemos nossas culpas diante do Senhor, abrimo-nos à sua bondade e podemos nos libertar das más consequências dos nossos atos.
Oração
PAI, POR TER MEU NOME INSCRITO NO CÉU E POR ESTAR UNIDO A TI, ÚNICA FONTE DE VIDA E DE LIBERTAÇÃO, AJUDA-ME A LUTAR CONTRA O MAL QUE MANTÉM A HUMANIDADE CATIVA DO EGOÍSMO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que reservais. Dai-nos também ser santificados pela vivência da mesma fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Sexta-feira da 26º Semana do Tempo Comum - 06/10/2017
Deixando de ouvir a voz do Senhor e de obedecer a ele, desviamo-nos do caminho de vida traçado por seus mandamentos e rejeitamos o próprio Jesus.


1ª Leitura (Br 1,15-22) – Pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos. Leitura do Livro de Baruc:

15Ao Senhor nosso Deus, cabe a justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, como acontece no dia de hoje aos homens de Judá e aos habitantes de jerusalém, 16nossos reis e príncipes, sacerdotes, profetas e nossos pais, 17porque pecamos contra o Senhor. 18Nós lhe desobedecemos; recusamo-nos a ouvir a voz do Senhor, nosso Deus, e a seguir os mandamentos que nos deu. 19Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito até agora, persistimos em nos mostrar recalcitrantes contra o Senhor, nosso Deus, e, em nossa leviandade, recusamos escutar-lhe a voz. 20Por isso, como agora o vemos, persegue-nos a calamidade assim como a maldição que o Senhor pronunciara pela boca de Moisés, seu servo, quando este fez com que saíssem do Egito nossos pais, a fim de nos proporcionar uma terra que mana leite e mel. 21Contudo, a despeito dos avisos dos profetas que nos enviou, não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus. 22Seguindo cada um de nós as inclinações perversas do coração, servimos a deuses estranhos e praticamos o mal ante os olhos do Senhor, nosso Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial 78(79)
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

Evangelho do dia
Sexta-feira da 26º Semana do Tempo Comum - 06/10/2017
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. - (Lc 10,1-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)  
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. 14Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. 15E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos. 16Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
 “Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lucas 10,3)..
Jesus não deixa seus discípulos missionários desprotegidos. A vida deles não será tranquila. Comparados a ovelhas no meio de lobos, é possível imaginar o perigo que correm. No entanto, as cidades que não os recebem serão julgadas com mais rigor do que Sodoma. Corazim e Betsaida viram milagres, ouviram o Senhor e não produziram frutos de conversão. Serão tratadas com mais rigor do que as cidades dos pagãos. Jesus se identifica com os seus discípulos em missão e toma as suas dores. Não são fracassados nem perdedores e deixem a justiça ao Senhor da misericórdia. Quem recebe o discípulo, recebe o Mestre, e quem recebe o Mestre, recebe quem o enviou. Grande é o resultado da virtude da acolhida! Há discípulos missionários ativos no meio das confusões deste mundo e há discípulos missionários silenciosamente inseridos no mundo. Raramente são vistos, mas são os para-raios da ira de Deus, se é que Deus tem ira. Muitos são consagrados nos votos religiosos e na ordenação. São monges e monjas no silêncio do claustro. Outros são leigos e leigas, silenciosamente ativos na família, na comunidade, em obras sociais, em situações ocasionais que pedem a presença caridosa de alguém. O mundo está cheio de maldade, mas a bondade brota como florzinha na rachadura do asfalto.
 Reflexão - O respeito pelo sagrado
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o mundo ocidental —particularmente a Europa— talvez merecesse a mesma lamentação de Cristo perante as populações de Corazín, Betsaida… São sociedades que, tendo conhecido as obras de Jesus Cristo, agora não O reconhecem e chegam, inclusivamente, a perder o sentido e o respeito pelo sagrado.
Para a coexistência das culturas é fundamental o respeito pelo que, para os outros, é sagrado (atitude que é lícito esperar também de quem não crê em Deus). Quando se viola este respeito, perde-se algo essencial de uma sociedade. No Ocidente multa-se quem ofende a fé de Israel ou o Corão. Pelo contrário, quando se trata de Cristo e do que é sagrado para os cristãos, então a liberdade de opinião aparece como o bem supremo (embora às custas de zombarias contra o cristão).
—Senhor, Autor da paz, concede à nossa sociedade viver uma liberdade (de opinião) sempre respeitadora da honra e da dignidade do outro.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Será que sou tão bom que nada tenho para melhorar?
 - Meu modo de pensar e agir é sempre coerente com o Evangelho?
- Procuro pedir as luzes do Espírito Santo para agir bem sempre?
 - A vida com Deus já não é fácil. Já imaginei como seria minha vida sem Ele?
- Será que estou sempre aberto para ouvir os que, por palavras ou ações, falam-me do Reino de Deus?
 - É fácil deixar-se levar pelo desânimo diante das dificuldades?


Leitura Orante
Autor: Liturgia Diária 
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Celebremos, hoje, o Sagrado Coração de Jesus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto O que diz o texto do dia?) O que diz o texto bíblico? “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!” A que o texto se refere? Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente, quantas vezes julgar necessário, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais são as orientações de Jesus? Qual é a temática central do Evangelho? Relembre outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Mantenha o Evangelho em sua mente e em seu coração e faça a sua meditação. Se for necessário, leia o texto novamente, com bastante calma, e permita que a Palavra chegue diretamente ao seu coração. Qual palavra do texto encontrou mais sintonia com a sua vida?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento de dialogar com o Senhor, em resposta ao que Ele lhe revelou por meio de sua Palavra. Aproxime-se dele, silenciando sua mente e seu coração, e faça a sua oração. Louve ao Senhor por sua vida e reze por suas intenções e pelas necessidades do povo de Deus.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 309 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo