segunda-feira, 10 de julho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■– Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. – (Mt 9,18-26)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 10 DE JULHO de 2023 (segunda-feira) 191º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NINGUÉM QUE DEU O MELHOR DE SI SE ARREPENDEU.

(George Halas)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA ESTADUAL DA PIZZA

 DIA MUNDIAL DA LEI

 DIA DA MINISSAIA

 DIA DO TRABALHADOR DA ÁREA DE RECICLAGEM E SUCATAS

 DIA DOS TRABALHADORES EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

 DIA DO ENGENHEIRO DE MINAS

 DIA DO FRESCOBOL

 DIA DA SAÚDE OCULAR

 DIA DO SILÊNCIO

 DIA DE FAZER PIQUENIQUE COM UM URSINHO DE PELÚCIA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO OLÍMPICA DE ITABAIANA-SE

 DIA DA FUNDAÇÃO DO SOUSA ESPORTE CLUBE DA PARAÍBA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS) EM PORTO ALEGRE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bananal - Capivari - Pindamonhangaba - Rio das Pedras - Santa Isabel (São Paulo) Santo Amaro da Imperatriz (Santa Catarina) Bambuí (Minas Gerais) Araruna - Sousa (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DENISE APARECIDA FRASCARELI MENDES CONESSA (m/cunhada - Psicóloga São Paulo /SP) ROSANGELA BRITO CHICARELLI (M/sobrinha-Garça/SP)  ALEXANDRE MALAGUTH DE MENEZES (Vera Cruz /SP) MARIA LUIZA ZIMIANI SILVEIRA ALMEIDA (Vera Cruz /SP) ROSANE PINTO DA ENCARNAÇÃO (DL11-Lions Clube Nova Friburgo Conselheiro Paulino/RJ) CRISTIANE DUTRA PAGAN  (Lions Clube Bauru Autismo /SP) JOÃO GONÇALVES (Lions Clube de Marilia/SP) JOSÉ LEROY SILVA (PDG LC4-Lions Clube de Esmeraldas Belo Horizonte/MG) MARIA TARCILIA PEREIRA ZAPOLLA  (Lions Clube de BRODOWSKI /SP) VERINHA BRANDÃO (São Paulo /SP)THIAGO MUCCILLO DE SOUZA (São Paulo /SP) VERA INEZ TUROLA (Moldvel - Garça/SP) SILVIA HELENA SERAFIM BARBOSA (Garça/SP) MALU ZULIAN (Tres Lagoas /MS) MARIA ANGELA DELFINO MARTINS (Garça /SP) CAIO RODRIGUES (Marília /SP) ROGERIO JORGE (Santa Bárbara d'Oeste /SP) JOÃO EDUARDO FERREIRA DA SILVA (São Paulo /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IZABEL CRISTINA CONESSA CHICARELLI e DORIVAL CHICARELLIó1976ó47 ANOS (Lions Clube de Garça/SP)DENICE ANNA COVRE SUSSAI e HELIO JOSÉ SUSSAIó1971ó52 ANOS (LC11-IPDG-Lions Clube de PINHEIROS/ES)  MARIA LUIZA ZIMIANI e GERALDO SILVEIRA ALMEIDAó(Vera Cruz /SP) FERNANDA CIRILO DE  BARROS e JULIO RODRIGO DE BARROSó2001ó22 ANOS (Garça/SP)

 

                             

 SANTO DO DIA 

■ SANTO AGOSTINHO ZHAO RONG

Esta memória recorda o corajoso testemunho do padre Agostinho (1815) e companheiros mártires que, num período de quase três séculos, perderam a vida durante as perseguições aos cristãos em território chinês.  

SANTA AMALBERGA

SANTA ANATÓLIA

SANT A SEGUNDA

SANTA INÊS DE JESUS

SANTA RUFINA

SANTA SOFIA DA FRANÇA

SANTA VITÓRIA

SANTO AUDAX

SANTO ANTONIO PERCIERSKIJ DA ARMÊNIA

SANTO APOLÔNIO DE SARDES

SANTO ALEXANDRE

SANTO OLAVO

SÃO BIANOR

SÃO CANUTO

SÃO DANIEL DA ARMÊNIA

SÃO FÉLIX MÁRTIR

SÃO FELIPE MÁRTIR

SÃO JANUÁRIO DA ÁFRICA

SÃO JANUÁRIO DE ROMA

SÃO LEÔNCIO DA ARMÊNIA

SÃO MARCIAL MÁRTIR

SÃO MARINHO

SÃO MAURÍCIO DA ARMÊNIA

SÃO FELIPE MÁRTIR

SÃO PASCÁRIO

SÃO PEDRO NGUYEN HHAC TU

SÃO PEDRO VINCIÓLI

SÃO SILANO

SÃO SILVANO

SÃO SISINO

SÃO VITAL

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

TUA FÉ TE CUROU - Mt 9,18-26 - Um toque com fé

 

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Por suas promessas, que passam de pai para filho, Deus vai alimentando de sonhos e esperanças a caminhada do seu povo. Tocados, dia a dia, por seu amor, entoemos nesta liturgia: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE MINHA RESPOSTA IMEDIATA AOS APELOS DE MEUS SEMELHANTES MANIFESTE A VERACIDADE DO QUE PROCLAMO POR MEIO DE PALAVRAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o Mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de julho de 2023 segunda-feira da 14ª semana do tempo comum

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus não desilude a quem o procura de coração sincero e munido de profunda fé. Acolhamos a Palavra que nos permite a experiência da presença de Deus e nos abre o acesso ao céu.

 

 

1ª Leitura (Gn 28,10-22a) – Jacó viu uma escada com a ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela e Deus que lhe falava.   Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 10Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. 11Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu. 12E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela. 13No alto da escada estava o Senhor, que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. 14A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 15Estou contigo e te guardarei aonde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei, até cumprir o que te prometi”. 16Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. 17Cheio de pavor, disse: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”. 18Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e colocou-a de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela. 19E deu ao lugar o nome de Betel. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza. 20Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, 21e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. 22E esta pedra que ergui como coluna sagrada será uma ‘morada de Deus'”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 90(91)

 

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

 

 

– 10 de julho de 2023 segunda-feira da 14ª semana do tempo comum

– Evangelho do dia 

 

Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.   (Mt 9,18-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela, e ela viverá”. 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

09/07/23    14º DOMINGO TC - A

 

Mateus 11,25-27: Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

 

Jesus, o senhor louvou ao Pai, porque a revelação do Reino foi conhecida e acolhida pelos pequeninos, e não pelos sábios e entendidos, fechados em sua arrogância.

Toda a sua pregação foi realizada no meio do povo simples, enquanto os que se consideravam conhecedores de tudo, ficaram bloqueados em sua arrogância intelectual, social, moral e religiosa.

O senhor nos ensina que somente a humildade conduz à experiência de conhecer o Pai.

De fato, o senhor se defrontou principalmente com a arrogância religiosa, que usava o conhecimento religioso para manter uma posição de poder e de prestígio social.

Por isso, sofreu a rejeição das autoridades religiosas, que conseguiram levá-lo à morte na cruz.

Seu povo sofria o peso das leis romanas e das leis do Templo, enquanto o seu Evangelho oferecia libertação e esperança, valorizando cada pessoa, a partir do mais pequenino.

Multidões seguiram os seus passos, porque pobres, enfermos, e todos os marginalizados pelas autoridades do Templo e do império romano acorriam sequiosos da sua Palavra e da sua compaixão.

O senhor nos trouxe a revelação de um Deus, cuja perfeição é a misericórdia, e a quem podemos chamar de Pai nosso.

Somente quem é pequenino e sente necessidade de compaixão é capaz de acolher essa revelação.

Assim, a prática do seu Evangelho, longe de ser um peso, torna-se uma fonte de energia espiritual, que alimenta o gosto de viver e o empenho de amar.

Senhor, que o seu Espírito me faça pertencer a esses pequeninos, porque quero estar entre aqueles, que fazem o senhor louvar ao Pai.

Liberte-me de qualquer tipo de arrogância e faça o meu coração manso e humilde, como é o seu Coração.

 

Mãe santíssima, humilde serva do Senhor, junto com a senhora a minha alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador, porque Ele fez e faz em mim grandes coisas, santo é o seu Nome. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O relato de um milagre se encaixa no relato de outro. O primeiro, a cura de uma doença grave; o outro, a restituição da vida a uma menina morta. Em ambos os casos, duas atitudes são decisivas: a fé que pede e espera, e o toque físico de Jesus. Como em outras ocasiões, Jesus não se move com base em preconceitos: deixa-se tocar pela mulher considerada impura porque sofria de hemorragia. Depois toma a pequena defunta pela mão e a faz levantar-se. Tocar em defunto também era ação proibida pelas tradições antigas. Aquele que é a Vida e devolve a vida não pode contaminar-se tocando um cadáver. Onde Jesus está presente, podem-se dispensar “os flautistas e a multidão em alvoroço”, que celebram a morte: “Eu sou a ressurreição. Quem acredita em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,18-26 - Um toque com fé

 

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Confiar no Senhor e aproximar-se dele com humildade é ter a certeza da vida. Quem busca o Senhor com sinceridade, encontra-se com Ele. Silencie e busque este encontro.

 

Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Detenha-se na atitude das pessoas que se aproximam de Jesus para pedir VIDA. Como é a relação entre Jesus e o ser humano revelado no texto?

 

São muitos os sofredores que chegam até Jesus em busca de alívio e cura. Mesmo não tendo como prioridade fazer milagres, ele, no intuito de aumentar a fé de seus seguidores, realiza alguns sinais. No Evangelho de hoje, duas situações envolvem Jesus: a morte de uma criança e a hemorragia de uma mulher. Jesus se compadece e promove a cura. É importante perceber que não foi um ato unilateral. Jesus realiza o milagre a partir da fé de quem está solicitando a cura. Sem fé, os milagres não acontecem. Muitos cristãos querem milagres, mas não estão dispostos a cultivar assiduamente a fé. A própria fé já é um milagre, pois, onde ela se apresenta, as obras acontecem. O segredo é crescer na fé

 

2. Meditação (Caminho)

A partir deste Evangelho que ensinamento de Jesus eu acolho para minha vida? De que modo esse relato evangélico fortalece a sua caminhada de fé?

 

Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem?

De que maneira esta passagem me compromete? Quais sentimentos a palavra despertou em mim?

 

 

3.Oração (Vida)

Jesus veio para restituir a vida. Por isso, todos os que nele a buscam com fé, a encontram.

 

Feche os olhos e traga na presença do Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações extremas de doença, fome, miséria e exclusão. Reze: Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, viestes até nós para nos dar vida e vida em abundância. Enviai vosso Espírito de verdade e amor para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, o que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.