segunda-feira, 7 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eis que conceberás e darás à luz um filho. - (Lc 1,26-38)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 07 DE OUTUBRO de 2019 (segunda-feira) 280º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO ESPERE POR UMA CRISE PARA DESCOBRIR O QUE É IMPORTANTE EM SUA VIDA.
(Platão)


 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL PELO TRABALHO DECENTE
DIA DO MUNICÍPIO
DIA NACIONAL DO COMPOSITOR
DIA DE ORAÇÃO PELA PAZ EM JERUSALÉM
DIA LATINO-AMERICANO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO
SEMANA DA CRIANÇA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Firminópolis - Perolândia - Pirenópolis (Santa Catarina) Bonfim - Varginha (Minas Gerais) Tocantínia (Tocantins) Icó (Ceará) Rio Pardo - Santo Antônio da Patrulha (Rio Grande do Sul)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: ERNANI DE ALMEIDA (Lions Clube de Bauru Falcão /SP) SILVIO PEREIRA PARDINHO (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) JOÃO LUIS DA SILVA SANTOS (Lions Clube de Tupã /SP) Gilson Vasconcelos (Lions Clube de Teresina /PI) LUCIANA REZZUTII SAAD (Garça/SP) LUIZ CARLOS TOZATO (Luiz Auto Peças-Garça/SP) Guilherme LOpes (Garça /SP) PATRICIA MARTINS DOS SANTOS PERÃO (Bauru /SP)mazinho vejan (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CARMEM LUCIA SIMIONATO MANCUSO e CLAUDINEI APARECIDO MANCUSO (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PE. FRANCISCO ANTÔNIO DOS ANJOS ANDRADEó2017ó01 ANOS (Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia de Marília/SP)  

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Esta memória mariana está ligada à vitória de Lepanto (1571), atribuída oração do povo a Nossa Senhora do Rosário. Rezando o rosário, oferecemos a Maria uma “coroa de rosas” que recorda os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos da sua vida e da de seu Filho, Jesus.
SANTA OSITA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre (Lc, 1.28.42).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Esta memória liga-se à vitória de Lepanto, em 1571, atribuída à oração do povo a Nossa Senhora do Rosário. Rezando o rosário, oferecemos a Maria uma “coroa de rosas” que recorda os mistérios da alegria, da luz, da dor e da glória que envolveram sua vida e a de seu filho. A exemplo da mãe de Jesus, busquemos fazer sempre a vontade do Pai.
– Oração 
SENHOR, AJUDA-ME A SER UMA PESSOA QUE AMA, ROBUSTECE MINHA FÉ PEQUENA, E QUE SEJA, UMA PESSOA DE CORAÇÃO ABERTO QUE SE COMOVE PERANTE A NECESSIDADE DO OUTRO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Derramai ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da virgem Maria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 07/10/2019 Segunda-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum Nossa Senhora do Rosário . Memória
Bendita é Maria, por sua presença de fé e oração na vida da comunidade e por sua abertura à ação do Espírito, colaborando perfeitamente com Deus na encarnação de Jesus.

1ª Leitura (At 1,12-14) – Todos eles perseveravam unânimes na oração. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Depois que Jesus subiu ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial Lc 1
O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

Evangelho do dia
07/10/2019 Segunda-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum Nossa Senhora do Rosário . Memória
- Eis que conceberás e darás à luz um filho. - (Lc 1,26-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Maria, alegra-te, ó cheia de graça, / o Senhor é contigo; / és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)   
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Santo Rosário combate os terrores da nossa alma”
 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus”
(Lucas 1,30).
Hoje, temos a graça de celebrar Nossa Senhora do Rosário, que também é chamada de Nossa Senhora das Vitórias ou Nossa Senhora das Batalhas.
Maria é aquela que vai batalhando e combatendo conosco, e a arma daqueles que caminham com ela é o Santo Rosário. Termos o Santo Terço, no coração rezado e vivido, é termos a companhia da bem-aventurada, a sempre Virgem Maria.
O que é o Santo Rosário? É a contemplação dos mistérios fundamentais da nossa fé. O terço não é o que muitos pensam, uma repetição sem fim das orações da Ave-Maria e do Pai-Nosso. Essas orações são panos de fundo, como se fosse aquela música instrumental, cobrindo aquilo que estamos meditando, aquilo que estamos fazendo, que é mergulhar na nossa fé.
Cada um dos mistérios do Santo Rosário é uma luz para a nossa vida, desde o primeiro deles, quando o Arcanjo Gabriel visitou Maria, até o último mistério glorioso, quando ela foi assunta ao Céu de corpo e alma.
“A arma daqueles que caminham com Maria é o Santo Rosário.”
A vida de Maria e de seu Filho Jesus é luz para a nossa vida. Há alguns elementos importantes para o Santo Rosário, e o primeiro deles é uma oração de cura e libertação das mais maravilhosas que conheço.
Vivemos tempos em que precisamos combater a ansiedade, o medo e essa agitação interior em nós. O Rosário meditado e contemplado acalma o nosso coração, cura a nossa ansiedade, vence os nossos medos, combate os terrores da alma e do nosso interior.
Os nossos grandes combates não são fora, são dentro do nosso próprio interior. Em cada Ave-Maria repetida, em cada mistério meditado e contemplado, estamos trazendo paz para a nossa alma, estamos nos aproximando, cada vez mais, de Deus e trazendo o Céu para o meio de nós.
Não desistamos de rezar e meditar o Santo Terço individualmente ou em família. Penso que, pelo menos, uma vez por semana, as famílias deveriam se reunir para rezar o Santo Terço. Pai e mãe devem tomar atitudes assim. Por que você espera a sua família se perder para depois tentar salvá-la?
Há inúmeros testemunhos que demonstram a força renovadora que o Rosário exerce no meio das famílias.
No dia de hoje, celebramos a Festa de Nossa Senhora do Rosário, porque o dia de hoje lembra aquela batalha de 1571, a batalha de Lepanto, quando os cristãos pareciam derrotados – porque, belicamente, não tinham condições de vencer –, mas venceram, porque rezaram o Santo Terço.
A nossa vitória está em contemplar e meditar a vida de Cristo e da Virgem Maria no meio de nós.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O meu "próximo"
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, no centro da história do bom samaritano, colocasse-nos a questão fundamental: que fazer para ganhar a vida eterna. Jesus remete para a Bíblia, cuja resposta é indiscutível. Porém o tema deriva para uma questão prática, de elucidação ambígua naquele tempo: “Quem é o meu próximo?".

A uma pergunta tão concreta, Jesus respondeu com esta parábola… E aparece o samaritano, que não se pergunta até onde vai a sua obrigação de solidariedade, nem sequer quais são os méritos necessários para alcançar a vida eterna. Passa-se algo muito diferente: partes-lhe o coração e ele próprio se converte em "próximo", para além de qualquer consideração. Aqui a questão modifica-se: não se trata de estabelecer, de entre os outros, quem é ou não o meu próximo. Trata-se de mim próprio.

—Senhor, ajuda-me a ser uma pessoa que ama, uma pessoa de coração aberto que se comove perante a necessidade do outro. Então encontrar-me-ei a mim próprio, ou melhor, será ele que me encontra.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Paulo VI definiu o rosário como “resumo de todo o Evangelho, onde a repetição da Ave-maria em forma de ladainha torna-se louvor incessante a Cristo”. O rosário teve sua origem no século XII por iniciativa dos dominicanos. Em 1573, o Papa Gregório XIII, para realçar a importância do rosário, permitiu que a ordem dominicana, as confrarias do Santo Rosário e as igrejas com um altar em honra da Virgem do Rosário celebrassem, no primeiro domingo de outubro, a festa do “Santo Rosário da Bem- aventurada Virgem Maria”. São Pio X fixou a festa para o dia 7 de outubro. O atual Calendário Romano manteve a data, porém retocou o título da festa para: “Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário”, abreviado na edição brasileira do Missal para “Nossa Senhora do Rosário”.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

L Lc 1,26-38 - Nossa Senhora do Rosário
Mês Missionário Extraordinário
Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual,
iniciamos nossa Leitura Orante:
-Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
- Socorrei-me sem demora.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 - Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino
Ó luz que o anjo traz à Virgem
da salvação és mensageira.
Vai se cumprir a profecia,
de gozo enchendo a terra inteira.
O que do Pai no eterno seio
eternamente foi gerado,
escolhe Mãe em nosso mundo,
sujeito ao tempo, que é criado.
Ele se esconde em carne humana,
preço de nossa salvação,
para que o sangue do inocente
trouxesse aos crimes o perdão.
Verdade, em carne concebida
dum seio virgem sob o véu,
a vossa luz é dada aos puros,
dai-nos tal luz, que vem do céu.
E vós, humilde coração,
Serva de Deus vos proclamais,
agora sois do céu Rainha,
sede a patrona dos mortais.
Glória e louvor a vós, Jesus,
da Virgem Mãe por nós nascido,
a vós, ao Pai e ao Espírito
louvor eterno é devido.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - - O que a Palavra diz?
Lemos com toda atenção,  o texto do Evangelho: Lc 1,26-38.
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
- Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou:
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
- Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:
- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.

Refletindo
O lugar onde acontece este fato é uma pequena aldeia da Galileia: Nazaré. A pessoa a quem Deus envia seu mensageiro é uma jovem como as outras de seu tempo: Maria. Fica preocupada e pede explicações. Por isso, fica sabendo que o que lhe acontecerá é obra do Espírito Santo e que o Menino do qual será Mãe é o próprio Filho de Deus. Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé, faz seu ato de disponibilidade ao Projeto de Deus: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” Aprendo com Maria a buscar perceber os sinais de Deus, a dialogar com Deus, a ouvi-lo, a discernir a vontade de Deus e a dizer “sim”.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para nós?
Como acolhemos os “anúncios” de Deus na nossa vida? Muitas vezes o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que me faz trocar meus projetos, outras vezes um problema de saúde, no trabalho, em família. Respondemos com fé e disponibilidade?
Meditando
O anúncio de Nazaré continua hoje, de muitas formas e através de muitas pessoas. Os bispos nos ajudam nesta reflexão: “A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo: “E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos.”( DAp 267).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Ave Maria....

Agora, cantamos com o Padre Zezinho a canção que é uma oração a Maria,
Maria de Nazaré
Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
As vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Vigem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu


Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!


Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Queremos hoje perceber melhor os anúncios de Deus na nossa vida e com fé e disponibilidade vamos dar nossa resposta.

Bênção

A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!