sábado, 7 de agosto de 2021

COMECE O DIA FELIZ! <=> Se tiverdes fé nada vos será impossível. – (Mt 17,14-20)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 07 DE AGOSTO de 2021 (sábado) 219 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://www.facebook.com/JRMUNEWS  

MOTIVAÇÃO SIGNIFICA MEXER COM O CORAÇÃO E A MENTE DAS PESSOAS E ISSO SÓ É POSSÍVEL SE LIDARMOS COM ELAS HONESTAMENTE.

(Yoshio Kondo)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

 DIA NACIONAL DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

 DIA DA LEI MARIA DA PENHA

 DIA DO MARATONISTA

 DIA DO CORAÇÃO PÚRPURA

 DIA DA AÇÃO SOLIDÁRIA ADVENTISTA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

 SEMANA DA JUVENTUDE

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Tocantins (Tocantins) Feliz Deserto (Alagoas) Laranjeiras (Sergipe) Goianinha (Rio Grande do Norte) Cipotânea (Minas Gerais) Painel (Santa Catarina) Passo Fundo (Rio Grande do Sul) Kaloré (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BENEDITA TAVARES (Esposa do Bruno Macrocontábil Conessa-Garça/SP)PDG SELMA ARAGÃO (Lions Clube Rio de Janeiro Copacabana/RJ)PDG PIEDADE SUELY RODRIGUES MALTA SILVA (Lions Clube Rio de Janeiro Lins de Vasconcelos/RJ)MARCIA SUELY PINHEIRO BELLINI (Lions Clube de TUPÃ /SP)CARLA MARIA BARACAT LAPENDA JANZANTI (Garça /SP)VILMA DE FARIA (Garça /SP)NIVALDO SILVA (Curitiba /PR)ANDRÉIA KEMP (Lupércio /SP)PRISCILA QUIORATO FARO (Rio de Janeiro /RJ)NEUZA DIAS (Garça /SP)LINEU GUIMARÃES FILHO (Garça /SP)DALTON ALEIXO (Lions Clube de Itatiba/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NELY BALAGUEL S. R. DE ALMEIDA e SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDAó1993ó28 ANOS (Garça /SP)  

 

 Santo do Dia 

■ SÃO CAETANO DE THIENE

SANTA AFRA e SUAS COMPANHEIRAS

SANTO ALBERTO DA SICÍLIA

■ SÃO DOMÉCIO DA PÉRSIA

■ SÃO DONATO

■ SÃO SISTO II

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Se tiverdes fé, nada vos será impossível – Mt 17,14-20

A fraqueza de fé dos discípulos não permitiu que eles realizassem a cura do jovem Jesus então adverte para que cresça e amadureça na fé.

 

- Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nossa relação com Deus não pode estar fundamentada em uma fé e em um amor limitados. Amemos a Deus com todo o nosso ser e peçamos que ele nos ajude a crer nele e amá-lo sempre mais.

 

– Oração 

 

PAI, VEM EM MEU AUXÍLIO E REFORÇA MINHA FÉ A FIM DE QUE EU POSSA PÔR EM PRÁTICA A MISSÃO RECEBIDA, REALIZANDO AS TAREFAS QUE JESUS ME CONFIOU PARA O SERVIÇO DO REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 07 de agosto de 2021Sábado da 18ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A fé é condição indispensável para todos os que desejam continuar a obra iniciada por Cristo. Essa fé manifesta-se por meio do amor de Deus e aos irmãos, especialmente aos que sofrem. 

 

1ª Leitura (Dn 6,4-13)  – Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração.   Leitura da Profecia de Daniel:

 

Moisés falou ao povo, dizendo: 4“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. 7Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa ou andando pelos caminhos, quando te deitares ou te levantares. 8Tu as prenderás como sinal em tua mão e as colocarás como um sinal entre os teus olhos; 9tu as escreverás nas entradas da tua casa e nas portas da tua cidade. 10Quando o Senhor te introduzir na terra que prometeu, com juramento, a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó, que te daria, com cidades grandes e belas que não edificaste, 11casas cheias de toda espécie de bens que não acumulaste, cisternas já escavadas que não cavaste, vinhas e oliveiras que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, 12então, cuida bem de não esqueceres o Senhor que te tirou do Egito, da casa da escravidão. 13Temerás o Senhor teu Deus, a ele servirás e só pelo seu nome jurarás”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 18(17)

 

Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

 

 

– 07 de agosto de 2021Sábado da 18ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Se tiverdes fé nada vos será impossível.  (Mt 17,14-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

14Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético e sofre ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!” 17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. 18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” 20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A fé realiza milagres em nossa vida”

 

“Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”

(Mateus 17,20).

Nada é impossível para aquele que crê, para aquele que coloca no Senhor sua confiança e sua esperança. Um pai desesperado e desanimado, mas que ainda tem uma migalha da fé, aproxima-se de Jesus, ajoelha-se na presença de Jesus para pedir pelo seu filho: “Senhor, piedade do meu filho. Meu filho é epiléptico”.

 

Você sabe o que a epilepsia provoca na vida de uma criança, de um adulto, de quem dela sofre. Aqui, poderíamos colocar tantas outras realidades que levam nossos pais a sofrer por não compreenderem, não entenderem, muitas vezes, as doenças, as enfermidades, os limites físicos, os limites de todas as ordens que, muitas vezes, nossos filhos estão sofrendo. Crianças que nascem com limitações crônicas e outras limitações, deficiências e debilidades que são assumidas ou adquiridas ao longo da vida.

 

Aqui está a dificuldade da humanidade de lidar com os limites, porque somos chamados, somos invocados somente para expandir as potências; e quando temos que lidar com os limites nos frustramos, decepcionamo-nos, amarguramo-nos e, muitas vezes, ficamos debilitados.

 

“A fé é luz, a fé traz direção, a fé muda a situação dentro de nós”

 

E essa realidade, esse pai está assim porque ele foi primeiro aos discípulos, e eles não puderam fazer nada por ele. Os discípulos foram os primeiros incrédulos que olharam para a situação daquele pai, daquela criança e disseram: “Não podemos fazer nada”.

 

Não podemos cruzar os braços diante de nenhuma situação, seja ela qual for. Eu sei que existem situações que são muito sofridas, são muito dolorosas; existem situações diante das quais, humanamente, ficamos sem saber o que fazer, mas nós temos a quem recorrer. Não é para soluções mágicas, não é simplesmente fazer uma pergunta e a resposta já vem.

 

A fé é luz, a fé traz direção, a fé muda a situação dentro de nós para não desanimarmos com qualquer realidade, seja ela qual for. Muitas vezes, temos que nos deparar com os limites que chegam da idade, à medida que a idade vai avançando os limites se impõem, muitas vezes em doenças e enfermidades que não esperamos. Muitas vezes, estamos lidando com os nossos pais, nossos idosos com doenças degenerativas e as pessoas simplesmente param diante do câncer, diante da depressão, param porque estamos sempre sendo convidados a sermos potencialmente superiores, parece que nos envergonhamos diante dos limites.

 

Os limites existem para dizer que, diante de Deus, não há limite para a Sua graça, para o Seu amor, para a Sua misericórdia. Os limites existem para nos tirar de nós, para sabermos que em Deus podemos ir além para cuidarmos dos doentes, dos sofredores, para cuidarmos dos nossos próprios limites, dos nossos sofrimentos. E há pessoas limitadas fisicamente que estão dando exemplos para nós que nos sentimos potencialmente grandes, porque é preciso ter fé. A fé realiza milagres, primeiro na cabeça, no coração, e depois a vida vai experimentar o que o milagre da fé é capaz de fazer.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se encontra no meio da multidão, quando o pai do menino epilético se apresenta. Tem um pedido a fazer ao Mestre e uma informação a dar. O pedido é que Jesus lhe cure o filho, que se agita, cai na água, às vezes no fogo, isto é, está exposto a todo perigo. Um drama para qualquer família. A informação é que os discípulos de Jesus não deram conta de curar a criança. Por que não puderam curá-la? A razão é a falta de fé dos mesmos discípulos. E pela explicação de Jesus, não se tratava de uma fé extraordinária; uma fé “como grão de mostarda” seria sufi ciente para obter resultados surpreendentes, ou realizar coisas mais difíceis (transportar uma montanha). A falta de fé dos discípulos era na verdade a falta de compromisso com o Reino de Deus, o compromisso de libertar os oprimidos e marginalizados.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Libertador, a cura que realizas em favor do menino epiléptico torna-se ocasião para nos instruíres sobre o poder da fé. Teus discípulos, por “sua fraqueza na fé”, não conseguiram curar a criança. Mas, para quem tem fé, como afirmas, “nada será impossível”. Amém.

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

– LEITURA ORANTE 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 17,14-20 - Se vocês tivessem fé...

Oração Inicial

 

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé.

A fraqueza de fé dos discípulos não permitiu que eles realizassem a cura do jovem com crises de epilepsia. Jesus então os adverte para que cresçam e amadureçam na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente esse convite que Jesus faz também a cada um de nós

 

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura atenta do Evangelho. Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o tema central da narrativa? O que Jesus pede aos seus discípulos? Por que a necessidade de crescerem na fé?

 

“A fé é um dom de Deus, ele a concede a todos, mas isso leva em conta nossa aceitação. Os discípulos, que estão iniciando o trabalho de continuar a obra de Jesus, falham nas primeiras tentativas. Não se trata de algo mágico, mas que supõe a fé. Eles ainda não estão convictos de que o poder de Deus, que age na pessoa de Jesus, pode agir neles também. A Igreja de Jesus não é uma sociedade como as outras, sujeita apenas a estratégias humanas bem-sucedidas. Ela caminha na fé. E o resultado dos seus discípulos depende desta fé. Significa não confiar nas próprias forças, mas crer que tudo depende dele. Nossa fé, mesmo limitada, é aceita por Deus. Devemos dizer como aquele pai: “Creio, Senhor, mas ajuda minha falta de fé”

 

2. Meditação (Caminho)

É a fé que nos abre o caminho para o coração do nosso Deus, que é pleno de amor e de misericórdia. A fé fraca de um crente é uma péssima atitude. Sem fé, nada tem sentido para nossa vida. Sem fé, Jesus é uma fantasia e o Evangelho, uma ideologia. Jesus lamenta a falta de fé dos discípulos de ontem. O que ele diria da fé dos discípulos de hoje? A minha fé e a sua fé são fracas ou fortes?

3.Oração (Vida)

É o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie o coração e faça a sua prece.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção 

 

“Que o Senhor todo-poderoso me abençoe e me proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, derrame sobre mim as suas copiosas graças, aumente minha fé, me dê me dê a paz, a tranquilidade e a força para ser sua testemunha no meio da sociedade. Amém”