domingo, 7 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Bem-aventurados os pobres em espírito. – (Mt 5,1-12a)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 07 DE novembro de 2021 (domingo) 311 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“NÃO TENHO TEMPO PRA MAIS NADA, SER FELIZ ME CONSOME MUITO."

(Clarice Lispector)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO RADIALISTA

DIA NACIONAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

DIA NACIONAL DE LUTA PELA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

DIA LATINO-AMERICANO DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

DIA DE AÇÃO MUNDIAL

DIA DA AÇÃO CATÓLICA

DIA DO CHOCOLATE AGRIDOCE COM AMÊNDOAS

DIA DA PREGUIÇA

DIA DA FUNDAÇÃO DA COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CODESP) EM SANTOS

SEMANA DA CIÊNCIA E PAZ

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Arapoema (Tocantins) Caiçara - São José de Caiana (Paraíba) Jaguapitã (Paraná) Alexandria (Rio Grande do Norte) Ibatiba (Espírito Santo) Simões Filho (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  José Cavalari (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) TANIA CHAMILETE MARINHO (Lions Clube de Ilha Solteira/SP) Donisete De Carvalho Rodrigues (Lions Clube de Cachoeira Paulista /SP) MARILDE INÊS GUARNIERI (CE da Equipe N Sra do Rosário Setor de Garça /SP)  DANILO a. DE mORAES mARTINS (Garça /SP) Angelo Henrique Ribeiro (Garça /SP) Carol Thiarin Gonçalves BATIsTA (Garça /SP) GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO (ex-Governador do Estado de São Paulo /SP)  Marcelo Lessi Gonçalves (Garça/SP) Vânia Regina Pieretti Julião  (Diretora EE Hilmar Machado-Garça/SP) AnA LAUrA SILVA FAbReTTI (12anos-Marília /SP) SOLANGE MAZIrO MOSTAÇO (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MILENE DE FÁTIMA SERAFIM CONESSA e VICENTE ARANHA CONESSAó2008ó13 ANOSó(Lions Clube de Garça/ Macrocontábil Conessa - Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

Beato Francisco de Jesus Maria José

SÃO PROSDÓCIMO

SÃO Vilibrardo

SÃO Herculano de Perúgia

Santo Ernesto

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Felizes os pobres no espírito – Mt 5,1-12a

 

 

- Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de Todos os Santos. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Alegremo-nos no Senhor nesta solenidade de Todos os Santos e Santas. A liturgia nos convida a buscar a face de Deus em meio às tribulações do mundo e celebrar com a multidão dos que já vivem em plenitude as bem-aventuranças. Vocacionados à santidade, invocamos aqueles que nos deixaram exemplos de amor e compromisso com o projeto do Pai.

 

– Oração 

 

PAI, MOVE-ME PELO ESPÍRITO A TRILHAR O CAMINHO DA SANTIDADE, COLOCANDO MINHA VIDA EM TUAS MÃOS E BUSCANDO VIVER AS BEM-AVENTURANÇAS PROCLAMADAS POR TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os santos, concedei-nos, por intercessores tão numerosos, a plenitude da vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 07 de novembro de 2021 domingo da 32ª Semana Do Tempo ComumTodos os Santos . Solenidade

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra que nos aponta o caminho da santidade. Filhas e filhos marcados pelo amor do Pai, somos felizes porque no Senhor enocontramos a vida e a salvação. 

 

1ª Leitura (Ap 7,2-4.9-14) – Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos anciãos e dos quatro seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses, vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 24(23)

 

É assim a geração dos que procuram o Senhor!

 

 

2ª Leitura (1Jo 3,1-3) – Veremos Deus tal como é.  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 07 de novembro de 2021 domingo da 32ª Semana Do Tempo ComumTodos os Santos . Solenidade

– Evangelho do dia 

 

Bem-aventurados os pobres em espírito.  (Mt 5,1-12a)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Vinde a mim, todos vós que estais cansados / e penais a carregar pesado fardo, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus. 11Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A oração é o principal meio de alcançarmos a santidade”

 

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”

(Mateus 5,3).

Celebramos todos os santos neste domingo festivo. Numa só solenidade, a Igreja nos dá a graça de celebrarmos a multidão: os profetas, os mártires, os patriarcas, as virgens, os confessores, os homens e as mulheres que participam da Igreja Triunfante.

 

Quando nos referimos a todos os santos, estamos dizendo que são todos, mesmo aqueles santos que não foram oficialmente canonizados. Mas a multidão que participa da glória de Deus é tão imensa que, numa só festa, celebramos a mais bela realidade da existência: a santidade, participar da glória eterna, participar da vida bem-aventurada e feliz que Deus preparou para nós.

 

“A oração é o meio para chegarmos à santidade que precisamos viver”

 

Deus não preparou o inferno para nós, é a pior das considerações que se possa fazer, pois Deus é bom e n’Ele só há bondade. A bondade de Deus é reflexo da sua própria santidade, porque Deus é santo. É a santidade que nos aproxima d’Ele, é a santidade que nos coloca junto d’Ele. Renegar a santidade para viver uma vida diabólica, pecadora e infernal é escolher o caminho que se opõe à vida em Deus. Fomos criados para o Céu, somos criados para a santidade, fomos criados para estarmos juntos de Deus, porque somos filhos d’Ele.

 

Só não vive para sempre com Deus quem renega a sua condição de filho d’Ele. Quando assumimos que somos filhos de Deus, somos aquele filho: tal pai, tal filho; é o filho que procura viver, na sua vida, aquilo que o seu pai é. O meu Pai é santo, e eu preciso realmente espelhar na minha vida aquilo que Ele é e a forma como Ele me criou à Sua imagem e semelhança. O que me faz ser a imagem de Deus é resplandecer a Sua santidade em mim, não é uma santidade ilusória, não é uma santidade “faz de conta”. É a santidade dos atos, das virtudes, é a santidade do empenho, é a santidade da busca. Temos os meios, e o principal deles é a oração, mas a oração é o meio para chegarmos à santidade que precisamos viver, é a oração que nos molda, que nos abastece e mantêm-nos empenhados na luta.

 

Oração tem que ser acompanhada das obras e das virtudes, é por isso que o Evangelho de hoje nos aponta o caminho do desprendimento, e o coração desprendido deste mundo torna-se mais voltado para as coisas de Deus.

 

Um coração que é puro, manso, misericordioso e pacífico, é um coração que resplandece as virtudes de Deus, é um coração que tantas vezes sofre de uma forma injusta pelos males e pelos maldosos deste mundo, mas sabe viver a justiça, tem sede dela, pratica-a e jamais comete a injustiça contra o seu próximo. Esses são felizes, são bem-aventurados. Deus nos chama a viver as bem-aventuranças eternas, porque é no Céu que o Senhor nos espera. Lá já estão os santos que nós amamos, aos quais clamamos e suplicamos por sua intercessão. A primeira delas é a bem-aventurada Virgem Maria; lá está o seu pai ou a sua mãe que já tenham falecido, mas que viveu um grau de vida abnegada e dedicada a Deus. Lá estão tantos e tantos homens e mulheres que aqui já passaram, e que participam da bem-aventurança; eles estão nos chamando para que trilhemos esse caminho e não nos percamos nas estradas da vida.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Desde a origem da Igreja, não faltaram cristãos e cristãs que encerraram, com o martírio por Cristo, o curso de sua vida terrena. Ao lado dos mártires, milhares de seguidores de Cristo deram testemunho de virtudes heroicas e também foram canonizados. Igualmente, outros tantos fiéis, cujos nomes não estão inscritos no rol dos santos, cumpriram fielmente a vontade de Deus e viveram o amor fraterno de modo exemplar. Pois bem, a Solenidade de Todos os Santos, além de venerar esses modelos de santidade, nos ensina que tornar-se santo, ou santa, é possível para todos. Papa Francisco nos adverte: “O que quero recordar com esta Exortação [GE] é sobretudo o chamado à santidade que o Senhor faz a cada um de nós, o chamado que dirige também a ti: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’ (Lv 11,45; cf. 1Pd 1,16)”.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, és o Caminho que conduz ao Pai; és a Verdade que revela os planos divinos; és a Vida que renova o mundo. Confiantes, te pedimos, Senhor: dá-nos perseverança na constante busca da santidade nesta vida, a fim de vivermos eternamente em comunhão contigo e com todos os santos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,1-12a - O segredo de felicidade de Jesus

 

Oração Inicial
Hoje festejamos os outros santos, aqueles e aquelas que não figuram no calendário. É a grande multidão que ninguém podia contar, de todas as tribos, línguas e povos. Só Deus é santo. Os santos, nossos irmãos, são aqueles que se deixaram iluminar pela luz de Deus. Eles levaram Deus e seu projeto a sério.

 

Vieram da grande tribulação, superaram os pecados e dificuldades.

 

A Liturgia nos recorda um tema fundamental de nossa vida cristã: todos somos chamados à santidade. Que esta celebração festiva renove nossa esperança e nos dê alento para caminharmos na estrada de Jesus até a entrada na Jerusalém Celeste.

 

O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a fidelidade ao Evangelho de Jesus, esteja conosco.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho, com calma. Durante a leitura, permita que a Palavra toque profundamente sua vida. Coloque-se em sintonia com as leituras desta liturgia e peça a Jesus que fique com você, para compreender bem e com profundidade sua mensagem de hoje.

 

“Hoje a Igreja celebra os “outros santos”, sobretudo os que não figuram na lista oficial. É uma grande multidão que ninguém podia contar e que veio da grande tribulação. São discípulos anônimos do Mestre, viveram as bem-aventuranças nos difíceis caminhos da história. Eles não nasceram santos, nem mesmo foram livres do pecado. Eles levaram Deus a sério em suas vidas. Pertencem a todos os povos e a diferentes classes sociais. Uns foram mártires, outros viveram a fidelidade cotidiana. São santos no céu, porque foram santos na terra. São nossos irmãos que nos indicam que é possível viver o Evangelho em meio às contradições da vida. Eles são santos e santas porque acolheram a graça e o perdão.”

 

2. Meditação (Caminho)

Que significado tem para mim a festa de todos os santos? Sinto-me feliz em saber que me aguardam um novo céu e uma nova terra, onde não haverá mais dor, lágrimas, pobreza, injustiças etc.? Com qual das bem-aventuranças me identifico melhor? Por quê? Acredito que estarei incluído nesses 144 mil assinalados?

3.Oração (Vida)

Recorde algumas pessoas que você admira e veja nelas uma grande santidade de vida, santidade que pode ser chamada de fidelidade a Deus e comprometimento com seu Evangelho.

 

“Senhor Jesus, eu agradeço essa maravilhosa revelação do livro do Apocalipse que me infunde esperança, fé e confiança em Vós. Vós dissestes: ‘Na casa de meu Pai há muitas moradas e eu vou preparar-vos um lugar e depois vos levarei comigo’. O autor do livro do Apocalipse, escrito em tempo de perseguição do Império Romano aos cristãos, vem confirmar essa vossa promessa. Muito obrigado(a), Senhor da História, meu Senhor e meu Deus.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com toda a Igreja contemple essa multidão vestida de branco seguindo a Jesus Ressuscitado, Ele, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Enxugar as lágrimas dos bem-aventurados de hoje é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

 

Bênção

 

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.