sábado, 11 de novembro de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? – (Lc 16,9-15)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 11 DE NOVEMBRO de 2023 (sábado) 315º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A SORTE FAVORECE OS AUDACIOSOS!

(Virgílio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

DIA DO RECORDISTA

DIA DO ORIGAMI

DIA DO BAMDOLÊ

DIA DOS SOLTEIROS

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ZUMBIDO

DIA DO ARMISTICIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

DIA MUNDIAL DO MATERIAL BÉLICO DA AERONÁUTICA

DIA DA MEMÓRIA

DIA DAS CATARATAS DO IGUAÇU

DIA DO CAMELÔ

DIA DOS VETERANOS ESTADUNIDENSES

DIA DO PROCURADOR GOIANIENSE

DIA DA QUALIDADE

DIA DA USABILIDADE

DIA DO VETERANO MILITAR

DIA DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA POLÔNIA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO DOS TRICICLISTAS DO BRASIL (UT) EM GUARULHOS-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA CAMPINEIRA DE LETRAS E ARTES EM CAMPINAS-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO GOVERNADOR PLÁCIDO CASTELO (CASTELÃO) EM FORTALEZA-CE

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO MANOEL BARRADAS (BARRADÃO) EM SALVADOR-BA

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO DOUTOR OSWALDO TEIXEIRA DUARTE (CANINDÉ) EM SÃO PAULO-SP

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mangaratiba (Rio de Janeiro) Nova Russas - Reriutaba (Ceará) Anaurilândia - Bandeirantes - Ivinhema - Jateí - Pedro Gomes (Mato Grosso do Sul) Areia Branca (Sergipe) Boca da Mata (Alagoas) Guairaçá - Miraselva - Planalto (Paraná) Luciára - Nobres - Porto dos Gaúchos (Mato Grosso) Água Limpa - Itaberaí (Goiás) Alvorada - Lizarda (Tocantins) Bom Jesus das Selvas - Governador Newton Bello (Maranhão)Rio Novo do Sul - São José do Calçado - Viana  (Espírito Santo) Lacerdópolis - Massaranduba (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CIDINHA DEPIERI (Prima Cambé /PR) SILVIO MORAES (Goiania /GO)  RAFAEL RUIVO GATTI (Sabatini & Gatti Ltda. - Garça /SP) Michelle Fagundes (Garça /SP) ROBERTO GODOI (Garça /SP) clóvis romano neto (Garça /SP) LUIZ CARLOS FACINA (Garça /SP) josmar ferreira souto (Garça /SP) VERA LUCIA DURÃES (Garça /SP) Auro Shinji Kazedani (Garça /SP) Edson Elias Mayer (Cunha Porã /SC)  SILVIO CAVALHEIRO (Ljuberzy, Moskovskaya Oblast', /Russia) Gustavo CAVALHEIRO (São Paulo /SP) Gustavo Cabrini (Garça /SP) SILVIA SCARTEZINI (Garça /SP) Eva Valentin (Garça /SP) Vinícius De Castro Daun Do Nascimento (Garça /SP) JOSÉ  AUGUSTO  BELLINI (Lions Clube de Tupã /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  DANIELA SASSO CIARDELLA e DANILO CIARDELLA ó2017ó06 ANOSó (amigos de Marilia /SP)LUANA SOUTO PIVA e GILSON LUIZ PIVA FILHOó2017ó06 ANOSó (amigos de Paranaíba /MS)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO MARTINHO DE TOURS

Martinho (atual Hungria, 316-397), filho de pagãos tornou-se cristão e, mais tarde, sacerdote e bispo de Tours, onde se fez apóstolo das populações rurais. Fundou, na França, o primeiro mosteiro do Ocidente. Sua obra pastoral, litúrgica e monástica merece destaque na história da Igreja de Gália.  

SÃO Bartolomeu Abade

SÃO Menas de Niceu

SÃO Mercúrio de Cesareia

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO Lc 16,9-15 - Prioridade nº 1 - o Reino

 

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Martinho nasceu na atual Hungria em 316 e faleceu na França em 397. Deixou a carreira militar para dedicar-se unicamente ao serviço de Deus. Foi bispo de Tours. Construiu o primeiro mosteiro do Ocidente e consolidou os demais mosteiros como centros espirituais e bases para os missionários. Mirando seu exemplo, aprendamos a ser sempre fiéis nas grandes e pequenas coisas que o Senhor nos tem confiado.

 

– Oração 

 

“PAI, MEU CORAÇÃO ESTÁ TODO CENTRADO EM TI, E EM TI ENCONTRA CONSOLO E PROTEÇÃO. MEU ÚNICO ANSEIO É NÃO DEIXAR QUE SE ABALE ESTA SEGURANÇA, FONTE DE MINHA FELICIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e a morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de novembro de 2023 sábado da 31ª Semana do Tempo Comum São Martinho de Tours, bispo, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Entre os colaboradores de sua missão, Paulo inclui alguns “apóstolos notáveis” que se tornarem discípulos de Cristo antes dele: presença viva de leigos e leigas na Igreja primitiva. No Evangelhos, Jesus nos instrui sobre o correto e benéfico uso do dinheiro.

 

 

1ª Leitura (Rm 16,3-9.16.22-27) Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 3saudai Prisca e Áquila, colaboradores meus em Cristo Jesus, 4os quais expuseram a sua própria vida para salvar a minha. Por isso, eu lhes sou agradecido; não somente eu, mas também todas as Igrejas do mundo pagão. 5Saudai igualmente a Igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu muito estimado Epêneto, que faz parte dos primeiros frutos da Ásia para Cristo. 6Saudai Maria, que trabalhou muito em proveito vosso. 7Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis que se tornaram discípulos de Cristo antes de mim. 8Saudai Ampliato, a quem estimo muito no Senhor. 9Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e a meu caríssimo Estáquis. 16Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todas as Igrejas de Cristo vos saúdam. 22Saúdo-vos eu, Tércio, que escrevo esta epístola, no Senhor. 23Saúda-vos Caio, meu hóspede e de toda a Igreja. 24Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. 25Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu Evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora esse mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. 27A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(144)

 

Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

1. Todos os dias haverei de bendizer-vos, / hei de louvar o vosso nome para sempre. / Grande é o Senhor e muito digno de louvores, / e ninguém pode medir sua grandeza. – R.

Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

2. Uma idade conta à outra vossas obras / e publica os vossos feitos poderosos; / proclamam todos o esplendor de vossa glória / e divulgam vossas obras portentosas! – R.

Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

3. Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem / e os vossos santos, com louvores, vos bendigam! / Narrem a glória e o esplendor do vosso reino / e saibam proclamar vosso poder! – R.

Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

 

 

 

– 11 de novembro de 2023 sábado da 31ª Semana do Tempo Comum São Martinho de Tours, bispo, Memória

 – Evangelho do dia 

 

Se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem?  (Lc 16,9-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, / para nós se tornou pobre, / a fim de enriquecer-nos / mediante sua pobreza (2Cor 8,9). – R.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens é detestável para Deus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

11/11/23 31º SÁBADO- A

 

Lucas 16,10-11.13: “Disse Jesus aos seus discípulos: - Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem?... Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

 

Jesus, o senhor sempre nos indicou o caminho da sabedoria de viver, que dependia das coisas simples de cada dia, como os nossos pequenos gestos, palavras e reações.

Talvez não chamem a atenção, mas demonstram a nossa fidelidade à fé e aos princípios que o senhor nos ensinou.

Essa fidelidade se refere também ao uso do dinheiro, porque quem é desonesto no pouco certamente será desonesto também no muito.

Eis o dinheiro injusto, que se torna o dono do seu possuidor, arrastando-o pelo caminho da ganância e da injustiça.

Mesmo entre muitos pobres, o desejo de tornar-se rico limita-se a um sonho de viver no luxo e de desperdiçar à vontade.

Não é esse o caminho da vida eterna, não é isso o que pedimos no ‘pão nosso de cada dia’.

Por isso, o senhor é decisivo quando afirma: “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

Não é possível amar, ao mesmo tempo, a Deus, que nos pede justiça e partilha, e ao dinheiro que poucos acumulam sem limites, indiferentes às necessidades vitais de grande parte do nosso povo.

Senhor, mais de 2 milênios de cristianismo ainda não foi possível inserir em nossas culturas e em nossas leis a sua sabedoria de vida, que nos torna mais justos, mais humanos e mais fraternos.

 Envie sobre nós o seu Espírito de amor e de sabedoria, para que se renove sobre a face da terra o seu Reino de justiça e de paz.

E liberte-me de toda ambição sem limites, de toda inveja amarga e de toda avareza egocêntrica.

Que eu saiba agradecer com alegria o ‘pão nosso de cada dia’, e reparti-lo com generosidade com quem sente fome

 

Maria santíssima, como mãe de toda a humanidade, conduza o mundo a modificar os critérios econômicos da sociedade, e abençoai o nosso Papa que luta por uma Economia de Francisco e Clara, para favorecer a vida de todas as criaturas, antes que os índices mundiais de lucro. Amém!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus nos recomenda o correto uso do dinheiro para vivermos honestamente. O dinheiro pode corromper. Então, cuidado com a sua administração. Quem desvia pequena quantia é capaz de desviar grandes somas. A sociedade, infelizmente, está repleta de maus exemplos de corrupção desse tipo! O dinheiro pode tornar-se um ídolo sedutor e ocupar o lugar de Deus. Ora, com Deus é impossível qualquer espécie de concorrência. Ele é o único Senhor. Contra os fariseus, “amigos do dinheiro”, Jesus os adverte, porque nutrem outra forma de ganância, isto é, acumulam obras de observância, pensando adquirir, com elas, direitos sobre Deus ou direitos à recompensa de Deus e à estima dos homens. “O Senhor detesta o arrogante” (Pr 16,5). Escolha sábia é usar o dinheiro para criar verdadeira fraternidade humana.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 16,9-15 - Prioridade nº 1 - o Reino

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Iniciemos este novo dia acolhendo a Boa Nova do Evangelho.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.

 

É uma graça ter acesso à Palavra de Deus, porém ela frutifica somente se vivermos de acordo com seus ensinamentos.

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje Lucas continua a narrativa sobre a atenção e inteligência que as relações exigem para não cairmos nas armadilhas do egoísmo e da ganância.

 

Jesus sabe que um coração dividido se torna incapaz de experimentar a felicidade reservada aos filhos e filhas de Deus. A posse e o apego às coisas materiais podem dividir efetivamente a existência humana. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro.

 

A fidelidade a Deus permite muita serenidade na hora de lidar com as coisas materiais. Todos necessitam do necessário para garantir a dignidade. A ganância e a insaciável sede de querer sempre mais têm impactado e provocado um processo que já dá sinais: a desumanização. A importância de ser fiel nas pequenas e grandes coisas torna o ser humano capaz da realização e da construção de um mundo melhor. Sejamos grandiosos e éticos no ser e no ter.

 

2. Meditação (Caminho)

Procure um lugar reservado e silencioso para fazer sua meditação a partir do Evangelho. “Riqueza injusta” é tradução de uma expressão bíblica que pode também ser traduzida como “riqueza enganadora”.

Qual convite a Palavra lhe faz hoje?

Qual sua contribuição para que as estruturas atuais sejam mais justas?

3.Oração (Vida)

Em oração, peçamos que o Senhor nos conceda a graça de permanecermos fiéis testemunhas do Reino e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

“Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Sintetize em poucas palavras o apelo que o evangelho de hoje despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP