quinta-feira, 11 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. - (Jo 6,51-58)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –
 GARÇA/SP, 11 DE JUNHO de 2020 (quinta-feira) 162º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
O AMOR NÃO SE VÊ COM OS OLHOS MAS COM O CORAÇÃO.
(William Shakespeare)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 CORPO E SANGUE DE CRISTO
 DIA MUNDIAL DA PIZZA
 DIA DA MARINHA BRASILEIRA
 DIA DO ESCOTEIRO DO MAR
 DIA Internacional de bombardear com Fios  
 SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Carneiros (Alagoas) Gravataí (Rio Grande do Sul) Japaratuba (Sergipe) Brumado - Condeúba - Euclides da Cunha (Bahia) Maracaju (Mato Grosso do Sul) Rio Espera (Minas Gerais) Antônio Carlos - Curitibanos - Marema (Santa Catarina) Anahy (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CAROLINA AGUIAR ZANOTI (Lions Clube de Garça-Macrocontábil Conessa-Garça/SP) JEAN RICHARD DASNOY MARINHO (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) ELIZABETH MARCONDES PINTO RODRIGUES (1ª VDG-DLC5-Lions Clube SANTOS PONTA DA PRAIA /SP) MARIA IZABEL DE SOUZA BARACAT (CCI - Garça/SP) FRANCINY ALONSO BONFIM LOPES (Garça/SP) MARCELO BONFIM (Garça/SP) JOSÉ LUIZ KERGES BUENO  (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: HILDA ESTEVAM LOURENCETTI e JOSÉ CARLOS LOURENCETTI ó1988ó32 ANOS (casal PDG do DISTRITO LC8 - Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP) ROSANGELA AP. O. GIMENEZ e ANTONIO CARLOS GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 SANTO DO DIA 
 CORPO E SANGUE DE CRISTO
■ SÃO BARNABÉ
Barnabé (Chipre, séc. 1º), cujo nome significa “filho da consolação”, era, segundo o livro dos Atos, “homem virtuoso e cheio do Espírito Santo e de fé” que “exortava todos a perseverar de coração firme no Senhor”. Foi companheiro de Paulo na atividade missionária e no primeiro Concílio de Jerusalém.
SANTA PAULA FRASSINETTI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou (Sl 80,17).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
– Oração 
PAI, FAZE QUE EU ENTENDA CADA VEZ MAIS O SENTIDO DA EUCARISTIA, SACRAMENTO DE COMUNHÃO TRANSFORMADORA COM O TEU FILHO JESUS. QUE ELA SEJA, PARA MIM, FONTE DE VIDA ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 11 de junho de 2020  5ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
– Liturgia da Palavra 
Acolhamos a Palavra que sai da boca do Senhor, a qual nos sustenta ao longo da existência. Alimento da unidade, Cristo faz de nós um só corpo e nos proporciona vida. 

1ª Leitura (Dt 8,2-3.14b-16a) – Deu-te um alimento, que nem tu nem teus pais conhecíeis.  Leitura do Livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo, dizendo: 2“Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu estes quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração e para ver se observarias ou não seus mandamentos. 3Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca do Senhor. 14Não te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão, 15e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima 16e te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém;
celebra teu Deus, ó Sião!


2ª Leitura (1Cor 10,16-17) – Uma vez que há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 16o cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– 11 de junho de 2020  5ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
Minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. - (Jo 6,51-58)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4s)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Deus é o alimento para a nossa vida”
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele
(João 6,56)
Celebramos com muita graça, no dia de hoje, a Festa do Corpo e do Sangue de Cristo, o Santíssimo Sacramento.

Corpus Christi para nós é a festa da nossa fé e da nossa vida. Cremos em Jesus, o Filho de Deus, encarnado no meio de nós. A encarnação de Jesus, no ventre de Maria, se torna ainda mais sublime, porque Aquele que se faz presente na Carne se faz presente no Pão e no Vinho. E não se faz presente por estar ali representado, se faz presente por Ele ser o Pão transubstanciado no seu Corpo e no seu Sangue.

Que beleza é o mistério do amor desse Deus que desce e se encarna! E o Deus que se rebaixa e desce à condição de ser Pão e Vinho para se tornar o alimento da nossa vida.

Deus sabe de todas as carências que nós temos. Fico olhando o quanto sofrem as pessoas que têm carência alimentar, das vitaminas necessárias para a subsistência do corpo, como precisam se alimentar, como precisam encontrar o alimento. 

“A nossa alma, o nosso espírito e o nosso ser precisam do alimento eterno”

Todos nós precisamos de uma alimentação correta, que realmente possa preencher as lacunas da subsistência humana, mas, veja que, não é só do pão que vivemos, do pão que alimenta o corpo, pois a nossa alma, o nosso espírito e o nosso ser precisam do alimento eterno. Por isso, o nosso Deus não só nos dá o alimento, mas Ele mesmo se faz alimento. Ele mesmo torna-se o pão e a bebida para saciar a nossa fome e sede.

A graça é essa porque quem come desse pão come a sua Carne; e quem bebe do vinho bebe do Seu sangue permanece n’Ele e Ele em nós.

Veja que graça sublime é esta: Deus permanece conosco e permanecemos n’Ele pelo mistério do Seu Corpo e Sangue. Nosso Deus não é um Deus distante, Ele é um Deus presente, vivo e presente em nós para que tenhamos comunhão com Ele. E quem come desse pão para sempre viverá.

A Eucaristia é o sacramento que nos introduz e nos coloca na comunhão da eternidade. Viver a Eucaristia é viver em Jesus, é levar a vida n’Ele e celebrá-Lo em nós.

Celebremos, hoje, de forma festiva, seja em nossos lares e onde quer que estejamos, demos glória e louvores em todo momento ao Santíssimo e ao Diviníssimo Sacramento; demos glórias e louvores a todo momento à presença amorosa de Deus, que se tornou o nosso alimento. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O ser humano necessita do alimento para sustentar a vida; sem comida e sem bebida, a pessoa não sobrevive por muito tempo. Jesus se apresenta no evangelho de hoje como “o pão vivo que desceu do céu”. Ele, Palavra encarnada, conscientiza-nos de que o ser humano não vive somente de pão material, mas necessita também de outro alimento. Comer a carne e beber o sangue dele é inebriar-se de sua mensagem e de suas propostas de vida digna e comprometer-se com a vida concreta das pessoas. Isso significa incorporar Cristo em nossa vida do dia a dia. A oferta de sua carne e seu sangue simboliza a doação total da própria vida. Jesus utilizou o símbolo do pão para mostrar uma realidade mais profunda, além do aspecto físico. É justamente num pedaço de pão que ele quis eternizar-se na Igreja e na humanidade. Ele veio não para dar “coisas”, mas dar-se a si mesmo. O pão oferecido contém sua própria entrega: seu corpo é “corpo entregue”, seu sangue é “sangue derramado”.

ORAÇÃO
Ó Jesus, pão vivo que desceu do céu, o mistério de tua morte na cruz realiza-se hoje na celebração eucarística: entregas a tua vida, a fim de alimentar a nossa vida. Queres estabelecer íntima comunhão com cada um de nós. Senhor, vem nos sustentar também com o vigor de tua Palavra. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,51-58 - O pão que desceu do céu - Corpus Christi

Saudação

Preparamo-nos para a Leitura orante, colocando-nos na presença de Deus e invocando o Espírito Santo, com toda a Igreja que hoje celebra o CORPO DE CRISTO:

Espírito de verdade,
a ti consagro a mente
e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
 tem piedade de nós.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
Lemos atentamente,  o texto de hoje: Jo 6,51-58.
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo". Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre".

Refletindo
Jesus afirma que quem come da sua carne e bebe do seu sangue vive nele e ele vive nesta pessoa.  E mais: quem come deste pão vive eternamente. Mas, quem não comer deste pão e não beber do seu sangue, não terá a vida eterna.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje? Jesus é muito claro para mim. Ele diz que  precisamos dele, precisamos nos alimentar dele para ter a vida. Ele quer viver em nós e quer que  viva- mos nele.

Meditando
Em Aparecida, os bispos disseram: “Igual às primeiras comunidades de cristãos, hoje nos reunimos assiduamente para “escutar o ensinamento dos apóstolos, viver unidos e tomar parte no partir do pão e nas orações” (At 2,42). A comunhão da Igreja se nutre com o Pão da Palavra de Deus e com o Pão do Corpo de Cristo. A Eucaristia, participação de todos no mesmo Pão de Vida e no mesmo Cálice de Salvação, nos faz membros do mesmo Corpo (cf. 1Cor 10,17).
Ela é a fonte e o ponto mais alto da vida cristã, sua expressão mais perfeita e o alimento da vida em comunhão. Na Eucaristia, nutrem-se as novas relações evangélicas que surgem do fato de sermos filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja que a celebra é “casa e escola de comunhão”, onde os discípulos compartilham a mesma fé, esperança e amor a serviço da missão evangelizadora.”(DAp 158).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos, com o Padre Zezinho:
Daqui do meu lugar
Daqui do meu lugar, eu olho teu altar,
 e fico a imaginar aquele pão aquela refeição,
 partiste aquele pão e o deste aos teus irmãos,
 criaste a religião do pão do céu do pão que vem do céu,
somos a igreja do pão, do pão repartido e
do abraço e da paz,
somos a igreja do pão,
do pão repartido e do abraço e da paz,

Daqui do meu lugar, eu olho o teu altar,
 e fico a imaginar aquela paz, aquela comunhão,
viveste aquela paz, e a deste aos teus irmãos,
criaste a religião do pão da paz,
da paz que vem do céu.
Somos a igreja da paz,
da paz partilhada e do abraço e do pão.
Somos a igreja da paz,
da paz partilhada e do abraço e do pão.
(CD Muito mais que pão, Pe. Zezinho,scj)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar será no dia de hoje renovado pela fé na Eucaristia,
para Jesus Cristo que vive em nós e nós, nele.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós

BÊNÇÃO
Pode-se cantar:
- A bênção do Pai,
a bênção do Filho,
a bênção do Espírito Santo. Amém.