terça-feira, 6 de dezembro de 2022

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. – (Mt 18,12-14)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 06 DE DEZEMBRO de 2022 (terça-feira) 340º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O QUE SABEMOS É UMA GOTA, O QUE IGNORAMOS É UM OCEANO.”

(Isaac Newton)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

DIA DO MADEIREIRO

DIA DO Neuropsicopedagogo

DIA NACIONAL DO EXTENSIONISTA RURAL

DIA de Calçar Seus Próprios Sapatos

DIA da Luva da Árvore

DIA do Papai Noel

DIA da Fundação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-BA

DIA da Independência da Finlândia

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Buriti (Maranhão) Itaqui (Rio Grande do Sul) Rio Tinto (Paraíba) Laurentino  (Santa Catarina) Messias (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dra. VANESSA ISHISATO MERCADANTE (Medica Radioterapeuta – Cascavel /PR)VERA LÚCIA SILVA (EMCA-Garça /SP) ROSANA CRISTINA PACANARO DE CARVALHO (Lions Clube de Dracena /SP) MARIO SERGIO PEREIRA DA  SILVA (Lions Clube de Tupã /SP) IDÉRSIO SANCHES (Lions Clube de Herculândia /SP) VALDEIR DE ALMEIDA SARAIVA (Marilia /SP) Karina De Oliveira Rocha (São Paulo /SP) EDILSON BATISTA (Ferro Forte-Garça /SP) WALTER DONIZETE LOPES DOS REIS (Garça /SP) JOÃO FRANCISCO GALHARDO (Embaplás-Garça / SP) IVANILSON FRABETTI  (Garça /SP) IZAIAS TENORIO CAVALCANTI  (Garça /SP) WiLSoN CaBRINI (Garça /SP)

Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PE. ADEMIR GONÇALVESó1997 EM GARÇAó25 ANOSó(Congregação do Santíssimo Redentor - São João da Boa Vista /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO NICOLAU de Mira

Nicolau (Turquia, séc. IV), bispo de Mira, é bastante venerado na Rússia e em todo o Oriente, Associadas ao seu nome, florescem muitas tradições populares e iniciativas de caridade, particularmente aquelas ligadas ao Natal.

SÃO José Nguyen Duy Khang

SÃO Majórico

Santa Asela

Santa Dionísia

Santo Obício

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

O pecado nos afasta de Deus e da comunidade. Na parábola, o pastor deixa as outras ovelhas nos morros e sai à procura da que se perdeu:- O Pai não deseja que se perca nenhum – Mt 18,12-14

 

Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e haverá uma grande luz naquele dia (Zc 14,5.7).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Fiel a suas promessas, “o Senhor Deus vem com poder”, mas é um poder que se apresenta sob a imagem do pastor que cuida do seu povo. Preparemos o coração para sua chegada.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU TE DÊ A ALEGRIA DE ESTAR SEMPRE EM COMUNHÃO CONTIGO, E IR AO ENCONTRO DE QUEM SE EXTRAVIOU PARA RECONDUZI-LO AO AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus que manifestastes o vosso Salvador até os confins da terra, dai-nos esperar com alegria a glória do seu natal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de dezembro de 2022 terça-feira da 2ª Semana do Advento

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

Toda a vida de Jesus, todos os seus atos nos revelam o amor do Pai celeste e sua verdadeira face. Acolhamos a Palavra que permanece conosco para sempre.

 

 

1ª Leitura (Is 40,1-11) – Deus consola o seu povo. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Consolai o meu povo, consolai-o! – diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”. 6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “O que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor, ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa-nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa-nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina; eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.    

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 96(95)

 

Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 06 de dezembro de 2022 terça-feira da 2ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.  (Mt 18,12-14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Está perto o dia do Senhor, / ele mesmo virá para salvar-nos! 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

06/12/22          2ª TERÇA-FEIRA ADVENTO - A

 

Mateus 18,12-14: “Disse Jesus aos seus discípulos: - Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

 

Jesus, a parábola da ovelha perdida e do pastor que sai à sua procura e que faz uma festa quando a encontra e traz de volta, parece ser um ‘self’ do senhor mesmo, por tudo o que fez e faz em favor desse imenso rebanho chamado humanidade.

As imagens do Senhor com uma ovelha sobre os ombros revela todo o seu empenho e a sua ternura em sair ao encontro daqueles que se perderam e que o Pai não quer que fiquem perdidos.

Eis a razão do mistério da sua Encarnação, que vamos celebrar no Natal.

É bem possível que Deus tenha criado inúmeras outras criaturas nesse cosmos quase infinito, mas era a humanidade a ‘ovelha perdida’.

O senhor havia traçado para o homem um caminho de volta, desde que se manifestara ao patriarca Abraão e aos profetas.

No entanto, quis vir até nós como se fôssemos as criaturas mais importantes do universo, veio ser o nosso Caminho, Verdade e Vida, ainda que à custa da doação da sua própria vida.

Um amor tão imenso, que prometeu nos fazer participar da sua ressurreição.

 

Jesus, nosso bom Pastor, o caminho de volta para o rebanho do Pai é longo, entre nós há gerações que preferem ficar perdidas e até escravizadas, porque já não acreditam que o senhor as ame infinitamente.

Continue a nos procurar e a nos buscar, faça-nos sentir o calor do seu perdão e a alegria de nos levar sobre os ombros, ainda que possamos pesar como a cruz do seu martírio.

Queremos ser um só rebanho e ter um só Pastor.

Que neste Natal seja ainda maior o número de ovelhas encontradas e reunidas em torno do seu Presépio, para que a festa da sua Encarnação se encha de luz e de esperança, de alegria e de fraternidade.

 

Maria de Nazaré, nossa boa Pastora, leve-nos ao encontro do verdadeiro Presépio do seu Filho, onde a luz que brilha provoca encontro e união, reconciliação e festa de irmãos e irmãs. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Uma ovelha desaparece: imagem familiar aos conterrâneos de Jesus que lidavam com rebanhos. Inquietação e incessantes buscas por caminhos perigosos são as atitudes do pastor cheio de zelo. Reencontrar a ovelha desgarrada é motivo de festa para seu dono. A figura é logo transferida ao Pai celeste, que se alegra imensamente quando vê um filho ou filha voltar para o aconchego da casa, como acontece na parábola do pai misericordioso (cf. Lc 15,11-32). Jesus, à semelhança do Pai, quer reunir, celebrar o reencontro, reforçar os laços fraternos. Em sua missão, Jesus se movimenta, o tempo todo, a fim de “reunir os filhos de Deus que estavam dispersos” (Jo 11,52). A essa missão dedica tempo, inteligência e forças físicas. Sem se poupar.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,12-14 - O que fazer com o que se perdeu?

 

Oração Inicial

 

Amado Jesus, como é bom sentir-se amado mesmo quando a consciência nos fala que erramos que andamos por caminhos não seguros. Esse Evangelho me faz rezar o salmo 23: “O Senhor é meu pastor […] ainda que eu ande por um vale, escuro como a morte, não temerei mal algum, porque tu me proteges e me sustentas”. Tu, só tu és um Pastor Bom, que arrisca a vida por mim. Eu louvo e agradeço teu carinhoso cuidado com cada um de nós.

Permaneço uns instantes em silêncio numa prece de abertura ao amor de Deus e em profunda gratidão por sua infinita bondade.

1. Leitura (Verdade)

A imagem do bom pastor é uma das que mais enterneciam as primeiras comunidades cristãs. Em desenhos toscos, sobretudo, junto às sepulturas, aparece o pastor rodeado de suas ovelhinhas. Deus faz tudo do seu jeito, e seu jeito é ser infinito, sobretudo, no perdão e na misericórdia. O amor de Deus não volta atrás. Para ele não há nenhum caso perdido. Todos somos salváveis. Ele nos procura não onde deveríamos estar, mas onde estamos.

 

“Uma ovelha se perde por diferentes razões. Podemos imaginar: distrai-se e perde o caminho, desvia-se por algo que chama sua atenção, sofre um ataque de um predador, acidenta-se ou adoece e fica para trás ou mesmo se afasta do rebanho voluntariamente. A ovelha perdida é a imagem do pecador, da pecadora. O pecado nos afasta de Deus e da comunidade. Na parábola, o pastor deixa as outras ovelhas nos morros e sai à procura da que se perdeu. E terá uma grande alegria ao encontrá-la. Não deseja que se perca nenhuma de suas ovelhas. Nem espera que ela volte sozinha. Não deixa nenhuma para trás. Em nossa condição de pecadores, de ovelha que se desgarrou, experimentamos que Deus nos ama, nos procura, se alegra com nossa volta.”

 

2. Meditação (Caminho)

Relei-o esse Evangelho que me comove. Um ovelhinha extraviada vale por cem que estão seguras no aprisco. Só um Deus pode ter tamanho amor e compaixão. Confio nesse Deus fiel mesmo quando tudo parece perdido? Sei ser agradecido/a quando percebo o quanto sou amado/a por Deus em seu Filho Jesus? Sou capaz de amar os outros sem preconceitos?

3.Oração (Vida)

Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.

Ao mundo falta a vida: Tu és a Vida. Vem, Senhor Jesus!

Ao mundo falta a paz: Tu és a Paz. Vem, Senhor Jesus!

Ao mundo falta a luz: Tu és a Luz. Vem, Senhor Jesus!

Ao mundo falta amor: Tu és Amor. Vem, Senhor Jesus!

O mundo caminha em sonhos, busca algo mais. Vem, Senhor Jesus!

Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Relei-o pela terceira vez esse Evangelho e fico em silêncio auscultando meus sentimentos. Comprometo-me a mostrar sempre e a todos um Deus, que em Jesus se revela “todo misericordioso”.

 

Bênção

 

Bênção natalina do papa Francisco

 

Vinde Senhor Jesus, visitai-nos com vossa paz, para que nos alegremos de todos o coração na vossa presença.

E, nos vossos braços, construamos a paz ao nosso redor.