quarta-feira, 11 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Bem-aventurados vós, os pobres. Mas, ai de vós, ricos. - (Lc 6,20-26)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 11 DE SETEMBRO de 2019 (quarta-feira) 254º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA É VIVER.
(Tinho Aires)


 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DA ÁRVORE
DIA PANAMERICANO DOS PROFESSORES
DIA NACIONAL DO SERRADO
DIA NACIONAL DO KARATÊ
DIA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itapuí - Marabá Paulista - Rancharia (São Paulo) Jangada (Mato Grosso) Itaú de Minas (Minas Gerais) Agrestina - Aliança - Angelim - Araripina - Arcoverde - Belém de São Francisco - Belo Jardim - Catende - Custódia - Inajá - Jurema - Lagoa dos Gatos - Macaparana - Moreno - Orobó - Ribeirão  - São Caitano - São Joaquim do Monte - Surubim - Vicência - Vitória de Santo Antão (Pernambuco) Irani - Jaborá (Santa Catarina) Ibiraçu (Espírito Santo) Pimenta Bueno (Rondônia) Nova Aliança do Ivaí (Paraná)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOANA MARIA MANCHINI SOSSOLOTE (m/sobrinha-professora-Garça /SP) CLAUDINEI APARECIDO MANCUSO (Garça /SP) DELMA INACIA MORAIS SERRAR (Lions Clube de Paranaíba /MS)  JOSÉ EURIPEDES OLIVEIRA (Lions Clube de Paranaíba /MS) TELMO GUSTAVO TRIGO MOREIRA (Oleoquimica Ind. e Com-Garça /SP) FABIO SERAFIM (Deusa-Garça /SP) ÉLIDE SITTA CASSOLA (Garça /SP) ELISA MARIA DE OLIVEIRA (Garça /SP) EDERSON DA SILVA RAFAEL (Garça /SP) NELLY MANCHINI PIMENTA (Ribeirão Preto / SP)


 Santo do Dia 
SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE
SÃO JACINTO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ O Senhor nos conceda a graça de viver as bem-aventuranças, um programa de vida para quem quer ser discípulo de Jesus. Elas nos ajudam a fazer morrer em nós tudo o que não condiz com o reino de Deus.
– Oração 
PAI, FAZE-ME SOLIDÁRIO COM OS MAIS POBRES DESTE MUNDO, E ENSINA-ME A PARTILHAR, DE MODO QUE CHEGUE ATÉ ELES A ESPERANÇA E A ALEGRIA QUE JESUS VEIO NOS TRAZER.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum 11 de setembro de 2019
Buscando as coisas do alto e abandonando a maneira de agir do “homem velho”, seremos proclamados por Jesus bem-aventurados.

1ª Leitura - (Cl 3,1-11) - Morrestes com Cristo; mortificai também vossos membros. – Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses:

Irmãos, 1Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. 3Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. 5Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. 6Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. 7Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios. 8Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, 9nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, 10e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. 11Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  144(145)
O Senhor é clemente e misericordioso.

Evangelho do dia
4ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum 11 de setembro de 2019
Bem-aventurados vós, os pobres. Mas, ai de vós, ricos. - (Lc 6,20-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Meus discípulos, alegrai-vos, exultai de alegria, pois grande é a recompensa que nos céus tereis um dia! (Lc 6,23).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! 22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação! 25Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! 26Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas!
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Reino dos Céus pertence aos pobres”
 “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!”
(Lucas 6,20).
O reino deste mundo pertence aos grandes, a quem tem poder e dinheiro. As pessoas estão brigando para fazerem parte do reino deste mundo, e as disputas são grandes em todos os lugares e em todos os campos. Há disputas para se sobressaírem sobre os outros, para serem mais importantes do que os outros, muitas vezes, pisando e massacrando as pessoas, deixando milhões de filhos de Deus na indigência, na pobreza e miséria.
Para onde se volta o olhar de Deus? Jesus está nos mostrando que primeiro é para os pobres. Bem-aventurados os pobres, porque o Reino de Deus pertence a eles.
O Reino de Deus pertence aos pobres deste mundo, porém, não façamos aquela visão de que se trata apenas de uma pobreza espiritual. Deus é o salário do pobre e do indigente, Ele é a graça que preenche o coração deles.
É verdade que, nós que temos algo a mais, algo para comer e temos alguma estabilidade na vida deveríamos ser a presença de Deus na vida dos pobres, porque eles são presença de Deus para nós.
“Bem-aventurados os pobres, porque o Reino de Deus pertence a eles.”
Não dá para olhar para Deus, se não olharmos para os pobres e famintos. E, não podemos cair naquela espiritualidade medíocre de dizer: “Eu também sou pobre”, pois estou me referindo aos pobres entre os mais pobres. São os pobres amados por Santa Teresa de Calcutá, os pobres amados pela irmã Dulce, os pobres amados pela Igreja e por Jesus, os pobres que, muitas vezes, não têm o que comer nem vestir. Os pobres que choram têm onde rirem no Reino dos Céus, assim como Lázaro do Evangelho, que tinha como consolo somente os cachorros para lamber as suas feridas.
A nossa conversão passa por cuidar dos mais pobres. Esse “ai” vem de Jesus: “Ai de vós, ricos. Ai de vós que estais fartos. Ai de vós que rides”. O riso do mundo são as lágrimas dos olhos de Deus. As lágrimas dos olhos de Deus são as desigualdades que cercam o mundo onde nós estamos.
Se queremos ser cada vez mais de Deus, sejamos amigos dos pobres, dos sofredores, daqueles que não têm nada, pois têm somente as migalhas que caem de nossas mesas.
O Reino dos Céus pertence aos pobres; não podemos perder o Reino porque não cuidamos deles.
Deus abençoe você!
– Reflexão - As “Bem-aventuranças”, paradoxos do cristão
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus chama muitas vezes “felizes” aos seus discípulos. As “Bem-aventuranças” são palavras de promessa, que servem ao mesmo tempo como orientação moral. Cada “bem-aventurança” descreve, por assim dizer, a situação fática dos discípulos de Cristo: São pobres, estão famintos, choram, são odiados, perseguidos... São “qualificações” práticas, mas, também indicações teológico morais.

Apesar da situação de ameaça na que Jesus vê os seus, esta se converte em promessa quando a enxerga com a luz que vem do Pai. Para o discípulo, as “Bem-aventuranças” são um paradoxo: Invertem-se os critérios do mundo apenas se enxergam as coisas desde a escala de valores de Deus. As “Bem-aventuranças” são promessas nas que resplandece a nova imagem do mundo e do homem que Jesus inaugura e, nas que "se invertem os valores".

—Quando “enxergo” através de ti, Senhor, então vivo com novos critérios, começo a “tocar” algo do que está por vir (o Céu) e entra a alegria na tribulação.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus oferece aos discípulos um panorama do Reino de Deus que ele está implantando.
As bem-aventuranças e as “mal aventuranças” são realidades que vão se verificar já ao longo desta vida.
Os pobres são pessoas que sofrem privações graves. No setor econômico: os que têm fome.
No plano afetivo: os que choram.
No plano social: os que são odiados e rejeitados pela sociedade injusta que recusa o projeto de Jesus.
Ao lado das bem-aventuranças, Lucas apresenta as “mal aventuranças”.
Não se trata de condições sociais ou destinos humanos diferentes.
O Reino de Deus é um divisor de águas.
De um lado, encontram-se os que aceitam Jesus e a prática do amor.
Do outro, os que rejeitam Jesus e sua proposta de vida e liberdade para todos.
Cada um arca com as consequências da própria escolha.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,17.20-26 - Felizes são vocês...
 Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles", ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet), para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Lc 6,20-26, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus olhou para os seus discípulos e disse: - Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem.
Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês.
Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
                                            - Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.

Refletindo
Este é um solene discurso de Jesus que abre um discurso maior. É como um eco daquele primeiro na sinagoga de Nazaré. Também Lucas fala da “boa nova” para os pobres: o Reino de Deus, a sua justiça para os pobres, os famintos, os que sofrem e que são rejeitados. Para compreender o texto do Evangelho de hoje, precisamos nos perguntar: Qual a finalidade das bem-aventuranças? Quem são os pobres e os ricos? O que é o Reino de Deus? As bem-aventuranças, aqui expressas na palavra “felizes” é um estilo literário da Bíblia, usado pelos sábios e profetas para anunciar a alegria que relaciona o presente com uma promessa futura. Os destinatários destas promessas são os pobres, ditos também os “anawim”, ou seja, aqueles que dependem dos outros, privados de segurança material e social: os famintos, aflitos, oprimidos. Neste anúncio Jesus não está dizendo que os pobres são felizes pela sua condição carente, mas porque Deus toma a defesa do pobre. Também não é porque o pobre é melhor do que o rico, mas porque Deus é justo, misericordioso e Pai que “faz nascer o sol sobre justos e injustos”. Na verdade as bem-aventuranças de Jesus não significam que ele ratifica, abençoa a situação dos pobres, famintos, aflitos. Isto seria a consagração da injustiça, das diferenças e da prepotência humana, que na verdade, são denunciadas nos “ai de vós”. Nesta narrativa de Lucas, as bem-aventuranças são dirigidas aos discípulos que pelo Reino partilham a condição dos pobres e da rejeição: “felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem”.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo.
Meditando
Recordo as palavras dos nossos pastores, em Aparecida, palavras que repercutem as de Jesus: “No fiel cumprimento de sua vocação batismal, o discípulo deve levar em consideração os desafios que o mundo de hoje apresenta à Igreja de Jesus, entre outros: (...) a mudança de paradigmas culturais; o fenômeno da globalização e a secularização; os graves problemas de violência, pobreza e injustiça; a crescente cultura da morte que afeta a vida em todas as suas formas.”(DAp 185)
Como enfrento estes e outros desafios?
O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo o Salmo 144(145)

O Senhor é muito bom para com todos.

Todos os dias haverei de bendizer-vos, / hei de louvar o vosso nome para sempre. / Grande é o Senhor e muito digno de louvores, / e ninguém pode medir sua grandeza. – R.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem / e os vossos santos com louvores vos bendigam! / Narrem a glória e o esplendor do vosso reino / e saibam proclamar vosso poder! – R.

Para espalhar vossos prodígios entre os homens / e o fulgor de vosso reino esplendoroso. / O vosso reino é um reino para sempre, / vosso poder, de geração em geração. – R..
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou lembrá-la durante o dia. Esta Palavra vai fazendo parte da minha vida, da minha mente, como a chuva.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.