quinta-feira, 25 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. - (Jo 16,16-20)

 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONALDO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 M A I O  MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 25 DE MAIO DE 2017 (QUINTA-FEIRA) 144º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUE EU NÃO PERCA A VONTADE DE TER GRANDES AMIGOS, MESMO SABENDO QUE, COM AS VOLTAS DO MUNDO, ELES ACABAM INDO EMBORA DE NOSSAS VIDAS.”
 (Ariano Suassuna)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA INDÚSTRIA
 DIA DO TRABALHADOR RURAL
 DIA NACIONAL DA ADOÇÃO
 DIA NACIONAL DO RESPEITO AO CONTRIBUINTE
 DIA MUNDIAL DA TIROIDE
 DIA DA AFRICA (ONU)
 DIA DO TELEGRAF DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA ISTA
 DIA MUNDIAL DO DESAFIO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Brumadinho (Minas Gerais) Camamu (Bahia) Catarina (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: OTAVIO MARTINEZ DOS SANTOS (Almar Representações Garça/SP) SONIA MORI MARCONDES RESENDE (Garça /SP) ANTONIO ROBERTO MORENO (Auto Elétrica BR Garça/SP) JOSÉ ‘MarrucoAPARECIDO DONIZETE BATISTA DE BARROS (DLC6-Lions Clube de Matão /SP) BIANCA VITORIA DA ROCHA (Garça/SP) ORLANDO ZANCOPÉ JUNIOR (Massas Paulista Garça/SP) ESPERDITO ROSÁRIO  (Garça/SP) CLOVIS NEIVA BONFIM  (São Paulo/SP) MARIA TOYOME TIDA (Marilia/SP) MARIA DE LOURDES PIMENTA STOCCO (Marilia/SP) SANDRA CRISTINA RAMOS (Garça /SP) JOSÉ SANCHES MARIN (Garça /SP) JAQUELINE DE GRANDI (São Paulo /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LILIANE BEATRIZ GAIA VIEIRA e ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRAó1995ó22 ANOS (Eq 04 ENS SHOENSTATT do Setor de Garça/SP) BENEDITA ANDRÉ DE CARVALHO e ANTONIO PEREIRA DE CARVALHOó1996ó21 ANOS (Eq 06 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça/SP)SANDRA MARIA F. OLIVEIRA MELO e MANOEL MESSIAS DE MELO ó1985ó32 ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

 Santo do Dia 
 SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI
 SÃO GREGORIO
 SÃO CRISTÓBAL MAGALLANES JARA
 SANTA MADALENA SOFIA BARAT


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Embora entristeça os discípulos, a morte de Jesus será fecunda e princípio de uma presença nova e alegre: a de Cristo ressuscitado, poder e salvação de Deus e fundamento da nossa fé.”.
  Oração 
PAI, QUE O MEU TESTEMUNHO DE VIDA CRISTÃ SEJA TAL, QUE AS PESSOAS POSSAM “VER” JESUS NAS MINHAS PALAVRAS E NOS MEUS GESTOS DE AMOR AO PRÓXIMO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 Oração do dia 
Ó Deus, que fizestes o vosso povo participar da vossa redenção, concedei que nos alegremos constantemente com a ressurreição do Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

 Leituras 
 Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa - 25/05/2017  
 A boa-nova ultrapassa barreiras e chega a todos os povos, graças ao testemunho apostólico que suscita a alegria da fé no Ressuscitado. 

1ª Leitura – (At 18,1-8)  Paulo passou a morar com eles; trabalhava e discutia na sinagoga.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
7Então, saindo dali, Paulo foi para casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Salmos 
Salmo responsorial 97 (98)
O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

 Evangelho do dia 
 Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa - 25/05/2017 
Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. - (Jo 16,16-20)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar (Jo 14,18).
Senhor esteja convosco. 
 Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos – 6“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Senhor transforma nossa tristeza em alegria
A graça de Deus, no meio de nós, é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria!
Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (João 16,20).
Veja o paradoxo que Jesus está apresentando a partir da Sua partida deste mundo. Essa maravilhosa oração que Ele faz, no capítulo 16 do Evangelho de São João, mostra-nos Jesus se despedindo dos Seus, mas, ao mesmo tempo, preparando-os para o que vai acontecer.
De fato é assim, toda partida gera uma tristeza, alegra-se quem não gosta daquele que está partindo. Por isso, Jesus está dizendo que o mundo se alegrará com a Sua partida. Que mundo se alegra com a partida de Jesus, com a saída d’Ele do nosso meio? O mundo que não O acolheu, não O aceitou nem O reconheceu como Senhor e Salvador.
Do mesmo modo, nos dias de hoje, alegram-se aqueles que veem o nome de Jesus ser deixado de lado, alegram-se todas as vezes que o nome de Jesus é desrespeitado, que a Sua Igreja é atacada e assim por diante. Há uma falsa alegria no mundo, alegria de rejeitar a Deus, de não aceitar a salvação que Ele nos trouxe, a alegria de viver uma vida dissipada no erro, na ignorância, vivendo cada um o seu bel-prazer.
É uma tristeza para o coração daquele que tem Jesus como seu Senhor e Salvador não viver de acordo com a vontade de Deus. Há uma tristeza de reconhecer os próprios pecados e limites; há uma tristeza que toma conta do nosso coração ao ver o mundo tão fragilizado e distante da vontade de Deus.
Veja, a graça de Deus no meio de nós é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria, pois o Senhor que foi voltou e está no meio de nós. Mesmo que, muitas vezes, fiquemos distantes d’Ele, Ele jamais fica distante de nós!
Se tem alguma coisa entristecendo o nosso coração, causando preocupação e uma certa amargura na nossa alma, permitamos que o Senhor transforme a nossa tristeza em alegria, permitamos que o nosso pranto seja transformado na verdadeira alegria de ser discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, alegremo-nos com Ele, com a Sua presença viva e real no meio de nós, ainda que tenhamos muitos motivos para nos entristecer e nos preocuparmos, muitos motivos que tiram momentaneamente a alegria do nosso coração.
Há uma alegria maior, que vem do coração de Deus, se permanecermos n’Ele nada a tirará de nós. Podemos passar por momentâneas situações, mas a alegria que vem do coração de Deus ninguém pode nos roubar.
Deus abençoe você!
 Reflexão - Presença de Deus no mundo
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
  
Hoje —  em dia — à vista das desgraças que ocorrem em nosso mundo— é frequente a pergunta: "onde está Deus?". Jesus, de um modo misterioso, afirma que voltaremos a vê-lo, e que isso nos causará gozo. Além disso, nos mostrou o rosto de Deus: Ele é Pai.
O mundo não se escapa das mãos de Deus. Ele não exerce um "governo policial" (como nós acostumamos fazer), e sim providencial. Deus não é um "juiz". Como Pai prudente, Deus "deixa fazer", mas "não nos abandona". Isto quer dizer que respeita os dinamismos deste mundo (as leis da natureza e as decisões de nossa liberdade, inclusive as errôneas), mas —em sua infinita bondade e sabedoria— reconduz tudo à salvação da humanidade. Exemplos: César Augusto, Herodes, Pôncio Pilatos, mesmo atuando erroneamente, foram instrumentos providenciais ao serviço de nossa redenção…
—Jesus, gostaria de dizer a todos: não vamos inventar "deuses"; vamos deixar que Deus seja Deus, e confiar com gozo em seus "braços" de Pai.

 Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você é otimista?
 - Como encara o sofrimento?
 - Você transmite paz, alegria?
- Você se lembra de rezar nos momentos difíceis?
- Você se lembra de Deus nas horas alegres?

 Leitura Orante 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, recordando-me das palavras dos bispos, em Aparecida:
“O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). (DAp 131).
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio atentamente o texto: Jo 16,16-20, e observo as recomendações de Jesus.
Refletindo
Jesus faz referência a uma outra missão ausência, mas também de retorno, de morte e ressurreição. A Ressurreição de Jesus Cristo demonstra que a vida é mais forte do que a morte. É a presença do Espírito traz ânimo, força e alegria para quem crê no Projeto de Deus.o do Espírito Santo: transformar nossa tristeza em alegria, a dor em festa. 
2- Meditação (Caminho)  Qual palavra mais me toca o coração?(O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Como enfrento os momentos de provação: de dor, tristeza, solidão? Lembro-me de que, no Projeto de Deus, tudo isto vai ser transformado em alegria, desde que eu tenha fé e acredite na ação de Deus em minha vida? Para viver neste clima peço ajuda a Deus:
Espírito santificador, a ti consagro a minha vontade:
Ajuda-me a dizer "sim" ao Projeto de Deus para a minha vida.
Dá-me a fortaleza.
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, com o Bem-aventurado Alberione, a adesão à vontade de Deus:
Senhor, não sei o me acontecerá hoje.
Só sei que nada poderá me acontecer
sem que o tenhas previsto
E permitido para o meu bem,
E isto me basta.
Adoro os teus desígnios eternos e impenetráveis.
Aceito-os de todo o coração, por teu amor.
Ofereço-te todo o meu ser, unindo-me ao sacrifício de Jesus.
Em seu nome e pelos seus méritos, peço-te a graça de assumir,
Com amor, as horas difíceis e a tua vontade,
a fim de que tudo resulte para o meu bem,
e para a tua maior glória. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Meu novo olhar será consequência do meu “assumir o estilo de vida de Jesus e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas..."
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.