terça-feira, 9 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Não desprezeis nenhum desses pequeninos. – (Mt 18,1-5.10.12-14)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 09 DE AGOSTO de 2022 (terça-feira) 221º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO HÁ VOCAÇÃO SEM CRUZ. NÃO HÁ AMOR SEM RENÚNCIA.

(Monsenhor Jonas Abib)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA EQUOTERÁPIA

 DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA VIDA

 DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO DOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES

 DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

 DIA DOS COWORKING

 DIA DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

 DIA DE NAGASAKI

 DIA DO PORCO

 DIA DO AMANTE DO LIVRO

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DE SINGAPURA

 DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM A LUTA DAS MULHERES NA ÁFRICA DO SUL E NAMÍBIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Elisiário - Socorro (São Paulo) Estância Velha - Tapejara (Rio Grande do Sul) Ipupiara (Bahia) Pedra Branca (Ceará) Pio IX (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NILMA RIBEIRO MOURA (Lions Clube Macaé /SP)ANA PAULA DO PRADO AZEVEDO MARQUIZEPPE (Dm-Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)MILENA TOYOTA BASTOS BENTO (neta da Marcia/Nilson – Garça /SP)MANOEL FELICIO BOTINO GIGUEIRA (empresário Garça /SP)JOÃO CASTRO (Florianópolis / SC)DANIELA PINHEIRO (Garça /SP)PE. MANOEL LEANDRO PEREIRA  (Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 02 NOSSA SENHORA APARECIDAó1969ó53 ANOS (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA – Setor de Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA EDITH STEIN

Edith Stein (Alemanha, 1891-1942), de família judia e doutora em filosofia, entrou na Congregação das Carmelitas Descalças. Tomando o nome de Teresa Benedita da Cruz, procurou imitar santa Teresa de Ávila no amor a Jesus. Morreu no campo de concentração de Auschevitz.

SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

SÃO FABIO DE CESAREIA

SANTA CÂNDIDA MARIA DE JESUS

SANTA MARIANA COPE DE MOLOKAI

SANTOS MÁRTIRES DA TURQUIA

SÃO FERMO E SÃO RÚSTICO

SÃO ROMÃO MÁRTIR

SÃO NATEU

SÃO FEDLIMINO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A criança, o enfermo, o idoso, o marginalizado precisam estar no centro de nossas políticas, de nossa preocupação:- Não desprezeis um só destes pequenos – Mt 18,1-5.10.12-14

 

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor nos manda saciar-nos de sua Palavra, para podermos transmiti-la aos outros. Sejamos dóceis e frequentadores diários desse alimento salutar, que forma em nós um olhar de amor para os pequeninos de Deus.

 

– Oração 

 

“PAI, POUPA-ME DE CAIR NA TENTAÇÃO DE QUERER FAZER-ME GRANDE AOS OLHOS DO MUNDO, POIS A VERDADEIRA GRANDEZA CONSISTE EM FAZER-ME AMIGO E SERVIDOR DO MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus, eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 09 de junho de 2022 terça-feira da 19ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos, sem rebeldia, a Palavra de Deus. Ela nos recorda que condição para entrar no Reino dos céus é nos tornarmos como crianças, ou seja, simples, humildes e obedientes ao Senhor.

 

 

1ª Leitura (Ez 2,8-3,4) – Ele fez-me comer o rolo, e era doce como mel em minha boca.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor: 8“Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois, disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 119(118)

 

Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

 

 

– 09 de junho de 2022 terça-feira da 19ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Não desprezeis nenhum desses pequeninos.  (Mt 18,1-5.10.12-14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, / que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

09/08/22 19ª TERÇA-FEIRA TC – C

 

Mateus 18,1-5: “Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: - Quem é o maior no Reino dos Céus? Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: - Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe”.

 

Jesus, a pergunta dos seus discípulos era interesseira, porque já competiam entre si sobre quem ocuparia os primeiros postos quando fosse estabelecido o seu Reino, que eles imaginavam seria como os outros reinos deste mundo.

Ao chamar uma criança e colocá-la no meio deles, o senhor queria que vissem na criança o símbolo maior daquelas pessoas que fariam parte do seu Reino, um reino muito diferente dos reinos deste mundo, porque era o Reino dos Céus.

Assim como toda criança é simples e necessitada de cuidado, de amor e de proteção, assim também o senhor abriu as portas do seu Reino para todos os que necessitavam de acolhimento, de respeito, de perdão e de cura.

Fez uma reviravolta nas escalas de importância e de preferência do mundo, onde os reis se achavam representantes dos deuses e as autoridades religiosas se apresentavam como mediadores entre as pessoas e a divindade.

Nenhuma dessas pessoas seria convidada a fazer parte do seu Reino, mas somente aquelas que fossem como uma criança.

E o senhor afirmou a seus discípulos, quando saíssem para evangelizar e fundar as primeiras comunidades, que agissem do mesmo modo, porque quem recebesse uma ‘criança’, estaria recebendo o senhor mesmo.

Jesus, que o seu Evangelho nos mantenha atentos à diferença profunda que existe entre a sua proposta de Reino dos Céus e as tradições sociais e religiosas, que permanecem até os nossos dias.

 Envie-nos o seu Espírito, que nos faça renascer como ‘crianças’ do seu Reino, sem nenhuma arrogância nem competição, mas sempre necessitados da sua misericórdia e do seu perdão, e cheios da alegria de viver e de servir.    

 

Maria santíssima, a senhora profetizou que seu Filho iria derrubar os poderosos dos seus tronos e exaltar os humildes, ajude-nos a manter um coração de crianças, sempre necessitadas do seu carinho e do seu cuidado materno. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus coloca a criança no centro. Isso quer dizer que, na comunidade dos discípulos, a primeira preocupação deve ser o cuidado com os pequenos. Para Jesus, a periferia se desloca para o centro. Nada de pretensão de grandeza. Ser grande é servir. Cabe à comunidade o serviço humilde e corajoso. O maior no Reino de Deus são os pequenos e os que aos olhos do mundo são insignificantes. Ignorá-los é ignorar o próprio Cristo. Uma comunidade fiel ao mestre também sabe ser acolhedora e fraterna, bem como é revestida de especial ternura pelos que se perdem pelos caminhos da vida.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,1-5.10.12-14 - Quem é mais importante no Reino?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Iniciemos nossa leitura orante, pedindo ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

 

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Observe as palavras, comparações e gestos que Jesus usa para ensinar seus discípulos. Por que a necessidade de se fazer pequeno como uma criança para ser o maior no Reino dos Céus?

 

“Nossa atual vida em sociedade alimenta em nós um grande individualismo e uma acirrada competição com os outros. Custa-nos muito o que é evangélico: a colaboração, a união de esforços, o sentido comunitário. A indicação de Jesus é simples e profundamente revolucionária: não querer ser o maior, querer ser irmão e pôr o necessitado no centro das atenções. O mais importante, isto é, a prioridade deve ser o mais frágil, o vulnerável, como a criança. A criança, o enfermo, o idoso, o marginalizado precisam estar no centro de nossas políticas, de nossa preocupação. É a prioridade que o pastor deu à ovelha que se perdeu, ante as noventa e nove. O solidário com o pequeno é o maior no Reino.”

 

2. Meditação (Caminho)

Na teoria até somos capazes de aceitar esta pedagogia de Jesus, mas na prática gostamos mesmo do protagonismo, de sermos vistos e valorizados. Precisamos de conversão para gozar da paz interior que mora nos corações simples e humildes.

Que aspectos do mistério de Deus esta passagem permite conhecer? Qual palavra mais encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? Sobre o que a atitude do pastor, que sai à procura da ovelha perdida, o (a) leva a refletir?

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

 

Reze com o salmo da liturgia de hoje:

 

— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que mel na minha boca!

— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

— Como são doces ao meu paladar tuas palavras! Sl 119(118)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

 

Bênção

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, para que todos nós desfrutemos de plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.