quarta-feira, 19 de maio de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Para que eles sejam um assim como nós somos um – (Jo 17,11b-19)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 19 DE MAIO de 2021 (quarta-feira) 139 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A VERDADEIRA SOLIDARIEDADE COMEÇA ONDE NÃO SE ESPERA NADA EM TROCA.

(Antoine de Saint-Exupéry)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO

DIA NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICO

DIA MUNDIAL DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

DIA DO FÍSICO

DIA MUNDIAL DA DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO

DIA NACIONAL DA DOR DE CABEÇA (COMBATE À CEFALEIA)

DIA DO CUTELEIRO

DIA DO MÉDICO DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

DIA DA NOITE DOS OVNIS

SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alambari - Araçariguama - Arapeí  - Barra do Chapéu - Bertioga - Canitar - Dourado - Engenheiro Coelho - Estiva GerbiHortolândia - Potim - Ribeirão Grande - Saltinho - São Lourenço da Serra - Tuiuti (São Paulo) Pinheiro Preto (Santa Catarina) Rio Claro (Rio de Janeiro) Andaraí - Palmas de Monte Alto (Bahia) Santo Antônio do Descoberto (Goiás)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:MARIA LÚCIA MUCILLO DE SOUZA (Garça/SP) BEATRIZ “Bia” TRAVENSOLO DE ALMEIDA (Leo Clube de Garça /SP) LAISA GONZALEZ FURLANETO (Labiomed-Lions Clube de Garça/SP) ANALU PEREIRA (prima Mogi das Cruzes/SP) PDG ANTONIO DEVITO (Lions Clube de Vera Cruz /SP) PDG ARTUR ANTONIO CHIEREGATTO (Lions Clube de Amparo/SP) JUSSARA  SOARES  ALEIXO (Lions Clube de Três Lagoas /MS) luzimabile de fátima gonçalves zaparolli (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio/SP) JOÃO BOSCO PEREIRA (Lions Clube de Dracena/SP) RICARDO JOSÉ CHACÓN BARELA (Lions Clube de Valencia/Venezuela) MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES DE SOUZA (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP) LUCINEIDE MARIA ROSSIM (Murutinga do Sul/SP) MARCELO FRASCARELI QUEVEDO (Pederneiras /SP) MARCIA KIYOMI SHIBUYA SOARES DOS SANTOS (Garça/SP) ANDRÉ LUIZ DE  OLIVEIRA DIAS Garça/SP) JULIO CEZAR CASOLA (Garça/SP)MARCOS CRIPA (São Paulo /SP) TIAGO GOULART (Pompeia /SP) CLEBER FIGUEIREDO (Café Figueiredo-Duartina /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTO IVO HÉLORY DE KERMARTIN

SANTA JOAQUINA DE VEDRUNA

SANTA MARIA BERNARDA BÜTLER  

SANTA PUDENCIANA

SANTO URBANO I

SÃO CELESTINO V

SÃO COLÁGERO

SÃO CRISPIM DE VITERBO

SÃO DUNSTANO

SÃO PARTÊNIO

■ SÃO FELIX DE CENTALÍCIO

SÃO JOÃO I

SÃO LEONARDO MURIALDO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade – Jo 17,11b-19

Os discípulos estão no mundo, mas não pertencem ao mundo. Não assumam a forma do mundo, antes deixem-se conduzir pelo Espírito.

 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria, aleluia!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

É missão do evangelizador alertar contra os “lobos ferozes” e as “doutrinas perversas” que ameaçam a caminhada da comunidade. Esta Eucaristia nos anime a sermos cumpridores do Evangelho de Cristo.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, CONSAGRA-ME SEMPRE MAIS NA VERDADE, PARA QUE EU NÃO ME DEIXE SEDUZIR PELA MALDADE DO MUNDO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus misericordioso, concedei que a vossa Igreja, reunida no Espírito Santo, se consagre ao vosso serviço num só coração e numa só alma. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 18 de maio de 2021 3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Jesus sabe que seus discípulos serão rejeitados pelo mundo, por isso pede que o Pai os defenda de todo mal, consagrando-os na verdade. 

 

1ª Leitura (At 20,28-38) – Entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos que durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular. 32Agora, entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando desse modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber'”. 36Tendo dito isso, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 68(67)

 

Reinos da terra cantai ao Senhor.

 

 

– 18 de maio de 2021 3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Para que eles sejam um assim como nós somos um (Jo 17,11b-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permitamo-nos ser ungidos pela Palavra de Deus”

“Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” 

(João 17,15)

Jesus continua orando por nós, orando para que permaneçamos firmes, para que não percamos a ousadia e a coragem evangélica; orando para que possamos permanecer n’Ele apesar de estarmos no mundo. Por isso, Ele está pedindo para que sejamos preservados do mundo.

 

O Senhor nos deu a Sua Palavra, mas o mundo a rejeitou. E, se o mundo rejeita a Palavra de Deus, o mundo rejeita também aqueles que creem na Palavra de Deus, mas não podemos permanecer com a mentalidade do mundo, precisamos permanecer na mentalidade do Evangelho, permanecer na Palavra de Deus.

 

Se você não está focado na Palavra, volte-se para a Palavra de Deus. Volte-se, porque é uma tentação nos dispersarmos, é uma tentação nos desviarmos, é uma tentação perdermos o foco da Palavra. É a Palavra de Deus que tem que nos formar e nos modelar a cada dia da nossa vida.

 

“Volte-se para a Palavra, pois só Jesus tem Palavra de vida eterna”

 

Não é alienação, pelo contrário, é transformação, é a vida em Deus que está em nós. Recebemos esse dom, essa dádiva que é a Palavra viva; e a Palavra viva de Deus tem nome, se chama Jesus. Ele mesmo nos diz: “Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade”.

 

A Palavra de Deus é a verdade, Jesus é a verdade. E é em Jesus, na Palavra d’Ele, que somos consagrados. A graça da consagração batismal que nos ungiu, que nos deu o dom do Espírito é para permanecermos na Palavra, para que a Palavra d’Ele permaneça em nós. E assim como o Pai enviou a Sua Palavra, enviou o Seu Filho para libertar esse mundo, quantos foram libertos do poder do maligno, quantos são libertos do poder do mal pela Palavra libertadora de Jesus.

 

Não viva nenhuma escravidão, não viva nenhuma submissão ao mal ou ao pecado. Não viva preso às correntes do maligno, nem você, nem sua casa, nem sua família. Volte-se para a Palavra, pois só Jesus tem Palavra de vida eterna, só Ele tem palavras que nos libertam e nos restauram.

 

Enfrentamos um leão a cada dia, quando não dez, mil… Enfrentamos cadeias, tribulações, enfrentamos, dia após dia, a realidade de viver. E como a Palavra de Deus nos dá o ânimo, o gosto, o sabor e nos unge!

 

Precisamos da consagração viva em nós a cada dia, pois ser consagrado é ser ungido. A unção que pairava sobre Jesus também paira em nós, quando permitimos ser ungidos pela Palavra a cada dia da nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois de rezar ao Pai pela própria glorificação, Jesus reza pelos seus discípulos. Pede para eles unidade, a exemplo da união dele com o Pai. Pede também que sejam preservados das artimanhas do Maligno e que continuem no mundo sem ser do mundo, pois é aí onde devem dar testemunho. Mesmo com a ausência de Jesus, a comunidade é convidada a manter a união com ele e a unidade com todos aqueles que acreditam nele. A volta de Jesus à glória não impede que seus seguidores continuem vivendo a mesma alegria de quando estavam com ele. Apesar da cruz e de serem rejeitados pelo mundo, a alegria deveria ser uma característica fundamental dos cristãos. No meio desse mundo perverso, foram enviados a fim de testemunharem a verdade que vem de Deus. Jesus se santifica, se consagra a Deus, para que eles também se tornem santos e sejam também consagrados ao Pai.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, em forma de testamento espiritual, fazes importantes pedidos ao Pai em favor dos teus discípulos: que o Pai conserve dentro deles a tua alegria; que não os retire do mundo, porque eles não são do mundo; e que, pelo Espírito, os consagre para a missão de implantar o Reino de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 17,11-19 - De dez, apenas um agradeceu

Oração Inicial

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) - 16 a 23 de maio

Tema: Permanecei no meu amor e produzireis muitos fruto" (cf. Jo 15,5-9)

 

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Observe a oração de Jesus para os que ele envia a missão. O que ele pede ao Pai? Qual a sua promessa? Que missão lhes confia?

 

“A palavra “mundo” aparece aqui com dois sentidos distintos. Um deles é o lugar onde os discípulos residem. No segundo sentido, mundo é a atitude de fechamento a Deus. Enquanto Jesus entra na glória, os discípulos permanecem no campo da luta. Jesus faz por eles três pedidos: que sejam preservados do mal, que permanecem na unidade e que sejam envolvidos na alegria. A missão dos discípulos é continuar a obra do Mestre. Com Jesus, eles romperam uma mentalidade perversa que rege a sociedade. Isso supõe muita dificuldade. Sua missão não é “sair do mundo”, mas permanecer nele, dando o seu testemunho. O Pai os protegerá do mal e da contaminação com o fermento do mundo, a cujas ameaças e seduções eles não cederão.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus nos confirma que nos quer participantes de sua alegria. Eu provo essa alegria de Jesus ou me satisfaço com as alegrias do “mundo”? O que significa para mim: “consagrados na verdade”?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Nós continuamos no mundo, como diz Jesus, onde estão presentes adversidades e tensões: Que palavra ou frase levamos para ser luz e força na vida e missão?

 

Bênção

A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (Rm 16,27).

– Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.