segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–O noivo está com eles. – (Mc 2,18-22)

     


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 16 DE JANEIRO de 2023 (segunda-feira) 016º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUER FAZER ALGO PARA PROMOVER A PAZ MUNDIAL? VÁ PARA CASA E AME A SUA FAMÍLIA.

(Madre Teresa de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DOS CORTADORES DE CANA DE AÇÚCAR

DIA DA COMIDA PICANTE

DIA DO GABINETE DA INDEPENDÊNCIA

DIA TU BISHVAT - ANO NOVO JUDAICO DAS ÁRVORES

DIA DA GRAVADORA EVANGÉLICA ESTRELA DA MANHÃ EM CURITIBA-PR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Horizonte - Aparecida do Rio Doce CastelândiaJesúpolis - Nova Iguaçu de Goiás - Professor Jamil (Goiás) Irupi (Espírito Santo) São Gonçalo do Pará (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: )RENATA MARQUES ROCHA ANANIAS (prima-Garça /SP) NILSON BASTOS BENTO (Garça /SP)JULIO KOYAMA (PPA-Garça /SP)ANDRÉIA GIMENEZ SABATINE (Empresária-Garça/SP) DEOCLECIO GODOY (Garça /SP)Silvia Mennocchi Tech (Ponta Porã-Garça /SP)WAGNER VALVERDE CASTILHO (Lions Clube de Macatuba /SP)LÚCIA SAKABE (Lions Clube de Tupã /SP)  PAULO SERGIO CARENCI (Lions Clube de Lins /SP)GUSTAVO LESSA RAFARE (Lions Clube de Niterói/RJ)ADAILTON MARIANO PRADO (Dracena /SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Professora Garça /SP)KAREN YOSHIRO SHINYASHIKI (Garça /SP) ERIKA BRAZ LIQUER ROSA (Garça /SP) PE. FRANCISCO ANTÔNIO DOS ANJOS ANDRADE (Administrador Paroquial de Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis /SP)MAURO MATTOS FILHO (Garça /SP)GUSTAVO YUDI MAEDO (Garça /SP)HOBSON LUIZ MACHADO (Andradina /SP)ANTÔNIO MONICO (Bauru /SP)JOSY DANIEL CRUZ (São José dos Campos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: DECIMA EQUIPE DE NOSSA SENHORA DAS FAMÍLIAS🎈1999🎈24 ANOS E DECIMA PRIMEIRA EQUIPE DE NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO🎈1999🎈24 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO MARCELO I 

SÃO JOSÉ VAZ

SÃO DANATE

SÃO FURSEU

SÃO LEOBÁCIO

SÃO PEDRO DE MARRAKECH

SÃO MELAS

SÃO TIAGO DE MOUTIERS

SÃO TICIANO

SÃO TREVÉRIO

SÃO BERARDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES

SANTA JOANA DE BAGNO

SANTA PRISCILA MATRONA 

SANTO ACÚRSIO

SANTO ADJUTO

SANTO HONORATO

SANTO OTÃO

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

É necessário ter um coração novo para acolher continuamente Jesus e tornar-se testemunha do seu amor:  - Ninguém costura pano novo em roupa velha – Mc 2,18-22

 

 

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Por sua morte na cruz, Jesus “tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. Renovemos nossa total confiança em nosso Salvador, que fortalece nossa fé e nosso compromisso com o “vinho novo” do seu Evangelho.

 

– Oração 

 

“PAI, A PRESENÇA DE JESUS NA NOSSA HISTÓRIA É MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA. QUE A MINHA ALEGRIA CONSISTA EM CONSTRUIR UM MUNDO DE AMOR E DE FRATERNIDADE, COMO ELE NOS ENSINOU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de janeiro de 2023 segunda-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

Jesus é o “noivo” da nova comunidade. Para entrar em profunda comunhão com ele, é necessário ter a mente e o coração abertos e percorrer o mesmo caminho de entrega e obediência a Deus. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 5,1-10) – Mesmo sendo Filho, por aquilo que ele sofreu, aprendeu o que significa a obediência. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se essa honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Desse modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedeque”. 7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. 10De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedeque.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 110(109)

 

Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!

 

 

 

– 16 de janeiro de 2023 segunda-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

O noivo está com eles.  (Mc 2,18-22)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A Palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

16/01/23    2ª Segunda-feira TC – A

 

Marcos 2,18-19.21-22: “Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: - Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam? Jesus respondeu:... - Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

 

Jesus, a prática da religião facilmente transforma-se em rotina, que se repete quase automaticamente, mesmo que já não tenha mais sentido.

Muitos esperavam que o Messias viria para corrigir alguns costumes, melhorar algumas celebrações e mudar algumas pessoas, mas mantendo todas as velhas tradições religiosas e culturais da comunidade judaica.

Quando perceberam a novidade total da sua pregação e do seu jeito de agir, começaram a lhe fazer oposição e a rejeitar o anúncio do Reino dos Céus.

A comparação usada pelo senhor foi muito forte, porque considerou aqueles fariseus como ‘roupas velhas’ e ‘odres velhos’.

Ou seja, não valia a pena perder tempo com eles, transmitindo-lhes a novidade do Evangelho, porque não tinham capacidade de captar sua mensagem.

Ela iria rasgar suas ideias e arrebentar suas cabeças limitadas.

Por isso, o senhor dirigiu sua evangelização àqueles que viviam na periferia da sociedade e da religião oficial, mais abertos e sedentos de uma palavra de esperança e de libertação.

 

Senhor, ainda corremos o mesmo risco dos fariseus do seu tempo.

Não permita que a nossa fé se torne ‘roupa velha’, amarrada a tradições do passado, que sente medo dos desafios atuais do Evangelho.

Faça com que nossos corações jamais se tornem ‘odres velhos’, onde não cabe a sua proposta de amor a Deus e ao próximo, de justiça e paz para a sociedade, e de fraternidade universal.

Quando fomos batizados recebemos uma veste nova, como pano novo que não iria se rasgar ao acolher sua Palavra, mas seria capaz de guardá-la e meditá-la ao longo de toda a vida.

Ajude-nos a manter sempre nova essa veste e alimente-nos com o vinho do seu sangue, para que tenhamos alegria e força para enfrentar todos os dias os desafios do mandamento do amor.

 

Maria santíssima, faça com que nossa Igreja caminhe sempre em frente, aberta aos sinais dos tempos e levando a todos o pano novo do batismo e o vinho novo da vida de fé e de amor. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O jejum praticado por João Batista e pelos fariseus era uma atitude penitencial que supunha um Deus irritado com as pessoas e ao qual era necessário acalmar, e por isso elas se privavam de alimento. Eis que o Messias misericordioso já está presente, mas muitos não o percebem e continuam apegados a essa tradição, sem sentido religioso. Jesus não vem alimentar uma religião triste, em que os fiéis se obrigam a colecionar obras de reparação para agradar a Deus. É o tempo da alegria pela presença de Deus entre nós. Um Deus que perdoa pecados; que acolhe os marginalizados e os reintroduz na vida social. Um Deus que abre as portas do Reino aos povos do mundo inteiro. Esta é a novidade que Jesus traz, mas para essa novidade são necessárias mentes abertas, corações receptivos: “vinho novo em vasilhas novas”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 2,18-22 - Vinho novo em odres novos! Coerência

 

Saudação

 

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

 

 1. Leitura (Verdade)

O Evangelho é a Boa Nova, o vinho novo que Jesus veio anunciar. Feliz quem escuta a Palavra do Senhor, pois encontra nela o alento de que necessita.

 

“O jejum, ainda hoje praticado, é o motivo da discussão de Jesus com os fariseus. No entanto, o momento é festivo e o jejum pode ser dispensado. Jesus, o esperado desde sempre, é o “noivo” do grande banquete. Durante a permanência de Jesus em meio aos seus, as leis se tornam relativas, pois ele é a realização da lei maior, isto é, da lei do amor. Jesus é o tecido novo que não se adapta à roupa velha. Ao mesmo tempo, ele é o vinho novo que supõe vasilhames novos. O apego excessivo à lei não permitia que Jesus fosse acolhido como a grande novidade de Deus, a realização do Plano da Salvação. Hoje é necessário ter um coração novo para acolher continuamente Jesus e tornar-se testemunha do seu amor.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus é o vinho novo que rompe as estruturas que não geram mais vida. Olhando para nós: quais são as ideias e hábitos que impedem uma adesão mais autêntica à pessoa de Jesus?

A adesão por Jesus Cristo tem um significado bonito, mas segui-lo e ser fiel às propostas contidas nas suas palavras supõe ação concreta para a realização da justiça e do mandamento do amor.

Como compreendo e situo minhas atitudes dentro do Evangelho de hoje?

 

3.Oração (Vida)

Rezo pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

 

Abre nossos olhos, Senhor, para enxergarmos tudo o que deve mudar em nossa vida, em nossa comunidade, em nosso bairro, em nosso país…

Abre nossas mãos, para criarmos juntos, com a tua graça um mundo fraterno onde reine a justiça e a liberdade para todos…

Abre o nosso coração, para que sejamos capazes de nos reconciliar contigo e com os irmãos, perdoando em teu nome, aqueles que nos ofenderam ou nos prejudicaram…

Pai-Nosso…

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Jesus não quer a nossa adesão pela emoção, por aquilo que pode impressionar, mas nos pede a caridade, a justiça, a misericórdia,..

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver neste dia?

 

BÊNÇÃO

 

Que o Deus da paz nos faça capazes de cumprir sua vontade, fazendo tudo o que é bom, agora e para sempre.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.