domingo, 31 de dezembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O menino crescia cheio de sabedoria. - (Lc 2,22-40)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 DEZEMBRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (domingo) 365º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
 “O VERDADEIRO VÍNCULO É SEMPRE COM O SENHOR. TODAS AS FAMÍLIAS TÊM NECESSIDADE DE DEUS: TODAS, TODAS!
(Papa Francisco)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL De MEDITAÇÃO PELA PAZ
DIA Da ESPERANÇA
DIA DO REVEILLON
DIA De Umbandistas e Fiéis do Candomblé
DIA DA CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE ”SP”
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Capela do Alto - Icém - Iracemápolis - Vargem (São Paulo) Trindade (Goiás) Fraiburgo - Lontras (Santa Catarina) Careiro da Várzea (Amazonas) Aripuanã - Barra do Bugres (Mato Grosso) Alagoinha - Barra de Guabiraba - Belém de Maria - Betânia - Brejão - Condado - Ilha de Itamaracá - Ipubi - Itaíba - Itamaracá - Jataúba - Jupi - Lagoa do Ouro - Palmeirina - São José da Coroa Grande - Tabira - Timbaúba - Venturosa - Verdejante - Vertente do Lério (Pernambuco)Ribas do Rio Pardo (Mato Grosso do Sul) Atilio Vivacqua - Barra de São Francisco - Colatina - Divino de São Lourenço - Dores do Rio Preto - Linhares (Espírito Santo) Alegria - Capão Bonito do Sul (Rio Grande do Sul) Presidente Kennedy (Tocantins) Araponga - Bom Jesus do Galho - Campanário - Capitão Enéas - Caranaíba - Claro dos Poções - Itaguara - Itinga - Itumirim - Jacinto - Marmelópolis - Matozinhos - Morada Nova de Minas - Pains - Piedade dos Gerais - Pratápolis - Queluzito - Rubim - Santa Maria de Itabira - Santana da Vargem - Santo Antônio do Amparo - São João da Ponte - São Pedro dos Ferros - Simonésia - Três Marias - Turvolândia (Minas Gerais) Gurupá - Inhangapi - Itupiranga - Tucuruí - Xinguara (Pará) Andirá (Paraná) Frei Martinho - Paulista - São Sebastião de Lagoa de Roça (Paraíba) Fortaleza dos Nogueiras - Fortuna - Gonçalves Dias - Matinha - Palmeirândia (Maranhão) Baía Formosa - Bento Fernandes - José da Penha - Lajes Pintadas - São Bento do Trairí - São Fernando - Senador Elói de Souza - Serra de São Bento - Sítio Novo - Vila Flor (Rio Grande do Norte) Cordeiro - Duque de Caxias (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOSÉ MONTEIRO (Monteiro Representações Garça/SP) NILCE MAZARIN (Lions Clube de Campinas Carlos Gomes /SP) JOÃO PERINA QUARTIM BARBOSA (Empresário-Campo Grande /MS) REGINA MARIA MANTOVANI TABONE (Três Lagoas/MS) AMANDA GODOY DE ALMEIDA (Garça/SP) FABIO DE ALMEIDA MARANGÃO (Garça/SP) GUILHERME CESAR DA SILVA DUARTE (Leo Clube de Lucelia /SP)

 Santo do Dia 
SÃO SILVESTRE
SANTA CATARINA LABOURÉ

Vieram apressados os pastores e encontraram Maria com José, e o menino deitado no presépio (Lc 2,16).
A festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José nos põe em comunhão com as nossas famílias. Hoje somos convidados a imitar as virtudes e o amor que modelaram a Família de Nazaré. Celebremos com alegria o último domingo deste ano, assumindo o compromisso com os valores da palavra de Deus para podermos trilhar os caminhos do Senhor durante todo o ano que está para se iniciar.
Oração
PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE SER PIEDOSO E JUSTO COMO AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO DE TEU FILHO JESUS. SEJAM ELAS PARA MIM FONTE DE PERENE INSPIRAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Domingo último de 2017 - 31 de dezembro         - Sagrada Família de Jesus, Maria e José  do Natal
A liturgia da Palavra revela o plano de Deus para nossas famílias. Deixemo-nos iluminar por essa Palavra de vida, a fim de que ela, com toda a sua riqueza, habite em nosso coração e em nossos lares.
1ª Leitura (Eclo 3,3-7.14-17a) – Quem teme o Senhor, honra seus pais. Leitura do Livro do Eclesiástico:
Pistas para a reflexão: O texto desenvolve o quarto mandamento da lei de Deus: amar os pais. Honrar e respeitar os pais, socorrê-los e cuidar deles na velhice é cumprir a vontade de Deus. O verbo honrar, respeitar, ajudar e dar afeto. A vivência desse mandamento traz benefícios aos filhos: favorece a vida, expia pecados, alegra e alcança resposta às orações.

3
Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.
4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana.
5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.
6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido.
7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe.
14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 127 (128)
Felizes os que temem o Senhor
e trilham seus caminhos!

2ª Leitura (Cl 3,12-21) – A vida da família no Senhor. Leitura de São Paulo aos Colossenses:
Pistas para a reflexão: Temos na leitura um “código comunitário e familiar”, isto é, o autor apresenta algumas propostas para a boa convivência na comunidade e na família. A comunidade é convidada a constituir um só corpo em Cristo, superando as barreiras étnicas, religiosas e sociais. Familias unidas, fraternas e generosas geram comunidades santas.

Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também.
14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição.
15Que a paz reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos.
16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças.
17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.
18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor.
19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas.
20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor.
21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo último de 2017 - 31 de dezembro         - Sagrada Família de Jesus, Maria e José  do Natal
O menino crescia cheio de sabedoria. - (Lc 2,22-40)
Pistas para a reflexão: O texto trata da ida da Sagrada Família ao templo para cumprir a lei do Senhor. Lá acontece o encontro com o piedoso Simeão e a profetisa Ana. Num primeiro momento, o autor apresenta a Família de Nazaaré como uma família observante da lei. No encontro com Simeão, ilumina as nações e sinal de contradição. No encontro com Ana, é reconhecido como o libertador.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Que a paz de Cristo reine em vossos corações e ricamente habite em vós sua palavra! (Cl 3,15s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor.
25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meu olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
Família, Sacramento da Redenção.” 
Deus é família
                                                                                     Quando queremos falar bem de uma pessoa que nos impressiona, dizemos: ele é muito família. Refere-se a uma qualidade que supre muitos defeitos. A família é seu referencial primeiro. O texto de Lucas narrando a consagração de Jesus declara-O, pela lei, pertencente a Deus. No livro do Êxodo, os primogênitos dos judeus eram propriedade de Deus pelo fato de terem sido poupados na matança dos primogênitos no Egito. Deviam ser resgatados (Ex 13,2). Assim cumprem a lei. A família de Jesus se alarga com Simeão e Ana, que viviam a esperança do Messias e reconhecem o Menino. Maria está envolvida no sofrimento do Filho. A família se torna o berço e a escola de formação de Jesus: “Voltaram a Nazaré, sua cidade. O Menino crescia e se tornava forte, cheio de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele” (Lc 39-40). As virtudes familiares que Paulo ensina aos Colossenses são a explicitação do mandamento “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” (Jo 15,17). Aqui podemos compreender um pouco mais sobre o sacramento do matrimônio. É a realização do mandamento do amor. O matrimônio não é uma cerimônia do passado na qual se assinam papéis, mas é uma aliança que se define pela opção ratificada na celebração. O sacramento não é só um papel passado ou um juramento. A matéria do sacramento não se reduz ao sim, mas à entrega de vida que vai penetrar o casal e todos da família e da comunidade. O Sacramento do Matrimônio se estende por toda vida e envolve a todos.
Sacramento da família
Aprendemos que o sacramento dá a graça. O batismo dá graça santificante e os demais sacramentos a levam às diversas situações da vida que são santificadas pelos sacramentos. A leitura de Eclesiástico nos mostra que o sacramento do matrimônio envolve pais e depois os filhos para receber e fazer crescer a graça. Temos o quarto mandamento que manda “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem seus dias sobre a terra” (Ex 22,12). Esse mandamento encabeça os demais que se referem ao próximo. Sendo um sacramento que se dirige à família, o livro do Eclesiástico (3.3-7.14-17) apresenta como garantia de vida longa e bênçãos. É instrutivo como um estatuto para a vida dos idosos ensinando o respeito e o amor constante. O mandamento tem também uma dimensão espiritual: alcança o perdão dos pecados, evita cometê-los e é razão para ter suas orações ouvidas. A força sacramental do matrimônio permanece na vida da família envolvendo também os pequeninos e os idosos. As virtudes nascem desse sacramento.
Dias com Deus.
Como a família acontece no dia a dia, temos um processo de realização humana e salvação. Sempre pensamos os sacramentos como uma celebração na Igreja e nos esquecemos de sua ligação com a vida concreta. A família é a célula primeira da Igreja. Por isso falamos de igreja doméstica. Daí se desenvolve para a instituição que deverá se desenvolver como família. O contrário pode se tornar um corpo que é só uma ideia. Na pastoral não damos atenção suficiente para a família de modo a tê-la como ponto de partida mas sim, como uma pastoral. Deveria ser o contrário. Certa vez uma família trouxe duas crianças para a primeira comunhão. Diziam: Nós preparamos em casa. Assim fomos preparados. Quem sabe fosse diferente nossa pastoral se a família fosse a base.
Menino de Família
Quando celebramos a festa da Sagrada Família, temos sempre a imagem da serenidade e de um mundo distante do nosso. A gente sempre pensa: devia ser bonito e tudo sereno. Será? Eram pobres, felizes, mas de vida dura.
Em que podem ser exemplo para nós? A Palavra de Deus orienta a partir do fato da apresentação de Jesus ao templo: obedecendo à lei de Deus, mas profundamente aberta ao Espírito Santo que dava sentido à vida de Jesus e de sua Família. Temos aí a figura do velho Simeão que acolhe Jesus, movido pelo Espírito Santo.
Qual é o papel do Espírito Santo em nossas famílias?
Simeão e Ana eram idosos cheios do Espírito Santo e da Palavra de Deus que os levou a discernir Jesus no meio de tantos outros meninos que eram apresentados ao templo.
A leitura do livro do Eclesiástico nos coloca diante de um texto que faz da família um verdadeiro sacramento. Faz pensar que o sacramento do Matrimônio não é importante porque é uma lei eterna, mas que a eternidade da lei está na força redentora da família.

1 Partindo da família de Nazaré, temos a família como primeiro passo para a salvação.
2 A família tem a dimensão de graça e salvação como realização do mandamento do amor.
3 A família é a Igreja doméstica, que é a primeira célula da Igreja.

Leituras:  Eclesiástico 3,3-7.14-17ª ; Salmo 127; Colossenses ,12-21.Lucas 2,22-40

ReflexãoA Sagrada Família: A família de Jesus merece o título de "santa"
 AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, celebramos a Santa Família de Nazaré. O contexto é o mais adequado, porque o Natal é por excelência a festa da família. Demonstram-no tantas tradições e costumes sociais, especialmente o hábito de se reunir todos, precisamente em família. Jesus quis nascer e crescer numa família humana; teve a Virgem Maria como mãe e José que lhe fez de pai; eles cresceram-no e educaram-no com imenso amor.
A família de Jesus merece deveras o título de "santa", porque está totalmente absorvida pelo desejo de cumprir a vontade de Deus. É uma família como todas e, como tal, é modelo de amor conjugal, de colaboração, de sacrifício, de entrega à divina Providência, de laboriosidade e de solidariedade, em suma, de todos aqueles valores que a família guarda e promove, contribuindo de modo primordial para formar o tecido de cada sociedade.
—Hoje damos graças a Deus, mas também à Virgem Maria e a São José, que com tanta fé e disponibilidade cooperaram para o desígnio de salvação do Senhor.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Quando fui apresentado a Deus?
 - Lembro-me de renovar minha consagração a Deus?
- Em que ocasiões?
 - Que lugar ocupam os sacramentos da Igreja em minha vida?
- Dou testemunho público de minha Fé? Quando?
- Tenho certeza de que minha presença é sempre edificante para os outros?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 2,22-40 - SAGRADA FAMÍLIA
- A nós todos,  que nos encontramos neste espaço,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! Preparo-me para a Leitura, rezando, em sintonia com todos:
Inspirai-me, Espírito Santo, para que eu pense santamente!
Impulsionai-me, Espírito Santo, para que eu trabalhe santamente!
Movei-me, Espírito Santo, para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo, para que jamais perca o que é santo!
(Santo Agostinho)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - - O que a Palavra diz?
Leio, na Bíblia, o texto Lc 2,22-40.
Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos:
uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.
Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galileia, para a casa deles na cidade de Nazaré. O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus. 
Refletindo
Alguns aspectos merecem ser destacados neste texto:
1º Observo Jesus recém-nascido. Aparentemente em tudo é semelhante aos outros. Mas, não passa despercebido: O Espírito Santo abre os olhos da fé ao velho Simeão, que se aproxima e, tomando o Menino nos braços, reconhece nele o Messias. Este Menino, profetiza Simeão, será "sinal de contradição".
2º Para a Mãe surpresa, Simeão prediz que a salvação acontecerá através do sofrimento – “espada afiada” -  do qual  também ela participará.
3º O tema da oferenda mistura-se com o tema da luz: “uma luz para mostrar o caminho a todos”. O Menino será luz das gentes e glória de Israel. Assim, Maria se revela como um candelabro que apresenta Jesus, "Luz do mundo".
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - - O que a Palavra diz para mim? 
Hoje, Festa da Sagrada Familia.
Os bispos, na Conferência de Aparecida, afirmaram: " Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
A Palavra me motiva a fazer, hoje, uma prece a Maria.

Ó minha Mãe, Maria,
neste momento, a luz do teu Filho Jesus  brilhou diante de meus olhos,
iluminou minha mente e se acendeu no meu coração.
Quero também ser, como tu és,
um candelabro para que a Luz brilhe na minha casa,
na minha família,
no meu trabalho,
por onde eu passar,
em todos os ambientes de comunicação,
em todo o mundo..
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Iluminado/a pela Palavra, no dia de hoje, vou comunicar a luz de Deus em cada encontro, em cada palavra, a cada situação. Como a luz afasta toda escuridão, vou  colaborar para que todo medo, dúvida, injustiça ou conflito sejam esclarecidos e substituídos pela  graça e pela paz de Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo