sábado, 21 de agosto de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Eles falam mas não praticam. – (Mt 23,1-12)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 21 DE AGOSTO de 2021 (sábado) 233 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O PRESENTE NÃO É UM PASSADO POTENCIAL, É O MOMENTO DE ESCOLHA E DE AÇÃO.

(Simone de Beauvoir)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA HABITAÇÃO

DIA DO FAVELADO

  DIA DO ANIMAL ABANDONADO

DIA DO CATECISMO

DIA DA ULTRASSONOGRAFIA

DIA DA RECORDAÇÃO E HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO TERRORISMO

DIA DO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO-MG (UFOP)

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Nilópolis - Porciúncula - São João de Meriti (Rio de Janeiro) Chapadão do Céu (Goiás) Redenção (Ceará) Wagner (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Padre LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA (Missionário RedentoristaAparecida /SP)Padre LUCIANO PONTES (Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Tupã /SP)EDNA NAKAE (Lions Clube de Adamantina / SP)JOSÉ CARLOS CARNEIRO (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)LEVI MORAES (Lions Clube de Herculândia /SP) PDG MARIA LUIZA DA CUNHA MARQUES (DLC2-Lions Clube de São Paulo Campos Elíseos /SP)PAULO CACERES (Lions Clube de Trujillo /Peru)VILSON RODRIGUES BRITO (Construgar Garça/SP) BIANCA HELENA CIRILO SARTORI (Garça/SP) LEANDRO BRANDÃO GONÇALVES DA SILVA (Advogado Garça/SP) ROBERTO SALVARANI (Garça /SP) VINICIUS CAPRIOLI (Ribeirão Preto /SP)GILMAR ROSENVALD BRETAS BRETAS (São Bernardo do Campo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Padre ELIZIO PEREIRA DA ANUNCIAÇÃO FILHOó2010ó11 ANOS (CSS / Comunidade Religiosa: Santa Cruz, Rio Claro/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO PIO X

José Sarto (Itália, 1835-1914), bispo de Mântua e patriarca de Veneza, subiu à cátedra de Pedro com o nome de Pio 10º (1903). Seu lema –“restaurar todas as coisas em Cristo” – traduziu-se num programa de renovação e reformas, uma espécie de preliminar ao Vaticano 2º.

SÃO SIDÔNIO APOLINÁRIO

SANTO EUPRÉPIO DE VERONA

SANTO ABRAÃO DE SMOLENSK

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Um só é o vosso Guia, o Cristo – Mt 23,1-12

Na nova comunidade de Jesus, todos são irmãos, voltados para o serviço mútuo e reunidos em torno de Deus.

 

- O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

José Sarto nasceu na Itália em 1835 e lá faleceu em 1914. Bispo de Mântua, tornou-se cardeal de Veneza e, por fim, papa, assumindo o nome de Pio 10º. Realizou profundas reformas litúrgicas – valorizando o canto sacro -, incrementou o movimento bíblico e elaborou um novo Catecismo. Foi um pastor dedicado, vigilante e, sobretudo, santo. Mirando seu exemplo, nossas comunidades se empenhem em dinamizar suas celebrações litúrgicas segundo as orientações da Igreja.

 

– Oração 

 

PAI, REVESTE-ME DE HUMILDADE E SIMPLICIDADE, PARA QUE EU SEJA DISPONÍVEL PARA SERVIR O MEU PRÓXIMO, NA MAIS PURA GRATUIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que, para defender a fé católica e restaurar todas as coisas em Cristo, cumulastes o papa são Pio 10º de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 21 de agosto de 2021Sábado da 20ª Semana Do Tempo Comum SÃO PIO 10º, PAPA

– Liturgia da Palavra 

O bem que fazemos será sempre, de alguma forma, recompensado. Jesus não condena os ensinamentos dos fariseus, mas sim sua prática, a qual, muitas vezes, entra em contradição com o que eles ensinam. 

 

1ª Leitura (Rt 2,1-3.8-11, 4,13-17) – Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.  Início do Livro de Rute:

 

1Noemi tinha um parente por parte do marido, homem poderoso e muito rico, da família de Elimelec, chamado Booz. 2Rute, a moabita, disse à sua sogra: “Permite que eu vá ao campo apanhar espigas, onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo”. Noemi respondeu: “Vai, minha filha”. 3Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros. Aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec. 8E Booz disse a Rute: “Ouve, minha filha, não vás apanhar espigas a outro campo e não te afastes daqui, mas junta-te às minhas servas. 9Observa onde estão ceifando e vai atrás delas; pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste. Quando tiveres sede, vai aos cântaros e bebe da água de que bebem os meus servos”. 10Então Rute, caindo-lhe aos pés, inclinou-se profundamente e disse: “Como pude encontrar graça a teus olhos e te dignaste fazer caso de mim, uma mulher estrangeira?” 11Respondeu-lhe Booz: “Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teus pais e a terra onde nasceste e vieste para um povo que antes não conhecias”. 4,13Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa. Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho. 14As mulheres diziam a Noemi: “Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família e quis que o seu nome se conservasse em Israel, 15para que tenhas quem console a tua alma e te sustente na velhice, porque nasceu um menino de tua nora, que te ama e é para ti melhor que sete filhos”. 16E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo e serviu-lhe de ama. 17As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo: “Nasceu um filho a Noemi!”, e deram-lhe o nome de Obed. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 128(127)

 

Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

 

 

– 21 de agosto de 2021Sábado da 20ª Semana Do Tempo Comum SÃO PIO 10º, PAPA

– Evangelho do dia 

 

Eles falam mas não praticam.  (Mt 23,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vós tendes um só Pai, que está no céu, / vosso Guia é um somente, é o Messias (Mt 23,9s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O humilhado é sempre exaltado pela sabedoria de Deus”

 

Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado

(Mateus 23,11-12).

Jesus está ensinando aos Seus discípulos e a nós também, nos dias de hoje, a termos cuidado com os mestres da Lei e com os fariseus e, a sobretudo, observarmos a nossa própria vida, para que não nos tornemos um mestre da Lei e um fariseu na vivência religiosa.

 

É importante dizer que os mestres da Lei e os fariseus eram as grandes referências religiosas na época de Jesus. Os mestres da Lei eram mestres da Lei porque conheciam a Lei, porque estudavam e tinham autoridade sobre ela. Os fariseus eram aqueles que tinham uma observância estrita da Lei Divina, observavam até mais que os outros. E Jesus está nos dizendo que eles não servem de referência nem de exemplo, porque eles falam, mas não fazem; eles ensinam, mas não praticam; eles cobram dos outros, mas não cobram de si mesmos; ou seja, eles não têm autoridade.

 

Até escutem eles, mas não façam o que eles fazem; o que eles ensinam sobre a Lei não é mentira, a Palavra de Deus é essa, mas se eles não dão exemplo, não siga o mau exemplo deles. Isto é, mais do que nunca, pertinente para os tempos em que vivemos.

 

“Quem se exalta, será humilhado pela vida, mais humilhado, inclusive, pelo julgamento de Deus”

 

É preciso dizer que, muitas vezes, até nós, que estamos ensinando a Palavra de Deus, precisamos realmente nos revermos, porque não basta ensinar, é preciso viver o que se ensina; não basta falar, é preciso primeiro viver o que se fala, porque senão cairemos na grande contradição da vida religiosa. São religiões que muito cobram e pouco na prática vivem, são autoridades religiosas que são boas para falar, para gritar, para exigir dos outros, mas pouco exigem de si mesmas.

 

Que a Palavra de Deus nos ensine a não sermos guias cegos, mas sermos guias da luz; e, para isso, precisamos viver na luz e na graça.

 

A primeira coisa que precisamos aprender é não sermos grandes, é não querermos ser importantes, é não querermos ser donos da verdade porque começamos a cair em contradição quando nos sentimos senhores do bem e do mal. Quando pegamos para nós a autoridade da verdade, achamos que sabemos tudo, que podemos tudo, que só passa pelo meu critério, que só a minha verdade é a verdade.

 

Cuidado! Aquele que se sente grande, se torne menor; aquele que acha que sabe tudo, procure ser aquele que mais deve aprender. A grande lição da vida é sabermos aprender, inclusive, com os pequenos.

 

Quem se exalta, será humilhado pela vida, mais humilhado, inclusive, pelo julgamento de Deus. Procure humilhar o próprio coração, a própria sabedoria e a própria razão que se sente maior do que todos, porque quem se humilha será sempre exaltado pela sabedoria de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus recomenda publicamente muita cautela contra os mestres da Lei e os fariseus e aponta neles quatro atitudes reprováveis: eles impõem pesada carga de observâncias nas costas dos outros; fazem as coisas para serem vistos e admirados; ocupam os primeiros lugares nos banquetes e nas sinagogas; enfim, deleitam-se com os títulos humanos e apreciam que lhes façam reverência. Então, o que fazer? Assumir atitudes de humildade e não buscar títulos nem postos de honra. Aliás, na comunidade de Jesus, todos devem apresentar-se e viver com espírito de serviço, pois “o maior de vocês será aquele que presta serviço aos outros”. Quanto aos títulos e deferências, sejam atribuídos a quem se deve: somente Deus é o verdadeiro Pai; somente Cristo é o verdadeiro Mestre de todos. Destaca-se o valor da irmandade.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, tu prevines os discípulos e as multidões contra o mau exemplo dos doutores da Lei e dos fariseus, “porque dizem, mas não fazem”, agem de modo contrário às exigências do Reino. Orienta-nos, Senhor, em todas as circunstâncias, pois só tu és o nosso Mestre e o nosso Guia. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 23,1-12 - Um só Pai, um só Mestre!

 

Oração Inicial
Iniciemos nossa leitura orante preparando-nos para dedicar toda nossa atenção à Palavra, para que o encontro com Cristo nos fortaleça na prática da caridade, da misericórdia e do serviço generoso, em resposta ao convite de Jesus: “O maior dentre vós deve ser aquele que serve”.

 

Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o e procure compreender em que contexto se dá a narrativa. Preste atenção aos personagens que compõem a cena e ao tema de seu diálogo.

 

“Jesus critica as lideranças religiosas da classe dominante, que transforma o saber em poder, agindo com hipocrisia e oprimindo o povo. Na nova comunidade de Jesus, todos são irmãos, voltados para o serviço mútuo e reunidos em torno de Deus, que é Pai, e de Jesus, que é o único líder que veio para servir. Os incontáveis deveres religiosos, estabelecidos por eles, eram pesados fardos para os pequenos, mas eles mesmos não o carregavam. Jesus garante que seu fardo – amor – é leve. Na comunidade dos discípulos, somente Jesus, enquanto Cristo, indica o caminho. É uma religião libertadora, orientada para a gratuidade e pelo amor. Nessa comunidade há uma troca de lugares: os últimos serão os primeiros.”

 

2. Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacionemos o texto lido e refletido com nossa vida. Qual palavra do texto mais chamou sua atenção? Como você compreende e acolhe as orientações do Mestre? Jesus pede para rejeitarmos a hipocrisia, a busca de honras e o reconhecimento. É no serviço generoso aos irmãos que nossa vida ganha sentido, e contribuímos assim para o fortalecimento da comunidade.

3.Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

 

Pode concluir com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos você sentiu em seu coração e deseja concretizar em sua vida?

 

Bênção 

 

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém