quinta-feira, 27 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ficai preparados! - (Mt 24,42-51)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

AGOSTO 

M Ê S   – V O C A C I O N A L  –

 GARÇA/SP, 27 DE AGOSTO de 2020 (quinta-feira) 240º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

  

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

DAR O EXEMPLO NÃO É A MELHOR MANEIRA DE INFLUENCIAR OS OUTROS. É A UNICA.

(ALBERT SCHWEITZER)



 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA NACIONAL DO PSICÓLOGO

DIA NACIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS

DIA INTERNACIONAL DO COSPLAY

DIA DA LIMPEZA URBANA

DIA DO PEÃO DE BOIADEIRO (SP)

DIA DA LUTA DA BRAÇO

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Americana - ItobiMatão (São Paulo) Mauritie - Santa Quitéria (Ceará) Apiacá (Espírito Santo) Candói (Paraná) Palestina (Alagoas) Imaruí (Santa Catarina) Ielmo Marinho (Rio Grande do Norte) Santa Cruz de Goiás (Goiás) Seabra (Bahia) Xexéu (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALICE ALVES ARANHA (São Paulo /SP) MARCOS SEMENSSATO (Garça /SP)MARCIO SEMENSSATO (Equipe 10 N. Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça / SP) SANDRO LUIZ TAMEGA (Marilia /SP) ALEXANDRE (Xandi)  DONIZETE  DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) SILVANA RODRIGUES DAMACENO CAMARGO ANCHIETA (Lions Clube de Birigui /SP) MARCOS CUNHA VASCONCELOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) NIVALDO JESUS SEGATTO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)WALDEMAR TEIXEIRA DORIA (Lions Clube de Mirandópolis /SP) BRUNO DO NASCIMENTO PADILHA VELASCO (Lions Clube de Petrópolis / RJ) VANESSA XAVIER SOUZA (Lions Clube de Itaperuna /RJ) SONIA FERNANDES DE SOUZA (Garça /SP) LUIZ ANTONIO ZANCOPÉ (Orlando/EUA) FABIO LEITE (Garça /SP)JOÃO CARLOS RODRIGUES (Garça /SP) JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA VENDRAMIN (São Paulo /SP) JOSE (QUINCAS) JOAQUIM ARTIOLI (Garça /SP) JOATAN LOUREIRO (Campo Grande /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA MÔNICA

Mônica (Argélia, 331-387), mãe de Santo Agostinho, pela oração assídua e confiante e por suas lágrimas, alcançou a transformação espiritual do filho. Este, em suas Confissões, descreveu-a como mãe cristã contemplativa e atenta às necessidades dos humildes e dos pobres.

SÃO CELESTINHO I

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- A mulher que teme a Deus será louvada; seus filhos a proclamam feliz e seu marido a elogia (Pr 31,30.28).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Mônica, mãe de Santo Agostinho, nasceu em 331 em Tagaste, na atual Argélia. Cristã de fé robusta, profundamente piedosa, alcançou, com oração perseverante e lágrimas, a conversão do marido pagão e do filho, a cujo batismo assistiu com imensa alegria. Morreu na Itália no ano 387. Confiemos no grande poder da oração. 

– Oração 

SENHOR JESUS, QUE EU ME PREPARE PARA O ENCONTRO CONTIGO, AMANDO MEU PRÓXIMO E LUTANDO PARA CONSTRUIR UM MUNDO MAIS JUSTO E FRATERNO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de santa Mônica pela conversão de seu filho, Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27 de agosto de 2020  quinta-feira da 21º Domingo Do Tempo Comum SANTA MÔNICA ESPOSA, MÃE E VIÚVA, Memória

– Liturgia da Palavra 

Chamada à comunhão com Jesus Cristo, a comunidade se abre e corresponde à riqueza de dons divinos. Jesus nos recomenda estar alertas para receber o “Filho do Homem”. 

 

1ª Leitura (1Cor 1,1-9) – Nele fostes enriquecidos em tudo.  Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 144/145

Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

 

 

– 27 de agosto de 2020  quinta-feira da 21º Domingo Do Tempo Comum SANTA MÔNICA ESPOSA, MÃE E VIÚVA, Memória

Ficai preparados! - (Mt 24,42-51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado cujo senhor o encontrar agindo assim quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’ 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados, 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Estejamos sempre preparados para o encontro com o Senhor”

Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor

(Mateus 24,42)

Entre tantas incertezas da vida, uma certeza podemos ter: iremos ao encontro do Senhor e esse dia não tem hora marcada. Poderá ser hoje, amanhã, daqui a 50 ou 100 anos. Não sabemos, mas precisamos ficar atentos.

 

E o que é ficar atentos senão viver cada dia como se fosse único, como se tivéssemos que prestar contas da nossa vida hoje? Que mau operário é aquele que diz: “Eu não sei que horas o Senhor virá”, e vive a vida de qualquer jeito, cuida do seu trabalho de qualquer jeito e deixa para última hora para se cuidar, arrumar-se, deixar tudo em ordem para aparentar que está tudo bem.

 

A nossa vida não é um pedaço de vida, a nossa vida é um todo, é o hoje, o aqui e o agora. A nossa vida é daquele empregado que é prudente, que sabe que a todo momento seu patrão pode chegar, mas não é por medo do patrão, é por responsabilidade e consciência reta.

 

Não vou colocar ordem na casa, na minha vida e no meu coração por medo de Deus, mas por amor que tenho a mim, pelo amor que tenho a Deus, pelo desejo que tenho de me encontrar com Deus e viver com Ele aqui e agora.

 

“A morte não vai surpreender ninguém quando nós, a cada dia, já vivemos indo ao encontro de Deus”

 

Estamos vivendo uma religião errada, porque acreditamos que o encontro com Deus é depois da morte, mas depois da morte vai ser uma decepção, pois se não nos encontramos com Deus na vida, como vamos encontrá-Lo depois da morte?

 

Somos esse operário imprudente, que não arruma a casa, porque não sabe a hora que o Senhor virá. Agora, se somos o bom operário, já vamos ao encontro do Senhor aqui e agora. Quando a morte chegar, ela não será nenhuma surpresa para nós. Assim morreu, porque assim viveu.

 

Estava me lembrando da Dra. Zilda Arns… Que mulher santa! Viveu a vida para cuidar de crianças, e está aí a Pastoral da Criança que, de forma maravilhosa ela criou, fundou e cuidou até o último dia da sua vida, e ainda se dedicou à Pastoral para os idosos. Ela estava no Haiti, no meio de uma edificação da Pastoral da Criança, num país tão necessitado, quando um terremoto levou tudo a desabar, e ela morreu. Ela não sabia que morreria naquele dia, mas ela fez no último dia o que fez durante toda a sua vida. Pode ter parecido trágica a morte dela, mas não foi, porque ela viveu a cada dia aquilo que viveu até a hora da morte.

 

A morte não vai surpreender ninguém quando nós, a cada dia, já vivemos indo ao encontro de Deus, fazendo o que é para fazer para Ele de manhã, a tarde ou a noite. Não vamos nos surpreender, porque só nos surpreendemos com aquilo que não vivemos de forma intensa e verdadeira.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Senhor, com sua graça, nos visita a todo instante; é preciso ter sensibilidade para não desperdiçar a hora de Deus. Por vezes, as preocupações com a sobrevivência, o excesso de trabalho, o tempo consumido em festinhas, tudo isso pode nos distrair ou desviar nossa atenção dos sinais de Deus. A parábola tem em vista principalmente as lideranças religiosas. Por que não estendê-la também aos nossos governantes, já que têm responsabilidade de criar ambiente e condições de vida dignos para todos? A parábola termina afirmando que haverá prestação de contas no julgamento. Todo final de cada dia é boa ocasião para sincero exame de consciência: como tem sido meu relacionamento com Deus, comigo mesmo, com o próximo e com a natureza?

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, “Filho do Homem”, aos discípulos, em geral, e às lideranças religiosas de todos os tempos, recomendas a vigilância. Não sabemos quando virás. Somos convidados a não desanimar na caminhada cristã. Concede-nos, Senhor, empenho e perseverança na prática da justiça e do amor. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

BÊNÇÃO

"O Senhor te abençoe e te guarde.

O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.

O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz"

(Nm 6, 24-26).

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.