sábado, 9 de setembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? - (Lc 6,1-5)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 09 DE SETEMBRO DE 2017 (Sábado) 252º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO QUER REALMENTE A LIBERDADE, POIS LIBERDADE ENVOLVE RESPONSABILIDADE, E A MAIORIA DAS PESSOAS TEM MEDO DE RESPONSABILIDADE.
 (Sigmund Freud)

 Datas Comemorativas  
DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO
DIA NACIONAL DO ADMINISTRADOR
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA SINDROME ALCOÓLICA FETAL
DIA DA VELOCIDADE
DIA MUNDIAL DOS PRIMEIROS-SOCORROS  
DIA ESTADUAL DO TECNICO DE ADMINISTRAÇÃO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Nuporanga (São Paulo) Minador do Negrão (Alagoas) Francisco Santos (Piauí) Vitória do Jari (Amapá) Pacajus (Ceará) Macau (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FERNANDA PERES ANTONIO ESTORK  (Prima–Professora-Garça /SP) ISRAEL PINTO AMARAL JUNIOR (Primo Sorocaba /SP) ROGÉRIO GUANAES (Garça /SP) BEATRIZ KARTNALLER MARTINI (Águas de Lindoia /SP) TEREZINHA SARTORI FRABETTI (Garça /SP) IOLANDA SUMICO KANAWA (Garça /SP) SHIRLEINE SOUZA  (Garça /SP) JOÃO BATISTA CANONICI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) CARLOS HENRIQUE VIANNA DE MATTOS (Marilia /SP) KADIGE DAHRUJ (Bauru /SP) .

 Santo do Dia 
SÃO PEDRO CLAVER

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Vivemos na era da esperança, fundamentada na promessa do evangelho, a qual requer de nós uma fé firme e inabalável. Neste novo tempo, a lei e a necessidade maior são a defesa da vida.
Oração
PAI, TORNA-ME SENSATO NA PRÁTICA DAS EXIGÊNCIAS RELIGIOSAS, PARA EU BUSCAR, EM PRIMEIRO LUGAR, O QUE REALMENTE É DO TEU AGRADO E ESTÁ A SERVIÇO DA VIDA, CUJA FONTE ÉS TU.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Sábado da 22º Semana do Tempo Comum - 09/09/2017
Cristo nos reconciliou para que sejamos santos na caminhada cotidiana, na qual é preciso distinguir as mentalidades e leis e subordiná-las às exigências maiores do evangelho.

1ª Leitura (Cl 1,21-23) – Deus vos reconciliou para vos apresentar como santos, imaculados. Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

Irmãos, 21Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos pelos vossos pensamentos e obras más, 22eis que agora ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai. 23Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial 53 (54)
Quem me protege e me ampara é meu Deus!

Evangelho do dia
Sábado da 22º Semana do Tempo Comum - 09/09/2017
Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? - (Lc 6,1-5)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam. 2Alguns dos fariseus lhes diziam: Por que fazeis o que não é permitido no sábado? 3Jesus respondeu: Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros; 4como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los? 5E ajuntou: O Filho do Homem é senhor também do sábado.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Que nossa fé seja sempre inabalável
Deus não nos quer desanimados, Ele nos quer firmes e inabaláveis na fé!
Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes” (Cl 1,23)
O Evangelho que nos foi anunciado trouxe-nos vida nova, mas é necessário termos perseverança e não perdermos de vista a graça da vida nova que o Evangelho nos trouxe.
Passamos por tribulações, dificuldades e situações perturbadoras na vida e, muitas vezes, desanimamos; a nossa esperança fica mexida, por isso a Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, é um convite: é preciso manter os olhos fixos em Jesus.
O que tem acontecido com muitos de nós é que estamos olhando para os nossos problemas, para as nossas dificuldades e tribulações; para as situações difíceis que passamos na vida e tiramos de Jesus o nosso olhar. Quando tiramos d’Ele o nosso olhar, podemos ter a certeza de que a nossa fé fica abalada, ela vai ruindo, vai sendo dilacerada, e muitas vezes ela cai no desânimo.
Deus não nos quer desanimados, Ele nos quer firmes e inabaláveis na fé. Não somos nós quem mantemos a nossa firmeza, não somos nós quem conseguimos ser inabaláveis na fé, mas é Jesus Cristo, autor e consumador da nossa fé! Não podemos tirar d’Ele o nosso olhar, a nossa esperança, não podemos afastar d’Ele o nosso coração, a nossa vontade e todo o nosso ser. É para Jesus que vamos nos voltar a cada momento, a cada dia da nossa vida. É para Ele que nós devemos olhar.
Não olhemos para o irmão que foi causa de desânimo, de contradição e pecado para nós. Não olhemos para os nossos problemas, que são tantos. Olhemos para aquele que cuida dos nossos problemas, aquele que é maior do que nossas fraquezas.
Paramos nas pessoas, nos limites humanos quando, na verdade, o nosso coração precisa estar firme e fixo em Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador. É Ele quem nos mantêm firmes e fortes, Ele quem nos conduz adiante para não desanimarmos nesta caminhada.
Deus abençoe você!
 Reflexão - O domingo, “dia do Senhor”
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus Cristo declara-se “Senhor do Sábado”. Os judeus celebram no "Sabbat" o apogeu da obra dos "seis dias" (a criação). Mas para o cristão surgiu um novo dia: o da Ressurreição de Cristo. O sétimo dia termina a primeira criação e o oitavo começa a nova criação em Cristo.
O Senhor deu aos seus discípulos, já na Última Ceia, o seu corpo e o seu sangue como dom da Ressurreição: cruz e ressurreição fazem parte da Eucaristia, e sem elas não é ela mesma. Por isso, a celebração do sacramento devia estar necessariamente vinculada à memória da Ressurreição. O primeiro encontro com o Ressuscitado teve lugar na manhã do primeiro dia da semana — o terceiro dia após a sua morte —, portanto, na manhã de Domingo: este converteu-se espontaneamente, na liturgia cristã, no "dia do Senhor".
—Jesus, o esplendor da tua redenção sobrepõe-se ao da primeira criação. Louvado sejas para sempre, Senhor!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Em que consiste meu repouso dominical?
 - Coloco realmente Deus no centro de tudo?
- Será que nossa sociedade se preocupa com o tempo de descanso e tempo também para se dedicar a Deus?
- Eu considero realmente um dia santo e domingo como oportunidade de dedicar mais tempo a Deus, à Igreja?
- É possível repousar e testemunhar minha fé?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 6,1-5 - O Filho do Homem é Senhor do sábado
- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e
a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer, para procurar
a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, templo do Espírito Santo,
 ensinai-nos a sermos fiéis Àquele que habita em nosso coração.
(Cardeal Verdier)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto O que diz o texto do dia?) O que diz o texto do dia? Leio atentamente, n Bíblia, o texto: Lc 6,1-5, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas, e a comer os grãos de trigo.
Então alguns fariseus perguntaram:
- Por que é que vocês estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado? Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães oferecidos a Deus, comeu e deu também aos seus companheiros. No entanto é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso.
E Jesus terminou, dizendo:
- O Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.
Refletindo
 Ao censurar os discípulos por colherem, debulharem os grãos de trigo, ou seja, por trabalharem em dia de sábado, os fariseus, na verdade, queriam questionar Jesus. E ele lhes responde, da mesma forma citando a Palavra. Lembra o que fizeram Davi e seus companheiros na "casa de Deus", quando estavam com fome e comeram dos pães de oferta. Lembra-lhes ainda que o Filho do Homem é Senhor do sábado. Não só a interpretação dos fariseus fica em segundo plano, mas a própria lei, pois Ele é o Senhor. O sábado, na Igreja, passa a ser o "dia do Senhor".
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo.
O que o texto me diz no momento?
Este texto me recorda ainda um outro em que Jesus diz: "Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou" (Jo 4,34). Poderia eu dizer a mesma coisa? Ou seja: Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, apresentaram Jesus Cristo como modelo e dizem, até, que temos que aprender dele: "Os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada." (DAp 41).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com o bem-aventurado Alberione:
 Jesus Mestre,
disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, porque és o único caminho para o Pai. Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos tua Palavra,
meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia. Esta Palavra vai fazendo parte da minha vida, da minha mente, como a chuva que cai e produz seus efeitos (Is 55,10-11).
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 309 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo