segunda-feira, 6 de setembro de 2021

S. José, Pai Amado (4) - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

S. José, Pai Amado
(4)

 

Grandeza de S. José

           Celebrando os 150 anos da proclamação do Papa Pio IX de S. José como Patrono da Igreja, coisa que ele já fazia, vamos refletir sobre o que o Papa Francisco escreveu em Patris Corde – (Com o Coração do Pai). No primeiro aspecto o atual Papa se refere ao termo Pai amado. Afirma com S. João Crisóstomo, que ele “colocou-se inteiramente ao serviço do plano salvífico”, pelo fato de ter sido esposo de Maria e o Pai de Jesus. No caminho da encarnação de Jesus, teve seu lugar claro: Esposo e Pai. O evangelho não diz você vai ser pai, mas “O que nela, Maria, foi gerado, vem do Espírito Santo”. E a seguir lhe diz qual o projeto de Deus para ele: “Ela dará à luz um filho e tu O chamarás com o nome de Jesus” (Mt 1,20-21). S. Paulo VI, em 19 de março de 1966, ensina que “sua paternidade se exprimiu, ‘em ter feito de sua vida um serviço e um sacrifício ao mistério da Encarnação e à missão redentora; em ter usado da autoridade legal que detinha sobre a Sagrada Família para lhe fazer dom total de si mesmo, da sua vida e de seu trabalho; em ter convertido a sua vocação humana ao amor doméstico na oblação sobre-humana de si mesmo, do seu coração e de todas as capacidades no amor colocado ao serviço do Messias nascido na sua casa’”. Dizemos que é pai, quem cuida. É um exemplo de santificação e realização cumprindo uma missão. Diante da lei assumiu seu lugar de pai. Jesus era em tudo como “Filho de José” (Jo 6,42).

Na História da Salvação

           Encontrou seu lugar no plano de Deus. Isso não o fez menor. O povo de Deus soube acolher sua presença. Na evangelização dos primeiros tempos e nos estudos dos Santos Padres escritores, o interesse estava voltado para as questões do conhecimento de Cristo. Mas José foi sempre amado pelo povo cristão. O culto se tornou mais vigoroso a partir de Pio IX. Conhecemos santos que foram seus devotos, como é o caso de Santa Teresa de Ávila que escreve: “Eu tomei por advogado e senhor o glorioso São José e encomendei-me muito a ele” (Livro da Vida, 6,6). Pelo fato de não ter sido propagado tanto o culto é porque estava na consciência do povo de que, o que é normal, não precisa ser explicado. O conhecimento da doutrina do mistério de Cristo levou séculos para se esclarecer. O povo, contudo, gosta de santos que fazem coisas maravilhosas. São José foi muito normal em sua realidade extraordinária. Nisso se torna modelo de espiritualidade: Fazer bem as coisas da vida. Nisso José seguia seu modelo: Jesus Homem-Deus. Jesus era muito humano.

Ide a José

           O Papa diz que os manuais de oração, a piedade da quarta-feira, o mês de março são testemunhas dessa devoção. Há uma explicação tirada do Antigo Testamento. É curioso que o nome José esteja no início da história do povo de Deus. É o patriarca José que salva sua família, mesmo depois de ter sido vendido como escravo. Depois, quando veio a fome no Egito, o Faraó diz ao povo: “Ide a José e fazei o que ele vos disser” (Gn 41,55). Com essa comparação o Papa continua: “Enquanto descendente de Davi (Mt 1,16.20), de cuja raiz deveria nascer Jesus segundo a promessa feita ao rei pelo profeta Natan (2Sam 7), e como esposo de Maria de Nazaré, São José constitui a dobradiça que une o Antigo e o Novo Testamento. S. José pode ser compreendido como administrador da casa de Deus.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado. – (Lc 6,6-11)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 06 DE SETEMBRO de 2021 (segunda-feira) 249 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

EXIGE MUITO DE TI E ESPERA POUCO DOS OUTROS. ASSIM, EVITARÁS MUITOS ABORRECIMENTOS.

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO BARBEIRO

DIA DO CABELEREIRO

DIA DO ALFAIATE

DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

 DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA IGUALDADE E CIDADANIA DA MULHER

DIA DO SEXO

DIA DA JUVENTUDE BRASILEIRA

DIA DO HENTAI

DIA DO PROFISSIONAL DE INTELIGÊNCIA

DIA DO TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

DIA DO TRABALHADOR AMERICANO

DIA DO ANO NOVO JUDAICO - ROSH HASHANÁ

 DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA (ANCINE)

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ribeirão Branco - Boituva (São Paulo) Messias (Alagoas) Rio Doce (Minas Gerais)Uruçuí (Piauí)Belém - Bernardino Batista (Paraíba) Aramari (Bahia) Lambari d’Oeste (Maro Grosso) Olinda Nova do Maranhão (Maranhão) Morrinhos (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA JOSÉ CUZATO MANCUSO (Catequista–Professora aposentada-Garça /SP)ALICE SIMÕES PERES (Garça /SP)ROSE MAZETTI BELON (Campo Grande/MS)MAGALI LUCAS DE JESUS G. BRANCO (Panificadora União Garça /SP)JOSÉ ROBERTO VELOZO (Escritório Exatidão-Garça /SP) SONIA ALEXINA MARRA (Garça /SP) OMAR ISMAIL ÁBIDO (Garça /SP)ISAC SITNIK (Presidente Prudente /SP)CELSO DE OLIVEIRA (Adamantina /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: REGINA MARCIA FERREIRA E CLAUDIO EDUARDO CROCIOLLIó (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA BEGGA

■ SANTO ELEUTÉRIO

SÃO LIBERATO DE LORO

SÃO ONESÍFORO

SÃO ZACARIAS, o Profeta

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jesus cura o homem da mão seca em dia de sábado – Lc 6,6-11

 

 

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Cabe-nos aprofundar nossos conhecimentos a respeito de Cristo, a fim de nos tornarmos perfeitos em nossa união com ele. Aprendamos a pôr o cuidado com a vida no centro de nossas preocupações, como nos pedem o Evangelho e os ensinamentos da Igreja.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE POSSA SEMPRE COM A JUSTIÇA E A FRATERNIDADE, LEVAR ÀS AÇÕES PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA VIDA PARA TODOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 06 de setembro de 20212ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Toda ocasião é oportuna para beneficiar alguém; não se deixa para depois o bem que se pode fazer imediatamente. Acolhamos a Palavra que nos garante a presença de Cristo em nós e entre nós. 

 

1ª Leitura (Cl 1,24-2,3) – Tornei-me ministro da Igreja para vos transmitir o mistério escondido por séculos e gerações.  Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

 

Irmãos, 1,24alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo. 29Para isso eu me esforço com todo o empenho, sustentado pela sua força que em mim opera. 2,1Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodiceia e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente, 2para que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade, para que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério de Deus Pai e de Cristo Jesus, 3no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 62(61)

 

A minha glória e salvação estão em Deus.

 

 

– 06 de setembro de 20212ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.   (Lc 6,6-11)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo pregava o Evangelho, / a boa notícia do Reino, / e curava seu povo doente / de todos os males, sua gente! (Mt 4,23) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Aconteceu num dia de sábado que, 6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observava, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus cura a secura do nosso coração”

 

Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: ‘Levanta-te e fica aqui no meio’. Ele se levantou e ficou de pé”

(Lucas 6,8).

Jesus está novamente na sinagoga e começou a ensinar a Palavra de Deus. Mas que interessante: quem ensina deve praticar o que ensina, porque o ensino evangélico não é um ensino apenas teórico, mas é um ensino de vida, é uma escola de vida, onde a própria vida é o principal ensino. Por isso, aquilo que Jesus fala, Ele também prática.

 

Isso O diferencia dos fariseus, dos mestres da Lei que eram homens que conheciam a Lei, sobretudo os doutores da Lei, mas, na hora da prática, não era o que se observava. Eles estavam observando para ver se Jesus iria curar no dia de sábado. E Jesus — sem receio algum, conhecendo os pensamentos obscuros e maldosos do coração deles—, simplesmente viu que ali estava um homem de mão seca. Você sabe que o homem acometido por esse mal, vivia afastado porque não se sabia o que, de fato, o levava a ter a mão direita daquela forma.

 

O fato é que aquela mão ressecada o mantinha distante dos outros, ele não era uma pessoa normal, infelizmente, a sociedade de ontem, de hoje — espero que a de amanhã seja menos — é sempre movida por conceitos equivocados, e todos os conceitos equivocados geram preconceitos.

 

Aquele homem estava afastado; e, por isso, Jesus o chamou e disse: “Vem para o meio”. Ele se levantou, ficou no meio e Jesus o tocou, o curou; e a sua mão ficou restabelecida e curada.

 

É verdade que os fariseus ficaram com muita raiva. E por que ficaram com muita raiva? Porque Jesus fez o bem, porque Ele realizou o bem, porque Ele deu amor, atenção e cuidado para aquele que ninguém cuidava.

 

Cuidado para que a nossa religião não se torne uma religião farisaica, de leis, preceitos, falas, e não uma religião da vida, onde nós trazemos para o meio, para o centro do nosso coração, das nossas preocupações os que estão sofrendo as opressões da vida, os que estão marginalizados, estão descartados muitas vezes.

 

Cuidado porque nós vivemos uma religião onde o centro é sempre as nossas coisas, é uma religião egocêntrica, onde estamos sempre focados em nós, nas nossas coisas, na nossa vida e não percebemos quem está sofrendo, quem está marginalizado, quem não está sendo amado, quem não está sendo cuidado, quem está sendo descartado e não está sendo lembrado pelo nosso amor e pela nossa misericórdia.

 

Tão importante quanto curar a mão seca daquele homem, é curar a secura do nosso coração, é curar esse coração que, muitas vezes, se preenche das coisas que satisfazem o ego e não é curado para amar e cuidar de quem precisa do nosso amor e do nosso cuidado.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Volta a questão da observância do sábado. Desta vez, na sinagoga, enquanto Jesus ensina. Doutores da Lei e fariseus o observam “para terem motivo de acusá-lo”. O benefício redunda em favor de um homem com a mão paralisada. Antes de curá-lo, Jesus deixa mudos os adversários, dirigindo-lhes a pergunta: “No sábado, é permitido fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou destruí-la?”. Com certeza, o povo simples, a quem o Pai revela seus segredos (cf. Lc 10,21) sabia responder: tudo o que é bom glorifica a Deus. Mas os doutores da Lei e fariseus “se encheram de raiva”. Buscam, na verdade, motivos para eliminar Jesus. Ao curar esse enfermo, Jesus reafirma sua posição tomada anteriormente: a salvação de uma vida diminuída está acima das disposições negativas da lei do sábado.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, o ser humano é mesmo estranho! Como podem os fariseus ficar com raiva porque, em dia de sábado, fizeste o bem, curando a mão paralisada de um homem? Concede-nos, ó Mestre, sabedoria e abertura de coração para compreender teus ensinamentos e praticá-los. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,6-11 - A vida é mais importante que o sábado!

 

Oração Inicial
Aproximemo-nos de Deus mais uma vez para fazermos a nossa oração com sua Palavra e peçamos as luzes do Espírito Santo para melhor compreendermos o que Ele nos diz.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Levanta-te e fica aqui no meio!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem durante a narrativa. Qual atitude os escribas e os fariseus têm diante de Jesus? No Evangelho de hoje, Jesus demonstra compaixão e devolve a dignidade a um homem. Quem é esse homem? Qual é a situação dele?

 

“Os escribas e fariseus sempre são apresentados como controladores do cumprimento da Lei. Não são testemunhas passivas, mas se arvorem em representantes da própria Lei e da sinagoga. Passando por cima dos casuísmos, Jesus os interroga sobre a maneira de santificar o sábado: fazendo o bem ou o mal, excluindo a possibilidade de deixar a cura para outro dia? A mão é o símbolo da atividade e da criatividade humanas. Lucas enfatiza o direito de agir pela vida, deixando de lado o conforto da omissão. Salvar e curar são obras de Deus, o Deus da vida. Ele veio libertar seus filhos de todas as limitações, dando-lhes possibilidade de realização. O descanso sabático é uma instituição a favor da vida e nunca uma limitação.

 

2. Meditação (Caminho)

Neste segundo passo da leitura orante, coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o.

O que o texto diz para mim?

 

Jesus não deixa de fazer o bem, mesmo diante das controvérsias e críticas: Que caminho Jesus me indica, por meio de sua Palavra?

3.Oração (Vida)

Entregue seu dia ao Senhor e peça ao Espírito Santo a graça do discernimento para buscar a Luz verdadeira, que deve orientar toda a sua vida, o seu agir e as suas decisões.

 

Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, sede para todos luz, santidade e zelo apostólico. Espírito da Verdade, eu vos consagro minha mente, imaginação e memória: iluminai-me. Espírito Santificador, eu vos consagro a minha vontade: guiai-me segundo os vossos desígnios, ajudai-me a ser fiel. Espírito Vivificador, eu vos consagro o meu coração: guardai e fazei crescer em mim a vida divina. Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.