segunda-feira, 7 de julho de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. – (Mt 9,18-26)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 J U L H O – TURQUESA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER A DOENÇA DO OLHO SECO  –

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – VERDE-ESCURO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 07 de julho de 2025 (segunda-feira) 188 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A VIDA SE CONTRAI E SE EXPANDE PROPORCIONALMENTE À CORAGEM DO INDIVÍDUO.

(Anaïs Nin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL CONTRA O RACISMO

 DIA NACIONAL DO DESARMAMENTO VOLUNTÁRIO

 DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

 DIA DO CHOCOLATE

 DIA DAS PANELEIRAS

 DIA DO REFRIGERISTA

 DIA DO VOLUNTÁRIO SOCIAL

 DIA DO FUNK PAULISTA

 DIA DO PRODUTOR RURAL MINEIRO

 DIA DO INGRESSO DAS MULHERES NAS FILEIRAS DA MARINHA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO DRAMATURGO ARTHUR DE AZEVEDO

 DIA DO FESTIVAL JAPONÊS DAS ESTRELAS TANABATA

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA EDUCAÇÃO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cabixi (Rondônia) Carandaí (Minas Gerais) Corupá (Santa Catarina) Candelária - Pelotas (Rio Grande do Sul) Beneditinos - Miguel Alves (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  AIME LOPES (m/Tia Marilia /SP) HELISON CESAR ALTAFIM (Lions Clube de Vera Cruz /SP) VALDEMAR DE OLIVEIRA PASSOS (Vera Cruz /SP) MARILUCIA VAL GROSSO ROBERTO (Lions Clube de Valparaíso /SP) PATRICIA REGINA FABRÍCIO ALVARES (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) ANA THERESA GUANAES BONINI ZANON (Dentista-Garça /SP) ANA PAULA SILVA (Garça /SP) CRISTINA GARCIA DIAS (Garça /SP) ROBERTO GOMES MARIANO (Garça /SP) CELIA REGINA RODRIGUES CASSIANO ALVES (Composição-Garça/SP) ANTONIO ROCHA (Garça /SP) Pe. VERÍSSIMO MÂNFIO (Diocese de Marilia /SP) ANTÔNIO FRANCO DOS SANTOS (Garça /SP) DIEGO MUNIZ LOUREIRO (Bauru /SP) ODAIR MARTINS (Marília /SP) KICO BORGE (Rádio Nova Alternativa Garça /SP) VINICIUS PELOSO (Araçatuba /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANDRÉA PERES ANTÔNIO e CELSO ANTÔNIO ó1968ó57 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça e Lions Clube de Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE SAGRAÇÃO BISPO  DO: DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINIó2013ó12 ANOS (Diocese de Marilia /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO VILIBALDO

■ SANTO ODÃO

■ SANTA EDILBURGA

■ SANTA MARIA GUO LIZHI

■ SÃO JOSÉ MARIA GAMBARO

■ SÃO MAEL RUAIN

■ SÃO VILIBALDO

SANTO ADRIANO

SANTO ANTONINO FANTOSÁTI

SANTO HEDA

SÃO PANTENO DE ALEXANDRIA

SÃO MARCOS JI TIANXIANG

■ SÃO FÉLIX DE NANTES

BEATO CARLOS LIVIERO

BEATA IFIGÊNIA DE SÃO MATEUS

BEATA MARIA ROMERO MENESES

BEATO JOSÉ JUGE DE SAINT-MARTIN

BEATO LOURENÇO HUMPHREY

BEATO ODINO BARÓTTI

BEATO PEDRO TO ROT

BEATO RODOLFO MILNER

BEATO ROGÉRIO DICKINSON

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

 A História de Jairo e da Mulher com Hemorragia  Mt 9,18-26 - Um toque com fé

 

Jesus cura e traz a vida plena para todos os que Nele confiam.

 

– Antífona 

– Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como vosso nome, ó Deus, assim vosso louvor ressoa até os confins da terra; vossa destra está cheia de justiça (Sl 47,10s).

 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Deus constrói a história da humanidade à medida que encontra pessoas dóceis e obedientes aos seus apelos. Celebremos com fé, acolhendo-o na morada do nosso coração e permanecendo atentos aos seus sinais em nossa vida.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE MINHA RESPOSTA IMEDIATA AOS APELOS DE MEUS SEMELHANTES MANIFESTE A VERACIDADE DO QUE PROCLAMO POR MEIO DE PALAVRAS.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído; dai-nos uma santa alegria, para que, livres da servidão do pecado, cheguemos à felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 07 de julho de 2025 segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Gn 28,10-22a) Jacó viu uma escada com a ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela e Deus que lhe falava.   Leitura do livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 10Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. 11Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu. 12E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.13No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. 14A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 15Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”. 16Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. 17Cheio de pavor, disse: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”. 18Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e a pôs de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela. 19E deu ao lugar o nome de “Betel”. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza. 20Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, 21e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. 22aE esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma ‘morada de Deus’”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 90(91)

 

 

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

1.  Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor onipotente, / diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. - R.

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

2.  Do caçador e do seu laço ele te livra. / Ele te salva da palavra que destrói. / Com suas asas haverá de proteger-te, / com seu escudo e suas armas, defender-te. – R.

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

3. “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo / e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. / Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo, / e a seu lado eu estarei em suas dores.”– R.

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

 

 

 

– 07 de julho de 2025 segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

 

– Evangelho do dia 

 

Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.  (Mt 9,18-26)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).   R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

 18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Confiança, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

07/07/25         

14ª SEGUNDA-FEIRA TC - A

 

Mateus 9, 18.20.22.25: “Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: - Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. Jesus levantou-se e o seguiu... Uma mulher que sofria de hemorragia há 12 anos veio atrás dele e tocou a barra do seu manto...Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: - Coragem, filha. A tua fé te salvou... Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou”.

 

Jesus, todo encontro com o senhor comunicava vida. Bastava o apelo desesperado de um pai, ou apenas tocar na barra do seu manto, que a graça da sua vida se irradiava com amor. Assim, já durante a sua missão entre nós, mais de uma vez o senhor demonstrou que tinha o poder de refazer a vida de quem tinha morrido.

Foi o que realizou pelo seu amigo Lázaro, pelo filho da viúva de Naim, e pela filha desse chefe, quando humildemente declarou sua fé no seu poder de ressuscitar sua menina.

Durante o trajeto até a casa da menina, o senhor curou a doença daquela mulher, cuja fé no senhor era tão grande, que bastou-lhe tocar na barra do seu manto.

E ao aproximar-se da menina morta, o senhor disse que ela estava apenas dormindo.

Apesar da descrença de muitas pessoas, o senhor tomou a menina pela mão e a levantou de volta à vida.

Com todos esses sinais, o senhor nos provou que tem o poder de nos fazer participar da sua Ressurreição, de tal modo que, para nós, a morte será apenas um sono de que despertaremos para a vida eterna.

Senhor, nós continuamos a temer a morte como perda irremediável da vida humana.

Choramos os nossos mortos, como se eles tivessem deixado de existir para sempre.

Senhor, aumente a nossa fé na sua Ressurreição, e a nossa confiança no seu poder de nos ressuscitar, para que, ao dizermos: “creio na ressurreição dos mortos e na vida eterna”, testemunhemos a todos a esperança que não nos enganar de um dia herdarmos a vida eterna.

Faça com que as páginas do Evangelho alimentem a nossa esperança e que ressoe em nossa memória a sua promessa: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” ... “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 10,10; 11,25)

 

Maria santíssima, senhora já está ressuscitada e glorificada ao lado do seu Filho. Diante do mistério da morte, que a confiança na ressurreição fale mais forte do que a dor da perda, para que possamos cantar com confiança: “Com minha Mãe estarei na santa glória um dia...” Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Iniciamos a semana meditando o relato de duas curas que ocorrem quase que simultaneamente. Além do período em que ocorrem, elas têm em comum o fato de necessitarem da presença de Jesus e de revelarem fé profunda (tanto da mulher quanto do pai da menina). Os que manifestam a fé são salvos, como afirma Jesus. Isso significa muito mais do que a cura em si, significa receber de volta a vida plena e o convívio na sociedade. O mesmo vale para nós hoje: se manifestarmos fé verdadeira, além das “curas” cotidianas, estará garantida para nós a salvação eterna. Lugar privilegiado para encontrar pessoalmente com Cristo e sermos por ele curados são os sacramentos, portanto aproximemo-nos dos sacramentos com uma fé viva, para que possamos sentir eficazmente a vida nova que eles produzem em nós.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

  Mt 9,18-26 - Um toque com fé

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Somos gratos ao Senhor, que nos dá tantos dons sem que os mereçamos. Ao abrir os olhos para a vida, percebemos o grande presente que Ele nos oferece.
Coloco-me diante do Deus da vida e abro meu coração para louvá-lo, como diz o salmista: “Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria! Cantem hinos de louvor a Ele, ofereçam-lhe louvores gloriosos.”

Invocação ao Espírito Santo
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

 

2. Meditação (Caminho)

Leia o Evangelho quantas vezes desejar e destaque os verbos e personagens. Observe a reação de Jesus ao ser rejeitado e desprezado. Ele se deixa afetar por isso?

Em diversos momentos, Jesus diz: “Vem!” E a pessoa se levanta e o segue. Porém, neste caso, é um pai desesperado que suplica: “Vem!” Jesus, com sua compaixão, se levanta e o segue. Durante o trajeto, encontra uma mulher doente, cuja fé o impressiona, e Ele a chama de “filha”, unificando a fé dos judeus com o amor de Deus. Jesus, ao entrar na casa do chefe, afasta os zombadores e, com um gesto simples, segura a mão da menina e ela ressuscita, dando-nos um grande testemunho de fé e vida.

 

3.Oração (Vida)

A fé que Jesus encontrou nas pessoas ao curá-las foi sempre profunda e confiante. Hoje, Ele também quer agir em nossa vida, se encontrarmos essa fé. Apresente ao Senhor suas preocupações e necessidades, confiante de que Ele está sempre conosco. Conclua com a oração do Pai-Nosso.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Durante o dia, repita várias vezes, com devoção: “Senhor, aumenta a minha fé.”

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre o Seu rosto e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP