sábado, 8 de maio de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo. – (Jo 15,18-21)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 08 DE MAIO de 2021 (sábado) 128 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A MENTE É COMO UM PÁRA-QUEDAS. SÓ FUNCIONA SE ABRI-LO.

(Frank Zappa)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO TURISMO

DIA MUNDIAL do Câncer de Ovário

DIA INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA e do Crescente Vermelho

DIA INTERNACIONAL DA TALASSEMIA

DIA de Tempo de Lembrança e Reconciliação para Aqueles que Perderam suas Vidas durante a 2ª Guerra Mundial

DIA DA VITÓRIA

DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

DIA DAS AVES MIGRATÓRIAS

DIA DO BIOQUÍMICO

DIA DAS CAMINHADAS

DIA DAS HEMOGLOBINOPATIAS

DIA DO PRISIONEIRO E EXILADO

DIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING

DIA DA SEGURANÇA SOCIAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itapecerica da Serra - São Luís do Paraitinga - Tabatinga (São Paulo) Antônio Martins - Jardim de Angicos - Messias Targino - Parazinho (Rio Grande do Norte) Anastácio -Iguatemi - Terenos (Mato Grosso do Sul) Duas Barras - Saquarema - Silva Jardim (Rio de Janeiro) Tapera (Rio Grande do Sul) Barra de Santa Rosa - Jericó (Paraíba) Antonina do Norte - Ibaretama - Palhano - Viçosa do Ceará (Paraíba)Maragogipe - Ribeira do Pombal (Bahia)Passagem (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: NICOLE SASSO OLIVEIRA (neta da Zuleide/Abílio-Garça /SP) LUIZ FELIPE RAFAEL (filho da Patricia/Bira-Garça /SP) LUIZE IZAR FIDÊNCIO (filha da Ana Heloisa/Marquinhos-Garça /SP) JUVENAL ANANIAS CRÓS (primo Jundiaí /SP) PAULO CÉSAR DE VASCONCELOS ARO (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP)PEDRO MARTINEZ JUNIOR (Lions Clube de TUPÃ /SP)MARCIA TOMAZ BONATO (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)  Ana maria guilherme gonçalves (Lions Clube de Marilia /SP) Renata Okoti (Garça /SP) marcelinho moraLes fiLhO (Garça /SP) GUSTAVO MOLINA (Garça/SP)

.Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FRANCINE DA SILVA GONÇALVES e MICHEL ARAÚJO GONÇALVESó2004ó17 ANOS (Eq 10 ENS DAS FAMÍLIAS - Setor de Garça)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ARAÇATUBAó1959ó62 ANOS LIONS CLUBE DE LUCÉLIAó1965ó56 ANOS (Distrito LC8)

 

 Santo do Dia 

Bem-Aventurado Henri Vergès e Companheiros Mártires da Argélia

■ Nossa Senhora da Estrela

■ Nossa Senhora de Luxã

■ SÃO VITOR, O MOURO

SÃO PEDRO DE TARANTÁSIA

SÃO BENTO II

SÃO BONIFÁCIO IV

SantO ACÁCIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O servo não é maior do que o seu senhor – Jo 15,18-21

O mundo persegue os seguidores de Cristo porque, não conhecendo a Deus, não conhece aquele que ele enviou.

 

- Sepultados com Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os discípulos missionários não são aventureiros que divulgam o que bem entendem, mas estão a serviço do Evangelho e são guiados pelo Espírito Santo. Esta liturgia nos ajude a ser dóceis instrumentos nas mãos de Deus.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME FORTE PARA ENFRENTAR O ÓDIO E A PERSEGUIÇÃO DO MUNDO, SEM ABRIR MÃO DE MINHA FIDELIDADE A TI E A TEU REINO, A EXEMPLO DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, vós nos fizestes participar de vossa própria vida pelo novo nascimento do batismo; conduzi à plenitude da glória aqueles a quem concedestes, pela justificação, o dom da imortalidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 08 de maio de 2021 sábado da 5ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

A condição para alguém transmitir fielmente a mensagem de Jesus é estar em intíma comunhão com ele, guardando sua Palavra e resistindo às propostas do mundo. 

 

1ª Leitura (At 16,1-10) – 'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. 4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. 7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 100 (99)

 

Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

 

 

– 08 de maio de 2021 sábado da 5ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.   (Jo 15,18-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu vos chamo meus amigos, / pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Mostremos ao mundo o amor de Deus”

“O servo não é maior que seu senhor’. Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa” 

(João 15,20)

Os discípulos de Jesus seguem os passos do Seu Mestre. Agora, não estranheis quando não somos amados, quando somos ignorados, quando falam mal de nós, quando nos perseguem por causa do nome de Jesus.

 

Assim como fizeram com o nosso Mestre, nós, que somos seus discípulos, O seguimos no amor e também na dor; nós, que somos Seus discípulos, O seguimos na glória e na cruz em primeiro lugar. Nós, seus discípulos que O seguimos na vida, O seguimos também na penúria e na perseguição por causa da vida, por isso, não temamos o mundo.

 

O mundo odiou Jesus, e o mundo odeia as palavras de Jesus, agora, o mundo nos odeia, mas o que não podemos é odiar as pessoas do mundo. Podemos odiar as maldades do mundo, e devemos ter nojo delas, devemos ter repúdio a tudo aquilo que é mundano e que agride a dignidade humana e os valores evangélicos, mas não compartilhamos do ódio do mundo, não semeamos ódio das pessoas umas contra as outras, não injetamos ódio no coração das pessoas, porque não fomos vacinados com ódio. Fomos vacinados com o amor de Deus, é esse amor que precisa estar injetado em nossas veias, em nosso coração e em tudo aquilo que realizamos.

 

“Nós, que somos seus discípulos, O seguimos no amor e também na dor”

 

É o amor de Deus que tem que estar em nós, é o amor de Deus que levamos ao mundo. E o mundo nos odiando, respondemos com outra moeda, a nossa moeda é o amor. O mundo nos perseguindo, não perseguimos as pessoas do mundo, mas oramos por elas, oferecemos a elas a outra face, oferecemos a face do Evangelho, do perdão e da misericórdia.

 

É verdade que o mundo não se convence muito, e muitas vezes do Evangelho, porque os seguidores de Jesus fazem o que o mundo faz: odeiam, perseguem, falam mal, se comportam como o mundo se comporta, trazem para dentro da igreja todas as atitudes mundanas e, às vezes, é difícil distinguir o que é de Deus e do mundo. Quando vivemos os sentimentos mundanos dentro de nós, semeamos e espelhamos discórdias, nos colocamos uns contra os outros.

 

Muitas vezes, você sofre perseguição não do mundo, mas das pessoas mundanas que estão dentro da igreja. Por isso, o mais importante é não ter os sentimentos do mundo, mas que os sentimentos de Cristo Jesus estejam em nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto de hoje acentua o verbo odiar. No final do primeiro século, as comunidades joaninas sofrem dupla perseguição: do Império Romano e dos judeus fariseus, que se aliaram ao Império. Diante dessa difícil situação, a comunidade lembra as palavras de Jesus: “Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro odiou a mim”. Se o Mestre sofreu perseguição, os seus discípulos poderão ter a mesma sorte. O mundo, linguagem da literatura joanina, pode representar o Império, a sinagoga dos fariseus ou todo obstáculo que se opõe ao projeto de Jesus. Percebemos o confronto que há entre o ódio do mundo e o amor dos cristãos. Como cristãos, não podemos guardar ódio em nosso coração. O amor e a amizade são necessários para que a comunidade possa enfrentar as hostilidades externas e para que os membros se fortaleçam na fé e na perseverança.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, anuncias a teus discípulos que eles enfrentarão o ódio do mundo e até perseguições: “Se perseguiram a mim, vão perseguir a vocês também”. E os confortas, garantindo-lhes que haverá corações acolhedores: “Se guardaram a minha palavra, vão guardar também a palavra de vocês”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 15,18-21- Eu vos escolhi.

 

Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que hoje nos convida a crescer na confiança em sua presença e a viver a nossa fé com coragem quando surgirem as perseguições. Jesus nos lembra: “Se me perseguiram, perseguirão a vós também”. Que o Senhor, por meio de sua Palavra, nos anime e encoraje na nossa missão de sermos sal e luz do mundo.

 

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? O que o leproso pede a Jesus? E o que Jesus faz?

 

“Já nos primeiros dias da vida de Jesus, o velho Simeão garantiu que ele seria sinal de contradição. Os discípulos de Jesus devem esperar igual sorte. O evangelista João trabalha muitas vezes com antíteses. Ele trata o tema do amor, mas também do ódio. É o ódio que o mundo tem por Jesus e, por consequência, por seus discípulos. Esse ódio se manifesta pelas perseguições. A escolha é a separação do mundo. Os discípulos já não mais pertencem ao mundo. Fora dos seus domínios, o mundo os odeia. A vida é um duro combate, os discípulos escolhem a luz, desprezando as trevas: escolhem o amor, excluindo o ódio. A perseguição acaba tendo um resultado positivo: ela purifica e amadurece a fé dos discípulos.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? O que significa sermos escolhidos por Jesus do meio do mundo? Qual é a missão do cristão no mundo? O que a Palavra lhe pede neste dia?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.