domingo, 14 de junho de 2020

Refletindo a Palavra - “SOMOS SEU POVO” - Padre Luiz Carlos


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“SOMOS SEU POVO”

Aliança que compromete
           Deus é sempre fiel às suas alianças. Ele promete e cumpre. E não volta atrás quando o parceiro, chamado homem ou povo, não cumpre sua parte. A oração da missa nos leva a pedir: “Dai-nos o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos”. Os mandamentos são o código da aliança do Sinai. Deus desperta no povo a certeza que encontramos no salmo: “Sabei que o Senhor, só Ele, é Deus. Ele mesmo nos fez e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho”(Sl 99). A consciência de ser povo vem dos cuidados que Deus teve para com ele todo o tempo. Deus, quando fala com Moisés na montanha, manda que diga ao povo como Deus tratou os egípcios por causa dele. E Se compara à águia: “Vistes o que Eu fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a Mim”. Então cobra obediência aos mandamentos para que seja seu povo: “Se ouvirdes a minha voz e guardardes minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre os povos... E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Êx19,4-5). Os castigos aconteceram para corrigir a rota, o caminhar do povo. Jesus usou de misericórdia para com o povo dando-lhe continuadores de sua missão de constituir um povo fundado na bondade de Deus que salva e cura. Por isso é importante ver os sentimentos que Jesus nutria pelo povo sofrido: “Vendo a multidão, teve compaixão dela, porque estava cansadas e abatida, como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9,36). Ele tem o coração do Pai que salvou o povo.
Missão de continuar Jesus
           Moisés narra a bondade com que Deus o constituiu como povo. No evangelho temos o mesmo tema. Os apóstolos são escolhidos e enviados para cuidar do povo da nova aliança. Não será um povo voltado a um cuidado de Deus, mas a um cuidado dos apóstolos em união com Jesus que continua agindo com misericórdia e compaixão pelos sofredores. Isso é fundamental na caminhada do novo povo: “Anunciai que o Reino de Deus está próximo”. Os sinais são claros: “Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios”. Tudo é um presente de Deus “De graça recebestes, de graça deveis dar” (Mt 10,7-8). O povo é convocado, não cobrado. A resposta é o reconhecimento da ação de Deus através daqueles que creram em Jesus. Crer não é aceitar uma doutrina, mas um modo de vida. A vida é o primeiro destino do anúncio de Jesus. Preferimos uma doutrina perfeita que não alimenta uma vida para que seja perfeita. O que Deus fez ao seu povo, os discípulos deverão fazer para levar adiante as promessas de Jesus que se cumpre no povo. Ele foi fiel e quer fidelidade.
           Reconciliados
           Deus nos reconciliou com Ele pela morte de seu Filho. Quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida” (Rm 5,10). Esta é a grande prova do amor de Deus por nós: “A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando ainda éramos pecadores” (Id 8). Os egípcios pagaram caro a libertação do povo. Jesus assume sobre Si, o que era para nós. Vemos como se estabelece o amor de Deus: não em palavras, mas em atitudes concretas, primeiro em seu Filho e depois, através de seus seguidores que continuarão cuidando das pessoas, sobretudo dos humildes. Todo o povo de Deus é continuador desse amor gratuito do Pai em Cristo. Não fomos feitos para constituir um povo socialmente, mas para ser um povo que atinge todos pelo amor, uma nação santa.
Leituras Êxodo 19,2-6ª;Salmo 99; Romanos 5,6-11;Mateus 9,36-10,8.
Ficha nº 1970 - Homilia do 11º Domingo Comum (14.06.20)

1. A consciência de ser povo vem dos cuidados que Deus teve para com o povo.
2. Crer não é aceitar uma doutrina, mas é um modo de vida.
3. Todo o povo de Deus é continuador desse amor gratuito do Pai em Cristo.

                              No fritar dos ovos

           É na vida concreta que vamos entender o que significa todo ensinamento de Jesus. É no fritar dos ovos que vemos o que está acontecendo. Tudo o que Deus fez pelo povo escolhido foi continuado por Jesus que assume as atitudes do Pai e passa aos discípulos.
           Os benefícios de Deus ao povo foram grandiosos. Mas os egípcios pagaram caro com tantas pragas e com a perda de um exército. Os benefícios para nós, os que acreditam, foram pagos na conta de Jesus. Paulo diz: “quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios em tempo marcado... A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5,6.8).
           Pensamos que, assumindo a vida de Cristo em nós, levaremos sobre nós também muitos sofrimentos para que os fracos sejam recuperados.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jesus chamou seus doze discípulos e os enviou. - (Mt 9,36-10,8)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –
 GARÇA/SP, 14 DE JUNHO de 2020 (domingo) 165º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
SER FELIZ É DEIXAR DE SER VÍTIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR UM AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA.
(Augusto Cury)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE 
 DIA UNIVERSAL DE DEUS 
 DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO 
 DIA DO SOLISTA 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): JUNQUEIRÓPOLIS (São PauloPasso de Camaragibe - Santana do Mundaú (AlagoasAragominas (TocantinsNovo Horizonte do Sul (Mato Grosso do SulSão João Batista (Maranhão

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RICARDO ANTONIO KRUSICKI (Eq08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça /SP) WILSON DOUGLAS GUALBERTO (Lions Clube Petrópolis Centro /RJ) MAYCON GALDINO DE CARVALHO(Garça/SP) JOSÉ ANTONIO LOURENÇO (Araraquara/SP) ANTONIO CARLOS ZANFORLIN VIEIRA (Pederneiras /SP) ■DENISE ESTER (Bauru /SP) ■HERMES GREGO (Marilia /SP) ■DJAIR DE OLIVEIRA SILVA (Garça /SP) SONIA REGINA (Vera Cruz/SP) JORGE VOLLET (Camboriú/SC) GILSON CARDIN (México) REINALDO BARROS (Garça /SP) ANTONIO MONICO JUNIOR (Bauru /SP)DJAIR OLIVEIRA JESUS (Garça /SP) TITO MARCOS MARTINI (advogado Garça /SP) 
 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2008ó12 ANOS (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
■ SANTA IOLANDA 
■ SANTA CLOTILDE 
■ BEM-AVENTURADA NHÁ-CHICA 
 Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, é a primeira bem-aventurada negra do Brasil. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a Bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como "Mãe dos Pobres". Nhá Chica nasceu em São João Del Rei (MG) mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu no dia 14 de junho de 1895. Desde então, os relatos de cura por intercessão de Nhá Chica são vários. 


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
A messe é grande, mas poucos são os operários; por isso, Jesus nos desafia a nos unir a ele na missão. Como povo disposto a encontrar o Senhor e guardar a aliança feita com ele, celebremos o nosso compromisso com o projeto de Deus, que deseja uma sociedade purificada dos males que degradam a vida humana. 
– Oração 
PAI, TOMA-ME COMO TEU SERVIDOR E TRANSFORMA-ME EM COLABORADOR DE TUA OBRA EM FAVOR DE HUMANIDADE SEDENTA DE SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 14 de junho de 2020  11º Domingo Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Deus nos recorda sua presença e ação libertadora, e Jesus nos convida a colaborar com ele na missão. 

1ª Leitura (Ex 19,2-6a) – Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.  Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, os israelitas, 2partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou aí suas tendas, defronte da montanha. 3Moisés, então, subiu ao encontro de Deus. O Senhor chamou-o do alto da montanha, e disse: “Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos filhos de Israel: 4Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. 5Portanto, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra. 6aE vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 99/100
Nós somos o povo e o rebanho do Senhor.


2ª Leitura (Rm 5,6-11) – Se fomos reconciliados pela morte do Filho, muito mais seremos salvos por sua vida.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 6Quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– 14 de junho de 2020  11º Domingo Do Tempo Comum
Jesus chamou seus doze discípulos e os enviou. - (Mt 9,36-10,8)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37”A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu Irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Sejamos presença de Deus na vida do outro”
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor
(Mateus 9,36)
Jesus, hoje, chama os Seus discípulos e confere a eles o poder para expulsar os espíritos malignos, para curarem os doentes, enfim, para exercerem o apostolado do amor, da misericórdia e do cuidado.

Se olharmos para o mundo em que estamos, vemos que as ovelhas estão feridas e machucadas. Também fazemos parte dessas ovelhas feridas, machucadas e maltratadas pelo mundo, pelos tempos, pelos sofrimentos, e não podemos fazer outra coisa a não ser cuidarmos uns dos outros.

O primeiro sentimento é o de Jesus, o sentimento da compaixão. Compaixão é sofrer junto, é estar junto com o outro naquilo que ele sofre, passa e vive.

Vamos sair do nosso egoísmo, do nosso orgulho, do nosso mundo fechado e cercado por vaidades quando compreendermos o que o outro passa, vive, enfrenta e sofre. Esse é o sentido da vida cristã, é sair de si para ir ao encontro do outro, e o outro está ao nosso lado, dentro da nossa casa, saindo de nossas casas, nas ruas, nas esquinas da vida; o outro está sofrendo, e nós precisamos ser presença de Deus na vida dele.

Sei que, muitas vezes, podemos querer exercer um apostolado da oração e do julgamento. Oremos, porque precisamos mesmo orar, e mas não basta orar, julgar menos ainda; é preciso amar e cuidar. Oremos para que nos convertamos, para que criemos tempo e têmpera, vontade e disposição para dar a vida pelo irmão, para cuidarmos uns dos outros, porque estamos cuidando muito pouco ou quase nada. 

“O sentido da vida cristã é sair de si para ir ao encontro do outro”

Muitas vezes, cuidamos de reparar a vida dos outros, de falar deles e julgá-los, mas quanto a amar, estamos exercendo de forma muito medíocre esse nosso apostolado.

A ordem de Jesus é muito clara: é preciso cuidar dos doentes, ressuscitar as pessoas que estão mortas, é preciso purificar os leprosos e expulsar os demônios.

Os demônios estão aí lançando confusão, briga, separação, divisão, discórdia e as pessoas estão em redes sociais, na internet e no mundo inseridas em confusões ideológicas, políticas, interesseiras, mesquinhas e não estão amando.

Não podemos mais perder tempo! De graça recebemos a graça e precisamos levá-la para os outros. Precisamos promover a evangelização da vida, precisamos não só pregar o Evangelho, mas o fazer ser impregnado em nós e nas pessoas com amor, cuidado e misericórdia. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Vendo as multidões abandonadas e angustiadas, Jesus se enche de compaixão (sofre com elas), ressalta a necessidade de haver mais servidores e, por isso, chama alguns que o auxiliem na missão, os apóstolos. Estes devem acompanhar o Mestre e aprender com ele, para que, quando o Mestre já não estiver no meio deles, deem continuidade à obra libertadora. Iniciada por Jesus, ela não pode ser interrompida. Principalmente as Igrejas são responsáveis por anunciar o Reino dos Céus, que exige dignidade para todas as pessoas. As Igrejas devem ser a sentinela que alerta as autoridades competentes para libertar os cidadãos dos males que os afligem. O fiel seguidor de Jesus não pode ficar indiferente à dor do irmão e da irmã que encontra ao longo do dia. O cristão é convidado a se compadecer diante da miséria, que provoca tantos males. Os enviados por Jesus recebem a “autoridade” para fazer o bem, expulsando os espíritos que atormentam as pessoas.

ORAÇÃO
Ó Jesus, sensível e zeloso Pastor, tiveste compaixão das multidões, porque estavam “angustiadas e abandonadas”. Por isso, para ajudar-te a superar a situação deplorável em que viviam, escolheste os doze apóstolos. Concede, agora, a cada um dos teus novos discípulos, o teu ardor missionário. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mateus 9,36-10,8 - Jesus nos chama e nos envia em missão

Saudação

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo,
tende compaixão de mim e atendei-me;
vós sois meu protetor, não me deixeis;
não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
Lemos atentamente o texto:Mateus 9,36-10,8

Naquele tempo:

Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas,
porque estavam cansadas e abatidas,
como ovelhas que não têm pastor.
Então disse a seus discípulos:
'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi pois ao dono da messe
que envie trabalhadores para a sua colheita!'
Jesus chamou os doze discípulos
e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus
e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Estes são os nomes dos doze apóstolos:
primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão;
Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João;
Filipe e Bartolomeu;
Tomé e Mateus, o cobrador de impostos;
Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes,
que foi o traidor de Jesus.
Jesus enviou estes Doze,
com as seguintes recomendações:
'Não deveis ir aonde moram os pagãos,
nem entrar nas cidades dos samaritanos!
Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!
Em vosso caminho, anunciai:
O Reino dos Céus está próximo'.
Curai os doentes, ressuscitai os mortos,
purificai os leprosos, expulsai os demônios.
De graça recebestes, de graça deveis dar!

Refletindo
Este trecho do evangelho  é  parte do chamado discurso missionário de Jesus. Nele aparece o grande apelo do Mestre para  que os seus discípulos participem da sua missão de levar o Evangelho àqueles que ainda não a possuem.
Os  que necessitam ouvir a boa nova da vida, são muitos. Por isso, Jesus, vai confiar  a sua mesma missão aos  discípulos, dando a eles o seu mesmo poder de lutar, de eliminar aquelas coisas que vão contra a vida e a felicidade da pessoa. Jesus, portanto, chama, prepara e envia os seus discípulos a serem missionários do Reino de Deus. E, assim como fez com seus discípulos, chamando-os , ensinando-os e  os enviando em missão, do mesmo modo, ele nos reúne e nos ensina com a sua Palavra e nos envia. Somos todos discípulos e missionários.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?

Salmo 99(100)

Nós somos o povo e o rebanho do Senhor.

1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † servi ao Senhor com alegria, / ide a ele, cantando jubilosos! – R.

2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † ele mesmo nos fez, e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho. – R.

3. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente! – R.

Meditando
Vale recordar o que disseram os bispos na Conferência de Aparecida:

 "Ao chamar aos seus para que o sigam, Jesus lhes dá uma missão muito precisa: anunciar o evangelho do Reino a todas as nações (cf. Mt 28,19; Lc 24,46-48). Por isto, todo discípulo é missionário, pois Jesus o faz partícipe de sua missão ao mesmo tempo que o vincula a Ele como amigo e irmão. Desta maneira, como Ele é testemunha do mistério do Pai, assim os discípulos são testemunhas da morte e ressurreição do Senhor até que Ele retorne. Cumprir esta missão não é uma tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã, porque é a difusão testemunhal da própria vocação." (DAp 144).

E nós, somos apenas pessoas que refletem ou abrimos também nosso coração às verdades da fé, à nossa identidade cristã, com disposição a anunciar?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus? Fazemos nossa oração pessoal e depois, rezamos:

Jesus, Mestre Divino,
que chamaste os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelas nossas famílias,
pelas nossas escolas e continuai a repetir
o convite a muitos de nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos sejam fiéis como
apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos,
como religiosos e religiosas,
como missionários e missionárias,
para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade.
Amém.
(Paulo VI)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Jesus Mestre,
colocando-nos, com alegria, na sua equipe de evangelização.

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.