segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

ERA UMA VEZ... Padre Valdo - UM SONHO DE MARIA

Pe. Valdo Bartolomeu de SantanaPároco da Paróquia
Santo Antônio de Junqueirópolis

           padre.valdo@uol.com.br
Um sonho de Maria

- José, José, eu tive um sonho. Não o entendi muito bem, mas parece que era a respeito da celebração do aniversário do nosso Filho Jesus. Eu penso que era a respeito disso.

- As pessoas andavam há seis semanas a preparar esta festa. Tinham decorado e iluminado a casa e comprado roupas novas. Entraram muitas vezes nas lojas para fazer compras e compraram presentes muito bonitos. Mas era curioso notar que esses presentes não eram para o nosso Filho. Embrulharam esses presentes em papel muito bonito, amarraram-nos com fitas de várias cores e colocaram-nos debaixo de uma árvore!

- Sim José, uma árvore, dentro da sua própria casa!  A árvore também estava enfeitada. Os ramos estavam cheios de bolinhas luminosas e decorações brilhantes. Havia uma figura no ponto mais alto da árvore. Parecia a figura de um anjo. Oh! Era tão bonito.

- Toda a gente se ria e se mostrava feliz. Todos entusiasmados com os presentes. Deram-nos uns aos outros, José; mas não havia um presente para o nosso Filho Jesus, que fazia anos. Deu-me a impressão que nem sequer o conheciam, pois nem mencionaram o nome dele.

- Não é estranho que as pessoas tenham tanto trabalho para celebrar os anos de uma pessoa que nem sequer conhecem? Tive mesmo a sensação que se o nosso Filho Jesus aparecesse na festa seria um intruso e que não seria bem recebido.

- Tudo estava tão bonito José, e toda a gente estava tão contente, mas... deu-me tanta vontade de chorar. Que tristeza para o nosso Filho Jesus não ser desejado, nem sequer na festa dos seus anos.

- Sinto-me contente por ter sido apenas um sonho. Que terrível José, se tivesse sido verdade!”.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Hoje vimos coisas maravilhosas! - (Lc 5,17-26)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 10 DE DEZEMBRO DE 2018 (segunda-feira) 344º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O PREÇO DA FIDELIDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA.
(Millôr Fernandes)

 Datas Comemorativas 
DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
DIA INTERNACIONAL dos Direitos Humanos
DIA Dos Direitos Humanos do Concebido
DIA DA INCLUSÃO SOCIAL
DIA MUNDIAL DO PALHAÇO
DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS
DIA INTERNACIONAL dos Direitos Animais
DIA NACIONAL DO SOCIÓLOGO
DIA NACIONAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DIA NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alcântaras - Granjeiro - Paramoti (Ceará) Amaturá - Anori - Iranduba Itamarati - Presidente Figueiredo - Rio Preto da Eva - São Paulo de Olivença - São Sebastião do Uatumã - Tabatinga - Uarini (Amazonas) Alto Garças - Rondonópolis - Tesouro - Torixoréu (Mato Grosso) Areial - Pocinhos - São Bentinho (Paraíba) Bossoroca (Rio Grande do Sul) Itagi (Bahia) Colorado - Fernandes Pinheiro - Londrina (Paraná) Itaporã (Mato Grosso do Sul) Porto de Moz (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIANA CARRASCOSSI SASSO (Professora - Garça / SP) PAULO DE OLIVEIRA (Marilia /SP)ROBERTO MANCUSO (Bauru / SP) IRACEMA DA SILVA CALDAMONE (Barracão - Garça/ SP) Paulo Almeida (Lions Clube de Capão da Canoa /RS)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELIANA RODRIGUES VIEIRA GONÇALVES E MARCOS GONÇALVESó1988ó30 ANOSó(Equipe 09 Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça /SP) SILEIDE DE AMORIM LADISLAU E LUIZ ANTÔNIO LADISLAUó1994ó24 ANOSó(Equipe 12 Nossa Sra. da SABEDORIA Setor de Garça /SP)DAINA RIBEIRO F. MARIUSSO e MARCELO DUARTE MARIUSSOó2011ó07 ANOSó(Equipe 13 Nossa Senhora de SHOENSTATT - Setor de Garça /SP)GEISYELLE e EDERSON BOFETTIó2013ó05 ANOSó(Prefeitura Municipal de Garça /SP) MARIA JOSÉ CUZATO MANCUSO e MARCOS ANTONIO MANCUSOó1983ó35 ANOS ó(Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE ARAÇATUBAó1959ó59 ANOS (Distrito LC 8) 

 Santo do Dia 
SÃO MELQUIÁDES
■ São JOÃO ROBERTS

- Ó nações, escutai a palavra do Senhor; levai a boa-nova até os confins da terra! Não tenhais medo: eis que chega o nosso salvador (Jr 31,10).
■ Deus vem sempre com a intenção de nos salvar, trazendo vida e dignidade a todos. Vendo com os olhos da fé, descobrimos as coisas maravilhosas que o Senhor realiza em favor da humanidade. 
– Oração 
ESPÍRITO QUE CURA INTERIORMENTE, TOCA O MAIS ÍNTIMO DE MEU SER, PARA QUE EU CONSIGA SUPERAR O MEU EGOÍSMO, E SEJA CAPAZ DE LEVAR OS BENEFÍCIOS DE DEUS A QUEM PRECISA DE MIM.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Cheguem à vossa presença, ó Deus, as nossas orações suplicantes, e possamos celebrar de coração puro o grande mistério da encarnação do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
10/12/2018 – Segunda-feira da 2ª Semana do Advento
■ Todos almejamos a paz e a salvação de Deus. A fé em Jesus é o caminho reto e fecundo que nos leva a buscar seu auxílio em nossas fraquezas e necessidades.

1ª Leitura (Is 35,1-10) – É Deus mesmo que vem para vos salvar.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

35 O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio
ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus.
Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes.
Dizei àqueles que têm o coração perturbado: "Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos".
Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos;
então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe.
A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros.
8 E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali.
Nele não se encontrará leão, nenhum animal feroz transitará por ele; mas por ali caminharão os remidos,
10 por ali voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado. Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possuí-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 84 (85)
Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!


Evangelho do dia
10/12/2018 – Segunda-feira da 2ª Semana do Advento 
Hoje vimos coisas maravilhosas! - (Lc 5,17-26)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eis que o rei há de vir, Senhor da terra, ele mesmo de nós afastará o jugo de nosso cativeiro.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
5 17 Um dia estava ele ensinando. Ao seu derredor estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas.
18 Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele.
19 Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembléia, diante de Jesus.
20 Vendo a fé que tinham, disse Jesus: "Meu amigo, os teus pecados te são perdoados".
21 Então os escribas e os fariseus começaram a pensar e a dizer consigo mesmos: "Quem é este homem que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus?"
22 Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: "Que pensais nos vossos corações?
23 Que é mais fácil dizer: ‘Perdoados te são os pecados’; ou dizer: ‘Levanta-te e anda?’
24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados" (disse ele ao paralítico), "eu te ordeno: ‘levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa’".
25 No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus.
26 Todos ficaram transportados de entusiasmo e glorificavam a Deus; e tomados de temor, diziam: "Hoje vimos coisas maravilhosas".
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Jesus tem o poder de nos libertar dos nossos pecados
O Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar pecados!
Para que saibais que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados (diz o paralítico): A ti digo, levante-se, tome a sua cama e vá para casa” 
(Lucas 5:24).
A graça que vemos hoje é deste paralítico que é levado a Jesus. Jesus, cure esse paralítico por causa de sua fé e aqueles homens que sobem em tamanho para fazê-lo ficar com Jesus, para ser curado e se levantar.

Olha, o que Jesus faz em primeiro lugar é perdoar os pecados deste homem, porque algumas pessoas acreditam que Deus nos cura de uma maneira mágica quando, na realidade, Ele nos eleva daquilo que nos deixa tristes, daqueles que nos paralisam e Nos mantém prisioneiros, escravos ou cativos para este mundo.

Nada mais nos escraviza e nos paralisa na vida do que nossos próprios pecados. Além disso, a grande paralisia da vida humana é a pessoa não mais capaz de reconhecer seus próprios pecados, chega a um estado de acomodação, de acordo com o que está errado, que a pessoa não percebe que é pecado. Talvez ela possa até ter a consciência de que está pecando, mas não pode sair ou ceder de tal forma que sua vida espiritual seja paralisada.

Nós não crescemos em relação a Deus, não crescemos em santidade, mas nos libertamos da escravidão do pecado. Nós não somos capazes de nos libertar do pecado porque não temos o poder de perdoar nossos pecados, o que temos é a condição de nos arrependermos deles; temos a condição de reconhecê-los, mas o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar pecados.

Precisamos entender que perdoar pecados não é a simples situação de duas pessoas sendo entendidas: "Perdoa-me" e a outra nos perdoa. É muito mais do que isso, porque o pecado traz suas conseqüências, deixa marcas em nós e nos outros. O pecado destrói nosso relacionamento, nossa proximidade e intimidade com Deus. O pecado nos deixa tristes, humilhados e não podemos negar que nos paralisa.

Deus quer que nos levantemos, é por isso que Ele quer perdoar nossos pecados, mas precisamos do arrependimento deles.

Neste tempo de graça, onde muitos se preparam para as festas, estão arrumando a casa, organizando isso e aquilo, não parem de fazer o essencial. É essencial para este tempo de graça um bom, um verdadeiro, um autêntico exame de consciência, onde reveremos nossas posições, nossas posições, atitudes, o que fazemos, falamos e pensamos, reconheceremos onde estamos realmente errados e imploraremos todo o ardor de nossos corações a misericórdia e perdão de Deus.

Deus quer tirar nossa paralisia, Ele faz isso quando nos livramos de nós mesmos, de nossos pecados e deixamos que Sua graça nos renove.
Deus abençoe você!

– Reflexão - A “Bíblia” é um único livro. Como se formou? 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— contemplamos um signo (milagre) que convida a uma "releitura" da Escritura vendo em Cristo seu pleno cumprimento. As palavras transmitidas na "Bíblia" se convertem em Escritura através de um processo de releituras cada vez mais novas: os textos antigos se retomam em uma situação nova (o milagre que agora contemplamos), lidos e entendidos de maneira nova.

Na "releitura", na leitura progressiva, mediante correções, detalhes e ampliações tácitas, a formação da Escritura se configura como um processo da palavra que abre pouco a pouco suas potencialidades e riquezas interiores, que de algum modo estavam já como sementes e que só se abrem ante o desafio de situações e experiências novas, e novos sofrimentos.

—Jesus criou e confesso que és o Filho de Deus. Esta minha decisão de fé é razoável: têm uma razão histórica, que me permite ver a unidade interna da Escritura e entender de um modo novo os diversos trechos de seu caminho sem interferir em sua originalidade histórica.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- A perseverança, alicerçada na fé nas palavras de Deus, nos tornam capazes de presenciar milagres! Mas que tipo de milagres desejamos?
- Será que não ficamos olhando ao nosso redor e sonhando com coisas absurdas?
- Você já presenciou alguma coisa maravilhosa?
- O que você considera sua maior maravilha?
- Algumas pessoas levaram o paralítico até Jesus. Tenho muitas oportunidades de levar alguém a se aproximar de Deus?

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 5,17-26 - Livre por dentro e por fora
Em união com todos que se encontram nas redes sociais
iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!  

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 
2.   Ó vem, como a chuva no chão  
Trazendo fartura de vida e de pão! 
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  
Só tua palavra nos salva Senhor! 
4.   Ó vem, como chega a carta querida  
Bendito carteiro do Reino da Vida! 
5.   Ó vem, como chega o filho esperado  
Caminha conosco Jesus Bem amado! 
6.   Ó vem, como chega o Libertador  
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente na Bíblia, o texto: Lc 5,17-26, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Um dia Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns mestres da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galileia e da Judeia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes. Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
- Meu amigo, os seus pecados estão perdoados!
Os mestres da Lei e os fariseus começaram a pensar:
- Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder.
Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:
- Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
- Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo:
- Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!
Refletindo
Naquela época, a doença era entendida como causada pelo pecado. Assim pensavam: o pecado invisível era causador dos males visíveis. Para curar aquele paralítico Jesus vai direto à raiz: “os seus pecados são perdoados”, diz ao paralítico. Em seguida, reagem os mestres da Lei. Para eles, Jesus estava blasfemando contra Deus, pois só Deus pode perdoar pecados. Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, os questionou e lhes deu mais uma prova de sua divindade, mandando ao paralítico se levantar e andar. O homem, curado, obedeceu e foi para sua casa, louvando a Deus. Foi curado por dentro e por fora. Conquistou, pela graça, a capacidade de caminhar por si.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para mim, hoje?
Meditando
Nossos pastores na Conferência de Aparecida, confirmaram esta certeza de que Jesus Cristo liberta toda pessoa de todo pecado: 
Nossa alegria baseia-se no amor do Pai, na participação no mistério pascal de Jesus Cristo que, pelo Espírito Santo, faz-nos passar da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido profundo da existência, do desalento para a esperança que não engana. Esta alegria não é um sentimento artificialmente provocado nem um estado de ânimo passageiro. O amor do Pai nos foi revelado em Cristo que nos convida a entrar em seu reino.”( DAp 17).
Creio que Jesus Cristo me liberta de todos os males? Onde o encontro?
  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Faço minha oração pessoal e depois, rezo a
Oração a Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada,

ó Maria!

Crestes na mensagem celeste,

e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus
no vosso seio virginal 
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade!
Os homens tiveram o Mestre divino,
o Sacerdote único e eterno,
a Hóstia de reparação,
o Rei universal!
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva,
forte, atuante; uma fé que salva e santifica!
Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna.
Espera no Senhor.4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. 
A cada instante, buscarei em Jesus, a minha libertação de todo mal.

BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica,
 que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados.
Em nome do Pai...