sábado, 9 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. – (Mt 10,24-33)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 09 DE JULHO de 2022 (sábado) 190º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FELICIDADE É TER ALGO O QUE FAZER; TER ALGO QUE AMAR E ALGO QUE ESPERAR.

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA do Soldado e DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

 DIA INTERNACIONAL PARA A DESTRUIÇÃO DE ARMAS

 DIA DO DESARMAMENTO

 DIA DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

 DIA DO ONCOLOGISTA

 DIA DO PROTÉTICO

 DIA DO SONHADOR

 DIA DAS LOIRAS

 DIA DO DIÁCONO EVANGÉLICO

 DIA DA MARCHA PARA JESUS EM SÃO PAULO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO LOURIVAL BAPTISTA (BATISTÃO) EM ARACAJU-SE

 DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO (IAMSPE)

 DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA) EM BRASÍLIA-DF

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA (UA)

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA ARGENTINA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Gentio do Ouro - Jussiape - Uauá (Bahia) Presidente Vargas (Maranhão) Corumbá de Goiás (Goiás) Agua Boa (Mato Grosso) Boa Vista (Roraima) Cedro (Ceará) Glória do Goitá - Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco) Ibiaçá - Ibiraiaras (Rio Grande do Sul) Junqueiro (Alagoas)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIEL DE PAULA CABRINI (filhote do Eduardo-MACROCONTÁBIL CONESSA - Garça /SP) WILLIAM ANANIAS VALLERIO DIAS (Primo-Guarulhos /SP) ANGELA MARIA BRANDÃO MARQUES (Empresária Rede de Postos Express-Garça/SP)AGUINALDO COSTA PACHECO (PPA/Motoppar-Garça /SP) MARIA L. FERNANDES PASTRI (Garça /SP) LUIZ OTÁVIO GALVÃO BOSQUÊ (empresário-Garça /SP) PATRÍCIA GALVÃO BOSQUÊ (empresária Café Bosquê-Garça /SP) NATALIA MARIA DE PAULA (Garça /SP) ANTONIO TRINDADE SILVA NETO (Bauru /SP) SILVANA A. R. DE ALMEIDA (Lions Clube de Herculândia /SP) ANGELO LUIZ FARIA (Garça /SP) Fernando Machado (Garça /SP) LUIS CARLOS FERNANDES (Garça /SP) FABIO FRANÇA PEREZ  (Postão - Garça /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEIDE MINARDI FERREIRA NASCIMENTO e CARLOS “KACO”  EDUARDO FERREIRA NASCIMENTO (Lions Clube de Garça ) MARIA INÊS PORTELINHA e ANTONIO AUGUSTO ÁVILA CASTRO ó1966ó56 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça) DICOLA DOS SANTOS QUEIROZ GERALDO e VANDERLEI GERALDO (Lions Clube de Bauru Bela Vista )

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHIQUINQUIRÁ

■ NOSSA SENHORA DOS MILAGRES

■ SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

Amábile Lúcia Visintaineer (Itália, 1865-1942), veio para o Brasil aos 9 anos. Em 1890, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Dedicou-se aos idosos, aos doentes e ao  órfãos. Foi canonizada em 2002.

SANTA MARIA DE JESUS CRUCIFICADO

SANTA VERÔNICA GIULIANI

SANTO AGOSTINHO ZHAO RONG E COMPANHEIROS

SANTO NICOLAU PIECK E DEZ E COMPANHEIROS

SANTOS MÁRTIRES DE GORCUM

SÃO CALLISTO CARAVARIO

SÃO FRANCISCO FÓGOLLA E 24 COMPANHEIROS

SÃO GREGÓRIO GRÁSSI

SÃO JOAQUIM HE KAIZHI

SÃO PEDRO SANS I JORDÁ

BEATA JOANA SCOPÉLLI

BEATA MARIA DOS ANJOS

BEATA MELÂNIA

BEATO ADRIANO FORTESCUE

BEATO FIEL CHIJNACKI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A missão comporta dificuldades, perigos, perseguições. A palavra de Jesus hoje é esta: “Não tenhais medo”:- O discípulo não está acima do mestre – Mt 10,24-33

 

A estrada dos justos é como a luz, cresce do amanhecer até o pleno dia (Pr 4,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Amábile – mais tarde, Irmã Paulina – nasceu na Itália em 1865. Com 10 anos de idade, emigrou com sua família para o Brasil, onde fundou, aos 24 anos, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Dedicou grande parte de sua vida ao cuidado das crianças órfãs e dos ex-escravos. Faleceu em 1942 e foi canonizada pelo papa São João Paulo 2º em 2002. Deixemo-nos envolver por sua vasta obra em favor dos excluídos da sociedade.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A PERSEGUIÇÃO MALVADA DOS QUE PRETENDEM LEVAR-ME A SER INFIEL À MISSÃO RECEBIDA DE JESUS JAMAIS ME IMPEÇA DE SEGUIR ADIANTE, COM CORAGEM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus onipotente e eterno, que exaltais os humildes e simples e conduzistes a santa Paulina pelo caminho da santidade através da provação, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por seu auxílio e a seu exemplo, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e encontrar a plenitude de vossa graça no serviço às pessoas, especialmente às mais necessitadas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 09 de junho de 2022 sábado da 14ª Semana Tempo Comum Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, virgem, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Enviados por Deus, os discípulos do Reino não estão livres de perseguições. Jesus, porém, não só nos assegura que o Pai celeste cuida de nós, mas também nos encoraja: “Não tenhais medo!”.

 

 

1ª Leitura (Is 6,1-8) – Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas: duas cobriam-lhes o rosto, duas os pés e, com duas, eles podiam voar. 3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”. 6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8Ouvi a voz do Senhor, que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 93(92)

 

Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

 

 

– 09 de junho de 2022 sábado da 14ª Semana Tempo Comum Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, virgem, Memória

 – Evangelho do dia 

 

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.  (Mt 10,24-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, / pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

09/07/22  14ª SÁBADO TC – C:

SANTA PAULINA (Brasil, séc. 19-20)

 

Mateus 10,24-25.32-33: Disse Jesus a seus discípulos: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!.. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

 

Jesus, seus discípulos, quando começaram a evangelizar, tiveram que enfrentar uma oposição violenta, que levou muitos ao martírio.

Certamente, o medo e o desânimo tomavam conta de muitos, e não foram poucas as deserções dentro das primeiras comunidades.

Senhor, suas palavras para eles e para nós são bem claras: ser discípulo é seguir o seu caminho e ter a mesma sorte que o senhor teve, tanto de acolhimento como de rejeição.

A missão que lhes conferiu de evangelizar seria uma ação libertadora das multidões cansadas e abatidas, manipuladas e oprimidas pelo poder político, religioso e econômico.

Por isso, aqueles que rejeitaram e crucificaram o senhor, que era o mestre, também fizeram de tudo para eliminar os seus discípulos.

Conseguiam fazer o povo acreditar que os cristãos eram pessoas sem religião, já que não queriam adorar os seus deuses.

Mas, o senhor procurou encorajá-los a se declararem a seu favor, e a serem fiéis, para que o senhor pudesse se declarar a favor deles diante do Pai dos céus.

 

Senhor, a perseguição que hoje nos ameaça é mais sofisticada, porque vai solapando a nossa fé, na medida em que questiona os valores cristãos e facilmente influencia o nosso estilo de vida, levando-nos a seguir o que é proposto como moderno e atual pelo mercado de consumo e pelos meios de comunicação.

São muitos os que não se perguntam se o que vê, ouve e decide está ou não de acordo com o seu Evangelho.

 

Senhor, não permita que o neguemos diante dos homens, porque desejamos que o senhor se declare a nosso favor diante do Pai do céu.

Que o Espírito Santo renove em nós o dom do discernimento diante do certo e do errado, do bem e do mal, para que a nossa escolha nos mantenha no seu Caminho, na sua Verdade e na sua Vida.

 

Maria santíssima, mais uma vez lhe suplicamos que venha caminhar conosco e nos corrija ainda a tempo, dando-nos a graça de resistir à tentação de sermos cristãos mundanos e infiéis. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Mestre Jesus procura, com vários ditos, animar seus seguidores e livrá-los do medo diante das incompreensões da sociedade. Temos a mesma missão de Jesus, e as consequências da sua missão são também nossas consequências. Estamos atados aos riscos do seguimento de Cristo e ao mesmo tempo vivemos nas mãos do Pai que zela até pelos passarinhos. Ele nos acompanha em todos os nossos passos, nos conhece profundamente até os detalhes de nossa vida e abraça carinhosamente a criação inteira. As palavras de Jesus do texto de hoje nos revelam que a pertença à Igreja ou à comunidade não significa refúgio seguro e proteção contra as perseguições. Pertencer à família de Jesus significa ter fé nele e manifestá-la, com a vida mais do que com palavras. Envergonhar-se dele significa excluir-se de sua família e negar a filiação divina.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 10,24-33 - Testemunhar pertença a Jesus Cristo

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Neste dia celebramos a memória de Santa Paulina. Agradecemos a Deus as pessoas queridas que viveram entre nós e nos deixaram exemplos edificantes de santidade.

Jesus insiste com os discípulos sobre as dificuldades que irão encontrar na missão. Ele sabe que a perseguição e a rejeição podem nos desanimar ou fazer recuar. Por isso rezemos: Fortalecei-nos Senhor no poder de vossa força. Ascendei a vossa luz à nossa frente e não permitais que as provações sejam superiores ao que podemos suportar.

 

Peçamos: “Ó Jesus, Mestre Divino, iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta oração com a Palavra produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe qual é o lugar do servo em relação ao Mestre? Quais são as verdadeiras ameaças à nossa felicidade? O que Jesus nos garante se o seguirmos com coragem generosa?

 

“A missão comporta dificuldades, perigos, perseguições. A palavra de Jesus hoje é esta: “Não tenhais medo deles”. O Papa São João Paulo II repetiu isso muitas vezes, animando os cristãos na luta contra o mal presente no mundo. “Não tenham medo!” O medo nos paralisa, nos acovarda diante do que deve ser reclamado, dito ou feito. Jesus dá razões para não nos deixarmos paralisar pelo medo. Primeiro, ele passou por isso e venceu. Segundo, tudo que está escondido será público, revelado, conhecido. Terceiro, só temer mesmo a quem tem poder sobre nossa alma, nossa salvação. Quarto, nós somos preciosos para Deus. E ele cuida de nós. Então, a hora é de testemunho corajoso e fiel”.

 

2. Meditação (Caminho)

No Evangelho de hoje, Jesus continua instruir os discípulos a respeito do anúncio do Reino de Deus. Os discípulos, por sua vez, o escutam. O que você escutou do Senhor por meio de sua Palavra?

Qual caminho Deus o(a) convida a seguir?

Se sentir necessidade, leia o texto novamente e faça a sua meditação e desperte sua consciência para que entre em sintonia com a Palavra de Jesus.

 

3.Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor suas preces, suas preocupações e seus pedidos.

Rezar pelas pessoas que dedicam sua vida a serviço dos irmãos.

Pelos missionários perseguidos por causa da fé em Cristo Jesus.

Por todos os cristãos que labutam pela em prol da Vida e dignidade humana.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

“Não tenhais medo deles… A verdade continuará vencendo”.

O Evangelho vence pelo amor, pelo serviço generoso, pela coerência do testemunho, nunca pela mentira ou desejo de dominar.

Que atitude de vida nova você assumirá hoje?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.