quarta-feira, 16 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes! - (Lc 7,31-35)

  

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 16 DE SETEMBRO de 2020 (quarta-feira) 260º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A SABEDORIA COMEÇA NA REFLEXÃO.

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DO OZÔNIO

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À TROMBOSE

DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO

DIA DO EMERGENCISTA

DIA DO INICIO DA SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cunha Paulista - Paranapuã (São Paulo) Cariré (Ceará) Brasópolis - Braúnas - Campos Gerais - Carmo de Minas - Caxambu - Esmeraldas - Guaranésia - Itaúna - Ituiutaba - Jacutinga - Lambari - Monte Alegre de Minas - Nova Resende (Minas Gerais) Ibitirama - Jaguariaíva (Espirito Santo) Paramirim (Bahia)Caçu (Goiás) Upanema (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIELA PAVARINI BATAGLIA (Garça /SP) LISANDRA SANTOS (Bauru/SP) BRUNA TOFOLLI FERREIRA (Garça/SP) MARILENE ROQUE FERNANDES (Lions Clube de Tupã /SP) ROSICLER DEVENS DONATI (Lions Clube de Aracruz/ES) JOUBERT JUNIOR (Lions Clube de Nova Friburgo /SP) LUCIA B. RODRIGUES (Garça /SP)ARTHUR SILVEIRA MALHEIROS (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROBERTA SASSO DE OLIVEIRA e ALEANDRO RICARDO DE OLIVEIRAó2000ó20 ANOS (Garça /SP) HULDA SEABRA DOURADO e OTACÍLIO DE SOUZA DOURADOó1989ó31 ANOS (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PARANAÍBAó1961ó59 ANOS e LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRAó1973ó47 ANOS (Distrito LC8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ São Cornélio e São Cipriano

Cornélio, papa, e Cipriano, bispo de Cartago (Tunísia, séc. III), pagaram com a vida sua fé em Cristo. Cornélio, de grande coração, empenhou-se pela unidade da Igreja e não desprezou aqueles que, nos momentos de perseguição, a abandonaram. Cipriano deu notável contribuição à doutrina sobre a unidade da Igreja e não hesitou em ser martirizado diante de seu rebanho.

SÃO CIPRIANO DE CARTAGO

SANTA EUFÉMIA

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Alegrem-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Cornélio e Cipriano, ambos do século 3º, pastores generosos, sofreram o martírio em nome da fé e da unidade da Igreja. O papa Cornélio morreu no exílio em 253, na Itália. Cipriano, bispo, falecido em Cartago, na Tunísia, organizou a Igreja na África. Foi grande mestre de moral cristã. Seus escritos, especialmente as cartas, são preciosa documentação sobre a fé e o culto. Os nomes desses dois mártires estão inscritos no Cânon Romano. Estimulados por tão corajosas testemunhas, supliquemos a fortaleza da fé, a fim de sermos fiéis aos compromissos cristãos. 

– Oração 

 

PAI, PURIFICA-ME DE TODA FORMA DE ORGULHO QUE ME LEVA A DESPREZAR MEU SEMELHANTE E A JULGAR-ME SUPERIOR A ELE. COMO JESUS, DESEJO ESTAR PRÓXIMO DE QUEM SE AFASTOU DE TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que em são Cornélio e são Cipriano destes ao vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de setembro de 2020  4ª feira da 24ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Entre os dons do Espírito, o maior é o amor, única realidade sólida e duradoura. Em relação a Jesus, não há lugar para a indiferença: é necessário tomar posição . 

 

1ª Leitura (1Cor 12,31—13,1-13) – Permanecem a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior delas é a caridade.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 12,31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria.

4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade, mas regozija-se com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita.

10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33(32)

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

 

 

– 16 de setembro de 2020 4ª feira da 24ª Semana Do Tempo Comum

Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes! - (Lc 7,31-35)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,63.68).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’

33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Que nossa vida seja comprometida com Jesus”

Disse Jesus: ‘Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem?

(Lucas 7,31)

Jesus está lançando um olhar sobre os homens e as mulheres da Sua época, daqueles que estavam vivendo a Sua presença no meio deles. Ele dá o exemplo das crianças que se sentavam na praça e se dirigiam aos colegas tocando flautas, mas ninguém dançava, lamentava, chorava; em outras palavras, ninguém ligava, para dizer que incoerência tinha a Sua geração.

 

Primeiro veio João Batista com toda a pregação, com toda a vida evangélica, vivida naquela dureza e radicalidade que ele vivia.

 

João não bebia bebidas alcoólicas, era realmente um homem disciplinado. Vivia no deserto, comia apenas os alimentos essenciais, mas diziam: “João está possuído por um demônio”. Veio então Jesus, já que o problema era comer e beber. Jesus tinha uma vida sóbria, mas viveu o comum com os homens, sentava-se à mesa com eles, ia nas refeições na casa de pecadores, de fariseus, na casa de todos; andava com eles e diziam: “Ele é um comilão, um beberão, é amigo dos publicanos e pecadores”.

 

Para quem não quer mudar de vida e se converter, para quem não quer sair da sua vida cômoda ou das suas comodidades, tudo é desculpa, justificação para esconder as próprias incongruências e incoerências que estão dentro de si. Basta ver que nós facilmente criticamos, rotulamos, enxergamos os problemas dos outros, mas estamos sempre amenizando tudo o que nos diz respeito.

 

“Para quem não quer mudar de vida e se converter, tudo é desculpa”

 

Basta ver que em nossos compromissos, estamos sempre adiando, deixando para depois o nosso envolvimento com Deus e com as coisas d’Ele. Amamos muito a Deus, Ele é tudo para nós, mas não queremos colocar a mão na massa porque temos outras coisas mais importantes para cuidar.

 

É o retrato da incoerência, da vida que não ressoa com aquilo que fala e pensa. É o retrato da geração da época de Jesus, é o retrato muitas vezes da nossa geração tão acomodada e aficionada na nossa vida pessoal e individualista, cada um cuidando de si e lamentando o que acontece com os outros, lamentando tantas tragédias, males, tantas coisas acontecendo e pouco envolvimento para mudar o mundo, a sociedade; pouco envolvimento na própria causa do Reino dos Céus. Para falar, criticar e comentar não faltam pessoas; mas para ser coerente, são poucos, somente quem tem comprometimento com uma vida séria com Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Crianças birrentas ficam emburradas e ninguém consegue fazê-las entrar na brincadeira. Imagem escolhida por Jesus para classificar seus conterrâneos. Permaneceram indiferentes e inertes, seja diante da pregação de João Batista, seja com relação à obra libertadora de Jesus. Chamaram João Batista de louco, e apelidaram Jesus de “amigo de cobradores de impostos e pecadores”. Nada os fez sair de seu comodismo. O recado de Jesus atingia sobretudo os líderes religiosos, que não acolheram Jesus e seu Reino de justiça; pior: impediam o povo de seguir os passos do Mestre. As pessoas simples, porém, os cobradores de impostos e os pecadores aceitaram Jesus, o Enviado de Deus. Somente os “filhos” da Sabedoria reconhecem e acolhem o Messias em sua maneira simples de agir.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, comparas “as pessoas desta geração”, principalmente os dirigentes do povo, a crianças manhosas: nada as satisfaz. Põem defeito no Batista e no Messias. Típica atitude de quem não quer assumir nenhum compromisso. Ainda bem que ao menos os pequeninos estão abertos aos planos de Deus. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 7,31-35 - Como crianças! Ou, com a sabedoria de Deus?

 

Oração Inicial
No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos que mais lhe chamarem atenção. Jesus está se referindo, neste Evangelho, à classe dirigente judaica. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-os em voz alta, e em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual é o tema central da narrativa?

 

“Muitas vezes é preciso que o tempo passe para entendermos o significado de determinados acontecimentos. Sempre temos a tendência de julgar, e os julgamentos refletem bem o que somos. Facilmente atribuímos aos outros nossa miopia. Outras vezes nossas atitudes são mal compreendidas. Também precisamos admitir que, às vezes, nos enganamos.

 

Não podemos ter a pretensão de que todos nos compreendam e aceitem. Esta é também a sina da Igreja. É julgada e condenada pela exigência e pela misericórdia, por amar e por perdoar. João Batista foi julgado pela sua penitência, Jesus foi condenado pelo modo como acolhia os pecadores. Deus e suas leis não mudam por causa da opinião pública. O tempo é o grande mestre; ele mostra a verdade.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração. Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

É preciso obedecer a Deus e não à opinião pública. Com quem você quer se importar hoje? Quem está chorando que você queira ter compaixão.

 

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.