domingo, 23 de maio de 2021

Refletindo a Palavra - “Recebei o Espírito Santo” - Padre Luiz Carlos Padre Luiz Carlos de Oliveira Missionário Redentorista


Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Recebei o Espírito Santo”

 

Enviai vosso Espírito

           A História da Salvação se faz através das grandes teofanias de Deus que se faz presente para revelar seu mistério e nos atrair à comunhão com Ele. Desde a criação, tem repetidas vezes aberto os tesouros de sua misericórdia. Em nossa salvação manifestou-se em seu Filho como Homem-Deus. Foi uma manifestação prolongada. Não foi ruidosa, mas como o orvalho sobre a relva (Dt 32,2). Deus quer salvar pela ternura. Se não for por amor, mas pelo temor não muda o coração (S.Afonso). A teofania de Pentecostes tem algo a ver com a teofania de Deus no Sinai quando nasce o povo (Ex 20,18-21). O Espírito vem como libertador de todas as pressões. Ali, diante do Espírito, está reunido o universo, representado pela diversidade dos povos. Geograficamente eles fazem um círculo a Jerusalém. Renovando esse momento pela celebração memorial de Pentecostes, a manifestação toca o coração e realiza aquela mudança monumental que aconteceu nos apóstolos. De tímidos e escondidos, saem com o vigor que vem até nós. Hoje e sempre, Igreja está em permanente súplica: “Vinde, Espírito Santo e enchei o coração dos vossos fiéis com a luz de vosso amor”. Por quê? O Espírito Santo é vida em nós. Ele é o respiro espiritual como o ar (Jesus o chama de vento – Jo 3,8) que mantém a vida. Pedir o Espírito é pedir que a vida se mantenha. Rezamos para que santifique a Igreja e o mundo para que se realizem em nós o que se realizou no início da pregação do evangelho (Oração).

Santificais a vossa Igreja

           Jesus, em seu Mistério Pascal, deu o Espírito fazendo a unidade de todos os momentos de salvação, como no anúncio, na Cruz, na Páscoa e em sua Glorificação. Por isso, na celebração litúrgica rezamos: “Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do Céu, conservai a graça que lhe deste para que cresçam os dons do Espírito”. Não confundamos dons pessoais com os dons eclesiais. Os dons do Espírito são a vida que dá à Igreja em seu ministério fundamental que é servir o Senhor e anunciar a graça do Evangelho. Existem os dons pessoais que enriquecem a Igreja na comunidade e são maravilhosos para a conversão e oração. Quem acolhe o dom, seja para a Igreja parceiro na evangelização e criativos na caridade para com os necessitados. Quem se fecha não tem o Espírito de Deus. A santificação se faz pela vitória contra todo o mal, vencendo toda divisão para que todos sejam o Corpo de Cristo. Santificação não é só um momento espiritual, mas a vida do Corpo de Cristo que somos nós (Rm 12,5). O Espírito não é uma devoção pessoal, mas  é ser fiel envolvido na evangelização pela palavra e pela ação.

Pela graça e pela pregação

             Ao morrer, Jesus nos dá o Espírito. Na primeira aparição Jesus dá a paz que é a plenitude dos dons de Deus. Depois diz: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados, a quem não os perdoardes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,19.22). É o dom da Redenção que chega a todos na paz universal. Nesse momento os discípulos são enviados com todo o poder de Cristo: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 19,21). A missão de Cristo para a implantação do Reino de Deus está nas mãos dos discípulos que agem no Espírito Santo. O fenômeno maravilhoso da compreensão do Evangelho está na reunião da variedade das línguas e na confissão da mesma fé. É a plenitude do mistério Pascal (prefácio). Todos ficaram cheios do Espírito Santo e proclamavam as maravilhas de Deus (At 2,4.11).

Leituras: Atos 2,1-11;Salmo 103;1Coríntios 12,3b-7.12-13; João 20,19-23

 

Ficha: nº 2068 – Homilia de Domingo de Pentecostes (23.05.21)

 

1. Pedir o Espírito é pedir que a vida se mantenha.

2. Os dons do Espírito são a vida da Igreja para anunciar a graça do Evangelho a todos.

3. A missão de Cristo está nas mãos dos discípulos que agem no Espírito Santo.

 

Vento Sem Poeira

 

           Engraçado! Deus apronta cada leréia! Acho que entende bem nossa cabeça. Quanto mais confuso, mais claro. Veja a criação do mundo: Do nada saiu tudo. Escolhe pessoas de seio morto para ser mãe de um povo. Só por Deus! Jesus, para ser proclamado o Senhor, nasceu escondido num estábulo. O Espírito que é silêncio, vem no meio de uma ventania. O vento sopra onde quer, mas não precisa exagerar.

          

           Acho que para seguir o Espírito e o jeito de Deus, temos que fazer mais confusão. O normal não anuncia nada. Dizemos: Já sabia. Os apóstolos saíram tinindo depois daquele momento. Quando mais confuso o avesso do bordado, mais precioso é o desenho.

■COMECE O DIA FELIZ!■Assim como o Pai me enviou também eu vos envio: Recebei o Espírito Santo! – (Jo 20,19-23)



– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 23 DE MAIO de 2021 (domingo) 143 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

Descobrir consiste em ver o que todo mundo viu e conseguir ver o que ninguém viu.

(Albert Szent-Györgyi)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA TARTARUGA

DIA NACIONAL DA RADIOFIFUSÃO LIVRE E COMUNITÁRIA

DIA NACIONAL EM DEFESA DA VIDA E DAS FLORESTAS BRASILEIRAS

DIA DO SERESTEIRO

DIA DA LUTA PELO FIM DA FÍSTULA OBSTÉTRICA

DIA DA COMUNICAÇÃO BATISTA

DIA DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA (MMDC) (SP)

DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA (SP)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-SP (UFSCar)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bocaina (São Paulo) Belmonte (Bahia) Groaíras (Ceará) Vila Velha (Espírito Santo) Nova Bassano (Rio Grande do Sul) Oiapoque (Amapá)Araputanga (Mato Grosso)Igarapé-Miri (Pará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANISETE APARECIDA COLLIS DA CUNHA (Farmais-Garça /SP) CESÁR FERREIRA ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP) MARLENE SOUBHIA DA SILVA (Garça/SP) Padre JULIO PEREIRA DE SOUZA NETO (Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo de Marilia/SP) HULDA SEABRA DOURADO (Garça/SP) AMANDA FONTES MANCUSO (Garça/SP) RENATO FAGUNDES (Garça/SP) JOCELIA SANTOS (Garça/SP) JOSÉ GARCIA (Garça /SP) JOSÉ CARLOS DE MORAES FILHO (Garça /SP) QUETELIN CRISTINA FERREIRA LIMA (Garça /SP) DAYANE MARIA BRAZ NOGUEIRA (Garça /SP) DARCI PEARCE BATISTA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA DE FÁTIMA RAMOS SANTOS e MARIO GERALDO SANTOS ó1981ó40 ANOS (Eq 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE CASSILÂNDIA VALE DO APORÉó1992ó29 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO JOÃO BATISTA DE ROSSI

SÃO JULIANO

SÃO BASÍLIO DE BRAGA

SÃO DESIDÉRIO

SÃO MIGUEL DE SÍNADA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Recebei o Espírito Santo –Jo 20,19-23

Celebremos com fé este dia de Pentecostes e peçamos os dons da fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor de Deus.

 

- O Espírito do Senhor encheu o universo; ele mantém unidas todas as coisas e conhece todas as línguas, aleluia! (Sb 1,7)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Vindos de diferentes realidades e iluminados pelo Espírito de Deus, celebremos a solenidade de Pentecostes. O sopro divino desce sobre nós e nos congrega na mesma fé e numa só família, na alegria e na fraternidade. Renovada pelo Espírito criador, a Igreja se fortalece na missão e põe seus dons a serviço do bem comum.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O TEU ESPÍRITO SANTO ME RECRIE INTEIRAMENTE, DE MODO A BANIR PARA LONGE DE MIM TODO MEDO E TODA INSEGURANÇA QUE ME IMPEDEM DE DAR TESTEMUNHO DO TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora, no coração dos fiéis, as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 23 de maio de 2021 Domingo de Pentecostes - Missa do Dia da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus gera e renova em nós os frutos do Espírito, para superar as divisões e saciar nossa sede de vida e dignidade. 

 

1ª Leitura (At 2,1-11) – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciar as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 103(104)

 

Enviai o vosso Espírito Senhor*

e da terra toda a face renovai.

 

 

2ª Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13) – Fomos batizados num único Espírito para formarmos um único corpo.   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 3ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.  

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 23 de maio de 2021 Domingo de Pentecostes - Missa do Dia da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Assim como o Pai me enviou também eu vos envio: Recebei o Espírito Santo! (Jo 20,19-23)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vinde, Espírito divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; / e acendei neles o amor, como um fogo abrasador!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos movidos pela graça do Espírito Santo”

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam” 

(At 2,1-2)

Reunidos todos no mesmo lugar, os discípulos estavam com Maria, a Mãe de Jesus. Eles aguardavam o cumprimento da profecia, da promessa de Jesus a eles, de que eles receberiam o Espírito Santo. E como eles estavam? No silêncio da espera, da expectativa, da confiança da oração; de repente, foram envolvidos por um barulho, por uma ventania, por um vento forte, mas Deus é silêncio. E como Ele faz barulho?

 

Ele vem irromper os barulhos que estão dentro de nós, para nos encher da graça do Espírito, aquele vento retumbante, forte que vem para sacudir, mexer nas estruturas, para realmente tirar de dentro de nós, jogar para fora aquilo que não é de Deus, e soprar para dentro a graça da unção do Espírito.

 

Veja que graça é o Espírito que nós recebemos, Ele age em nós de dentro para fora, Ele age para a nossa transformação interior, mas Ele age para nos libertar de todas as correntes que nos fazem presos a este mundo, à mentalidade desse mundo e sua forma de pensar, para que sejamos movidos pela graça do Espírito.

 

“Se somos submissos ao Espírito, é Ele que nos leva a fazer a vontade de Deus”

 

O Espírito de Deus realiza maravilhas em toda a face da Terra, Ele renova toda a face da Terra, é assim que cantamos hoje em toda Igreja: “Envia Teu Espírito, Senhor, para renovar toda a face da Terra” (cf. Sl 103). Mas o Espírito começa renovando a nossa face, o nosso coração, o nosso próprio interior, dando-nos uma nova disposição, um novo amor pelo Evangelho, um amor sempre renovado, um gosto sempre novo pela Palavra de Deus, um amor sublime pela Igreja.

 

Esse Espírito opera a unidade em meio à diversidade que todos nós vivemos, inclusive, ele opera a graça das línguas. Falamos línguas muito diversas, mais do que nunca, falamos línguas muito confusas nos dias de hoje. Mais do que as línguas diferentes das nações, nós usamos cada vez mais linguagens confusas para nos relacionarmos uns com os outros. E se não formos movidos pelo Espírito, a nossa língua se torna fonte de agressão, de ataques uns contra os outros; a nossa linguagem torna-se dissimulada, a nossa evangelização torna-se fracassada se não formos movidos pela graça do Espírito.

 

Hoje, é dia de nos submetermos à autoridade do Espírito, à graça do Espírito para que ele opere em nós a ação de Deus. Veja, não somos nós que movemos o Espírito, não somos nós que mandamos no Espírito, não somos nós que instrumentalizamos o Espírito, somos nós que devemos ser submissos, movidos, conduzidos e direcionados pelo Espírito.

 

Quando invertemos as coisas, colocamos o Espírito debaixo do nosso ego, do nosso orgulho e das nossas vaidades, não operamos unidade com Deus nem com a humanidade; mas se somos submissos ao Espírito, é Ele que nos leva a fazer a vontade de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Espírito Santo foi presença constante na vida de Jesus: “O Espírito do Senhor está sobre mim…” (Lc 4,18). O Espírito age na pessoa de Jesus: “Se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, então já chegou para vocês o Reino de Deus”. Pois bem, Jesus infunde sobre os apóstolos o mesmo Espírito que dinamizava sua missão: “Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês… Recebam o Espírito Santo”. Ao soprar sobre eles, Jesus os plenifica com a “força do alto”, tão necessária para que exerçam sua mesma obra libertadora. O apóstolo Paulo estava convencido dessa verdade: “Deus não nos deu um Espírito de covardia, mas de força, amor e sobriedade” (2Tm 1,7). Em todos os tempos, os cristãos precisarão do Espírito de fortaleza que os sustente pelos caminhos do mundo.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, divino Mestre, conforme tua promessa, enviaste o Espírito Santo para o perdão dos pecados. Pecados são obras injustas, contrárias ao teu Reino de paz. Ajuda- nos, Senhor, a reconhecer e corrigir nossos pecados, a fim de reatar nossa comunhão contigo, com o Pai e com o Espírito Santo. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 20,19-23 - Vinde, Espírito Santo (Pentecostes)

 

Oração Inicial

 

Oração inicial Com a liturgia de hoje, Solenidade de Pentecostes, concluímos o Tempo Pascal.

Cinquenta dias após a Páscoa, os discípulos, reunidos com Maria, recebem os dons do Espírito Santo.

Celebremos com fé este dia e peçamos também para nós e para a Igreja os dons da fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor de Deus.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça uma leitura atenta e procure identificar os elementos presentes na narrativa. Leia também em sua Bíblia as leituras At 2,1-11 e 1Cor 12,3b-7.12-13. Quais elementos têm em comum? Qual é a experiência vivida pelos discípulos?

 

“Esta cena se passa no dia de Páscoa, quando anoitecia. A comunidade assustada, com consciência de seu pecado, está de portas fechadas. Jesus Ressuscitado vem e se coloca no meio deles. Ele assume o lugar que será seu para sempre no coração da comunidade cristã e na própria história do mundo. A essa comunidade, frágil e medrosa, Jesus concede três presentes maravilhosos: a paz, o perdão e o Espírito Santo. É hora de abrir as portas e comunicar a Boa-Nova até os confins do mundo. A ressurreição é fundamental em nossa fé, mas foi Pentecostes que constituiu a Igreja e enviou seus filhos e filhas a anunciar o Batismo e a fé. Todos fomos envolvidos pelo fogo de Pentecostes, em nosso Batismo e Crisma.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra lhe comunica neste dia? O Espírito Santo é a Vida em nós. Ele é o sopro espiritual como o ar ( Jesus o chama de vento –Jo 3,8) que mantém a vida. Pedir a vida, a presença do Espírito santo é pedir a vida verdadeira se mantenha em nós.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração.

 

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e iluminai-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e dirigi-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração, purificai-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração, fortalecei-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração, santificai-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e consolai-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e abrasai-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e transformai-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e ungi-nos!

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e enviai-nos!

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Que apelo a palavra de Deus despertou em meu coração? Viver e testemunhar a fé, sem medo. Como vou atingir este propósito?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.