sábado, 7 de janeiro de 2023

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo. Aleluia! (Lc 7,16).

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 07 DE JANEIRO de 2023 (sábado) 007º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AS PALAVRAS TÊM A LEVEZA DO VENTO E A FORÇA DA TEMPESTADE.

(Victor Hugo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA LIBERDADE DE CULTOS 

 DIA DO LEITOR 

 DIA INTERNACIONAL DOS PROGRAMADORES 

 DIA DO NATAL ORTODOXO 

 DIA COMUNIDADE EVANGÉLICA PROJETO VIDA NO BRASIL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dirce Reis (São PauloItaparica (BahiaCarangola - Peçanha (Minas GeraisParaú (Rio Grande do Norte Iraí (Rio Grande do SulPrata (ParaíbaViseu (Pará

Dia do ANIVERSÁRIO DOS AMIGOS/AMIGAS: LOUISE PACHECO (filha da Claudia/Agnaldo-Garça /SP) ANTONIO JOSÉ SANTOS BRANDÃO (Garça /SP) DULCE HELENA DA SILVA (Lions Clube de Ourinhos /SP) MARIA DE LOURDES M.  GONZALEZ (Lions Clube de Penápolis /SP) BEATRIZ SANCHES TEOTO BUFFULIN (Lions Clube de Tupã /SP) BEATRIZ LOPES FERRARI (LEO-Lions Clube de Tupã /SP) MARIA JOSÉ FANTINI ZANON (Garça /SP) IRENE FRANCELINO PERES (Garça /SP) ■JOSÉ SILVA (Garça /SP) ALEXANDRE MARTINEZ DE CASTRO  (Garça /SP) JOSÉ BELANGA GOMES (Garça /SP) MARISA C. PEREIRA  ARAUJO (Garça /SP) PAULO “PINGO” FRABETTI (Garça / SP) ROSANE FAGOTTI VOSS (Garça/SP) ■JOSÉ VALDO MADEIRA (São José do Rio Preto /SP) CLEUSA FRESCARELI (Pederneiras /SP)  ORDELY ZAGO ROSSIGNOLI (Cuiabá /MTPE. JOSÉ CARLOS VICENTIN (Administrador Paroquial de Nossa Senhora de Fátima (Jóquei) de Marília e presidente da Cáritas Diocesana /SP))

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO RAIMUNDO DE PAÑYAFORTE 

■ Raimundo (Espanha, 1175-1275), depois de formar-se em ciências jurídicas e teológicas, seguiu o caminho da vida religiosa. Promoveu o diálogo com os judeus e os maometanos e se esmerou no amor aos pobres.  ■

■ BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA ■

■  Irmã Lindalva (Brasil, 1953-1993), quando se preparava para servir o café da manhã no abrigo Dom Pedro II (Salvador-BA), onde trabalhava, foi atacada por um dos internos do lugar, que já a havia assediado antes. Martirizada por defender sua virtude e sua fé em Cristo, foi beatificada em 2007. 

SÃO POLIEUCTO 

SÃO CANUTO LAVARDO 

SÃO CIRO DE CONSTANTINOPLA 

SÃO CRISPIM DE PAVIA

SÃO JOSÉ TUÂN

SÃO TILO

SÃO VALENTIM DE PASSAU

SÃO VALENTINIANO

■ SANTO ALDERICO

■ SANTO LUCIANO DE NICOMÉDIA 

■ MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO 

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus não precisava ser batizado, pois ele mesmo era o autor do batismo. O ritual de João Batista encontra culminância no batismo de Jesus, no Espírito Santo. - Tu és meu Filho Amado- Mc 1,7-11

 

 

 

Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, para que nos tornássemos filhos adotivos (Gl 4,4s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A comunhão com Deus nos dá confiança em nossa oração e nos torna fonte de vida para os irmãos e irmãs. Renovemos nossa fé no Senhor e nos disponhamos a fazer sempre tudo o que ele nos disser.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, QUE MARIA ME CONDUZA SEMPRE A TI E ME LEVE A DESCOBRIR EM TI O CAMINHO DA SALVAÇÃO QUE O PAI NOS OFERECEU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, pela vinda de vosso Filho, vos manifestastes em nova luz. Assim como ele quis participar de nossa humanidade, nascendo da virgem, dai-nos participar de sua vida no reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de janeiro de 2023 sábado do Tempo do Natal antes da Epifania

 

– Liturgia da Palavra 

A Antiga Aliança, simbolizada pelas talhas de pedra, cede lugar à Nova Aliança, simbolizada pelo “ vinho melhor” que Jesus oferece a todos nós, filhos e filhas nascidos do amor de Deus.

 

 

1ª Leitura (1Jo 5,14-21) – Eles nos ouve em tudo o que lhe pedimos. Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isso se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o verdadeiro. E nós estamos com o verdadeiro, no seu Filho, Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 149

 

O Senhor ama seu povo de verdade.

 

 

 

– 07 de janeiro de 2023 sábado do Tempo do Natal antes da Epifania

 

 – Evangelho do dia 

 

Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia. (Jo 2,1-11)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo. Aleluia! (Lc 7,16). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

07/01/23    Sábado A – antes da Epifania

 

João 2,1-3.5.11: “Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: - Eles não têm mais vinho... Sua mãe disse aos que estavam servindo: - Fazei tudo o que ele vos disser... este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.”

 

Jesus, ao proclamar esse evangelho do casamento em Caná no tempo do Natal e perto da Epifania, a Igreja não quer apenas recordar a sua participação naquela festa, mas nos apresentar um acontecimento que é um sinal claro da razão de ser da sua Encarnação.

De fato, São João conseguiu interpretar toda a sua vida como sinais do mistério da Redenção, cuja finalidade principal era levar o ser humano a entrar na comunhão de vida e de amor com a Trindade santa.

Somente uma festa de casamento poderia simbolizar a revelação de uma divindade, que busca o amor da humanidade, a ponto de enviar o senhor para ser o salvador do homem pecador e o mediador dessa união de amor.

A humanidade é simbolizada pela água, talvez já meio suja, que serve apenas para a limpeza das mãos e dos pés.

Mas, a sua Encarnação fez o Verbo divino mergulhar nessa água e transformá-la em vinho saboroso.

 Assim, água e vinho são os símbolos do humano e do divino, no grande milagre da Encarnação, que fez o divino se tornar humano para que o humano se tornasse divino.

É através do senhor que chegaremos à comunhão de vida e de amor com Deus.

E para que aconteça esta festa, sua Mãe tem uma missão fundamental, porque ela não somente intercede, mas colabora sempre, fazendo-o agir para nós e em nós, para que o milagre de Caná continue acontecendo.

E nós podemos identificar esse milagre se renovando em cada Missa, quando o celebrante coloca algumas gotas d’água dentro do cálice com vinho, que será consagrado para tornar-se o seu sangue.

Assim, cada Missa é uma memória daquele casamento em Caná da Galileia, primeiro grande sinal da comunhão entre Deus e o homem, que fez seus discípulos acreditarem no senhor.

 

Maria santíssima, a senhora se revela como Mãe de Jesus, mas é também a representante de uma humanidade sequiosa de viver em união de amor e de vida com Deus. Eis a razão da sua pressa, para que seu Filho não deixasse e não deixe jamais faltar vinho na festa da união entre seu Filho e a nossa geração humana. Obrigado, Mãe querida, nunca nos abandone e não permita que a abondanemos jamais. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O matrimônio, no Antigo Testamento, é símbolo frequente do amor de Deus pela comunidade (cf. Is 62,2). No Novo Testamento, simboliza a união do Messias com a Igreja (cf. Ef 5,32-33). O vinho representa o amor e é anunciado como dom messiânico (cf. Am 9,13-14). É também símbolo do Espírito Santo (cf. At 2,15-16). Maria, convidada importante, é a mãe do noivo. A mudança da água em vinho simboliza a passagem da Antiga para a Nova Aliança. Começa o tempo das novas relações com Deus e das pessoas entre si. A abundância de vinho indica o imenso amor de Deus revelado em Jesus. Ele derramará por todos o sangue da Nova Aliança. Por este sinal, o primeiro, Jesus “manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 2,1-11 - NO PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS A MÃE ESTAVA LÁ

 

Saudação

 

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A fraqueza de nossa fé pode impedir que façamos tudo o que Senhor mandar. Peçamos ao Espírito Santo que nos amadureça na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente o mandato de Jesus: “Enchei as talhas”.

 

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual o papel de Maria, a mãe de Jesus, neste evangelho?

 

“Para a realização do primeiro milagre, Jesus busca o cenário mais apropriado: uma festa de bodas de casamento. O ambiente familiar é o espaço de necessários milagres, pois, quando a família está bem, todos os demais locais e compromissos também ficam bem. Foi Maria quem percebeu que faltava vinho. As mães estão sempre atentas, disponíveis para suprir as necessidades. Quando a Mãe de Jesus se dirigiu aos garçons, ela pensou também em nós: “Fazei o que ele vos disser”. Somos cristãos na medida em que praticamos a vontade do Senhor, que não quer que nos falte a alegria de viver. Que a nossa família possa agradecer os milagres do cotidiano e acolher os sinais de Deus”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que diz o texto?

Maria, como mãe, esta sempre pronta a interceder por seus filhos e filhas. Ela conhece também o poder do amor de Deus, por isso, fala com confiança com seu filho, Jesus, o Filho de Deus.

Destaque, agora, as instruções que Jesus dá aos servos.

O que o Senhor lhe pede neste dia?

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém