segunda-feira, 11 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Não vim trazer a paz, mas sim a espada. – (Mt 10,34-11,1)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 11 DE JULHO de 2022 (segunda-feira) 192º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SEJA VERDADEIRO CONSIGO MESMO E NÃO SEJA FALSO COM OS OUTROS.

(Francis Bacon)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO

 DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES DE SERVIÇOS TELEFÔNICOS

 DIA DO RONDONISTA

 DIA DO MESTRE DE BANDAS MUSICAIS

 DIA DA TELEFONIA

 DIA DO MOJITO

 DIA DO SOCORRISTA

 DIA DO SOLITÁRIO

 DIA DO TRUCO

 DIA DA FUNDAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES)

 DIA DA FUNDAÇÃO DA FIAT NA ITÁLIA

 DIA DA FUNDAÇÃO DO HIPÓDROMO DA GÁVEA NO RIO DE JANEIRO-RJ

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Andradina (São Paulo) Brejo - Turiaçu (Maranhão) Pacujá (Ceará) Piatã (Bahia) Mendes (Rio de Janeiro) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  IVONETE DALACCQUA PRANDO MANTOVANI (Lions Clube de Florida Paulista Amizade /SP) NILCÉIA CLEMENTINO FALCÃO  (Lions Clube de Pederneiras /SP) REJANE GASCHO (Lions Clube de Balneário Camboriú /SC) LUIZ FELIPE VERI DE ANDRADE (Orthometic Marilia – Garça /SP) SOLANGE CRISTINA RIBEIRO IZIDORO (Judiciário-Garça /SP) SUELI FAUSTINA (Garça /SP) DIRCEU FERREIRA (Garça /SP) ELAINE SILVA (Santos /SP) ZILDA CAVALARI VENTURA (São Paulo /SP) GUILHERME DA SILVA ARANTES (filhote da Cidinha/Arthur Lions Clube de Tupã /SP) KLEBER MALTA (Despachante FLASH-Garça /SP) VALERIA PERES MARQUES (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PE. JOSÉ LUÍS DIAS BARBOSA, CPó1998ó24 ANOS (Vigário Paroquial das Paróquias de São José de Osvaldo Cruz e São João Batista de Salmourão /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO BENTO

Bento (Itália, 480-547), após abandonar o “mundo”, passou a viver na oração e no silêncio. No Monte Cassino ergueu o mosteiro que viria a ser o modelo da vida monástica da Igreja e escreveu a celebre regra, que tem como fundamento “oração e trabalho”. Paulo VI proclamou-o padroeiro da Europa.

■ SANTO ABÚNDIO

■ SANTO HIDULFO

■ SÃO DROSTANO

■ SÃO LEÔNCIO

■ SÃO MARCIANO DA TURQUIA

■ SÃO MARTINHO DE PROVENÇA

■ SÃO PLÁCIDO DA SUÍÇA

■ SÃO QUETILO

■ SÃO SIGISBERTO

■ SANTA OLGA

■ SANTA ANA AN JIAOZHI

■ SANTA ANA AN XINZHI

■ SANTA MARCIANA

■ SANTA MARIA AN GUOZHI

■ SANTA MARIA AN LIHUA

■ SANTA SOFIA

■ BEATA SANTA PELÁGIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA

■ BEATA TEOTISTA MARIA

■ BEATO BELTRÃO DA FRANÇA

■ BEATO TOMÁS BENSTEAD

■ BEATO TOMÁS SPROTT

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O Evangelho de hoje vem mostrar aos discípulos de ontem, e também aos discípulos de hoje, que não é preciso muitas coisas para evangelizar:- Quem buscar sua vida a perderá – Mt 10,34-11,1

 

Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe! (Sl 15,5s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Bento nasceu na Itália em 480 e lá faleceu em 547. Tendo-se feito eremita, acolheu alguns jovens que queriam viver só para Deus e criou para eles doze pequenos mosteiros. Para orientá-los, escreveu uma “Regra”, que se tornou referência para os mosteiros de todos os tempos. Dividiu de modo equilibrado o tempo entre o trabalho e a oração, donde nasceu a expressão “ora et labora”. Sua vida mística e sua imensa obra nos motivem a dosar criteriosamente tempo de trabalho com vida de oração.

 

– Oração 

 

PAI, ROBUSTECE MINHA ADESÃO A TEU REINO, LEVANDO-ME A PAUTAR POR ELE TODO MEU AGIR E A ATRAIR PARA TI QUEM OPTOU PELO CAMINHO DA MALDADE E DO EGOÍSMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes o abade são Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de junho de 2022 segunda-feira da 15ª Semana Tempo Comum São Bento, abade, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus está ao alcance de todas pessoas. Assumida com amor, transforma-se em gesto de misericórdia e nos torna próximas do necessitado.

 

 

1ª Leitura (Is 1,10-17) – Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente.  Leitura do Livro do Deuteronômio:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 11Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? – diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes não me agrado. 12Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios? 13Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto lua nova, sábado, convocação de assembleia: iniquidade com reunião solene! 14Vossas luas novas e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las. 15Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: vossas mãos estão cheias de sangue! 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 49(50)

 

A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

 

 

– 11 de junho de 2022 segunda-feira da 15ª Semana Tempo Comum São Bento, abade, Memória

 – Evangelho do dia 

 

Não vim trazer a paz, mas sim a espada.  (Mt 10,34-11,1)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

11/07/22  15ª SEGUNDA-FEIRA TC – C:

São Bento, monge (Itália, séc. 5-6)

 

Mateus 10,38-40.42: Disse Jesus a seus discípulos: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou... Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”.

 

Jesus, o senhor dedicou uma atenção especial aos seus discípulos, partilhando mais profundamente com eles a sua Palavra.

Eles deveriam conhecer e fazer a experiência do seu caminho de salvação, para que saíssem a anunciá-lo a todos os povos.

Deviam aprender que, para seguir o senhor, era preciso praticar um amor de doação total da vida, e não poupá-la apenas para si próprios.

Para isso, não bastava ter um amor somente de simpatia, de admiração, de afeto e de amizade.

Era necessário o amor-ágape, capaz de se doar até ao sacrifico da própria vida pelo bem do outro.

Somente o amor-ágape explica a doação que seu Pai fez do senhor por nós, e o senhor fez da sua vida, até ao máximo de morrer na cruz para nos salvar.

A sua cruz teve valor, não pelo sofrimento terrível que lhe provocou, mas pelo amor imenso que demonstrou.

É esse o caminho do verdadeiro discípulo, em que perder significa ganhar.

E o senhor nos provou que somente o amor-ágape leva até a ressurreição.

Senhor, nós somos seus discípulos-missionários, escutamos com atenção suas palavras e desejamos praticá-las.

Mas, ainda entendemos o amor como algo prazeroso, e ficamos limitados a um amor físico ou ao amor de afeto e de amizade.

 

Senhor, ensine também a nós o caminho do amor-ágape, a começar do acolhimento do próximo e da partilha generosa, ainda que seja apenas de um copo de água.

 Faça-nos acreditar que os momentos de cruz são aqueles que provam de verdade nossa capacidade de amar.

O Espírito Santo é aquele que o senhor nos enviou para nos ensinar o amor-ágape.

Que Ele venha sobre nós, abra os nossos corações e nos fortaleça para seguir o senhor com fidelidade na imitação do seu amor.

 

Maria santíssima, Mãe do belo amor, aquele amor que a fez gerar Jesus e que a manteve de pé junto à cruz, ajude-nos a abraçar os desafios de cada dia com amor, doando nossa vida com alegria, porque desejamos encontrá-la na vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Antes de partir em missão para ensinar e pregar, Jesus conclui seu discurso missionário, com algumas exigências radicais aos discípulos. A espada é símbolo de divisão, estabelece uma distinção entre quem é a favor do Reino de Deus e quem é contra ele. Essa divisão pode acontecer desde o seio da família; pode haver pessoas guiadas pela justiça do Reino e outras contra. Jesus não pede desprezo pelos familiares; ao contrário, ele mesmo demonstrou afeto e amor aos seus, sem, contudo, esquecer o compromisso com seu Reino. Seguir o Mestre significa optar pela vida, não se fechar em si mesmo, mas solidarizar-se com os próximos pequeninos. Isso denota olhar em torno e sair do próprio egoísmo. Aí está o verdadeiro sentido e a recompensa da vida, quando é doada a Jesus e posta a serviço do seu Reino.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 10,34-11,1 – Total exclusividade para Deus

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

“Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade. Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmar o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.”

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje vem mostrar aos discípulos de ontem, e também aos discípulos de hoje, que não é preciso muitas coisas para evangelizar. Basta sair de nossa zona de conforto e assumir o compromisso em prol da vida, e o resultado será uma paz inquieta.

 

“Alguém pode imaginar que, vivendo com fidelidade a religião, vai viver em paz. E há até quem garanta que terá prosperidade. Jesus está nos dizendo que, ao fazermos a escolha por ele e por seu Evangelho, poderemos encontrar incompreensão, oposição, perseguição, a começar de casa, da própria família. É que, pensando e agindo como Jesus, seguindo seus mandamentos, ficamos na contramão do modo de pensar e agir do mundo. É uma nova escala de valores que abraçamos, um novo relacionamento com as coisas, com os outros, com nós mesmos, com Deus. A fé em Cristo não é um modo de nos encaixarmos disciplinadamente neste mundo, se este mundo se pautar pelo materialismo, pela injustiça, pela exclusão”.

 

2. Meditação (Caminho)

Vivemos num mundo acelerado, plural e polarizado. Construir um ambiente de convivência vai exigir respeito, dar voz ao diferente e ter um coração aberto ao diálogo.

Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? Quais sentimentos a palavra despertou em mim?

 

3.Oração (Vida)

Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

 

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe.

É perdoando que se é perdoado.

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, o que você se propõe a viver hoje? Como você quer se aproximar daqueles que pensam diferente ou agem na contramão de suas escolhas?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.