terça-feira, 29 de outubro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A semente cresce e torna-se uma grande árvore. – (Lc 13,18-21)

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 29 DE OUTUBRO de 2024 (terça-feira) 303 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O BAMBU QUE SE CURVA É MAIS FORTE QUE O CARVALHO QUE RESISTE.

(Proverbio Japonês)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO LIVRO BRASILEIRO

DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES EM RADIOLOGIA

DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DA LAVAGEM DE DINHEIRO

DIA NACIONAL DA LIVRE INICIATIVA

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

DIA NACIONAL DE COMBATE À PSORÍASE

DIA NACIONAL DO CERIMONIALISTA

 DIA DAS FLORES

 DIA DO EREMITA

 DIA DE FRANKENSTEIN

 DIA DA NORMALISTA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA BIBLIOTECA NACIONAL NO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurora do Tocantins (Tocantins) Campestre de Goiás (Goiás) Campo do Brito (Sergipe) Cristino Castro - Curimatá - Itaueira - Matias Olímpio - Pau d’Arco do Piauí (Piauí) João Câmara - São Tomé (Rio Grande do Norte) Campo do Tenente (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Valéria bueri nassif (Lions Clube de Vespasiano /MG) AFFONSO DOS SANTOS MARCOS (Lions Clube de MIRANDÓPOLIS /SP) JOSÉ GUEIA MÁS (PDG-LC6-Lions Clube de Nhandeara /SP) DARCY BELUSSI FIGUEIREDO (Lions Clube de Penápolis /SP)DEYSE MARIA FAGNELO DE FREITAS DOS SANTOS  (Lions Clube de Vera Cruz /SP) JOSÉ WILSON CURY FRESCARELLI  (Lions Clube de Pederneiras /SP)  TANIA SILVIA Boaventura (Casa Amarela Calçados-Garça /SP) OLIVIA MARIA OTAVIANO GUIMARÃES (BIRIGUI /SP) Bruno Domingos da Silva (Gestão de Segurança Privada EAD Uninter- Marília /SP) EUNICE DE BARROS DOS REIS (Garça /SP) CARlos Sitta (dentista - Garça /SP) João SAnches (DJ - Garça /SP) Giuseppe Granchelli Filho (Garça /SP) Padre EVANDRO CESAR BATISTA (Diocese de Marília /SP) Côn. Valdemiro Cândido do Símbolo (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:   LIONS CLUBE DE TUPÃ CURUMIM ó1988ó36 ANOS

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SÃO NARCISO DE JERUSÁLEM

SÃO CAETANO ERRICO

B eata Chiara Luce Badano

SantO Abraão de Edessa

SantO Amplíato

SantO Honorato

SÃo Colmano de Galway

SÃO Dodão

SÃo Feliciano de Cartago

SÃO Teodário

SÃO Zenóbio

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O grão de mostarda Lc 13,18-21 - Fermento... semente... Reino de Deus

A Graça de Deus significa a presença de Deus na nossa vida e no nosso mundo. A gente não o vê, mas ele está no meio de nós

 

Exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face (SI 104,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

O amor de Cristo pela Igreja é referência para nossos relacionamentos comunitários, já que ele “amou sua Igreja e se entregou por ela”. A Eucaristia revela-se um incentivo para a prática do amor conjugal e do amor fraterno, os quais crescerão mediante o cuidado e o empenho dedicados ao seu cultivo.

 

– Oração 

 

“SENHOR, FAZE DE MIM INSTRUMENTO DE TEU REINO PARA QUE ELE CHEGUE A TODAS AS PESSOAS, SEM EXCEÇÃO, MORMENTE OS POBRES E MARGINALIZADOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e, para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 29 de outubro de 2024terça-feira da 30ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Ef 5,21-33) Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 21 vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22 As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23 Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24 Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25 Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26 Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27 Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28 Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29 Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30 e nós somos membros do seu corpo! 31 Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32 Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33 Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.    

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 127(128)

Felizes todos que respeitam o Senhor!

1. Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! – R.

Felizes todos que respeitam o Senhor!

2. A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. – R.

Felizes todos que respeitam o Senhor!

3. Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida – R.

Felizes todos que respeitam o Senhor!

 

 

 

– 29 de outubro de 2024terça-feira da 30ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 


 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 18 Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19 Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20 Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21 Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

 29/10/24 30ª Terça-feira TC-B

 

Lucas 13,18-21: “Jesus dizia: - A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos. Jesus disse ainda: - Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

 

Jesus, eram muitos os que esperavam que o Messias e o Reino de Deus irromperiam com alarde, como uma instituição poderosa, para se impor sobre todos os outros reinos do mundo.

No entanto, o senhor usou as imagens da semente de mostarda e do fermento para nos fazer compreender a verdadeira natureza do seu Reino de amor e de paz. 

Deus quer reinar em nosso interior, como uma semente de mostarda, que vai brotando e crescendo, até expandir-se para fora, em frutos e ramos, que acolhem a todos.

Seu Reino não pode ser comparado nem reduzido aos reinos desse mundo, porque não é uma instituição social ou religiosa, nem uma empresa a mais dentro da sociedade.

É essencialmente uma experiência profunda de encontro espiritual entre o humano e o divino, capaz de provocar o amor-ágape de entrega total de Deus ao ser humano e do ser humano a Deus.

À semelhança da sua Encarnação, o Reino de Deus faz de cada pessoa um templo da presença divina, de onde se irradiam a luz da verdade, o fogo do amor e a semente da vida, que vão durar por toda a eternidade.

Dentro da sociedade, o Reino de Deus será sempre como o fermento dentro da massa, que, sem jamais se impor nem aparecer, possui a força invisível de fazer crescer toda a massa da humanidade, para que, em união com o senhor, se torne uma hóstia viva e agradável a Deus.

Senhor, ainda somos superficiais e vemos apenas a exterioridade do seu Reino.

Faça-nos compreender essa dinâmica invisível do seu Reino, para que sejamos discípulos-missionários que semeiam o seu Reino em nossas famílias e na sociedade, sem exigir nem buscar resultados imediatos.

E que tenhamos paciência conosco mesmos, e perseverança em nossa fé, com um anseio dessa experiência profunda de Deus em nossas vidas

 

Maria santíssima, Mãe Aparecida, a senhora viveu o mistério da Encarnação, e compreendeu muito bem em que consistia o Reino de Deus no meio de nós. Ajude-nos a ter a paciência da espera, o empenho de semear sempre, e a esperança de que tudo vai brotar na hora certa, sem depender somente de nós. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A semente de mostarda e o fermento, aparentemente insignificantes, são elementos que encerram promessa de crescimento e grandeza. Contêm vitalidade. O Reino de Deus é assim: traz, na sua essência, o dinamismo do Espírito Santo. Ninguém vê nem conhece o processo de crescimento do Reino e da Igreja, mas os resultados aparecem. É no coração das pessoas que se dá o movimento de adesão a Cristo. E isso se dá em ritmo lento e exige empenho. Jesus não se impõe; simplesmente propõe e aguarda, com paciência, a resposta positiva dos seus possíveis discípulos. Pessoas humildes e frágeis constituem o germe da salvação universal: com o poder de Deus, tornam-se capazes de cristianizar a grande massa humana. Cabe-nos perseverar na prática cotidiana do bem. No devido tempo, os frutos surgirão.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 13,18-21 - Fermento... semente... Reino de Deus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé, compreendendo como e o que acontece com o Reino de Deus.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Conscientes de estarmos na presença de Deus abramos o ouvido interior, o nosso coração, para que o Reino de Deus cresça em nós e dê frutos de salvação.

Jesus nos coloca diante de duas parábolas que formam um conjunto temático. São a parábola do grão de mostarda e a do fermento. Coisas simples, pequenas, escondidas, mas de um dinamismo capaz de transformar tudo o que as envolve.

 

1. Leitura (Verdade)

Em nosso mundo, no qual somos constantemente surpreendidos por descobertas e efeitos inusitados, é difícil encantar-se com a misteriosa ação de Deus agindo no invisível. Mas bastaria um rápido olhar para a criação para atenuar nossa empáfia. Quanto mistério no germinar de uma semente, no pisca-pisca de um pirilampo, na pétala de uma flor! Então, imagine o mistério da vida humana, a força que brota de um coração, movido na fé, pelo amor infinito de Deus. Quando Jesus diz que não cai um fio de cabelo nem uma folha sequer sem que Deus o permita, nos dá a certeza de que ele está presente em todos os acontecimentos, em todo o universo: misterioso Reino de Deus onde ele esbanja seu amor à vida.

 

2. Meditação (Caminho)

Estamos diante de um texto que nos lança um grande apelo: saber perceber e acolher a mão amorosa de Deus trabalhando no silêncio, sem espetáculo, mas com força de transformação no interior do ser humano.
O que é o Reino de Deus para você? Por quais sinais você o reconhece?
Como você pode ser fermento do Reino de Deus?
Qual convite o Senhor lhe faz neste dia?

 

3.Oração (Vida)

Reze a oração do Pai-Nosso como se fosse a primeira vez. Jesus nos ensina pedir para que seu Reino se estabeleça na Terra.
“Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome…
Venha o teu Reino…
eja feita a tua vontade, assim na terra como no céu ..
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia…
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores…
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (Mt 6,9-13)

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

Uma vida abençoada é uma vida com Deus.

Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida.

O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. “Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!”

(II Pedro, 1,2)

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP