quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"A lepra desapareceu e o homem ficou curado” - (Mc 1,40-45)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
J A N E I R O
GARÇA/SP, 12 DE JANEIRO DE 2017 (quinta-feira) 12º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
NÃO EXISTE VERDADEIRA INTELIGÊNCIA SEM BONDADE.
(Beethoven)


Datas Comemorativas
–■ DIA NACIONAL DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Belém (Pará) Iporanga (São Paulo) Igaci (Alagoas) Sapé (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  OSWALDO AUNHÃO (Amigo - Bauru /SP)LUIZ SERGIO DA SILVA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário / SP)ERCY DAUN (Garça / SP)SANDRA REGINA CARDOSO (Marilia/ SP)FRANCINE SALZEDAS DE MAQUI (Garça / SP)INÊS OLIVEIRA MATHIAS (Garça / SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSANGELA APARECIDA ALMEIDA MORETI e REGINALDO MORETIó1985ó32 ANOSó(EQUIPE 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça /SP)

Santo do Dia
SÃO BERNARDO
SANTO ANTONIO MARIA PUCCI
SANTO ARCÁDIO
SÃO BENTO BISCOP
PEDRO FRANCISCO JAMET


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
O desejo de Deus é nos libertar de tudo o que nos impede de ter vida plena. Para isso nos quer próximos a ele, fortes contra as propostas do mal e confiantes em seu amor.
Oração
PAI, DÁ-ME FORÇAS PARA COMBATER E VENCER AS FORÇAS DO MAL QUE IMPEDEM O REINO ACONTECER NA MINHA VIDA E NA HISTÓRIA HUMANA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira 12/01/20171ª Semana      do Tempo Comum
Somos convidados a abrir o coração para acolher a Palavra que nos anima a ser companheiros de Cristo e solidários com os necessitados.


1ª Leitura (Hb 3,7-14) "Animai-vos uns aos outros, enquanto ainda se disser 'hoje'. Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 7escutai o que declara o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provocação, no dia da tentação, no deserto, 9onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, 10embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos.
Por isso me irritei com essa geração e afirmei: sempre se enganam no coração e desconhecem os meus caminhos. 
11Assim jurei na minha ira: não entrarão no meu repouso”. 12Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. 13Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser “hoje”, para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado – 14pois nos tornamos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a nossa confiança inicial.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 94 (95)
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.

Evangelho do dia
Quinta-feira 12/01/20171ª Semana      do Tempo Comum
"A lepra desapareceu e o homem ficou curado - (Mc 1,40-45)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A comunhão com Deus acontece em nosso coração
A comunhão com Deus acontece dentro do nosso coração, quando vivemos uma relação íntima e pessoal com Ele a cada dia!
“Cuidado, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo” (Hebreus 3,12).
Em primeiro lugar, o cuidado é para conosco, é para com o nosso coração, para com a nossa vida, nosso ânimo, interior e vontade. Se deixarmos a incredulidade e o desânimo tomarem conta de nós, vamos nos afastar do Deus vivo, mas, na verdade, precisa acontecer o contrário: quanto mais nos sentimos cansados, desanimados, desapontados e desencorajados, é que precisamos nos aproximar deste Deus vivo!
Se nos deixarmos desviar, a incredulidade vai tomar conta de nós e nos afastar, distanciar-nos de Deus, de modo que vamos perder Sua graça aos poucos. Que não se ache entre nós alguém assim, mas, uma vez que se ache, precisamos ter força e ânimo uns para com os outros, para não deixarmos ninguém se desviar pela incredulidade, pela falta de fé e ânimo, sobretudo pelas decepções.
Quem de nós nunca decepcionou e não foi decepcionado nesta vida? Quando as decepções tomam conta de nós, vamos perdendo o alento e a força interior. E quando essas forças interiores vão se alardeando dentro do nosso coração, vamos realmente nos extraviando da fé, desviando-nos do caminho e nos afastando do Deus da vida.
O pior que pode nos acontecer é o nosso coração endurecer. O nosso coração fica duro, insensível ao toque e à realidade da graça. A Palavra de Deus vem até nós, mas não surte efeito; isso não quer dizer que ela não tenha poder para fazer efeito em nossa vida, é porque o nosso coração colocou uma barreira tão grande e está tão tomado pela incredulidade, que é incapaz de se deixar sensibilizar pela graça divina.
Não podemos nos permitir ser tomados por esses sentimentos. O que, então, devemos fazer? Em primeiro lugar, cuidar da nossa fé, alimentá-la, colocá-la como prioridade em nossa vida.
A oração, a leitura da Palavra de Deus, a confissão constante e a vida de comunhão com o Senhor, a busca de ajuda e socorro, a vida comunitária na partilha da Palavra de Deus e na participação da Eucaristia são elementos principais para vivermos a nossa comunhão com Ele.
Não permitamos que a comunhão com Deus seja apenas exterior, pois se assim for, será um erro, um engano, e, de fato, vamos aos poucos perdendo o senso da fé. A comunhão com Deus acontece dentro do nosso coração, quando vivemos uma relação íntima e pessoal com Ele a cada dia.
Comuniquemo-nos com Deus e O escutemos todos os dias, escutemos Sua Palavra e direção. Quando nos submetemos a Deus, quando nos entregamos a Ele de corpo, alma e coração, Sua presença cuida de nós e não permite que nosso coração se desvie, afaste-se por nenhuma incredulidade!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 1, 40-45
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br )
 
Uma das promessas que sempre estão presentes nas profecias do Antigo Testamento a respeito dos tempos messiânicos é a cura da lepra.
Isso acontece porque a lepra era uma das doenças mais temidas entre as pessoas, principalmente porque uma das suas conseqüências era a exclusão social e religiosa. Ao curar uma pessoa da lepra, Jesus não apenas o livra da doença em si que a faz sofrer como também a reintegra na vida social e religiosa.
Por isso entendemos a alegria do homem que foi curado, que fez com que ele não fosse capaz de guardar o fato só para si, mas passou a divulgá-lo de tal modo que Jesus não podia mais aparecer em público.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Procuramos ser humildes diante de Deus?
- Ou agimos com autossuficiência, como que exigindo de Deus o que queremos?
- Como lidamos com os preconceitos?
- O que lhe sugerem os verbos julgar, condenar, perdoar?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Neste momento de oração, não nos esqueçamos de nos aproximar do Senhor silenciando nosso interior, para melhor rezar e meditar sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Jesus encheu-se de compaixão e, estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: ‘Eu quero, fica purificado’”. A compaixão é um dos sentimentos que Jesus demonstra no decorrer de sua missão. No texto de hoje, o que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Leia de novo o Evangelho, ligando-o à sua vida. Escute o que o Senhor lhe diz por meio da Palavra, atento(a) aos detalhes, e responda: qual caminho o Evangelho lhe indica?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Formule preces de súplica, louvor e agradecimento. Se desejar, recite um Salmo que expresse seus sentimentos. Reze por sua realidade e pela realidade daqueles que o(a) cercam.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume para se aperfeiçoar como discípulo (a) de Jesus?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.