quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. – (Mc 16,15-18) <<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 25 DE JANEIRO de 2024 (quinta-feira) 25º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades.

(Epícuro)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO

Dia NACIONAL DA BOSSA NOVA

DIA DO CARTEIRO

DIA DO MERCADOR

DIA DA FUNDAÇÃO DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

DIA DA FUNDAÇÃO DO OESTE FUTEBOL CLUBE DE BARUERI-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO LUVERDENSE ESPORTE CLUBE DE LUCAS DO RIO VERDE-MT

DIA DA FUNDAÇÃO DO HOSPITAL GALBA VELLOSO (HGV) EM GAMELEIRA-MG

DIA DA FUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (MPO

Dia DA FUNDAÇÃO DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS NO BRASIL EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) EM MACEIÓ

DIA DA FUNDAÇÃO DO PALÁCIO 9 DE JULHO EM SÃO PAULO-SP

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Buri - Estrela d’Oeste - SÃO PAULO - VERA CRUZ (São Paulo) IguatuApuiarés - Banabuiú - Ipueiras (Ceará) Balsa NovaGuaporema - Inajá (Paraná) Britânia (Goiás) Calçoene (Amapá) Cuité (Paraíba) Divino -  Paraisópolis - Piau (Minas Gerais) Lagarto (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCAS MENDES CONESSA (m/sobrinho – Engenheiro Civil-Bauru /SP) SILVANA ALMEIDA GODIN (Garça /SP) GIL CARLOS CALDEIRA (Garça /SP) RAFAELA FELICIO DE SIQUEIRA (Garça /SP) DIVA IZABEL FERREIRA CALDERARO (Lions Clube de Tupã /SP) PAULO SOARES MOREIRA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) EMILLY LIMA (Leo Clube de Agudos /SP) GERALDO SILVEIRA ALMEIDA JUNIOR (amigo Vera Cruz /SP) BENEDITA DE JESUS MACHADO BRANDÃO (Garça/SP) JOSÉ LUIZ DOS SANTOS  (Garça /SP) MARIA JULIA BRANDÃO (Garça /SP) PAULLA COLOMBANI BARALDI DAHROUJ (Macro Brandão-Garça /SP)DAYSE RIBEIRO  (Garça /SP) AGUINALDO PESSOA  (Garça /SP)  Pe. JURANDIR FERNANDO NORONHA (Pároco de São Judas Tadeu de Tupã /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: GILVANA MARIA KERBAUY e APARECIDO DONIZETE LOPESó1982ó41 ANOSó(Pratico de Garça /SP) BEATRIZ SOARES AMARO  E CHRISTIAN PEREIRAó2008ó16 ANOSó(VDG-DLC2-Lions Clube de Tatuí /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

CONVERSÃO DE SÃO PAULO

São Paulo de Tarso (Turquia, séc. 1º), de perseguidor da Igreja, passa a cristão e apóstolo dos gentios, sendo responsável pela formação de muitas das primeiras comunidades cristãs. Grande escritor do Novo Testamento, é precursor da evangelização por meio de cartas.

SANTA Taciana de Roma

SÃO Gregório de Nazianzo

SANTO AGILEU

SANTO AMARINO

SANTO ARTEMAS

SANTO ANANIAS DE DAMASCO

SÃO Bretanião

SÃO Palémon

SÃO Popão

SÃO Preste

SÃO Sabiniano

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Proclamai o Evangelho a toda criatura Mc 16,15-18 - Conversão do apóstolo Paulo e nossa

Deixe-se seduzir pelo Evangelho de Jesus, como Paulo apóstolo se deixou seduzir pela luz e presença do Mestre.

 

Sei em quem acreditei e estou certo de que ele é poderoso para guardar até aquele dia o que me foi confiado, o Senhor, justo juiz (2Tm 1,12; 4,8).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Paulo nasceu em Tarso, cidade da atual Turquia, por volta do ano 10 e sofreu o martírio em Roma, no ano 67. De perseguidor dos cristãos, tornou-se incansável e destemido pregador do Evangelho a todos os povos. Esta festa litúrgica surgiu no século 8º e foi introduzida no calendário romano no final do século 10. Celebrando a conversão daquele que é conhecido como “apóstolo dos gentios”, renovemos nossa disposição de sermos ousados discípulos e discípulas de Jesus Cristo.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, CONTEMPLANDO TUA ASCENSÃO PARA JUNTO DO PAI, ASSUMO A TAREFA DE LEVAR, AO MUNDO INTEIRO E A TODA CRIATURA, A MENSAGEM DO TEU EVANGELHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que instruístes todos os povos pela pregação do apóstolo são Paulo, concedei aos que celebramos hoje a sua conversão caminhar para vós, seguindo seu exemplo, e ser para o mundo testemunhas da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 25 de janeiro de 2024 quinta-feira 3ª Semana do Tempo Comum   Conversão de São Paulo, Apóstolo, Festa  

– Liturgia da Palavra 

Na origem da conversão de Paulo de Tarso está Jesus, que o prepara e envia “pelo mundo inteiro” a pregar o Evangelho.

 

 

1ª Leitura (At 22,3-16) Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome de Jesus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3“Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até a morte os que seguiam esse Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!'”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

Ou (escolhe-se uma das leituras)

 

1ª Leitura (At 9,1-22) Ali te será dito o que deves fazer. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”

 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10 Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11 O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12 E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13 Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14 E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16 Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17 Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. 18 Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19 Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20 e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 21 Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Este não é o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam o nome de Jesus? E não veio aqui, justamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes? 22 Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Messias.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 117(116)

 

Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o! – R.

Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

2. Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel! – R.

Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

 

 

– 25 de janeiro de 2024 quinta-feira 3ª Semana do Tempo Comum   Conversão de São Paulo, Apóstolo, Festa  

 – Evangelho do dia 

 

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.  (Mc 16,15-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos designei para que vades e deis frutos / e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

24/01/24 -        3ª QUARTA-FEIRA TC – B:

São Francisco de Sales, bispo (França, séc. 16-17)

 

Marcos 4,1-8.20: “Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele... Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: - Escutai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho...; outra parte caiu em terreno pedregoso...; outra parte caiu no meio dos espinhos...; outra parte caiu em terra boa... [esses] são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto, um trinta, outro sessenta e outro cem por um.”

 

Jesus, a parábola do semeador nos dá um exemplo da paciência infinita de Deus para conosco.

Ele jamais deixou de semear a sua Palavra sobre a terra, por mais ela fosse desperdiçada ou improdutiva.

E o senhor veio até nós como a Palavra encarnada, ou seja, como a semente divina que Deus lançou dentro da nossa própria natureza humana.

Estamos há mais de 2000 anos do mistério maravilhoso da sua Encarnação, e o mundo continua sendo um terreno cheio de pedras e de espinhos, além de todos os demônios que devoram as sementes da sua Palavra, para que não brotem nem frutifiquem.

Ainda não somos muitos os que acolhemos a sua Palavra, mesmo assim, de forma tão limitada e imperfeita.

No entanto, o senhor afirma que fica feliz, quando a sua Palavra produz em nós frutos de fé, de esperança e de caridade, ainda que seja apenas 60 ou até 30 por cento.

Senhor, obrigado pelo seu amor e pela sua paciência imensa diante de nossas fragilidades e infidelidades.

Ajude-nos a imitá-lo, sentindo a alegria de ser simplesmente semeador, sem jamais desanimar diante das dificuldades de evangelizar.

Tudo o que o senhor nos pede é que lancemos a semente da sua Palavra, não importa a qualidade do terreno, sem esperar pela colheita ou pela recompensa.

 

Mãe santíssima, abençoe o nosso dia e as nossas ações, dando-nos a alegria de semear a Palavra do seu Filho, sem escolher tanto o terreno, sem esperar pelos frutos e sem desistir jamais de ser um discípulo-missionário. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Antes de sua ascensão ao céu, Jesus envia seus discípulos com uma ordem bem precisa: proclamar o Evangelho. Os destinatários são todos os povos do mundo todo. Jesus confere aos discípulos o poder de curar doentes e expulsar demônios, isto é, libertar as pessoas de tudo o que as oprime e devolver-lhes a dignidade de filhos e filhas de Deus. Muitos sinais prodigiosos haveriam de acompanhar e confirmar a obra dos seguidores de Jesus. A Igreja primitiva (ler Atos dos Apóstolos) testemunhou a verdade dessa promessa: “O Senhor confirmava o que eles diziam sobre a graça de Deus, permitindo que, através deles, se realizassem sinais e prodígios” (At 14,3). Faz parte dessa corrente de pregadores o apóstolo Paulo, através do qual Deus realizava milagres extraordinários (cf. At 19,11).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 16,15-18 - Conversão do apóstolo Paulo e nossa

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.

 

Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” Mais do que um chamado, este é um mandato de Jesus para todo cristão.

 

Senhor Jesus, assim como falaste com Saulo de Tarso e o transformaste no grande apóstolo Paulo. Toca também o meu coração, a minha inteligência e a minha vontade, transformando-me em verdadeiro/a missionário/a da tua Palavra.

 

1. Leitura (Verdade)

A Palavra de Deus é capaz de penetrar o âmago da alma e transformar qualquer pessoa. Deixe-se seduzir pelo Evangelho de Jesus, como Paulo apóstolo se deixou seduzir pela luz e presença do Mestre.

 

O texto é uma síntese do projeto de Jesus: ir pelo mundo e anunciar a Boa-Nova a toda criatura. Durante uma viagem a Damasco com o intuito de destruir a comunidade cristã daquela cidade, Paulo foi surpreendido pelo olhar esplêndido de Deus, que o transformou de perseguidor dos cristãos em prisioneiro do amor de Cristo.

 

Prisioneiro de Cristo e servo dos irmãos. Enviado por Deus para anunciar Cristo entre os pagãos, Paulo assume radicalmente esse mandato. “Ai de mim se não anuncio o Evangelho” (1Cor 9,16). Sua vida apostólica foi um bom combate. Encerrou a carreira, guardou a fé e cumpriu fielmente seu ministério até o fim. Venceu o cansaço do homem exterior com a força da graça interior.

2. Meditação (Caminho)

São Paulo apóstolo de Jesus Cristo ajudai-me e dai-me a graça de amar a Jesus e a sua Palavra acima de qualquer outro valor.

Em que consiste a missão que o Senhor confia aos que Ele chama?

Quem são os destinatários da missão?

Quais sinais acompanharão aqueles que crerem?

Após a conversão Paulo viveu e anunciou o Evangelho de Jesus Cristo. Como está sua caminhada neste sentido?

3.Oração (Vida)

No dia em que celebramos a conversão do apóstolo Paulo, rezemos pedindo a sua intercessão: “Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor.

 

Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre. Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo como o Caminho, a Verdade e a Vida, busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo. Iluminai, animai e abençoai a todos! Amém”. São Paulo apóstolo, rogai por nós!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Repitir muitas vezes durante o dia: São Paulo apóstolo convertei-me e defendei-me de todo o mal. Amém.

 

Bênção

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP