sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É a menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças - (Mc 4,26-34)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 29 DE JANEIRO de 2021 (sexta-feira) 029º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NO FIM DAS CONTAS, PODEMOS AGUENTAR MUITO MAIS QUE IMAGINAMOS.

(Frida Khalo)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA HOSPITALIDADE

DIA DO HANSENIANO

DIA INTERNACIONAL DE INTERCESSÃO PELA PAZ NA TERRA SANTA

DIA NACIONAL DO BUGGY

DIA NACIONAL DO JOGO JUSTO

DIA DO JORNALISTA

DIA DA LOTERIA

DIA DO PUZZLE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ibaté - Martinópolis (São Paulo) Benjamin Constant (Amazonas)João Neiva (Espírito Santo)Piraquara (Paraná)Pau d’Arco (Pará)Pau d’Arco do Piauí (Piauí)  Serro (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VOLNEI JOSÉ DOS SANTOS (Lions Clube de Valparaíso /SP) Alberto Vieira De Carvalho Neto (Lions Clube de Agudos Açecena da Serra /SP) ONOFRE GERALDO MANTUANI (Vicentino-Garça /SP)BRUNA TALITA FERREIRA PARO (Garça /SP)ANA BEATRIZ SAMPIETRO TERRA (Agudos /SP)  LARA DENIZE CABRAL DOS SANTOS (São Paulo/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA JOSÉ VALSECHI CONESSA E RICARDO APARECIDO CONESSAó1972ó49 ANOS (Equipe 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP)LILIAN DE OLIVEIRA VIANA DA SILVA E PAULO CESAR PEREIRA DA SILVAó2000ó21 ANOS (Equipe 04 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ADEMILSON LUIZ FERREIRAó2000ó21 ANOS (Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: QUINTA EQUIPE NOSSA SENHORA DE FATIMAó1991ó30 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

São Pedro Nolasco

SÃO VALÉRIO DE TREVIRI

SÃO SULPÍCIO SEVERO

São Constâncio

São Papias

São Gildas

Santo Amaro Soldado

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 4,26-34

O missionário do Reino faz a sua parte, lança a semente na terra. Isso ele o faz impulsionado pela graça. O resto também é por conta de Deus.

 

- Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl 95,1.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Em tempos de perseguição, os cristãos necessitam de coragem e perseverança para cumprir a vontade de Deus. Celebremos em comunhão com os cristãos e cristãs perseguidos, sementes da fecundidade do Evangelho.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, DÁ-ME UM CORAÇÃO SIMPLES PARA COMPREENDER A RIQUEZA DE ENSINAMENTOS ESCONDIDA EM TUAS PARÁBOLAS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de janeiro de 2021 6ª-feira da 3º Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O crescimento do Reino inaugurado por Jesus se dá por uma força interior, discreta, mas real: o poder de Deus. 

 

1ª Leitura (Hb 10,32-39) – Suportastes longas e dolorosas lutas. Não abandoneis, pois, a vossa coragem.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 32lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados.

 

34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa.

 

36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele”. 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma..

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 37(36)

A salvação de quem é justo vem de Deus!

 

– 29 de janeiro de 2021 6ª-feira da 3º Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

É a menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças - (Mc 4,26-34)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

 

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

 

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Reino de Deus acontece na paciência do tempo”

“O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece” 

 (Marcos 4,26-27)

O Reino de Deus acontece na paciência do tempo, acontece na serenidade do tempo. Ele não acontece com a impaciência do tempo. O Reino de Deus não acontece com a pressão que, muitas vezes, o tempo e o mundo exercem sobre nós.

 

Muitas vezes, perdemos o compasso de Deus porque queremos que Ele tenha o mesmo compasso do mundo. O mundo em que vivemos é o mundo da pressa e da ansiedade; ninguém mais espera, ninguém mais deixa a natureza acontecer, ninguém mais segue nem as leis naturais: semear, esperar crescer… tudo tem ficado muito artificial, e a vida humana, infelizmente, também, pois esta é movida pela pressa, movida pelo “aqui e o agora”, pela ansiedade das cobranças.

 

É preciso dizer que não fomos criados máquinas e não somos máquinas. É preciso dizer que a natureza humana não é como a natureza das máquinas, onde se aperta um botão, coloca-se um código e parece que tudo vem com solução.

 

“Deus nos dê paciência, perseverança e humildade para vencermos, sobretudo, a ansiedade da alma”

 

A vida humana é como precisa ser e deve ser o Reino dos Céus: você espalha a semente, você vai dormir, você vai acordar, e no seu tempo vai ver a semente crescer e produzir seus frutos. Muitos de nós perdemos o Reino dos Céus, porque perdemos a paciência, a sobriedade e a serenidade da espera, do deixar agora, do deixar Deus trabalhar em nós.

 

Pai e mãe não podem ter pressa em esperar, por exemplo, o crescimento dos filhos. São as etapas que são vividas, e cada etapa é vivida no seu tempo. Hoje, estão apressando as nossas crianças a se tornarem adultos antes da hora, estão apressando as nossas crianças a perderem o gosto pela infância, por aquilo que é próprio dessa idade. Hoje, estão tirando as pessoas do seu tempo, do seu momento para viver aquilo que não é próprio de cada tempo.

 

Criança tem que ser criança, jovem tem que ser jovem e adulto ser adulto. É assim que Deus nos olha, é assim que a natureza acontece. O mundo estremece quando não seguimos a lógica da vida, mas pegamos a lógica do mundo e, muitas vezes, depreciamos a ação da natureza divina em nós.

 

Não nos esqueçamos: a semente é pequena como um grão de mostarda, apreciada, cuidada e valorizada. Mesmo parecendo insignificante, se ela é cuidada, no seu tempo vai produzir o melhor dos frutos.

 

Deus nos dê paciência, perseverança e humildade para vencermos, sobretudo, a ansiedade da alma, do coração e dos tempos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A primeira parábola compara o Reino de Deus com o desenvolvimento escondido e misterioso da semente. Quem não se encanta com uma delicada semente que, introduzida na terra, lentamente vai se transformando em árvore robusta e alta? A semente traz em si esperança de vida. O Reino de Deus muitas vezes parece estar amortecido, sem vitalidade, sem brilho. Mas está em gestação, enfrentando desafios, oposições. Um dia triunfará. A segunda parábola compara o Reino de Deus com uma semente minúscula, quase imperceptível. Um dia se tornará árvore frondosa. O Reino tem em si promessa de estender-se mundo afora e oferecer acolhida a toda pessoa que busca liberdade (as aves do céu). Se soubermos entregar-nos ao projeto de Deus, ficaremos maravilhados ao ver como nossa vida poderá tornar-se fecunda!

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, divino Mestre, usas parábolas para que teus ouvintes possam melhor entender tua mensagem. Então, comparas o Reino de Deus a uma semente minúscula, que depois se transforma em árvore frondosa. Dá-nos, Senhor, fé e esperança, enquanto aguardamos os frutos do Reino de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 4,26-34 - O Reino de Deus é como uma semente de mostarda

 

Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. Ele se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Jesus, no Evangelho, fala do Reino de Deus e faz várias comparações. Leia o texto quantas vezes julgar necessário e destaque os elementos com os quais Jesus compara o Reino de Deus. Depois, repita a leitura, destacando desta vez os verbos que surgem durante a narrativa, pois eles também ajudam a compreender a mensagem central do Evangelho.

 

“As pregações de Jesus não eram feitas a partir das sinagogas, mas pelos caminhos. Passando entre colinas cobertas de trigais, Jesus fala do poder da semente. O Reino de Deus tem uma dinâmica própria. Para se realizar, depende de que a semente seja lançada na terra. Essa é nossa tarefa. Depois, a semente é capaz de frutificar por si mesma. Ao final, há o trabalho daquele que faz a colheita. A parábola traz também a dinâmica do Reino. Começa pequeno, cria raízes e ramos, dando sombra aos caminhantes e acolhendo os ninhos das aves. As palavras de Jesus têm a clareza do meio-dia, mas mesmo assim sua compreensão é progressiva. A caminhada do batizado tem um começo, mas não tem prazo para amadurecer plenamente.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica? Permita que a Palavra o(a) ilumine e transforme sua vida, pois Deus fala com você por meio dela.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe fez?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.