sexta-feira, 20 de agosto de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. – (Mt 22,34-40)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 20 DE AGOSTO de 2021 (sexta-feira) 232 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

NUNCA É CEDO DEMAIS PARA NOS TRANSFORMARMOS NO MELHOR QUE PODEMOS SER.

(George Eliot)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO MAÇON

DIA DO VIZINHO

DIA MUNDIAL DA UNIÃO

DIA DO MOSQUITO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rincão - São Bernardo do Campo - Tambaú (São Paulo) Assis Chateaubriand - Santo Antônio da Platina (Paraná) Barra de Santo Antônio - Palmeira dos Índios (Alagoas)Catalão (Goiás)  Afuá (Pará) Ibiquera (Bahia )Pilões - Pilõezinhos (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PDG MARIA FIGUEIRA DE SOUZA “Mariinha” (DLC8–Lions Clube de Paranaíba /MS)PDG MARCIA SUELI CARVALHAL ALTAFIM (DLC8–Lions Clube de Vera Cruz /SP)PDG FRANCISCO MAURICIO GOMES DA SILVA (DLC2 – Lions Clube de São Paulo Monções /SP)FERNANDO MARINELLO (Lions Clube de BAURU ESTORIL/SP) CARLOS HENRIQUE  NUNES VILLA VERDE  (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) FRANCISCO MIRANDA (Lions Clube RJ Empresarial Zona Oeste- Rio de Janeiro /RJ)BRUNO MONTEIRO NANDES NETO (filho do Bruno Macrocontábil Conessa-Garça/SP) LUCIANA CERTO MANCHINI (Garça/SP)EDSON LIMA MARÇAL (Garça/SP) LILIA MARIA ALMEIDA (Rio de Janeiro /RJ)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Bernardo (França, 1090-1153), é considerado um dos pais da Ordem de Cister, na qual ingressou pouco tempo depois de sua fundação. Seus sermões são preciosos comentários à Bíblia e à liturgia. Foi homem de muito estudo e de grande contemplação.

SÃO FILIBERTO

SÃO SAMUEL

SANTA MARIA DE MATTIAS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração! – Mt 22,34-40

Colocar Deus em primeiro lugar, orientar toda nossa vida para Deus, não é tão simples. Exige vigilância, desprendimento e humildade.

 

- O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus (Sl 36,30s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Bernardo nasceu na França em 1090 e lá faleceu em 1153. É considerado um dos fundadores da Ordem Cisterciense. Pregador, místico e escritor, foi abade e conselheiro de papas, bispos e reis. Seus sermões são preciosos comentários à Bíblia e à liturgia. O exemplo desse doutor da Igreja nos anime a alicerçar nossa vida numa profunda espiritualidade, para sermos eficazes na missão.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O MEU AMOR A TI SE MANIFESTE NA SOLIDARIEDADE PARA COM O MEU PRÓXIMO. E QUE A COMUNHÃO COM O MEU PRÓXIMO EXPRESSE MEU PROFUNDO AMOR POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes do abade são Bernardo, inflamado de zelo por vossa casa, uma luz que brilha e ilumina a Igreja, dai-nos, por sua intercessão, o mesmo fervor para caminharmos sempre como filhos da luz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 20 de agosto de 20216ª-feira da 20ª Semana Do Tempo Comum SÃO BERNARDO,  ABADE E DOUTOR DA IGREJA

– Liturgia da Palavra 

O ensinamento de Jesus está em plena conformidade com a Lei judaica. O amor ao próximo, no entanto, deve estender-se a todos, e não somente aos membros do mesmo grupo. 

 

1ª Leitura (Rt 1,1.3-6.14b-16.22) – Noemi acompanhada de sua nora Rute, a moabita, regressou a Belém  Início do Livro de Rute:

 

1No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá foi morar nos campos de Moab com sua mulher e seus dois filhos. 3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 4Eles casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. E ali permaneceram uns dez anos. 5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion, e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab para a sua pátria com as duas noras, porque tinha ouvido dizer que o Senhor havia olhado para o seu povo e lhe tinha dado alimentos. 14Orfa beijou sua sogra e partiu. Rute, porém, ficou com Noemi. 15Esta disse-lhe: “Olha, tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vai com ela”. 16Mas Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti. Porque para onde fores, irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus”. 22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, acompanhada de sua nora Rute, a moabita. Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 146(145)

 

Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

 

 

– 20 de agosto de 20216ª-feira da 20ª Semana Do Tempo Comum SÃO BERNARDO,  ABADE E DOUTOR DA IGREJA

– Evangelho do dia 

 

Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.  (Mt 22,34-40)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Fazei-me conhecer vossa estrada, / vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4s)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu: “‘próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O amor a Deus completa a nossa vida”

 

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!

(Mateus 22,37).

Os fariseus se aproximaram de Jesus porque Ele havia calado os saduceus, e os fariseus também queriam colocar Jesus numa situação difícil, por isso perguntaram a Ele: “Mestre, qual é o maior mandamento?”. Eles veem que o Mestre não é como eles, porque os fariseus estão, a todo tempo, nos templos, nas sinagogas, estão ocupados com os deveres religiosos. Para os fariseus, tudo é Deus; para os fariseus, o olhar humano é somente para Deus. Se estivermos aqui, na presença de Deus, e alguém morrer, problema de quem morreu; se alguém estiver passando necessidade, problema de quem está passando necessidade, o importante é que estejamos em Deus.

 

A religião de Jesus não é a religião dos fariseus; e nós, seguidores de Jesus, não podemos viver uma religião farisaica. O culto a Deus é essencial e fundamental, e ninguém vai viver uma relação com Deus se não O amar sobre todas as coisas, se não colocá-Lo acima de qualquer coisa, se não O amar com todo o coração, com todo o entendimento, com toda alma e todo ser.

 

O amor a Deus não pode nos alienar, pelo contrário, o amor a Deus é aquele que nos torna plenos; o amor a Deus nos aproxima d’Ele, e é por isso que nós temos que amá-Lo, e nossa missão não pode ser maior do que amar a Deus.

 

“Quando amo a Deus de todo o meu coração, o amor d’Ele está em mim”

 

É impossível viver a religião do amor a Deus se não tivermos a mesma intensidade no amor ao próximo e a si mesmo. O segundo mandamento é semelhante: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Então, temos que nos amar, temos que cuidar de nós, temos que ser responsáveis pela nossa vida. Nada de viver um despojamento irresponsável em que não cuidamos da nossa salvação, não cuidamos da nossa saúde, não cuidamos de nós como pessoa humana. Quando não nos cuidamos, não vamos cuidar do nosso amor a Deus, e não vamos amar o próximo com a intensidade do amor com que ele tem que ser amado.

 

Não podemos relativizar, relaxar em nome do amor a Deus. Não podemos ser uma pessoa relapsa, porque estamos evangelizando, pregando, adorando e rezando muito.

 

O amor a Deus nos leva a ser pessoas equilibradas, pois o desequilíbrio na vida cria situações desproporcionais e nos faz pessoas não verdadeiramente tementes ao Senhor. Quando amamos a Deus de todo o coração, o amor d’Ele está em nós, e é este amor que levamos ao nosso próximo, ao nosso irmão, é com este amor que cuidamos de nós.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com frequência, os fariseus cercam Jesus, não com o objetivo de ouvir sua Palavra e seguir seus passos, mas para experimentá-lo. Desta vez o assunto são os mandamentos. Afinal, qual deles é o maior? Os fariseus tinham como ponto de honra observar cuidadosamente todos os preceitos. Será que esperam ver Jesus falando contra algum deles? Sem acrescentar argumentos, Jesus unifica dois preceitos, que, na Lei, estavam separados: o amor a Deus (cf. Dt 6,5) e o amor ao próximo (cf. Lv 19,18). São João escrevia: “Se alguém disser: ‘Eu amo a Deus’, mas odeia seu irmão, esse tal é um mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê” (1Jo 4,20).

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, diante da pergunta provocativa do fariseu, respondes com determinação sobre a centralidade do amor: amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a si mesmo. Senhor, nossa vida seja reflexo e testemunho destas duas faces do amor: a Deus e ao próximo. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 22,34-40 - O amor a Deus e o amor ao próximo são inseparáveis

 

Oração Inicial
Neste dia, em que recordamos o coração de Jesus, peçamos que nosso coração seja semelhante ao dele e que possamos compreender e viver a sua Palavra.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Leia o texto do Evangelho de hoje com bastante calma, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. Procure compreender o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas que são feitas… Em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus?

 

“É próprio das sociedades decadentes multiplicar leis, que acabam não sendo observadas. Os rabinos costumavam discutir sobre a prioridade dos mandamentos presentes na lei mosaica. Segundo seus cálculos, chegavam a 613. Uns achavam que o maior deles era o descanso sabático; outros eram de opinião de que todos eles tinham a mesma importância. A pergunta não era bem-intencionada e, como sempre, procurava comprometer o Mestre. Foi feita a ele uma pergunta, mas a resposta de Jesus é dupla: amar a Deus e amar o próximo. Jesus não olha para a Lei como uma lista de preceitos. Ele aponta para um projeto de vida orgânico que compreende uma dupla fidelidade: para com Deus e para com todo ser humano.”

 

2. Meditação (Caminho)

Procuro compreender o que o Senhor me diz por meio desse relato bíblico. Como é minha fé? Como a dos fariseus? Procuro Jesus para provocá-lo?

Colocar Deus em primeiro lugar, orientar toda nossa vida para Deus, não é tão simples. Exige vigilância, desprendimento e humildade. A Lei “amar a Deus de todo o coração, com toda a alma, com todo o entendimento e amar ao próximo como a mim mesmo, é o primeiro e maior mandamento em minha vida?

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra será vida em sua vida neste dia? Escolha a proposta que é mais favorável ao amor

 

Bênção 

Faça essa benção em primeira pessoa.

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.