sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.” - (Mc 7,31-37)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 F E V E R E I R O CARNAVAL 
 GARÇA/SP, 09 DE FEVEREIRO DE 2018 (sexta-feira) 40º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Sorrisos e abraços espontâneos me emocionam. Palavras até me conquistam temporariamente. Mas atitudes me ganham para sempre.
(Clarice Lispector)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO SURF
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Não há ocorrências relacionadas com municípios e cidades brasileiras cadastradas para hoje

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA (minha Irmã – São Paulo /SP)ALEXANDRE ALFREDO MORAES (PM Bombeiro - Lions Clube Universitário de Garça /SP)JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)MARIA ISABEL BELLINE PARMIGIANI (Garça /SP) EDUARDO OLIVEIRA (Garça /SP)SALVADOR DE JESUS PEREIRA (Jafa - Garça /SP)CARLOS FERMINO DE CAMPOS ALBERS (Advogado-Gália /SP)Frei nivaldo pasqualim (Olimpia/SP) Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Adamantina /SP) ARIANE LIMA (Marilia /SP) ALEXANDRE Lorenzetti (Garça /SP) Fabiana Agostine (Garça /SP)-
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: TEREZA PEREZ PRADO E LUIZ CARLOS PRADO ó(2º VDG LC5-Lions Clube de Suzano/SP) MARIA FERNANDES BERTONE e ALZIR VICENTE SOARES BERTONEó(sócio fundador do Lions Clube de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE UNIVERSITÁRIO DE GARÇAó2007ó11 ANOS(Distrito LC 8) LIONS CLUBE DE BRODOWSKIó1977ó41 ANOS(Distrito LC 6)

 Santo do Dia 
SANTA Apolônia
Eugênia Smet
SÃO ROMUALDO

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).
Nossa felicidade e união dependem da escuta da Palavra e da observância de seus ensinamentos. O Senhor nos dê a graça de escutá-la e, com a boca e com a vida, anunciar a chegada do seu reino.

Oração
PAI, LIVRA-ME DO ISOLAMENTO A QUE O PECADO QUER ME REDUZIR. SÓ ASSIM IREI RECUPERAR A PLENA CAPACIDADE DE ESTAR EM COMUNICAÇÃO PROFUNDA CONTIGO E COM O MEU PRÓXIMO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 – Oração do dia
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
09 de fevereiro de 2018 - sexta-feira5ª SEMANA DO TEMPO COMUM
A infidelidade de Salomão resulta na divisão do povo de Israel. Por ser fiel ao Pai, Jesus restaura a integridade das pessoas. Abramos o coração e os ouvidos para o Senhor que nos vai falar.

 1ª Leitura (1Rs 11,29-32; 12,19) Israel rebelou-se contra a casa de Davi. - Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

11
,29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: ‘Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos.
32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 80 (81)
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

Evangelho do dia
09 de fevereiro de 2018 - sexta-feira5ª SEMANA DO TEMPO COMUM
"Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar. - (Mc 7,31-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Jesus quer curar e purificar os nossos sentidos
Abra-se e deixe que Jesus renove e purifique o seu ouvido, sua boca e sua língua
Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão”  (Mc 7, 31-37).
Jesus toca todos os nossos sentidos, porque todos eles precisam ser curados, purificados e renovados por Ele.
Por vezes, nos preocupamos com a “cera” que entra em nossos ouvidos e essa preocupação não é ruim; é bom que cuidemos, porque esta nos faz mal, mas, não é a cera que torna os nossos ouvidos impuros, e sim, o que escutamos: maldades que vêm do mundo, as malícias que estão ao nosso redor e as fofocas. Essas impurezas entram em nós e não imaginamos o mal que fazem ao penetrar o nosso coração e na nossa vida.
Sabemos que, aquilo que ouvimos vai para o nosso coração, e também para a nossa cabeça, porque, “a boca fala daquilo que coração está cheio”. Por este motivo que a nossa língua, também, fica doente e enferma: falamos e escutamos o mal. Nós falamos fofoca, porque escutamos fofoca; nós espalhamos mentiras e confusões, porque é o que escutamos.
Esse homem está enfermo como também nós nos encontramos doentes. Sabe por quê? Porque os nossos ouvidos não conseguem mais escutar a Deus como deveríamos ouvir.
Percebemos logo quando uma criança chega à adolescência o quanto os seus ouvidos ficam feridos. Como? A criança escuta a voz do pai e da mãe quando ainda nem sabe falar e os ouvidos estão atentos a voz do pai até de longe; o adolescente quando é tomado pela rebeldia, ele não quer mais escutar a voz do pai e da mãe, só escuta as vozes do mundo e do coração dele. Assim nós, também, estamos.
Os nossos ouvidos estão rebeldes e não escutam a voz de Deus, e, uma vez que, nós não escutamos, não temos o que falar. Nos falamos do mundo, das coisas mundanas, das confusões e das maldades do mundo. Quando as pessoas se encontram e perguntam quais são as novidades, elas sempre falam da vida dos outros. Se a boca só consegue falar maldade é porque o ouvido só escuta isso.
No entanto, Jesus vai no chão, cospe nele e com a saliva, Ele toca com os dedos os ouvidos daquele homem.
Os dedos de Jesus quer tocar os nossos ouvidos para purificá-los e, também, limpar o que ouvimos. E, assim, a saliva d’Ele possa tocar a nossa boca e língua. E aquilo que sair, seja para a nossa edificação.
Permita, meus irmãos, sermos tocados por Jesus e que os nossos ouvidos sejam curados por Ele. E, aquilo que entrar pelos nossos ouvidos, seja o que instrua, renove e santifique, e também, a nossa língua seja sarada e curada por Deus.
Deus abençoe você!

ReflexãoNa ação curativa de Jesus entra a oração
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje—  consideramos como, na ação curativa de Jesus, entra claramente a oração, com o seu olhar para o céu. A força que curou o surdo-mudo foi provocada certamente pela compaixão para com ele, mas na verdade resultou do fato de Jesus Cristo recorrer ao Pai.
A decisão de levar o enfermo a um lugar afastado faz com que, no momento da cura, Jesus e o surdo-mudo se encontrem sós, na proximidade de uma relação singular. A intensidade da atenção de Jesus manifesta-se no fato de o Senhor tocar os ouvidos e a lingua do enfermo, ou seja, os locais específicos da sua enfermidade, e usa os seus próprios dedos e, inclusivé, a sua própria saliva.
— Mas o ponto central deste episódio é o fato de Jesus, no momento de fazer a cura, procurar diretamente a sua relação com o Pai. A atenção ao enfermo, os cuidados de Jesus para com ele, estão relacionados com uma profunda atitude de oração dirigida a Deus.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Esforço-me para fazer tudo bem?
- Peço que Deus me aumente a paz interior?
- Meu coração é disponível, aberto, generoso?
- Estou sempre aberto à Palavra de Deus?
- Meu coração está sempre aberto, disponível ao perdão?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 7,31-37 - "Efatá" - Abra-se! Liberte-se!
- A nós, que nos encontramos nesta rede da internet,
a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando: 

Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,

eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mc 7,31-37, e observo pessoas, palavras, relações, lugares
Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galileia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem:
- "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!")
E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam:
- Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!
REFLETINDO
Jesus, junto ao lago da Galileia cura um homem que era surdo e quase mudo. Bastante incomunicável. “Jesus pôs os dedos nos ouvidos dele”. Com “um pouco de saliva” Jesus faz o homem falar “sem dificuldade”. A saliva, segundo os antigos, tinha poder terapêutico. A saliva de Jesus tem poder de Deus: é milagrosa. Antes deste gesto libertador, Jesus “olhou para o céu” e “deu um profundo suspiro”. Olhar para o céu indica de onde vem a graça. O profundo suspiro significa súplica. As pessoas que assistiram a este milagre comentavam: “Fez tudo bem!”. Faz recordar a ação criadora de Deus, que também várias vezes “Viu que era bom” (Gn 1).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Jesus pode pronunciar sobre mim “Efatá!”? De que preciso ser libertado/a por ele? Sou uma pessoa reconhecida e vejo o bem que Deus realiza na minha vida, na vida das outras pessoas? No mundo?.
MEDITANDO
Entre muitos louvores que disseram nossos bispos em Aparecida, recordamos um: “Louvamos a Deus porque na beleza da criação, que é obra de suas mãos, resplandece o sentido do trabalho como participação de sua tarefa criadora e como serviço aos irmãos e irmãs. Jesus, o carpinteiro (cf. Mc 6,3), dignificou o trabalho e o trabalhador e recorda que o trabalho não é um mero apêndice da vida, mas que “constitui uma dimensão fundamental da existência do homem na terra”, pela qual o homem e a mulher se realizam como seres humanos. O trabalho garante a dignidade e a liberdade do homem, e é provavelmente “a chave essencial de toda ‘a questão social’”. (DAp 120).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste
em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância
do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria,
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra,
meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Vou reconhecer no meu ambiente, nas pessoas com quem me relaciono a ação criadora e libertadora de Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.