terça-feira, 18 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. – (Mc 2,23-28)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 18 DE JANEIRO de 2022 (segunda-feira) 018º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AS ÁRVORES MAIS ANTIGAS DÃO OS FRUTOS MAIS DOCES."

(Ernest Hemingway)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO BARBEIRO  

DIA NACIONAL DO CABELEIREIRO

DIA NACIONAL DO ESTETICISTA

DIA NACIONAL DA MANICURE

DIA NACIONAL DO PEDICURE

DIA NACIONAL DO DEPILADOR

DIA NACIONAL DO MAQUIADOR

Dia INTERNACIONAL DO RISO

DIA DA UNIVERSIDADE NACIONAL

DIA DA BAÍA DE GUANABARA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Centenário (Tocantins) Palestina do Pará (Pará) São Francisco de Itabapoana (Rio de Janeiro) Seridó (Paraíba)Herval (Rio Grande do Sul) Fortuna (Maranhão) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ISIS DOS SANTOS RIBEIRO (filha do Gerson Macrocontábil Conessa-Garça /SP)ELAINE DA SILVA (diarista-Garça /SP) PALMIRO APARECIDO DA SILVA (m/compadre-Garça /SP) JOSÉ APARECIDO ISIDORO (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SPISAIAS GONÇALVES (pai da CaL. 1VDG Márcia-Tupã /SPSILVIO APARECIDO CALDERARO (Lions Clube de Tupã /SP) SILMARA ADRIANA BELTRAME LARA (Lions Clube de Bauru Sul /SP) ALIANE CRISTINA  DA SILVA  ADRIANO (Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP) ALEXANDRE BEIL (Bauru /SP) TELMA APARECIDA FRANCO ZANATTA (Garça /SP) MARCOS (PELADEIRO) ANTONIO (Garça /SP) ELAINE CRISTINA MELO CAVALCANTE (Garça /SP) GUSTAVO TEIXEIRA (Garça /SP) Pe. MARCELO HENRIQUE GONZALEZ DIAS (Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro de Paulicéia e Nossa Senhora das Mercês/SP) Pe. EDSON DE OLIVEIRA LIMA (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Quintana e Nossa Senhora Aparecida de Paulópolis/SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA ANGÉLICA BARBANTE SASSO e ADALBERTO VARGAS TOSI💘1992💘30ANOS💘Lions Clube de Garça /SP) AMARILDA DOS SANTOS SIMÃO e MARCOS EDUARDO SIMÃO💘1986💘36ANOS 💘Equipe 07 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) MIRIAM e SUBHI AHMAD KLALIL ABU KHALIL💘Lions Clube de Marilia/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DA ENXARA

NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS

SANTA Margarida da Hungria

SÃO SULPÍCIO

SÃO Volusiano de Tours

SANTA Prisca

REGINA PROTMANN

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O sábado foi feito para o homem – Mc 2,23-28

 

 

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os caminhos de Deus não são os caminhos humanos, pois “o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. Aprendamos a enxergar para além da superfície, honrando cada dia como tempo oportuno de dignificar a vida.

 

– Oração 

 

PAI, ENSINA-ME A SER FIEL A TI, VIVENDO OS MANDAMENTOS, SEM FANATISMO, E SIM COM A LIBERDADE DE QUEM ESTÁ EM PLENA SINTONIA CONTIGO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  18 de janeiro de 2022 - 3ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Com um olhar voltado para  exterior, fariseus acusam Jesus e seus discípulos de não cumprir a lei de sábado. Não levaram em conta que estes estavam com fome e que as leis devem estar a serviço das pessoas. 

 

1ª Leitura (1Sm 16,1-13) – Samuel ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”. 2Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai-me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. 4Samuel fez o que o Senhor lhe disse e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5“Sim, é de paz”, respondeu Samuel. “Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício. 6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”. 10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E, a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 88(89)

 

Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.

 

 

– 18 de janeiro de 2022 - 3ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.   (Mc 2,23-28)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Que o Pai do Senhor Jesus Cristo / vos dê do saber o Espírito, / para que conheçais a esperança, / reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

23Jesus estava passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Tenha Cristo em sua vida, todos os dias, inclusive em dia de sábado!”

 

(…) ‘Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?’ Jesus lhes disse: ‘Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? (…) Portanto, o Filho do Homem é Senhor também do sábado’

(Marcos 2, 24-28).

 

Jesus parece um transgressor da lei, um fora da lei. Para um judeu devoto, Ele começa a fazer coisas estranhas: toca leprosos; perdoa os pecados; Ele fala com samaritanos; Ele aproxima- se das mulheres; faz refeição com pecadores; cura em dia de sábado; chama a Deus de Pai. Jesus começa a fazer coisas estranhas.

 

A palavra transgredir significa ir além, ultrapassar um limite. Existem dois modos de transgredir: um é ter consciência do meu limite e o ultrapasso para agredir, para gerar violência sobre o outro, ou, no caso de Deus, querer ofendê-Lo. O outro é quando o meu ir além é para gerar comunhão; é para chegar até o outro e lhe dar vida, dar a ele uma possibilidade de ser quem ele é. Então, quando vemos essa atitude de Jesus, a “transgressão de Jesus”, na verdade, é para chegar até o meu e o teu coração.

 

“Vivamos de Cristo e o tenhamos como alimento, inclusive no sábado, no domingo, na segunda, na terça. Cristo sempre em nossa vida!”

 

O dia de sábado, o sábado, é sinônimo de Deus; e o homem foi feito para Deus. O campo de trigo, que aparece na passagem de hoje, é a imagem do próprio Cristo: o trigo que torna pão; o Pão que se torna o corpo do Senhor. Os discípulos estão percorrendo o campo, ou seja, estão caminhando sobre a vida de Jesus, eles estão lado a lado com o Mestre. Cristo é o alimento! Ou você vive d’Ele ou está morto; ou eu vivo d’Ele ou estou morto. É a mesma dinâmica de saber aproveitar da presença de Jesus.

 

Aqui, não se trata desprezar a indicação da lei sobre aquilo que é certo ou errado, não é isso; e sim mergulhar apenas no que é certo, viver de Cristo e tê-Lo como alimento, inclusive no sábado, no domingo, na segunda, na terça… Cristo sempre em nossa vida, todos os dias. Como é lindo em nossa Igreja a possibilidade de fazermos a comunhão diária! Pois, o nosso alimento diário é Cristo.

 

Jesus responde à acusação ao colocar no centro a figura de Davi, que era a figura do Messias. O pão que Ele come junto com seus companheiros era o pão que ficava diante da Arca da Aliança, era o pão santíssimo. E, mesmo assim, Ele o comeu e deu aos seus companheiros.

 

Meus irmãos, nós fomos feitos para as coisas santíssimas; Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Fomos feitos para nos tornamos como Deus, — “Sede santos porque o vosso Pai do Céu é santo!” —, capazes de dar a vida pelos irmãos. Nós somos chamados à essa liberdade; nós somos chamados a este estilo de vida: obedecendo aos Mandamentos do Senhor; vivendo a lei do Senhor todos os dias nos nossos comportamentos e em cada decisão, mas vivendo, acima de tudo, debaixo da lei do amor, que é Cristo, o nosso alimento.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os fariseus questionam Jesus porque seus discípulos colhem espigas para matar a fome. O questionamento ocorre não porque os discípulos estão saqueando o campo alheio, mas porque fazem isso em dia de sábado. O sábado era e continua muito importante para os judeus, comparado ao nosso domingo: dia de repouso, de encontro com a comunidade e de convivência familiar. O Mestre justifica a atitude de seus discípulos com um exemplo tirado da própria Escritura. Ao dizer: “o sábado foi feito por causa do homem”, mostra claramente que as leis devem estar a serviço da vida das pessoas, e não as tornar escravas da lei. O próprio Mestre atuava, mesmo em dia de sábado, quando se tratava de fazer o bem ou quando a vida estava em perigo. A vida está acima de qualquer lei. Com seu ensinamento, Jesus prega também a libertação da servidão religiosa.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 2,23-28 - Prioridade para a pessoa

 

Oração Inicial


Neste dia que se inicia, desejamos no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, destacando as palavras que mais o(a) tocaram, e recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. A quem Jesus está instruindo? Qual é o tema do ensinamento de Jesus?

 

“Os fariseus reclamaram porque os discípulos estavam arrancando espigas em dia de sábado, o que configurava trabalho, coisa proibida pelas tradições religiosas deles. A pessoa humana, em sua necessidade, está acima da lei. O camelô não é um fora da lei. O ocupante nem sempre é um invasor mal-intencionado. O “flanelinha” não é um marginal. A lei é que precisa se adaptar à sua realidade, à sua fome, à sua necessidade premente de sobrevivência. A situação de desemprego e abandono social não foi criada pelos marginalizados. O pobre não merece cadeia porque está “arrancando espigas em dia de sábado”. Merece emprego, moradia digna, escola integral para seus filhos.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Qual palavra mais chamou minha atenção durante a leitura? Como compreendo e situo minhas atitudes dentro desta fala de Jesus? Onde eu coloco a pessoa em relação com as leis? Qual o lugar de uma e de outra dessas categorias?

 

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de autenticidade e de serviço em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Rezo pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.