domingo, 1 de agosto de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. – (Jo 6,24-35)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 01 DE AGOSTO de 2021 (DOMINGO) 213 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

AO LONGO DA TUA VIDA TEM CUIDADO PARA NÃO JULGARES AS PESSOAS PELAS APARÊNCIAS.

(Jean de La Fontaine)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

 DIA NACIONAL DOS PORTADORES DE VITILIGO

 DIA NACIONAL DO SELO

 DIA MUNDIAL DO AMANHECER DO ESCOTISMO

 DIA DOS CONFESSORES E DOS TEÓLOGOS

 DIA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

 DIA DO ADOLESCENTE BATISTA

 DIA DO PRESBÍTERO (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil)  

 DIA DO CEREALISTA

 DIA DO MARACATU

 DIA DO POETA DE LITERATURA DE CORDEL

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)

 DIA DO INÍCIO DO AGOSTO DOURADO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 DIA DO INÍCIO DO AGOSTO VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 DIA DO INÍCIO DO AGOSTO LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA   

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BAURU - Piracicaba (São Paulo) Formosa (Goiás) Aratuba - Uruburetama (Ceará) Arraias (Tocantins)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MORGANA HARUMI TOYOTA DE BASTOS BENTO (Garça/SP)MATEUS DEPIERI PIZAIA (filho da Juliana/Fernando primos-Cambé /PR) JOÃO LOCH (Psicólogo Garça /SP)RITA MARQUES ALVES (Garça /SP)ALCENY BOSQUÊ (Ourinhos /SP) KLEBER CANTU OLIVEIRA (Jundiaí/SP)PEDRO AUGUSTO DA SILVA DOS SANTOS (Garça /SP) PEDRO APARECIDO CIRIELO (Garça /SP)LUÍS HENRIQUE SILVEIRA DA SILVA (Tupã /SP)DANILO FABRON GARCIA (Garça /SP)GIULIANA SARTORI MARINO (Garça /SP) PAULO XAVIER DE AZEVEDO (Lions Clubes de Boa Vista Centro /RR) ELIANA FERNANDES PASCHOALETTI VACARI (Lions Clube de Ouro Verde Cidade Ouro /SP)GEDALVA MARIA (São Paulo /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

■ Afonso Maria (Itália, 1696-1787), após experimentar a fama e o fracasso como advogado no foro de Nápoles decidiu abraçar o sacerdócio. Em seu ideal de evangelização fundou a Congregação dos Redentoristas, tendo como devoções principais a eucaristia e Nossa Senhora. É patrono dos confessores e moralistas.  

■ SANTOS MACABEUS

■ SÃO BERNARDO DUE VAN VU

■ SÃO PEDRO FABRO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome – Jo 6,24-35

Jesus é o pão da vida e o pão que Ele oferece garante a vida eterna, é um pão que saciará a fome para sempre e dará significado à vida.

 

- Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardes mais (Sl 69,2.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Verdadeiro Pão descido do céu, Jesus sacia nossa fome de vida, tornando-nos mulheres e homens novos e apontando-nos o caminho da santidade. Ele nos convida a buscar sempre esse alimento, que nos fortalece na caminhada. Neste início do mês vocacional, celebremos em comunhão com todos os ministros ordenados -especialmente com nossos padres.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, SACIA-ME COM O PÃO DA VIDA QUE ÉS TU, PARA QUE EU POSSA FAZER SEMPRE O QUE AGRADA A DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 01 de agosto de 2021 – 18º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus nutre nosso viver por meio de sua Palavra, que nos ensina a abandonar paixões e mentalidades enganosas a fim de acolhermos o dom da vida eterna. 

 

1ª Leitura (Ex 16,2-4.12-15)  – Eu farei chover para vós o pão do céu.   Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 2a Comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3“Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?”

4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”.

13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento.

14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra.

15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 78(77)

 

O Senhor deu a comer o pão do céu.

 

 

2ª Leitura (Ef 4,17.20-24)  – Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus.   Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos: 17Eis, pois, o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada.

20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus.

22Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade.

24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 31 de julho de 2021  sábado da 17ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.  (Jo 6,24-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O homem não vive somente de pão, / mas vive de toda palavra que sai / da boca de Deus, e não só de pão, / amém, aleluia, aleluia! (Mt 4,4)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”

 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.

28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”

29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.

 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.

35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus sacia a nossa fome e sede de eternidade”

 

“Jesus lhes disse: ‘Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede’”

(Mateus 14,12).

As pessoas estão indo atrás de Jesus porque Ele multiplicou os pães, porque Ele saciou a fome terrena que eles tinham. Porque, na verdade, Deus cuida de nós, Ele não quer que tenhamos fome, não quer que ninguém passe fome, não quer que ninguém viva na penumbra da vida.

 

Precisamos nos saciar do pão de cada dia, os nossos e todos os filhos e filhas de Deus precisam. Que ninguém passe fome, que ninguém passe necessidade!

 

Veja, não basta se saciar com o pão do cotidiano, não basta se saciar com os alimentos desta vida, porque aquilo que comemos, depois, iremos perecer. Precisamos saciar a nossa fome e a nossa sede de eternidade, porque há algo latente gritando dentro de nós que precisa ser saciado.

 

“Há uma fome muito mais profunda do que a fome do alimento, é a nossa fome de eternidade”

 

Por isso, Jesus está nos convidando para irmos a Ele porque Jesus é o Pão da vida, e quem vai a Ele não terá mais fome; quem vai a Jesus, quem crê n’Ele não terá mais sede.

 

Estamos nos saciando com tantas coisas deste mundo para tentar disfarçar, iludir e enganar uma fome que está latente e gritando dentro de nós. Não adianta nos enganarmos porque quem mata a nossa sede do cotidiano é a água, até podemos tomar outros elementos, outros líquidos, mas a água é que foi criada para saciar a nossa sede.

 

Há uma sede muito mais profunda do que a sede de água, há uma fome muito mais profunda do que a fome do alimento, é a nossa fome de eternidade, é a nossa fome de plenitude, porque fomos criados para ser plenos.

 

Não nos saciamos com pouca coisa, não nos saciamos com o que estamos colocando em nós. Há um verdadeiro vazio que toma conta da alma, do coração do ser humano nos tempos em que vivemos porque nos enganamos, nos iludimos com as facilidades, com as tecnologias, com as seduções do tempo presente e isso não nos sacia. Quem sacia a nossa fome é Jesus.

 

É por isso que precisamos, com o coração despojado, livre de todas as amarras de todas as coisas, nos voltarmos inteiramente a Ele, porque só Ele há de nos saciar e preencher essa fome que a alma humana tem: fome e sede de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A multidão alimentada por Jesus não compreendeu em profundidade o significado do pão partilhado. Associaram o pão distribuído com estômago satisfeito. De fato, entusiasmados, queriam coroá-lo rei deles. Não conseguiram passar do sinal (pão material) para a realidade, isto é, a própria pessoa de Jesus. Daí o convite do Mestre: “Trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna, alimento que o Filho do Homem dará a vocês”. E, prosseguindo na sua catequese, esclarece: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede”. Jesus exige uma adesão a sua pessoa. Aderir a Jesus não pode ser resultado de euforia passageira. Aderir a Jesus é “arregaçar as mangas” e agir como participante efetivo na construção do Reino de Deus.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, que disseste: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede”, vem plenificar nossos corações sedentos de amor e nossas mentes necessitadas de tua sabedoria. Assenta nossa existência no caminho que conduz a Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

O pão da vida é Jesus

 

LEITURA ORANTE

 

18º Domingo do Tempo Comum. No Evangelho deste domingo, Jesus mostra-se profundamente incomodado quando constata que a multidão o procura pelas razões erradas. Ele não quer, de forma nenhuma, que as pessoas O sigam por engano, ou iludidas. A nossa adesão a Jesus deve partir de uma profunda convicção de que só Ele é o “pão” que nos dá vida.

 

Peçamos ao Espírito Santo a graça de nos alimentarmos sempre da Palavra de Deus.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho deste dia, destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e identifique os personagens que surgem durante a narrativa e o cenário em que interagem. Quais as perguntas dos discípulos? E as respostas de Jesus?

 

“É decepcionante seguir um líder por motivos errados. A multidão não está interessada na Boa-Nova, mas admirada com o sinal do pão. Foi incapaz de ir além e perceber o significado da partilha do pão. Diante do aceno de vida eterna, os judeus pensam em obras. Jesus esclarece que uma só obra é necessária: crer nele e naquele que o enviou, o Pai. Isso significa ter necessidade dele, muito mais que do alimento. A obra de Deus não é, primeiramente, um fazer, mas uma opção de fé, capaz de transformar radicalmente a vida da pessoa. Jesus é maior que Moisés, a quem atribuem o maná. O pão que ele oferece garante a vida eterna, é um pão que saciará a fome para sempre e dará significado à vida.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto. Jesus, o Senhor, está com você e deseja falar-lhe por meio da Palavra. Escute-o.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Perguntar-me por que razões procuro Deus e as suas bênçãos é uma sugestão de proposta para este dia.

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.