domingo, 25 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. - (Mt 22,34-40)


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 25 DE OUTUBRO de 2020 (domingo) 297º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“FELIZ DE QUEM ATRAVESSA A VIDA INTEIRA TENDO MIL RAZÕES PARA VIVER."

(Dom Hélder Câmara)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

DIA DO ENGENHEIRO CIVIL

DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL

DIA DA SAÚDE DENTÁRIA

DIA ESTADUAL (SP) DO CIRURGIÃO-DENTISTA

DIA DO SAPATEIRO

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SINDROME MIELODISPLÁSICAS [MDS]

DIA MUNDIAL DE ESPINHA BÍFIDA E HIDROCEFALIA

DIA MUNDIAL DO KARATÊ

DIA NACIONAL DO MACARRÃO

DIA MUNDIAL DO MACARRÃO

DIA  DO COMBATE AO PRECONCEITO CONTRA AS PESSOAS COM NANISMO

DIA NACIONAL PARA O REGISTRO DE NASCIMENTO OU DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELO REGISTRO CIVIL

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Casa Branca - FLÓRIDA PAULISTA - PENÁPOLIS (São Paulo) Estância (Sergipe) Jequié - Jeremoabo - São Félix (Bahia) Caçapava do Sul - São José do Norte (Rio Grande do Sul) Miguel Pereira (Rio de Janeiro) São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais) Mamanguape (Paraíba) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIELA GALHARDO DEVITO (filha da Ronise/Miguel/Lions Clube de Garça e Eq. 11 ENS Setor de Garça /SP))MARCO ANTONIO FELIX (Garça/SP) VALDEMAR PELLIZZARI (primo São Paulo/SP)MARco antonio felIx (Garça/SPMARIA DE LURdEs LEite garcIa (Garça/SP) MARIANA BONINI ZANCOPÉ (Garça/SP) josé luiz piola (Garça/SP) LILIAM CRISTINA VICENTE (Garça/SP) ROGÉRIO DANTAS PEREIRA (Adamantina/SP) josé roberto amado (Bauru /SP) ELAINE GONÇALVEs Amaro (GARÇA/SP) lourdes leite (Garça/SP) Rosana Maria (Garça/SP)Daniela Gonçales (Garça/SP)  Bruno Gigueira (São José do Rio Preto /SP) josé ADOLFo CoSTA (Campo Largo /PR) jÚLIO César Oliveira Silva (CLUB DA PIZZA-Garça/SP) DALVA F  FILLIPPIN CHAVES (Lions Clube de Penápolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE VERA CRUZ PAULISTAó1968ó52 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO ANTONIO SANT’ANNA GALVÃO

Antônio de Santana (Brasil, 1739-1822) , deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como “homem da paz e da caridade”, foi sacerdote amado e procurado por muitos. Situado na capela do mosteiro por ele fundado, sua sepultura é visitada anualmente por milhares de pessoas. Primeiro santo brasileiro, foi canonizado em 2007.

SÃO CRISPIM e SÃO CRISPINIANO

SÃO GAUDÊNCIO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 22,34-40

O Evangelho nos convida a rever a nossa capacidade de Amar a Deus e amar o próximo. Nem sempre percebemos a estreita relação entre esses dois mandamentos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O amor a Deus e ao próximo é o centro da vida cristã. O Senhor, nossa força e salvação, nos une para celebrar a Eucaristia, expressão do seu amor misericordioso para com todos. Dispostos a viver a missão como identidade permanente de nossa comunidade de fé, celebremos em comunhão com os jovens neste dia nacional da juventude.

– Oração 

 

PAI, QUE O MEU AMOR A TI SE MANIFESTE NA SOLIDARIEDADE PARA COM O MEU PRÓXIMO. E QUE A COMUNHÃO COM O MEU PRÓXIMO EXPRESSE MEU PROFUNDO AMOR POR TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 25  de outubro de 2020 30º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra de Deus na alegria do Espírito Santo. Ela nos convida a amar a Deus de todo ocoração e viver o amor entre nós, com especial atenção aos mais frágeis. 

 

1ª Leitura (Ex 22,20-26) – Se fizerdes algum mal à viúva e ao órfão minha cólera se inflamará contra vós.  Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”

37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 18(17)

Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

 

 

2ª Leitura (1Ts 1,5c-10) – Vós vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir a Deus esperando o seu Filho.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

 

Irmãos: 5cSabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 25  de outubro de 2020 30º Domingo Do Tempo Comum

Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. - (Mt 22,34-40)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23)..

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos” 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Vivamos o amor de Deus em nossa vida”

Jesus respondeu: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’”

(Mateus 22,37-39)

Todo empenho da vida de um cristão, de um filho, de uma filha de Deus, é viver os mandamentos da Lei do Senhor Nosso Deus. Não é fácil vivê-los, porque o mundo não cria um ambiente para vivermos os mandamentos, mas nós precisamos assumir a nossa identidade, nossa responsabilidade, assumir aquilo em que cremos. Assumir a nossa fé é testemunhar a vida nos mandamentos de Deus: amar o Senhor teu Deus de todo o entendimento, de toda a sua força, de toda o seu coração.

 

Não amemos nada nem ninguém mais do que a Deus. Aqui não é um amor subjetivo, não é um amor apenas de sentimentos: “Eu sinto um amor por Deus”. Não é um amor só de pensamentos: “Eu penso em Deus o tempo inteiro”. Aqui é um amor de vida, de dedicação, de relação, trata-se de um amor de comunhão. Aquele que ama vive a comunhão com o Amado, vive uma relação de proximidade, de intimidade e de verdade com aquele que ama.

 

A nossa relação com Deus precisa ser uma relação de amor, amor sublime, amor de entrega, amor escuta. Quem ama escuta, quem ama a Deus escuta-O, obedece-Lhe e deixa-se guiar por Ele, permite que Sua primazia aconteça na vida e no coração.   

 

“O amor é fato, vida, esforço, dedicação, respeito e reverência para com Deus”

 

Como amo a Deus se não tenho tempo para Ele? Como amo a Deus se não me volto a Ele de todo coração? Como amo a Deus se não tenho coragem de deixar celular, outros compromissos, prazeres e lazeres por causa d’Ele? Como amo a Deus se tenho dificuldade até de prestar culto a Ele?

 

Aqui não é amor de boca, o amor de boca é hipocrisia. O amor é fato, vida, esforço, dedicação, respeito e reverência para com Deus. Como a sociedade pode dizer que ama a Deus se nem referencia o nome do Senhor? Quantos desrespeitos cometidos ao Senhor, e eu nem digo por aqueles que não creem em Deus.

 

Muitas vezes, a nossa hipocrisia é dizer: “O mundo lá fora não respeita Deus”. Vejo pessoas levantando faixas porque muitos estão cometendo blasfêmias, desrespeitando o nome d’Ele. Mas nós que somos de Deus, quantas vezes mentimos, cometemos hipocrisias em nome d’Ele!? Estamos colocando Deus de uma forma avulsa e confusa no mundo; pessoas usam o nome do Senhor para agredirem umas as outras.  

 

Olho para as redes sociais, quantas mentiras, quantas hipocrisias e falta de verdade em nome de Deus! Se no culto levo incenso para Deus, se me reverencio, passo horas em louvor a Deus, mas não respeito o meu próximo, não amo o meu próximo, uso de agressão para com o outro, desconsidero e ataco o outro, minto para ele, que amor é esse que vivo para com Deus?

 

Hoje, a Palavra de Deus é um convite, é uma reflexão sincera, verdadeira e profunda: Como estamos vivendo o amor em nossa vida? De que forma estamos amando a Deus e ao nosso próximo?

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Não sabemos o motivo de uma pergunta tão elementar como esta feita pelos fariseus a Jesus: “Qual o maior mandamento?”. Qualquer adolescente que estivesse frequentando a escola conhecia o primeiro mandamento, inscrito no livro do Deuteronômio (6,4-5). É o famoso “escuta, Israel”, que os judeus repetem diariamente. Portanto, a pergunta não foi nada difícil para Jesus. A novidade na sua resposta foi ter unido um segundo mandamento ao primeiro. Tudo se resume nisto: amor a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Era muito comum entre os rabinos a discussão em torno de algum assunto, com o objetivo de testar a sabedoria de um e de outro. Portanto, a proposta de Jesus parece ser clara: a forma melhor e mais concreta de amar a Deus é amar o próximo. O primeiro amor passa pelo segundo. O Mestre resgata um mandamento talvez meio esquecido: o amor ao próximo (cf. Lv 19,18). Esses mandamentos são a base e o centro de toda a Escritura.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Mestre da paciência, embora a pergunta venha com certa dose de provocação, tu esclareces e defines quais são os principais mandamentos da Lei. Na verdade, eles se resumem em amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a si mesmo. Dá-nos, Senhor, a força para praticá-los. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 22,34-40 - "O amor constrói pontes e fomos feitos para o amor" (Fratelli tutti)

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Na liturgia do 30º domingo do Tempo Comum. A Palavra de Deus hoje nos convida a rever a nossa capacidade de amar. Amar a Deus e amar o próximo. Nem sempre percebemos a estreita relação entre esses dois mandamentos. Madre Teresa de Calcutá, em uma de suas frases, afirma que “é fácil amar os que estão longe, mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema que perpassa a discussão dos personagens? Procure perceber o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas…
“O universo religioso dos saduceus, fariseus e doutores da lei passava por um intrincado sistema de leis, que regulamentava até os menores gestos. Um grupo oportunista quer saber qual o maior entre os Mandamentos. A resposta é clara e conhecida. O primeiro mandamento é amar a Deus, sem medidas. Jesus dá outra resposta, que não havia sido solicitada: o segundo mandamento, amar o próximo. O amor a Deus pode esconder-se em teorias; o amor ao próximo é concreto. Trata-se de amar a todos, amar também os que não são amáveis e privilegiar, no amor, os mais necessitados: a viúva, o órfão e o estrangeiro. Deus ouvirá o clamor dos pequenos. Há mil maneiras de amar o próximo; há só uma maneira de amar a Deus: amando o próximo 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Amar o próximo é desafio, graça e caminho para Deus.O que o Texto bíblico de hoje fala para mim?
Em sua vida, seu trabalho, seu relacionamento com as pessoas, como você procura vivero mandamento do amor?
Sem amor não conseguimos ser presença de esperança na vida dos irmãos; sem amor não há compromissos duradouros; sem amor não há seguimento de Jesus; sem amor a vida perde o sentido; sem amor não há como resgatar a dignidade das pessoas marginalizadas; sem amor não tem sentido doar a vida; sem amor não há perdão… 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Invocações a Jesus Mestre:
“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Como você deseja viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor lhe faz? De que forma a Palavra de Deus estará presente neste dia?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.